A criação de um site profissional de qualidade requer a inclusão de elementos essenciais no planejamento, que são relevantes tanto para aqueles que estão começando como para aqueles que estão revisando seus projetos.

Ter um site profissional deveria fazer parte da estratégia de negócio de quase todas as marcas – e falamos quase, porque ainda existe espaço para quem não deseja estar online. Mas, como nosso negócio é internet, sabemos que a World Wide Web amplifica as oportunidades de fechar negócios em qualquer lugar do planeta. E de ganhar mais dinheiro.

Para aproveitar todo o potencial oferecido pelo online, o site precisa ser profissional e bom. É possível começar de uma maneira mais modesta e, ainda assim, ter um site com as características certas para transmitir confiança em quem chega até ele.

Navegue pelo índice
    Navegue pelo índice

      Como é um site profissional?

      A pessoa pode ter um site do seu negócio, mas sem transmitir profissionalismo. Já outras podem ter um site pessoal tão bem executado, que facilmente seria convertido em comercial.

      A criação de um site profissional tem pontos indispensáveis, que não estão necessariamente conectados a uma programação complexa, como se poderia acreditar. É muito possível utilizar um criador de sites com recursos embarcados e chegar a um ótimo resultado.

      O ponto aqui é: como um site profissional deve ser pensado e executado. Sem mais conversa, vamos ao assunto.

      + Criador de sites: o que é e principais características

      Não basta ser, tem que parecer também!

      Sites profissionais transmitem uma boa impressão desde o primeiro clique. É preciso mostrar o valor da marca por meio de um projeto visual compatível e melhor que o da concorrência direta. O que o comprador vê na tela transmitirá uma mensagem para seu cérebro do tipo: “senti firmeza” ou “corra para as colinas”.

      Os erros mais comuns são:

      • Falta de coerência na comunicação visual: o site está diferente das redes sociais, que está diferente da linguagem do negócio físico. 
      • Imagens que não carregam ou estão distorcidas (isso serve para logotipo, fotos e ícones).
      • Várias famílias de fontes misturadas.
      • Problema na organização visual das informações, como o posicionamento de menus e links sem destaque. A boa navegação também está representada no visual.

      Fizemos um artigo sobre O que é identidade visual e como criar uma para a sua marca. Nele, é possível obter informações para conseguir uma cara mais profissional para o site.

      Não é apenas o que se diz, mas como e de que maneira

      O seu negócio conversará com quem compra por meio do que está escrito no site. A linguagem utilizada precisa ser compatível com quem se deseja alcançar, mas aqui a dica de ouro é: clareza. Informação de qualidade, além de bem escrita, precisa ser direta, sem perder a gentileza. Portanto, evite:

      • Linguagem muito complexa e adjetivada
      • Enrolação
      • Jargões desconhecidos do seu público
      • Informações incompletas
      • Textos sem sal.

      O site precisa contar com um lugar para trazer informações de qualidade para sua audiência, que gere valor e possa mostrar como seus produtos e serviços agregam soluções para as pessoas. Esse conteúdo também cumpre a função de mostrar aos algoritmos que o negócio é legítimo, uma vez que as informações da página são compatíveis com o produto (explicando aqui de um modo bem simplificado).

      No canal da Locaweb, temos um vídeo muito bom sobre como construir um conteúdo mais atraente para um site por meio das técnicas de Copywriting.

      Adapte-se a cada formato

      O bom site profissional precisa ser responsivo, ou seja, o conteúdo dele é reorganizado e adaptado ao tamanho de cada tipo de tela. Essa característica é indispensável para manter o visitante no site. Quem já passou pela experiência de abrir um site em um smartphone e as informações estarem em tamanho ilegível ou gigantes, sabe do que estamos falando.

