O marketing de nicho é uma estratégia de divulgação segmentada que atrai públicos específicos.

Em um mercado cada vez mais saturado de produtos e serviços, adotar uma estratégia de marketing de nicho pode ser importante para que o seu negócio conquiste espaço. Com menos concorrência direta em comparação com mercados amplos, atuar em nicho torna mais eficiente os esforços para conquistar a atenção do público-alvo. 

Antes de ter um alcance global e reunir mais de 80 milhões de clientes, a Nubank, por exemplo, usou uma estratégia de marketing de nicho para alavancar suas operações. A startup financeira começou as suas atividades com ações voltadas a jovens no início da vida profissional, oferecendo produtos personalizados para esse público. 

Ao atuar em um nicho, as empresas podem se concentrar no marketing segmentado e em comunidades onlines específicas.  

O marketing de nicho contribui também para maximizar as chances de conversão, uma vez que os receptores da mensagem já têm conhecimento e/ou interesse sobre o universo que o produto ou serviço está inserido. 

Investir em se comunicar com uma comunidade engajada no tema principal do serviço ou produto vendido faz com que as pessoas reconheçam o valor da oferta.  

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    Mas afinal, o que é marketing de nicho?

    A imagem mostra um homem de terno fazendo um círculo em um símbolo de um grupo de pessoas, fazendo relação com o conteúdo sobre marketing de nicho.  
    Cada nicho tem comportamentos e necessidades específicas a serem atendidas por uma estratégia de marketing eficaz. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    O marketing de nicho se concentra em atender às necessidades e desejos de um grupo de consumidores específico e segmentado dentro de um mercado maior. Os profissionais que atuam com essa abordagem, estudam os segmentos de mercado, compreendem seus componentes e mapeiam como tornar as estratégias certeiras para aquele público. 

    Muitas vezes, dentro do público tradicional de uma empresa é possível segmentar interesses ou comportamentos similares. Com isso, os negócios podem direcionar produtos ou serviços, criando uma comunidade. 

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    Como usar o marketing de nicho na sua empresa?

     Abaixo, confira algumas dicas de como aplicar o marketing de nicho no seu negócio. 

    Tenha personas

    O primeiro passo para aplicar uma estratégia de marketing de nicho com eficiência é realizar uma pesquisa para identificar os perfis de consumidores que podem formar subgrupos dentro do seu campo de atuação. Em seguida, crie uma persona para cada nicho, a fim de te ajudar a entender as necessidades e preferências dos seus clientes. Isso pode ser feito a partir de dados sobre o comportamento do consumidor, concorrência e demanda. 

    Com o conhecimento prévio sobre o que esse grupo de pessoas têm em comum, é importante garantir que a oferta seja altamente relevante e atraente para o público-alvo. Para tal, explore os benefícios específicos que o produto ou serviço oferece ao nicho. 

    Crie uma comunidade a partir de seu produto

    A estratégia de comunidade dentro do marketing de nicho é uma opção para tornar seu produto ou serviço escalável. Para isso, é importante que o consumidor se sinta parte de seu negócio e deseje contribuir no crescimento da marca. 

    As redes sociais podem se tornar importantes canais de comunicação e troca de informações para o negócio. Nesses espaços, além da marca, os próprios clientes podem solucionar dúvidas uns dos outros, indicar o produto a conhecidos e promover feedbacks sobre o seu serviço. 

    Para criar esse senso de comunidade é importante também que o seu canal de comunicação dê algo em troca para os consumidores. Ou seja, pense em conteúdos que agradam o nicho e invista neles. Assim você mantém as pessoas engajadas e querendo fazer parte daquela comunidade.  

    Dessa forma, você conhece ainda melhor o seu público de nicho, podendo oferecer produtos e serviços do jeito e na hora certa. 

    Quais são os nichos de mercado mais relevantes?

    Veja os segmentos mais promissores para usar o marketing de nicho em uma estratégia digital. 

    1. Saúde e bem-estar: soluções relacionadas à alimentação saudável, vida fitness, meditação e produtos orgânicos têm sido impulsionadas pelo aumento da conscientização sobre o bem-estar. 
    1. Tecnologia: os avanços tecnológicos constantes abrem espaço para nichos relacionados a dispositivos inteligentes, realidade virtual, produtos eco-friendly e automação residencial. 
    1. Sustentabilidade: energia renovável, produtos sustentáveis, reciclagem e agricultura orgânica estão em alta devido às preocupações ambientais crescentes. 
    1. Educação online: com o crescimento da aprendizagem online, nichos como cursos de idiomas, educação infantil online e tutoriais de habilidades específicas estão com alta demanda. 
    1. Mercado pet: cuidados com animais de estimação, como produtos gourmets para pets, serviços de treinamento e de saúde, estão em crescimento constante. 
    1. Alimentação especializada: as vendas de alimentos sem glúten e veganos, por exemplo, têm se expandido devido às mudanças nas preferências alimentares. 
    1. eSports: jogos eletrônicos, streaming de vídeo e conteúdo digital estão em ascensão, especialmente entre as gerações mais jovens. 

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    Um negócio deve selecionar os canais mais adequados para alcançar seu público-alvo. O e-mail,  é uma das ferramentas mais poderosas de comunicação, pois permite a segmentação do público e o acompanhamento constante dos resultados . 

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