O Registro de Domínio Web é essencial para todos que queiram ter uma presença digital. Saiba como ele funciona e como acertar na escolha

O Registro de Domínio Web é um dos primeiros passos de toda empresa no mundo digital. Embora seja uma atividade básica para um negócio online, como um e-commerce e portal corporativo, ou mesmo para a realização de um projeto pessoal, como um blog, ele é essencial para que seu site seja encontrado pelos usuários.

Por isso, é importante saber como funciona o processo de um domínio web e a importância para a sua presença digital.

Então vamos entender a importância de fazer o Registro de Domínio Web da sua marca e como isso pode impactar positivamente em seu negócio.

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    O que é Registro de Domínio Web?

    o que é registro de domínio

    O Registro de Domínio Web é o processo de aquisição do direito de uso de um nome de domínio exclusivo na internet.

    E o que é domínio? O domínio faz parte do endereço que os usuários digitam na barra de busca de um navegador para chegar até o site específico.

    É a partir do Registro de Domínio Web que qualquer marca pode ter a sua própria URL, um endereço na internet, oficialmente. Desde o site institucional ou loja virtual que carrega o nome da empresa (Locaweb.com.br, por exemplo) até sites para promoções, campanhas ou causas sociais, somente a partir do Registro do Domínio Web que é possível construir o site e colocá-lo no ar.

    Com o Registro de Domínio Web, o usuário (que pode ser tanto uma pessoa jurídica quanto uma pessoa física) tem a propriedade daquele endereço por um tempo determinado, que pode ser renovado continuamente. 

    Registrar o domínio web é o primeiro passo na construção da identidade digital de uma empresa – por isso ele é fundamental em qualquer estratégia digital.

    De modo simplificado, o processo de Registro de Domínio Web envolve:

    • A escolha de um nome de domínio;
    • A verificação da disponibilidade deste domínio (ninguém pode adotar um nome já existente);
    • A seleção de uma extensão que seja adequada aos propósitos daquele site;
    • O pagamento de uma taxa pelo uso do domínio por um tempo determinado (a partir de um ano), com possibilidade de renovação contínua.

    Depois de fazer o Registro de domínio web, o proprietário desse endereço na internet pode usá-lo para hospedar um site, criar caixas-postais com o domínio de e-mail profissional ou desenvolver outros serviços na internet usando o domínio registrado.

    Por essas razões e outras mais (que você vai descobrir lendo esse artigo), o Registro de Domínio Web é uma parte fundamental na criação de uma presença online marcante tanto para empresas e instituições quanto para quem está encabeçando um projeto autoral.

    Atente-se a renovação periódica

    A renovação periódica do registro de domínio web é ainda mais importante nos casos de sites para campanhas com metas específicas ou com um tempo de vida definido. 

    Por exemplo, se o projeto tiver um tempo definido de um ano e após essa data ele precisar “desaparecer”, o domínio web será contratado por esse prazo. 

    Nesses casos, não é necessário investir para manter o site ativo indefinidamente – o que é o oposto do que acontece com uma marca. 

    Tem algum nome em mente? Consulte agora a disponibilidade do domínio que você deseja para começar o seu negócio na internet.

    Como o Registro de Domínio Web contribui para a presença digital da empresa

    Por ser a “carteira de identidade” de todo site, o Registro de Domínio Web é um passo fundamental dentro das estratégias de criação de uma presença digital. Reforçamos que isso vale tanto para pessoas físicas quanto para empresas, e-commerce, instituições e entidades do terceiro setor. 

    O Registro de Domínio Web, assim, contribui de diversas maneiras para a consolidação de um negócio na internet:

    Fortalece a identidade online

    O Registro de Domínio Web faz parte de uma identidade pensada especificamente para o seu negócio online. Por exemplo, como somente a Locaweb possui o domínio Locaweb.com.br, ela pode construir uma marca forte e reconhecível no mundo digital. E assim acontece com toda empresa que está online e opta por registrar um domínio próprio.

    Traz personalização

    Nos primeiros tempos da internet, lá nos anos 1990, era normal que os sites fossem criados como os subdomínios de provedores. Os veteranos do digital lembram dos imensos endereços do Geocities, que eram difíceis de lembrar e não ajudavam nem um pouco a estabelecer negócios online ou ser facilmente lembrados pelas pessoas.