      Um bom site profissional é seguro

      A maior parte das pessoas que navegam na internet conta com algum tipo de antivírus ou outras camadas de segurança que avisam se um site não é seguro. Algumas dessas ferramentas exibem um alerta antes mesmo de abrir a página web. Assim, qualquer site profissional precisa contar com recursos avançados de segurança para proteger os visitantes e o próprio portal.

      No criador de sites da Locaweb, seu site tem certificado de segurança e é criptografado com SSL.

      Um bom site profissional é estável

      Para garantir estabilidade e velocidade de navegação, é preciso ter uma hospedagem compatível com a quantidade de visitas e com o peso do site. Se o pacote de hospedagem for inadequado, o site estará sujeito a momentos de lentidão é até mesmo à queda completa do portal. E isso será interpretado pelo visitante como falta de profissionalismo.

      Além disso, a velocidade de navegação impacta diretamente na relevância do site diante dos mecanismos de busca. Páginas com lentidão e queda têm uma taxa alta de abandono pelo visitante, o que leva a um ranqueamento orgânico muito ruim.

      A Locaweb, além de ter muitos tipos de hospedagem de site, conta com uma equipe técnica capaz de avaliar precisamente a necessidade de cada negócio e recomendar o melhor produto para sua necessidade. Vale conferir.

      criação de site

      O site profissional tem um bom SEO

      Um bom posicionamento orgânico depende também da aplicação correta das técnicas de SEO. Esse é um assunto que deve ser levado a sério – se você não tiver conhecimento suficiente sobre o assunto nem tempo para estudá-lo, considere contratar uma empresa de marketing digital. As técnicas de SEO devem ser utilizadas em todas as páginas do site, incluindo imagens, conteúdo em texto e até linguagem de programação.

      Como criar um site profissional rapidamente?

      Pensando em tudo isso, formatamos o Criador de Sites, utilizado desde prestadores de serviço em tecnologia até profissionais independentes. Nossa ferramenta foi pensada para atender aos diversificados perfis de quem pretende criar um site e ajuda, principalmente, quem não tem conhecimento técnico.

      O Criador de Sites da Locaweb é uma plataforma focada na formatação de site profissional, já com templates próprios, imagens de qualidade e com a facilidade do recurso “arrasta e solta”, que acelera muito a criação. Isso significa que é só clicar sobre módulos (como menu, imagens, textos e ícones), arrastá-los e soltá-los onde desejar dentro da página. Em poucos cliques, o site vai ficando pronto para o lançamento.

      São mais de 150 templates gratuitos para fazer o site. Entre os temas, temos opções para lojas e serviços de petshop, petcare, comida saudável, bolos, hambúrguer, moda, perfumaria, ioga e bem-estar, restaurantes diversos, mecânica de carros, site para médicos e médicas, profissionais do direito e muito mais. 

      Com o Criador de Sites é possível acrescentar imagens, vídeos, formulários, link para redes sociais e textos de diversas fontes e tamanhos. Além disso, ao assinar a ferramenta, os e-mails e domínio saem grátis por um tempo determinado. Com o Criador de Sites você tem:

      • Site com páginas ilimitadas
      • Centenas de templates gratuitos
      • Banco de imagens com mais de 350 imagens profissionais
      • Certificado SSL gratuito
      • Site livre de anúncios
      • Caixas de email de 10 GB
      • Suporte especializado sempre que precisar.

      Teste o Criador de Sites gratuitamente por 15 dias

      Se você tem alguma dúvida sobre a nossa ferramenta de criação de site e deseja experimentá-la antes de tomar uma decisão, a Locaweb oferece um período de teste gratuito de 15 dias. Durante esse período, você pode iniciar a criação do site dos seus sonhos, e, se decidir continuar usando nossa ferramenta, todo o seu trabalho estará salvo e pronto para ser publicado a qualquer momento.

      Teste o Criador de Sites da Locaweb por 15 dias grátis

      SAIBA MAIS

      E se precisar criar também uma Loja Virtual, temos uma ferramenta sob medida também. Saiba mais aqui também.