Entenda o papel das estratégias de pré-venda e as principais métricas que devem ser analisadas para medir o sucesso da campanha digital.

Estratégias de pré-venda desempenham um papel bastante importante no sucesso de qualquer negócio. Elas envolvem uma série de ações que visam “preparar o terreno” antes do lançamento de um produto ou serviço, para criar expectativa e gerar interesse entre consumidores. 

Uma das estratégias mais eficazes é a criação de um buzz em torno do produto, utilizando técnicas de marketing viral, como por exemplo teasers e prévias exclusivas. Essas ações não apenas aumentam a conscientização sobre o produto, mas também envolvem os clientes em uma jornada antes do lançamento oficial

Ao adotar estratégias de pré-venda, as empresas podem maximizar o impacto de seus lançamentos, criar uma base de clientes e impulsionar o sucesso a longo prazo de seus produtos ou serviços no mercado. 

No entanto, é essencial trabalhar com transparência, garantindo que as expectativas de clientes sejam atendidas e que o produto entregue corresponda às promessas feitas durante a fase de pré-venda. 

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Relacionamento com o cliente 

A estratégia de pré-venda deve incluir um plano de comunicação sólido, que inclui o uso de redes sociais, marketing de conteúdo e publicidade direcionada para alcançar o público-alvo. 

A estratégia de pré-venda deve incluir um plano de comunicação sólido
Envolva o cliente na jornada de lançamento do produto a partir de comunicação estratégica. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

Essas estratégias proporcionam também uma oportunidade para que as empresas recebam feedback dos clientes antes do lançamento oficial, o que possibilita ajustes e melhorias com base nas necessidades reais dos consumidores, aumentando a chance de sucesso no mercado. 

Vale destacar que, ao envolver os consumidores desde o estágio inicial, as empresas constroem lealdade e confiança. Os clientes que participam da pré-venda geralmente se sentem valorizados, o que pode resultar em uma base de clientes fiéis que continuam a apoiar a empresa no longo prazo. 

Portanto, investir em estratégias de pré-venda não apenas impulsiona o desempenho da campanha, mas também estabelece as bases para um sucesso sustentável e relações duradouras com clientes

Estratégias de pré-venda 

Podendo ser usadas de forma independente ou combinadas para criar uma campanha de pré-venda abrangente e eficaz, as estratégias de pré-venda são maneiras de criar o buzz em torno do produto ou serviço e devem ser definidas conforme os objetivos que a marca quer alcançar. 

1.  Teaser 

Crie teasers misteriosos e intrigantes sobre o produto ou serviço que está prestes a ser lançado. Esse recurso é como uma prévia do conteúdo completo que será divulgado no futuro, e, além de despertar a curiosidade dos clientes, os incentivam a aprender mais e acompanhar o lançamento. 

2. Programas de pré-cadastro 

Ofereça aos clientes a oportunidade de fazerem um pré-cadastro para receber informações exclusivas ou acesso antecipado ao produto. Isso ajuda a construir uma lista de leads qualificados, conhecida como lista VIP, que estão genuinamente interessados no que sua empresa tem a oferecer. 

3. Conteúdo de pré-lançamento 

Aposte em conteúdos relevantes e envolventes, como artigos, vídeos ou webinars, que discutam os problemas ou necessidades que seu produto ou serviço resolverá. Isso educa clientes, cria autoridade e gera antecipação.

As redes sociais podem ajudar: nelas, você pode mostrar aos clientes — novos e antigos — que a marca valoriza cada um deles e oferece boas vantagens para quem é fiel a ela. Só não se esqueça de que esse tipo de divulgação precisa ser bastante clara e não conter somente as informações sobre o produto em si, mas sobre todos os benefícios que ele trará para quem o adquirir. 

Utilize as redes sociais na sua estratégia de pré-venda
Invista nas redes sociais para gerar engajamento no público-alvo. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

4. Ofertas de pré-venda 

Incentive os clientes a fazerem compras antecipadas oferecendo descontos exclusivos, brindes ou pacotes especiais durante o período de pré-venda. Essas ofertas exclusivas motivam clientes a agirem antes do lançamento oficial. 

