Uso de ferramentas de produtividade baseadas em Inteligência Artificial e criação de comunidades com clientes estão entre as tendências do novo ano.

Final e início de ano são bons momentos para definir estratégias e melhorar os negócios, independentemente do seu porte ou segmento de atuação. E quando se vive em contextos em que a mídia paga e as redes sociais estão lotadas de concorrentes, saber se destacar é o melhor caminho para ter sucesso nos negócios.  

Pensando nisso, nosso time de especialistas preparou uma lista com 8 tendências de marketing e vendas para 2024

Ao acompanhar as tendências, você consegue ampliar as seguintes vantagens para o seu empreendimento digital

  • Entender as transformações que ocorrem no mercado, seja no seu segmento de atuação, seja no geral. 
  • Inovar o seu modelo de negócio, bem como nas ações de marketing, que passam a contar com uma boa dose de criatividade. 
  • Usar novos canais de vendas e de relacionamento com o seu público-consumidor. 
  • Ampliar sua competitividade em relação aos seus concorrentes. 
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Inteligência Artificial está entre as tendências de marketing e vendas para 2024.

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    8 tendências de marketing e vendas para 2024 

    Especialistas já afirmam que o branding, que é o ato de construir e gerir marcas, deve estar no foco de todas as ações de marketing de 2024. Mas não apenas isso. 

    Papel e caneta na mão e fique de olho nestas dicas valiosas: 

    1. Usar a Inteligência Artificial (IA) 

    Para além do ChatGPT, ferramentas de produtividade desenvolvidas a partir da Inteligência Artificial tendem a ajudar o seu time de marketing e de vendas a dar o primeiro passo e evitar a procrastinação.  

    Essa tecnologia atua como um verdadeiro assistente virtual, auxiliando a começar projetos, sobretudo aqueles que envolvem criatividade

    A Inteligência Artificial também auxilia o negócio não só no quesito relacionamento como também na coleta de dados, transformando-os em indicadores. 

    A RD Station preparou a pesquisa Panorama de Marketing de 2023 na qual já identificava a tendência de usar a IA nas ações de marketing e vendas. Nela, apontaram que 73% dos participantes do estudo consideram esse tipo de tecnologia aplicada à produtividade como uma forte tendência que deve permanecer ao longo de vários anos. 

    2. Manter collabs e ampliar o engajamento com consumidores 

    Outra estratégia é a das colaborações com o apoio de influenciadores, via marketing de influência, que estejam de acordo com a mensagem que sua marca passa. Tal medida também beneficia a comunicação e divulgação dos seus produtos e serviços. 

    A influência viabilizada por meio das famosas collabs aumenta, inclusive, a propaganda boca a boca. Esse tipo de marketing indireto, apesar de tradicional, segue tendo sua relevância para ampliar a visibilidade da marca. 

    Além disso, apostar no co-marketing, feito em parceria com outras marcas que têm alguma sintonia com a sua, é outra tendência a se manter em 2024. 

    Proporcionar experiências interativas pelas quais o seu cliente pode se converter em divulgador da marca é outra forma de estimular a colaboração. E, mais do que isso, colocar o consumidor no centro. Tal iniciativa gera nele um maior senso de pertencimento e de fidelização. 

    Dessa forma, vale estimular seu consumidor a se tornar um criador ou colaborador da marca, divulgando os produtos e serviços que consome. Assim, sua rede e/ou número de seguidores amplia, bem como as oportunidades de vendas. 

    Lembre-se de, somado a isso, outra estratégia é criar experiências memoráveis ao seu público consumidor, personalizando a comunicação, enviando mimos junto das compras, entre outras iniciativas. Essa medida é crucial para que você o fidelize e para que ele possa considerar comprar mais vezes com você. 

    3. Construir comunidades e otimizar a comunicação com clientes 

    Ao estimular seu consumidor a se tornar um porta-voz da sua marca, você igualmente potencializa a construção de comunidades diretas ou indiretas em torno da sua empresa e do que você cria. 

    Para tanto, as ações de marketing precisam ser mais humanas. E quando a pessoa empreendedora é a principal porta-voz da marca, ela também precisa estar disposta a ser vulnerável. Agir assim aumenta a possibilidade de gerar identificação no consumidor, que tende a perceber a marca como mais real e próxima de si. 

    Dessa forma, a rede social da empresa deve priorizar as trocas com seu público consumidor, ouvindo seus clientes. Fazendo assim, em contrapartida, será possível gerar uma sensação de pertencimento. Isso contribuirá com a criação de comunidades em torno de seus produtos e serviços. 

    O que vem ao encontro do aumento crescente do Marketing Conversacional, aquele em que as empresas fundamentam seu relacionamento com clientes por meio de chats, mensagens diretas e outros canais de conversação. 

    Camila Renaux comenta, por exemplo, que no Instagram o envio de posts via DM supera o número de comentários e de curtidas. A própria plataforma evidencia isso em números que podem ser vistos pela pessoa usuária ao utilizar a ferramenta. 

