O Brasil é um dos países que mais usa redes sociais; veja dicas de como fazer gestão da sua marca 

Na última década, as redes sociais ganharam cada vez mais relevância no dia a dia das pessoas e, por isso, tornaram-se também pontos-chave nas estratégias de marketing digital das empresas e negócios, pois oferecem um canal direto e interativo para se conectar com diversos públicos. 

Além de criar espaços únicos de conexão com o público, compartilhar informações relevantes e criar uma base de seguidores, as redes sociais fornecem dados que podem gerar insights valiosos para então compreender cada vez mais o perfil do consumidor, seus desejos e necessidades. O que, por sua vez, orienta o desenvolvimento de produtos e campanhas mais direcionadas e eficazes. 

Integrar a gestão de redes sociais ao planejamento de marketing não é necessariamente uma novidade, mas é algo que deve ser feito de forma estratégica e bem planejada, para tirar o melhor de cada uma das plataformas e construir relacionamentos duradouros com os consumidores. 

Redes sociais potencializam o compartilhamento e viralização de conteúdos. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

Por meio das redes, as marcas podem fazer anúncios segmentados e se comunicar diretamente com públicos nichados, e dessa forma, passar a investir em pessoas que têm maior potencial de se interessarem pelos produtos ou serviços oferecidos. Outro fator relevante é a possibilidade de compartilhamento e viralização dos conteúdos, o que amplia o alcance da marca. 

Leia também: 7 formas de garantir a presença digital de sua empresa

Navegue pelo índice

    O que os dados mostram sobre as redes sociais 

    De acordo com o relatório Digital 2021, produzido pela We Are Social, 4,2 bilhões de pessoas no mundo são usuárias ativas de redes sociais; isso representa mais da metade da população global. 

    O Brasil é o terceiro país que mais utiliza as redes sociais no mundo, e as cinco mais utilizadas em 2023 são WhatsApp (169 milhões de usuários), YouTube (142 milhões), Instagram (113 milhões), Facebook (109 milhões) e TikTok (82 milhões). 

    Quanto ao impacto das redes na hora de consumir produtos e serviços, uma pesquisa da PwC mostra que as plataformas têm impacto direto sobre as decisões de compra: 40% dos brasileiros se sentem mais motivados após visitar a página do vendedor nas redes sociais e 61% levam em consideração os comentários e avaliações disponíveis online

    pessoa deixando avaliação sobre produto nas redes sociais utilizando um celular
    Comentários e avaliações em redes sociais são relevantes na jornada de compra. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Grande parte das empresas já considera a presença nas redes sociais como parte de suas estratégias de marketing e também para o atendimento ao cliente. De acordo com o relatório da Sprout Social, 90% dos consumidores utilizam as redes para se comunicar diretamente com as marcas

    Essa demanda por atendimento ágil demonstra a necessidade de manter uma presença ativa e responsiva nas redes sociais, visando aprimorar a experiência do cliente e assim fortalecer os laços de fidelidade. 

    Como usar as redes a favor a seu favor? 

    Saiba como otimizar a gestão de mídias sociais e integrá-las à estratégia de marketing digital

    1. Defina objetivos específicos

    Seja aumentar o reconhecimento da marca, seja gerar leads qualificados, seja impulsionar as vendas, estabelecer metas específicas ajuda a direcionar as ações de forma mais eficaz. 

    2. Conheça melhor seu público-alvo

    A criação de personas detalhadas ajuda a compreender as necessidades, interesses e comportamentos do público, possibilitando a criação de conteúdo altamente relevante e envolvente. 

    equipe de marketing planejando estratégia para as redes sociais da marca
    Além de pensar campanhas, times de marketing podem analisar os dados disponibilizados pelas redes para obter insights e definir as personas. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    3. Escolha as plataformas corretas 

    Não é necessário estar presente em todas as redes, escolha aquelas que melhor se alinham com o seu público-alvo e os objetivos do negócio. Cada canal tem sua própria dinâmica e estilo de conteúdo, então adapte a sua abordagem conforme as características específicas de cada rede.  

    4. Tenha constância nas publicações 

    Mantenha uma presença ativa e regular, postando conteúdos relevantes de forma consistente. O uso de calendários e ferramentas de agendamento podem ajudar a manter a organização e o planejamento. 

    5. Gere engajamento por meio dos conteúdos 

    Responda a comentários, mensagens e interações de forma ágil e autêntica. Promova a interação incentivando os seguidores a participarem de enquetes, concursos ou desafios relacionados à marca. O uso de influenciadores também pode ampliar o alcance da marca e estabelecer conexões genuínas com os seguidores. 

    6. Analise os dados disponíveis

    Acompanhar métricas como o engajamento, alcance e conversões permitirá avaliar a eficácia da estratégia e fazer ajustes conforme necessário. Além disso, esse acompanhamento é importante para identificar se os objetivos estão sendo alcançados de acordo com os indicadores estabelecidos para o projeto. 

    Comunicação direta

    Com um canal de comunicação bidirecional, as marcas podem interagir diretamente com seus clientes, criando um ambiente de diálogo para responder a perguntas, assim como para resolver problemas, coletar feedback e construir relacionamentos duradouros.

    Essa abordagem mais dinâmica e em tempo real gera confiança, lealdade e estreita os laços entre a marca e o público. 

    Outra forma de entrar em contato com consumidores de forma direta e segmentada é por meio do e-mail marketing, estratégia que pode gerar efeitos bastante positivos para a sua marca. 

    Com o e-mail marketing, você pode alcançar uma grande quantidade de pessoas de uma só vez, sem perder a vantagem de escolher o público ideal para cada mensagem. A ferramenta é uma ótima opção para construir relacionamentos, gerenciar listas de contatos e efetuar envios de forma prática e intuitiva. 

    Conheça os planos e todos os recursos disponíveis do e-mail marketing da Locaweb!

    Clique aqui