Conheça mais sobre essa estratégia e entenda o passo a passo para aplicar o marketing de influência no seu negócio.

No que você pensa quando ouve falar em marketing de influência? Essa estratégia ganhou muita adesão nos últimos anos, especialmente por grandes marcas, por meio de parcerias com influenciadores para atingir seus milhares de seguidores nas redes sociais.  

Mas o marketing de influência está longe de ser uma estratégia de marketing digital utilizada só pelos maiores do mercado: empresas de médio e pequeno porte também podem se beneficiar desse método e aumentar a visibilidade da marca no mundo digital. 

Veja abaixo o potencial dessa estratégia e como aplicá-la no seu negócio. 

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    O que é marketing de influência? 

    No marketing de influência, os influenciadores utilizam sua base e alcance nas plataformas digitais para promover produtos, serviços ou valores de uma marca, alcançando um público mais amplo e engajado. 

    O objetivo do marketing de influência é se destacar pela autenticidade das recomendações, uma vez que os influenciadores são percebidos como “iguais” pelo seu público. 

    O Brasil é o terceiro país que mais usa redes sociais no mundo e conta hoje com mais de 500 mil influenciadores digitais, segundo pesquisa da Nielsen Media. Nesse sentido, as estratégias de influência podem ser aplicadas em diferentes nichos e para diferentes públicos, visto a diversidade de criadores de conteúdo. 
     

    Um homem está com o celular na mão. Do celular saem hologramas de reações presentes em redes socias, fazendo uma relação com a força do marketing de influência.  
    Influenciadores geram conexão com o público e podem ajudar no reconhecimento da marca. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Essa conexão entre os seguidores e o influenciador possibilita que se forme uma conexão emocional e confiança na marca, o que pode resultar em maior conversão e fidelização de clientes. Isso ocorre porque os influenciadores têm um grande impacto na jornada de compra do cliente, principalmente no momento de decisão. 

    Uma pesquisa divulgada pela empresa alemã Statista em 2022, que mensurou o poder dos influenciadores sobre quem consome seus conteúdos, revelou que o Brasil é o país em que os criadores de conteúdo mais exercem influência nos consumidores, atrás apenas da Índia e da China. 

    Dessa forma, essa estratégia é dinâmica e continua a evoluir à medida que as redes sociais se expandem, desempenhando um papel crucial na construção de marcas e no alcance de metas de marketing. 

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    Benefícios do marketing de influência 

    Entre os principais benefícios do marketing de influência está o aumento da visibilidade: quando um influenciador recomenda seus produtos e/ou serviços, ou simplesmente menciona uma marca, seu reconhecimento entre o público cresce. Além disso, o marketing de influência não apenas aumenta a visibilidade da marca. 

    Isso acontece porque, quando os influenciadores promovem produtos ou serviços de uma marca, eles o fazem de maneira autêntica, muitas vezes incorporando-os em seu conteúdo de forma natural. Isso cria uma conexão genuína com seus seguidores, que estão mais propensos a prestar atenção e considerar as recomendações desses influenciadores. 
     

    Homem em frente a um computador, com dashboards para dar ênfase a importância dos dados nas estratégias de marketing de influência.  
    Marketing de influência gera dados que podem ajudar a recalibrar estratégias e potencializar o crescimento. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Outro ponto importante é que o marketing de influência pode atingir nichos específicos de mercado de maneira altamente segmentada. Como os influenciadores muitas vezes têm um público bem definido e com interesses particulares, essa estratégia permite que as marcas alcancem diretamente aqueles que são mais propensos a se interessar pelo produto ou serviço oferecido.  

    Essa abordagem direcionada ajuda a aumentar a visibilidade da marca entre os consumidores que realmente têm potencial para se tornarem clientes, tornando o marketing de influência uma estratégia eficaz para conquistar novos públicos e expandir a presença da marca no mercado. 

    Como usar o marketing de influência no seu negócio  

    Para empreendedores que desejam começar a utilizar o marketing de influência, é importante seguir algumas etapas estratégicas para obter resultados eficazes.  

    Confira os principais passos para começar a usar o marketing de influência a seu favor. 

    Defina os objetivos

    Primeiramente, defina os objetivos de marketing e identifique o seu público-alvo. Compreender claramente o que você deseja alcançar com a campanha de influência e quem são os potenciais consumidores, ajudará a escolher os influenciadores mais adequados para sua marca

    Encontre influenciadores do seu nicho

    Em seguida, é necessário encontrar influenciadores que se alinhem com seus valores, produtos ou serviços: pesquise nas redes sociais e em plataformas especializadas em marketing de influência para identificar os influenciadores com autoridade em seu nicho de mercado, avalie sua autenticidade, alcance e engajamento com o público. 

    Ao criar parcerias com influenciadores que a audiência se assemelha à da sua marca, você aumenta a probabilidade de alcançar pessoas genuinamente interessadas no serviço ou produto que oferece. 

    Crie uma estratégia objetiva

    Por fim, estabeleça uma estratégia clara e colaborativa com os influenciadores escolhidos. Isso envolve definir metas específicas, criar um plano de conteúdo conjunto e negociar termos e compensações. 
     

    Mulher apertando a mão de um rapaz, denotando um fechamento de parcerias para marketing de influência.
    Estabeleça uma comunicação clara e transparente para a parceria ocorrer sem ruídos. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    É importante manter uma comunicação aberta e transparente com os influenciadores para garantir que a campanha seja autêntica e eficaz, por isso, ao entrar em contato com os influenciadores, é importante ser claro sobre o que você espera da parceria e o que eles podem esperar em troca. Isso inclui detalhes sobre o tipo de conteúdo a ser criado, a frequência das postagens por exemplo.  

    Gere dados por meio da estratégia  

    Medir o sucesso da campanha por meio de métricas como engajamento, aumento nas vendas ou reconhecimento da marca também é fundamental para avaliar o retorno sobre o investimento (ROI) e aprimorar futuras colaborações de marketing de influência. Com base nesses insights, você pode ajustar sua estratégia conforme necessário para maximizar o ROI. 

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    O marketing de influência ajuda a conquistar a atenção de potenciais clientes, mas a estratégia não pode parar por aí. Com um público-alvo interessado nos produtos ou serviços da sua marca, é importante lembrar que essas pessoas vão querer saber mais e, por isso, um bom perfil nas redes sociais e um site que mostre que a empresa tem credibilidade e autoridade são essenciais
     

    a imagem mostra uma mulher em frente a um computador, digitando e segurando o mouse.  
    Um bom site ajuda a aumentar a confiança do público na marca. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

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