Ter um domínio próprio é um passo indispensável para fortalecer a presença digital de uma marca e conquistar a confiança de quem visita a página

Há quem ache bobagem registrar um domínio próprio e exclusivo diante de tantas ofertas de domínios gratuitos que existem por aí. Tem gente pensando que vender pelas redes sociais é suficiente para estabelecer uma marca. Será verdade? Depende muito do objetivo de cada um.

Para quem quer crescer e se profissionalizar no digital é recomendável registrar um domínio próprio, um plano de hospedagem adequado ao perfil do negócio, criar um site profissional ou loja virtual com boa identidade visual, ter um e-mail profissional para se comunicar com quem compra, além de outros detalhes que reforçam a presença digital de uma empresa.

Hoje, vamos mostrar como o domínio próprio funciona e como ele pode ajudar a fortalecer a presença digital de marcas que desejam evoluir.

Navegue pelo índice

    Já ouviu falar de domínio próprio?

    É muito provável que sim. Antes de entrar na explicação propriamente dita, vamos a um dado importante: 9 em cada 10 pessoas pesquisam o produto na internet antes de realizar uma compra, segundo um estudo encomendado pelo Google em 2023.

    Essa busca, geralmente, traz os links patrocinados e empresas bem ranqueadas, segundo as boas práticas algorítmicas. Uma dessas práticas é o domínio próprio.

    Agora, dando uma explicação mais direta, domínio próprio é o endereço web de um site. É por ele que uma marca será encontrada na internet. O domínio próprio é registrado junto a um órgão oficial responsável por sua veracidade, exclusividade e manutenção. No Brasil, temos o Registro.br, empresa sob a responsabilidade do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

    Aqui na Locaweb, quando uma pessoa contrata a hospedagem de sites, nós damos um ano de domínio gratuitamente. Somos credenciados e autorizados a intermediar o registro e renovação de domínio com várias extensões – .com, .br, .org e muitas outras.

    Domínio próprio e presença digital

    Para criar uma marca forte no mercado digital é preciso levar em consideração os fatores técnicos (como a otimização do conteúdo pensando nos mecanismos de busca) e a percepção de quem visita o site ou loja virtual (a segurança que ele sente em navegar e fechar negócios naquela página). Em tempos de fraudes e golpes, é preciso evitar estar no mesmo balaio dos sites pouco confiáveis.

    Diante disso, as vantagens em registrar um domínio próprio são:

    Solidez

    Uma marca com domínio próprio indica que a empresa não está só “passando uma chuva” no mundo digital ou não sabe se quer se profissionalizar. Assumir o registro de um domínio indica que a empresa quer se consolidar em seu mercado e confia em seu negócio.

    Credibilidade

    Quanto mais credibilidade o site passar, melhor. Ter um domínio próprio reforça a percepção de comprometimento da marca com sua prestação de serviço.

    Ter um domínio próprio pode ser um bom indicativo de que a empresa também tem um provedor por traz do seu negócio, trazendo mais segurança para as operações feitas por esse site ou loja virtual.

    Visibilidade

    Para quem está começando, a situação ideal é conseguir alcance orgânico. Para entrar nas graças do algoritmo dos mecanismos de busca, uma lista de boas práticas deve ser atendida, mas um dos itens é ter um domínio próprio.

    Isso porque os mecanismos de busca procuram oferecer os melhores resultados para quem visita, diminuindo o risco de levar a pessoa a um site clonado ou algo do tipo. Quanto mais camadas de relevância o site atender, melhor será seu ranqueamento.

    Marketing

    Um site ou loja virtual com domínio próprio consegue potencializar a visibilidade das campanhas de marketing digital. As ações de comunicação partindo de sites mais profissionalizados têm resultados melhores do que sites com domínio gratuito.

    Isso porque somente empresas com domínio próprio podem criar e-mails personalizados e com o mesmo endereço do domínio. Nesse caso, quem recebe o e-mail marketing, ou outra peça da campanha por e-mail, tem uma percepção de mais segurança e interage melhor com a call-to-action.

    Qual o melhor domínio para uma marca?

    Muitas vezes o site é criado após a marca já estar no mercado, mas nem sempre o nome é adequado para quem deseja expandir os limites do negócio. É importante lembrar que o nome de um domínio precisa fazer parte da mensagem que a marca deseja transmitir.

    Um nome fácil de ser lembrado e de impacto positivo pode ser diferencial para atrair mais atenção. Então, antes de tudo, consulte a disponibilidade do nome desejado. A Locaweb oferece essa busca gratuitamente aqui.

    Nome para durar

    Escolha um domínio pensando no longo prazo. Não utilize jargões, estrangeirismos ou modismos que possam datar sua marca.

    Simples

    Pense em nomes sem muitas complexidades e que sejam curtos. Consoantes duplas, caracteres especiais, números, hifens, underlines e frases podem confundir quem visita o site.

    Exclusividade

    O domínio escolhido já está registrado? Isso é muito chato, nós sabemos, mas utilizar o mesmo nome mudando apenas um caractere não vai ajudar em nada. Pense em alternativas para evitar confundir o visitante.

    Para ajudar nessa questão, é possível optar por extensões de domínio diferentes do .com ou .com.br. Dependendo do negócio, outras extensões podem até ajudar a fortalecer a identidade da marca. Uma loja virtual com a extensão .store potencializa o caráter da presença digital, por exemplo.

    Saiba mais: Como escolher um nome para seu domínio Web?

    Como registrar o domínio web de forma fácil?

    À medida que a concorrência online cresce, os nomes de domínio desejáveis se esgotam mais rapidamente. Ao registrar um domínio próprio, a marca assegura exclusividade pelo nome durante o período determinado no plano contratado.

    A Locaweb, por exemplo, oferece domínio gratuito na contratação da hospedagem de sites e outros produtos. Além disso, nossos clientes contam com suporte em português, ativo 24 horas por dia e 7 dias por semana. Registre o seu domínio com a Locaweb e comece a construir a sua presença digital!

    O autor

    Liliane Oliveira

    Liliane Oliveira é Coordenadora de Marketing de Conteúdo e SEO na Locaweb, com especialização em Marketing pela ESPM. Com mais de 15 anos de experiência no setor de tecnologia, ela se destaca como especialista em SEO, criação de conteúdo, gestão de blogs, sites e canais do YouTube. Seu trabalho é voltado para o aumento do tráfego orgânico e geração de resultados. Além disso, ela encontra equilíbrio praticando yoga, conhecendo novos lugares e se dedicando a novas aprendizagens, sempre como uma eterna padawan.

    Veja outros conteúdos desse autor