Quem domina a arte do desenvolvimento tem diversas possibilidades de trabalhar como freelancer online. Conheça as principais! 

Trabalhar como freelancer online oferece uma série de vantagens para quem deseja aumentar a sua fonte de renda.Sobretudo para pessoas desenvolvedoras que querem se tornar protagonistas de sua própria trajetória profissional. 

Pensando nisso, o time de especialistas da Locaweb desenvolveu este guia, com dicas sobre as oportunidades e estratégias para ter uma carreira bem-sucedida como pessoa desenvolvedora autônoma

Acompanhe a leitura! 

Navegue pelo índice

    Quais são as principais oportunidades para pessoas desenvolvedoras? 

    Quem deseja trabalhar como freelancer online precisa ter em mente que essa modalidade é diferente da CLT

    A atuação geralmente é feita por meio de contrato,que pode contar com um prazo determinado ou não. No documento, descreve-se as atividades, o tempo de serviço e os valores a serem pagos, entre outros detalhes.  

    É importante dispor de um número de Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e uma conta bancária pessoa jurídica (PJ). O CNPJ pode ser obtido na abertura de um Microempreendedor Individual (MEI) ou em outras modalidades PJs, que variam de acordo com o faturamento alcançado. 

    São os casos da Microempresa (ME) e, quando da existência de sócios, da Sociedade Limitada (LTDA). 

    Atualmente, o ambiente web oferece uma série de oportunidades para quem desenvolve, tanto em empresas no Brasil quanto no exterior. Isso porque o trabalho remoto é a principal forma de atuação desse perfil profissional. 

    Demandas crescentes no mercado digital 

    Em busca de flexibilidade de horários e maiores remunerações, as pessoas que atuam como freelancers preferem focar no mercado digital.  

    Isso é possível atualmente ao buscar jobs — como parte dos profissionais se refere aos trabalhos temporários — em plataformas especializadas

    Existe uma série de sites nos quais dá para se cadastrar para atuar como freelancer de desenvolvimento. Entre eles, destacam-se os seguintes: 

    • Bossa Box. 
       
    • 99Freelas. 
       
    • Workana. 
    • LinkedIn. 
       
    • Growyx. 
       
    • Marfin. 
       
    • Crowd. 

    Nichos em alta e variedade de projetos disponíveis 

    Uma das principais formas de atuação de quem trabalha desenvolvendo como freelancer no digital é a de squads remotos. Eles são formados tanto por pessoas desenvolvedoras quanto por especialistas. 

    Além disso, é bastante comum encontrar oportunidades para atuar no desenvolvimento de: 

    • Plataformas diversas. 
       
    • E-commerce. 
       
    • Aplicativos. 
       
    • Sites. 

    Entre os requisitos mais solicitados, em termos de conhecimento e de linguagens de programação, estão: 

    • Development Back-end. 
       
    • Development Full Stack. 
       
    • Development Mobile. 
       
    • Tech Lead. 
       
    • Front-end. 
       
    • DevOps. 
       
    • Data. 
    • QA. 

    Nesse contexto, duas áreas se destacam: as de desenvolvimento de produto e de design. Dentro de cada uma, costuma-se requisitar atividades específicas.

    Produto

    • Digital Marketing.
       
    • Product Manager.
       
    • Product Owner.
       
    • Scrum Master.
       
    • Agile Coach.

    Design

    • Design Thinking Consulting. 
       
    • Motion Graphics Design. 
       
    • UX Writer e Research.
       
    • UX e UI Designer.
       
    • Product Designer.

    Empresas de diferentes portes e segmentos, em especial startups, estão em busca de profissionais para atuar, de forma temporária ou não, em seus projetos de tecnologia. E costumam requisitar o trabalho dessas pessoas em plataformas digitais. 

    Homem a trabalhar como freelancer online, no celular e no computador

    Trabalhar como freelancer online proporciona uma série de vantagens, como maiores possibilidades de ganhos e flexibilidade em termos de funções e horários. 

    Por que a revenda de hospedagem de sites pode ser uma oportunidade? 

    A revenda de hospedagem de sites também demonstra bastante potencial de rendimento e flexibilidade para quem deseja trabalhar como freelancer online. 

    Nesse caso, o profissional faz a ponte entre a empresa que fornece o serviço de hospedagem web e o cliente PJ ou pessoa física (PF) que adquire a funcionalidade.  