    Ainda hoje, empresas que têm um site com seu próprio nome têm muito mais credibilidade do que uma outra que não tem seu nome registrado na internet. Por isso, é essencial fazer o Registro do Domínio do seu site – mesmo que seu primeiro site seja apenas institucional, uma página pessoal ou que você não pretenda ter um e-commerce. Marque seu território online.

    Facilita a lembrança da marca

    Um nome de domínio web exclusivo e bem escolhido é fácil de lembrar, o que ajuda no reconhecimento da sua marca em qualquer lugar, contribuindo assim para aumentar o tráfego pago e gratuito e a visibilidade do seu site.

    Profissionaliza a experiência

    Somente com um registro é possível criar caixas-postais com um domínio de e-mail profissional para sua empresa. Esse importante detalhe ajuda a aumentar o reconhecimento da sua marca, traz mais legitimidade para o seu negócio e contribui para a construção de uma imagem forte e confiável diante dos usuários.

    Impulsiona os resultados do marketing digital

    Com um domínio web registrado, você pode criar campanhas de marketing digital mais confiáveis e eficazes.  A comunicação não emperra no Spam, ajudando sua mensagem a chegar. Consequentemente, isso traz mais tráfego para o seu site, aumenta a visibilidade do seu negócio, além de cumprir o papel de impulsionar os leads e as vendas. 

    Fazer o Registro do Domínio Web é essencial para que negócios digitais tenham a sua marca reconhecida por todos os clientes, parceiros e seguidores. 

    É fundamental que os seus negócios sejam percebidos como autênticos e honestos, principalmente quando vivemos uma onda de falta de segurança e golpes online. Ter um domínio próprio ajuda – e muito – nesse quesito. Se as pessoas se sentem seguras em estar no seu site, elas fecham mais negócios e recomendam sua marca.

    O registro de domínio web é, sem dúvida, um passo essencial dentro da construção de uma identidade online, do reconhecimento dos consumidores e da concretização de negócios. 

    Diferença entre Domínio e URL

    É muito comum as pessoas chamarem o URL de Domínio – e tudo bem, porque todo mundo entende do que se trata. Mas há uma diferença técnica entre eles.

    O domínio é o nome de registro do seu site na internet, por meio do qual os usuários conseguem identificar sua marca. Ele está contido dentro do URL. Já o URL vem do inglês Uniform Resource Locator, que em português é traduzido como Localizador Uniforme de Recursos. Ele é o endereço completo do seu site, aquele digitado na barra de localização do seu navegador.

    O URL é composto de uma forma simples de entender – e para explicar mais detalhadamente, vamos tomar como exemplo o endereço da Locaweb na internet, acompanhado por um subdomínio (a nossa página de blog).

    A estrutura do URL https://www.locaweb.com.br/blog é formada por:

    • https:// – vem do inglês Hypertext Transfer Protocol Secure. Trata-se do protocolo seguro para transferência de dados utilizado mundialmente pelos servidores para acessar um determinado site.
    • www – é o prefixo que informa que o endereço está disponível na World Wide Web, a internet “aberta”;
    • Locaweb – é o domínio da empresa. É o nome que o usuário do site irá buscar na hora de encontrar o negócio. Nem sempre ele traz o nome exato do negócio – falaremos sobre isso mais tarde.
    • .com.br – é a extensão do site (ou TLD), que indica o tipo de negócio (“.com” é comercial, neste caso) e o país de origem (o ccTLD “.br” para Brasil).
    • /blog (subdomínio): a partir da barra depois do TLD temos o subdomínio. Significa que estamos acessando uma página que faz parte do site. Nesse caso, o subdomínio blog indica que estamos em uma página pertencente ao domínio Locaweb.

    Domínios registrados nos Estados Unidos

    Os domínios registrados nos EUA têm a opção de utilizarem apenas a extensão “.com” sem a ccTLD do país de origem – um privilégio concedido para quem criou a internet. No entanto, eles também tem o ccTLD “.us” e podem utilizar sem maiores problemas. Mais adiante, vamos falar sobre os TLDs em suas variações – que têm papel fundamental dentro das estratégias de SEO.

    como registrar um domínio web

    Como funcionam os domínios?