    Em um evento realizado pela Meta, o diretor-executivo (CEO) da organização, Mark Zuckerberg, divulgou que diariamente os usuários das redes sociais que compõem o grupo, como são os casos do Instagram e do WhatsApp, trocam 600 milhões de chats. O que transforma esses canais em verdadeiras “minas de ouro” no que diz respeito a manter o relacionamento com o seu público. 

    Desse modo, seu público passa a fazer trocas ricas entre si em torno dos produtos e serviços consumidos. Em consequência, a mesma iniciativa também se transforma em uma verdadeira base de insights para atualizar o que você desenvolve e vende. 

    mulher sentada usando o computador

    Manter canais de conversação com os clientes por meio de chats é uma outra forte tendência de marketing e vendas para 2024.

    4. Humanizar a automação 

    Que a automação é uma ótima ferramenta para agilizar relacionamentos e iniciar atividades no negócio, ninguém duvida. Porém, uma das grandes reclamações do público consumidor é a falta de humanização desses pontos de contato, tornando a comunicação fria e, por vezes, ineficiente. 

    Assim, recursos como os chatbots são bastante úteis e utilizados no atendimento inicial, para filtrar questões e tentar auxiliar a pessoa consumidora. Porém, dependendo da complexibilidade da demanda, o fator humano não pode ser dispensado. 

    Portanto, em determinado ponto da conversa, é preciso programar os chatbots para direcioná-las a atendentes, o que diminui a sensação de um relacionamento meramente automatizado para clientes. 

    5. Investir em marketing ágil 

    O marketing ágil é uma das grandes apostas entre as tendências de marketing e vendas para 2024. Pautado em uma metodologia ágil a ser usada na gestão de projetos, o marketing desse tipo funciona com uma maior flexibilidade e interação entre as equipes, sempre a partir de planejamento e organização das atividades. 

    O grande objetivo aqui é agir rapidamente nas demandas do consumidor, pensando em melhorias contínuas e no desenvolvimento de estratégias que façam sentido ao negócio em um período curto.  

    Mas essas estratégias precisam ser constantemente avaliadas e mudar a rota sempre que for preciso para evitar danos ao crescimento da empresa. 

    Além disso, é preciso ter agilidade também na produção de conteúdo. Vale ficar de olho em memes e tendências e produzir posts e outros tipos de informação rapidamente. Assim, é possível viralizar e obter mais audiência e retorno na campanha feita. 

    6. Produzir conteúdo espontâneo e descontraído 

    A geração Z tem demonstrado por meio dos conteúdos criados em redes sociais como o TikTok que o “feito é melhor que o perfeito”. Fotos fora de ângulo, músicas distorcidas e descontração são características desses materiais. E isso também tende a ser uma tendência cada vez maior que vai continuar em 2024. 

    Por exemplo, podcasts e videocasts produzidos de forma descontraída e próxima da vida real ganharam força em 2023 e essa mesma ideia tende a continuar firme e forte no ano seguinte.  

    Camila Renaux diz, ainda, que não só os vídeos longos descontraídos e espontâneos, como também os cortes mais curtos e ágeis tendem a ditar as regras dos conteúdos feitos para as mídias sociais. 

    Aqui vale, ainda, pensar em maneiras para segmentar e personalizar os conteúdos produzidos, para que tenham a essência da sua marca. O mesmo deve ser aplicado ao realizar a comunicação com o seu público, ampliando a sensação de pertencimento.

    mulher andando na rua e vendo o celular

    Ficar de olho nos meses e tendências de conteúdos em alta também contribui com um marketing ágil e, consequentemente, manter as ações da sua marca atualizadas.

    7. Manter uma comunicação inclusiva e diversa 

    Mensagens que priorizem a diversidade e inclusão de vários grupos minoritários tendem a estar no centro dos conteúdos de marketing em 2024

    Apostar em comunicações diversas mostra ao público consumidor que a marca está disposta a entender e representar diferentes pontos de vista. E isso impulsiona, consequentemente, o aumento da visibilidade da empresa. De quebra, amplia sua reputação e clientela

    8. Aumentar a segurança das informações e coletar dados primários 

    Nos últimos anos, medidas como a criação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), fortaleceram a ideia por trás da segurança das informações das pessoas.  

    Em paralelo, empresas buscam continuamente manter suas plataformas, sites e demais canais seguros para evitar a ação de agentes maliciosos. 

    Pensando nisso, as big techs já se movimentam para auxiliar as empresas nesse sentido. É o caso da Google que anunciou, para 2024, o fim da coleta de cookies por terceiros em seu principal navegador, o Google Chrome. Foi uma medida encontrada para regular de certa forma a publicidade em meio digital e, com isso, aumentar a privacidade dos usuários. 

    Consequentemente, entre as tendências de marketing e vendas para 2024 está a da fisrt-party data, conhecida como coleta de dados primários. Ou seja, caberá às próprias empresas obter e armazenar essas informações, usando para tanto canais como formulários em landing pages e e-mail marketing. Como resultado, aumenta-se a segmentação da audiência e a privacidade das informações manuseadas. 

    E para facilitar ainda mais a coleta de dados primários, nada melhor do que ter um site próprio e utilizá-lo como a base principal dessa ação. Se você ainda não criou o seu ou deseja mudar de servidor, a Locaweb pode ajudar nessa missão. 

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    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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