    A seguir, confira como está o mercado atual, além de estratégias para iniciar um negócio de revenda de hospedagem de sites

    Mercado de hospedagem de sites e suas perspectivas 

    A proposta é proporcionar aos clientes a hospedagem de vários sites em um plano específico, com o diferencial de administrar as contas. 

    Podem atuar nesse mercado diferentes perfis. Confira: 

    • Pessoas empreendedoras que desejam criar sua própria empresa de revenda e conquistar independência com a venda de planos de hospedagem. 
    • Profissionais de design e freelancers que trabalham com a criação de diferentes tipos de site para terceiros. 
    • Agências, desenvolvedores e profissionais de tecnologia que hospedam diversos sites, bancos de dados ou outros tipos de aplicação para clientes. 
    • Pessoas físicas que querem distribuir mais recursos entre seus sites para controlar tudo de forma prática e automatizada. 

    E o melhor: a Locaweb oferece o serviço de hospedagem de sites, cuidando de toda a infraestrutura e dos recursos.  

    A quem atua na revenda desse tipo de produto a terceiros, caberá apenas se preocupar em administrar o seu negócio, bem como a gerir os sites criados. 

    A pessoa revendedora do serviço de hospedagem de sites poderá definir, por meio da criação de pacotes, quais recursos deseja fornecer para sua base de clientes.  

    Um grande diferencial nesse sentido é que o processo de criar os pacotes é ilimitado. E a mesma lógica se aplica à criação de contas. 

    Outra vantagem oferecida pela Locaweb, caso você opte em revender os planos disponíveis, é que não há um limite para a quantidade de sites que poderá fornecer para cada cliente.  

    Porém, é importante se atentar às limitações de armazenamento, contas de e-mail e backup indicados nos planos oferecidos. Uma medida bastante aplicada nesse contexto é realizar upgrades, caso seja necessário. 

    Uma funcionalidade é o painel acessado por quem for fazer a gestão dos sites. A função é totalmente whitelabel, isto é, pode ser personalizada com a marca do cliente, sem um vínculo direto com a Locaweb.  

    Inclusive, a pessoa desenvolvedora que atua na revenda de hospedagem de sites é livre para comercializar o serviço da Locaweb sem, contudo, fazer qualquer menção direta à marca

    Como trabalhar como freelancer online? 

    Trabalhar como freelancer online requer algumas habilidades para tornar a rotina profissional mais efetiva. A seguir, confira dicas adicionais para que sua atuação ocorra da melhor forma possível. 

    Habilidades técnicas 

    • Desenvolver um site responsivo, tanto em desktop quanto em mobile. 
       
    • Compreender o processo de programação back-end, mesmo que não seja sua expertise. 
       
    • Realizar testes para verificar regularmente se tudo está ok antes de ir para o ar. 
       
    • Otimizar seus conhecimentos em SEO técnico, para aplicar, quando for o caso, no desenvolvimento de sites. Essa prática é bastante usada para monitorar requisitos de mecanismos de busca. A preocupação central deve ser com a velocidade de resposta, o uso de protocolo HTTP/2 e a adequação para dispositivos móveis, entre outros fatores. 

    Habilidades comportamentais 

    • Caprichar na comunicação interpessoal para tornar os atendimentos ao cliente mais eficientes. 
       
    • Desenvolver sua capacidade analítica para encontrar e resolver problemas de forma ágil. 
       
    • Estudar sobre noções administrativas e gerenciais, para tocar o seu negócio de acordo com as regras vigentes. 

    Capacidades de gestão 

    Como você terá que organizar sua rotina em termos de recebimento de valores, emissão de notas fiscais e contratos, vale ter noções básicas de gestão.  

    Aqui entra o gerenciamento do tempo, para organizar horários e não se perder em meio a um grande volume de jobs. 

    Assim, você também terá tempo para se dedicar à dimensão estratégica do negócio e ir em busca de novos clientes. 

    No caso da parte burocrática, uma boa dica é buscar especialistas para entender os processos ou até contratá-los para lhe auxiliar.  

    Aqui podem ser tanto contadores, para ficar a par das finanças e organizar as obrigações fiscais, quanto advogados, produzir os contratos que serão usados sempre que você fechar uma nova parceria. 