    O domínio de site é uma importante ferramenta para expandir uma marca e criar uma presença digital robusta. É claro que esse fator não determinará, sozinho, o sucesso do negócio, mas em uma estratégia digital abrangente, esse é um dos pilares de grande importância.

    Para começo de conversa, para ter um domínio web e poder utilizá-lo é preciso registrá-lo por meio de uma empresa de tecnologia autorizada. Essa é a forma oficializar e de garantir a exclusividade do endereço do seu site na internet.

    Registro DNS

    Um site, para ser exibido e acessado, depende de alguns processos invisíveis aos usuários. Na prática, quando uma pessoa digita o endereço de um site, o navegador escolhido começa uma comunicação com o sistema de nomes de domínios (conhecido como servidor DNS – Domain Name System). Ele quer saber qual é o IP (abreviação para Internet Protocol) daquele domínio.

    O servidor DNS, então, faz a equivalência entre o nome do domínio solicitado e o número de protocolo de internet dele (o IP). Ele devolve a informação do IP ao navegador, que exibe a página para o usuário logo em seguida. Isso, geralmente, acontece em segundos.

    E como registrar um domínio?

    Para fazer o Registro de Domínio Web é preciso entrar em contato com empresas especializadas em tecnologia. Elas são autorizadas e capacitadas para fornecer e se responsabilizar pelos protocolos de segurança digital específicos e pelos protocolos de internet (IP) que devem ser estabelecidos e controlados.

    Nós, aqui na Locaweb, somos uma das poucas empresas brasileiras credenciadas para vender e intermediar o registro e a renovação de domínios com as extensões .com, .net, .br, .info e .name – além de muitas outras que já trabalhamos.

    Tipos de domínios

    Enquanto o domínio representa a marca da sua empresa na internet, a extensão traz as possíveis terminações para o site dela – desde o usual .com.br até extensões de nicho de atuação como .tech ou .org. 

    Isso multiplica as alternativas de endereço do site – por isso, a escolha deve ser cautelosa, afinal o domínio como um todo fará muita diferença na presença digital da marca.

    Antes de optar por uma extensão, é preciso entender em qual mercado seu negócio está inserido, assim a escolha será assertiva e bem alinhada. Para ajudar a desenrolar esse assunto, vamos falar um pouco mais sobre o domínio de topo, também chamado de TLD.

    Domínio de topo ou TLD

    TLD, da sigla em inglês Top Level Domain, pode ser traduzida como domínio de topo. Ele é uma extensão de um endereço de internet (URL), apresentado logo após o nome do domínio.

    No caso da Locaweb.com.br, é o “.com” que indica qual é a categoria à qual a empresa pertence (“.com” vem de “comercial”). O “.br”, por sua vez, indica o país de origem do site (também conhecido como ccTLD). Nesse caso, br é do Brasil.

    Como escolher a TLD?

    Escolher a TLD mais adequada para seu negócio depende do seu segmento de atuação e do público-alvo da marca. E isso faz toda diferença para os mecanismos de busca e seus algoritmos, sendo um ponto essencial dentro das boas práticas de SEO.

    A escolha mais comum de TLD é “.com”, sendo considerada o padrão para negócios comerciais, mas não apenas para eles. Hoje em dia, muitos sites não comerciais também utilizam apenas o .com.

    A extensão “.org”, por sua vez, costuma ser usada para organizações sem fins lucrativos e ONGs. A extensão “.gov” é reservada exclusivamente para o uso governamental, como o “.edu” para instituições de ensino. Já o domínio de topo “.net” costuma ser utilizado por empresas de tecnologia e de internet. 

    Dessa forma, a extensão consegue comunicar de forma clara e transparente qual é o segmento de atuação da empresa – o que pode contribuir muito para o fortalecimento da marca.

    A tradicional .com

    A título de informação, a extensão mais utilizada no mundo é a tradicional “.com”, que, segundo dados da Statista. Ela foi encontrada em 53,5% de todos os websites participantes do estudo.