5. Campanhas de e-mail 

Use o e-mail marketing para manter clientes informados sobre o progresso do lançamento, compartilhar teasers, oferecer conteúdo exclusivo e criar uma contagem regressiva para o grande dia. Isso mantém o interesse e a excitação em alta. 

Métricas de pré-vendas 

O acompanhamento de métricas no processo de pré-venda é fundamental para avaliar o desempenho das estratégias implementadas e fazer ajustes quando necessário. 

Conheça algumas métricas essenciais para acompanhar durante o processo de pré-venda e analisar o impacto das estratégias adotadas: 

6. Leads gerados 

Acompanhe o número de leads adquiridos durante a fase de pré-venda. Isso inclui aqueles que se inscreveram em listas de e-mail, fizeram cadastro para receber informações ou participaram de atividades relacionadas à pré-venda. 

7. Taxa de conversão de leads 

Calcule a porcentagem de leads convertidos em ações desejadas, como fazer uma compra antecipada ou se inscrever para o produto/serviço. Isso é essencial para medir e conhecer os dados, porque, sem informação, fica praticamente impossível entender o desempenho da sua estratégia.  

Para isso é importante utilizar uma ferramenta eficiente, que permita acompanhar as métricas. Com os dados em mãos, você também tem como calcular a taxa de conversão e mostrar um exemplo, além de ajudar a medir a eficácia das estratégias em transformar o interesse em ação. 

8. Engajamento nas redes sociais 

Atente-se ao envolvimento nas redes sociais, incluindo curtidas, compartilhamentos, comentários e interações com o conteúdo relacionado à pré-venda. Também é recomendado criar enquetes que envolvam os usuários e promova ainda mais o engajamento do público com sua marca. Dessa forma, será possível medir o interesse e a viralidade das suas campanhas

No período de pré-venda, o acompanhamento das métricas pode ajudar a redirecionar os esforços e impulsionar a campanha
No período de pré-venda, o acompanhamento das métricas pode ajudar a redirecionar os esforços e impulsionar a campanha. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

9. Taxa de abertura e clique de e-mails 

Para campanhas de e-mail marketing, monitore a taxa de abertura e a taxa de cliques nos links, pois essas métricas indicam o nível de interesse e engajamento do público. 

Meça quantos leads que participaram da pré-venda e que efetivamente efetuaram uma compra ou outra ação desejada, pois esse fator é um indicativo direto do sucesso da pré-venda em gerar receita. 

10. Retenção de clientes 

Acompanhe a taxa de retenção de clientes que adquiriram o produto ou serviço durante a pré-venda, para então avaliar a satisfação e a fidelidade dos clientes após a compra. 

11. Feedback dos clientes 

Solicite e acompanhe o feedback de clientes que participaram da pré-venda. Isso pode ser muito interessante para ajustar o produto ou serviço antes do lançamento oficial. 

12. Retorno sobre o investimento (ROI) 

Calcule o ROI das estratégias de pré-venda comparando os custos de marketing e promoção com a receita gerada durante a pré-venda. Dessa forma você irá determinar a eficácia das estratégias em termos de retorno financeiro. 

O acompanhamento dessas métricas fornece insights relevantes sobre o desempenho da pré-venda, permitindo assim que a empresa tome decisões informadas para otimizar suas estratégias e alcançar os melhores resultados possíveis no lançamento oficial do produto ou serviço. 

Saiba como utilizar o e-mail marketing na estratégia de pré-vendas 

Entre as ferramentas de divulgação do produto durante a pré-venda, o e-mail marketing se destaca pela comunicação direta com o público-alvo.

Por meio dessa estratégia, é possível segmentar os públicos e criar uma comunicação personalizada. Além disso, também é possível analisar diversas métricas para mensurar o sucesso da campanha. 

O serviço de e-mail marketing da Locaweb oferece diversos planos que se adequam às necessidades de empresas de diferentes portes, além de ferramentas de segmentação e personalização. 

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