    Aprendizagem contínua 

    Para se manter em evidência no mercado de trabalho, nada melhor do que investir em aperfeiçoamento pessoal e profissional. Isso faz parte do conceito de lifelong learning, que é o ato de aprender de forma contínua. 

    Com os avanços tecnológicos ocorrendo em uma velocidade cada vez maior, todo conhecimento precisa passar por reciclagens frequentes. Ou seja, não basta fazer a graduação ou um curso técnico e parar por aí. 

    Sempre que possível, busque fazer novas capacitações, gratuitas ou pagas, e investir seu tempo e seus recursos financeiros em você. 

    Tanto em nosso blog quanto em nosso canal no YouTube, há uma variedade de conteúdos que certamente podem ajudá-lo a se capacitar gratuitamente. 

    Temas como empreendedorismo, marketing e tecnologia estão entre a diversidade de assuntos abordados em nossos artigos e vídeos. 

    Como construir uma marca pessoal? 

    Como você vai atuar por conta própria, precisa investir em seu marketing pessoal  

    Isso não se limita à criação de um logo para sua empresa ou um site com seus serviços, mas à forma de se apresentar ao mercado e estar disponível para novas parcerias. 

    Algumas dicas são imprescindíveis para que você tenha destaque enquanto freelancer e saia na frente da concorrência. 

    Crie um portfólio 

    Isso é possível em seu site institucional ou em plataformas especializadas, como é o caso da Behance e da Carbonmade.  

    No portfólio, apresente prints de projetos feitos — com a autorização dos clientes — e resultados obtidos por meio do seu trabalho.  

    Também mostre suas certificações e como obteve o conhecimento que é aplicado em sua rotina profissional. 

    Utilize as redes sociais 

    O marketing de conteúdo é uma estratégia essencial para qualquer profissional, independentemente do seu segmento de atuação. E aqui se incluem as pessoas que atuam com programação. 

    É a partir do conteúdo que você poderá criar uma regularidade de publicações em suas redes sociais. Assim, além de se aproximar e se relacionar com clientes, dará maior visibilidade ao seu trabalho. 

    Mulheres trabalhando juntas como freelancers online

    Mesmo quem atua com programação precisa investir em branding e marketing para se tornar relevante no mercado. 

    Qual é a importância do SEO para freelancers de desenvolvimento? 

    Já citamos a importância de otimizar os sites desenvolvidos para os mecanismos de busca. Ao investir em SEO, você conseguirá dar maior visibilidade aos seus clientes. Consequentemente, terá mais resultados com seu trabalho. 

    Para tanto, vale buscar conhecer estratégias de palavras-chave. São os termos usados pelas pessoas ao pesquisar determinado conhecimento ou informação na internet. 

    Caso sua página conte não só com as palavras certas, mas também com conteúdo com legibilidade adequada, imagens leves, links internos e para sites de referência, terá mais chances de aparecer nas primeiras posições de buscadores como o Google. E isso de forma orgânica, sem precisar investir em mídia paga. 

    Como fazer uma boa gestão? 

    Já falamos rapidamente antes, mas vale reforçar: ao ter o seu próprio negócio, é fundamental se atentar a alguns fatores. 

    • Saiba realizar o fluxo de caixa e tenha uma reserva de emergência para não ficar sem recursos. 
       
    • Utilize o marketing de conteúdo e invista em sua marca pessoal para ampliar seu alcance e expandir sua carteira de clientes. 
       
    • Conte com o auxílio de especialistas como contadores e advogados para organizar a emissão de notas, pagamentos de impostos e criação de contratos, entre outras questões burocráticas. 

    Leia mais

    Hospedagem Compartilhada e Criador de Sites da Locaweb 

    Neste artigo, você descobriu os principais segmentos de mercado nos quais uma pessoa desenvolvedora pode trabalhar como freelancer online.  

    E para te ajudar em sua jornada digital, conte com a Locaweb, que é pioneira e líder em hospedagem de sites. 

    Conheça a Hospedagem Compartilhada, que utiliza um mesmo servidor para armazenar informações de vários clientes e oferece uma boa relação custo/benefício para atender pequenas e médias empresas. 

    E também o Criador de Sites, para criar páginas incríveis com e-mails e domínio grátis! A Locaweb oferece 15 dias grátis para você testar e, se gostar do resultado, é só contratar e seguir usando.  

    Acesse o site da Locaweb para conferir mais sobre essas e outras soluções.

    Clique aqui!