Apesar de tentadora, a estratégia de bombardear caixas de e-mail com informações repetitivas costuma causar danos à marca a longo prazo.

Na busca incessante por novos clientes, é comum que muitos empreendedores comecem a usar técnicas de marketing de forma aleatória e sem planejamento. Isso é compreensível, já que o mercado está cada vez mais competitivo e demanda uma constante evolução, mas é preciso estar atento para não prejudicar a empresa investindo esforços em estratégias que não colaboram com o crescimento do negócio

O e-mail marketing, por exemplo, é uma técnica de comunicação muito eficiente, bastante utilizado para captar dados de possíveis clientes em um processo de marketing mais arrojado. Porém, existe uma prática muito ruim decorrente desse tipo de comunicação, e que pode causar danos à imagem da empresa: o SPAM.  

Mas o que essa sigla significa? Neste artigo vamos explicar tudo para você! 

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    O que é SPAM? 

    O SPAM pode ser definido como conteúdos que são enviados sem o consentimento do destinatário, que contam com o disparo de diversas mensagens para chamar a atenção de quem as recebe. Na maioria das vezes, o objetivo principal é a divulgação e venda de algum produto ou serviço, o que pode parecer bastante atrativo para algumas empresas. 

    Porém, ao mandar muitas mensagens sobre o mesmo assunto para alguém que não solicitou mais informações sobre o seu produto, o SPAM pode ser bastante desagradável.

    A origem do nome SPAM ainda é incerta, mas a teoria mais aceita envolve o grupo de humor Monty Python. Em uma de suas peças, os atores tentam empurrar um presunto apimentado (spiced ham) para uma das personagens, que tenta recusar, mas é ignorada. A palavra SPAM viria das primeiras e últimas letras do produto, que virou sinônimo de receber algo indesejado. 

    Há outras maneiras de trabalhar as vendas de seu negócio sem apelar para o SPAM no email marketing, veja dicas de como vender mais usando o blog! 

    Leia também: 7 formas de garantir a presença digital de sua empresa

    O que é o SPAM por e-mail?

    Uma das formas mais comuns de SPAM acontece por e-mail. Muitas pessoas com pouco conhecimento sobre técnicas de marketing podem usar disparos de mensagens em massa para encher a caixa de entrada de um determinado endereço.  

    Por isso, os próprios provedores desse serviço costumam ter uma ferramenta de proteção contra SPAM, fazendo que mensagens desse tipo caiam em outra caixa que só pode ser vista caso o usuário queira de fato. 

    É comum que os criminosos comprem listas de e-mail de outros sites ou empresas e, com isso, efetuem os disparos sem que a vítima nunca tenha dado nenhuma informação a eles. 

    Homem digitando em um notebook. E há uma imagem 3D sobre o teclado de um ícone de e-mail. A imagem faz parte do conteúdo sobre SPAM em campanhas de e-mail marketing.
    Serviços de e-mail costumam ter caixas específicas para SPAMs. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Por que o SPAM é tão ruim? 

    Apesar de parecer inofensivo, o SPAM pode ser prejudicial de diversas formas. Em primeiro lugar, ele causa poluição visual e cria uma experiência ruim no ambiente virtual. Muitas vezes o usuário usa o e-mail como forma de trabalho, e acaba perdendo tempo produtivo ao ter que apagar centenas de mensagens manualmente. Isso pode fazer com que informações importantes sejam deletadas indevidamente, gerando um prejuízo ainda maior. 

    Como o uso do SPAM afeta negativamente o seu negócio? 

    O uso do SPAM como forma de contato com clientes pode parecer tentador em um primeiro momento, mas o impacto negativo no seu negócio tende a ser muito maior do que o positivo a longo prazo. Isso ocorre por alguns motivos que compartilhamos a seguir. 

    O primeiro é o fato dele associar a sua marca a um momento de invasão de privacidade, perturbação e poluição visual. Durante a estratégia de crescimento de um negócio, é preciso sempre pensar na primeira impressão gerada para o seu cliente. Nada pior para uma empresa do que ser associada a problemas, não é mesmo? Ter a sua marca associada a uma “apelação” ou desespero pelos clientes não é um bom começo. 

    Veja a matéria completa sobre como explorar cada uma das etapas do ciclo de vendas para montar um plano efetivo para seu negócio. 

    Imagem da tela de um notebook em que há uma caixa de emails aparecendo.
    Disparar conteúdos de divulgação repetitivos continuamente pode gerar danos à imagem da marca. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    O segundo ponto é que os possíveis consumidores passam a considerar que tudo o que vem do seu e-mail marketing é SPAM. Não é difícil configurar uma caixa de e-mail para que tudo o que vem de um determinado endereço seja direcionado direto para a lixeira. 

    Isso faz que, a longo prazo, essa pessoa não ligue para nenhuma de suas divulgações. Uma estratégia que respeita a privacidade do cliente tende a ser melhor recebida de maneira contínua, fazendo com que aquela pessoa se mantenha como cliente em potencial por mais tempo

    Como aplicar o e-mail marketing de maneira segura e eficaz? 

    Após entender os problemas do uso de SPAM para marketing e como ele pode prejudicar a sua empresa, chegou a hora de conhecer uma estratégia eficiente e comprovada para usar o e-mail como plano de marketing.  

    O e-mail marketing da Locaweb é um produto pensado para ajudar empresas a conquistar clientes no mundo virtual, seja qual for o nicho de mercado ou o tamanho da sua marca.  

    Esse serviço divide e classifica os contatos por nível de interação e engajamento, garantindo transparência e um envio eficiente para o divulgador. Além disso, você também tem acesso a relatórios, diversas personalizações e formulários de adesão para os seus clientes.  

    Afinal, você não está aqui para apelar para estratégias de SPAM, mas sim aplicar uma estratégia de marketing bem pensada, não é mesmo? Você pode encontrar mais informações sobre o e-mail marketing da Locaweb em nosso site. 

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