    Com essa predominância do “.com” e o crescimento da presença digital das empresas, é cada vez mais difícil escolher um nome curto, fácil e disponível para novos sites.

    Para contornar esse problema, em 2012 a Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) começou a oferecer diferentes tipos de TLD para quem quisesse registrar um domínio web.

    Disponíveis no mercado brasileiro desde 2017, essas novas TLDs criaram – e ainda criam – diferentes oportunidades de segmentação de nicho e comunicação com os clientes.

    Novas TLDs que você pode considerar

    • .net: uma excelente opção para micro e pequenas empresas;
    • .online: uma escolha que transmite dinamismo em todo tipo de negócio;
    • .site: uma opção criativa para páginas dos mais variados temas;
    • .store: para lojas virtuais e e-commerce, essa é uma escolha excelente;
    • .tech: para sites pessoais ou profissionais ligados à área de tecnologia.

    Nossa recomendação é utilizar as novas TLDs como um complemento para auxiliar na comunicação da marca. 

    Agora, pegue essa dica. Uma vez que essas extensões ainda não são tão populares como o tradicional “.com”, faça o Registro de Domínio Web na TLD convencional de sua preferência e em alguma das novas TLDs que possam ser relevantes para seu negócio.

    Domínios de topo de código de país (ccTLD)

    O ccTLD abrevia o termo country code Top-Level Domain, ou seja, é o domínio de topo do código de país. Ele indica qual é o país de registro do site, basicamente.

    A título de informação, a Internet Assigned Numbers Authority (IANA) é responsável pela criação, delegação e manutenção dos ccTLDs no mundo. Os identificadores correspondem aos códigos de país determinados dentro da ISO 3166-1 alpha-2, que é mantido, justamente, pela agência ISO 3166.

    Para citar alguns exemplos de ccTLD, temos:

    • .de –  Alemanha
    • .br – Brasil
    • .ca – Canadá
    • .cn – China
    • .es –  Espanha
    • .us – Estados Unidos
    • .fr – França
    • .nl – Holanda
    • .in – Índia
    • .jp – Japão
    • .uk – Reino Unido
    • .se – Suécia
    • .ch – Suíça

    E assim vai.

    Papel estratégico da ccTDL

    É importante esclarecer que o ccTDL não é uma obrigatoriedade dentro do URL, mas ele pode cumprir um papel estratégico dentro da comunicação de uma marca.

    Empresas com forte presença multinacional podem recorrer ao ccTLD para desenvolver conteúdos e estratégias comerciais específicas para a praça de atuação. 

    Sob o ponto de vista algorítmico, os motores de busca costumam trazer resultados locais para as buscas dos seus usuários – isso quando não existem indicações claras sobre a localização do conteúdo pesquisado.

    O case Apple

    Para trazer um caso prático à conversa, podemos falar da marca Apple. O site de origem é o apple.com, mas conforme sua atuação da empresa foi crescendo, ela passou a adquirir domínios com ccTLD em diversos países.

    Com isso, passou a desenvolver conteúdo no idioma local – o que ajudou a consolidar ainda mais interesse nos novos mercados comerciais. Com certeza, esse posicionamento é relevante dentro da sua estratégia de comunicação digital, incluindo práticas de SEO.

    Domínios de topos genéricos (gTLD)

    Os domínios de topo genérico são chamados de gTLD – Generic Top-Level Domains. Como o próprio nome diz, essas extensões são utilizadas quando a marca não quer ou não precisa que seu site se identifique por um país ou região.

    Se você pensou que o famoso “.com” é uma gTLD, saiba que está certa a sua resposta. Lá no começo da história dos sites, o .com era utilizado para identificar sites comerciais, mas isso perdeu a força com o tempo. Hoje, esse gTLD é utilizado amplamente no mercado digital em sites de qualquer setor.

    Aprofundando um pouco a história

    Os domínios de topo genéricos tinham uma variedade de categorias bem limitada – mesmo com a inclusão de novas gTLD periodicamente. Isso porque os negócios online avançavam em um ritmo mais acelerado do que as gTLD eram criadas.

    Foi então que em 2014 o ICANN, entidade global que controla e regulamenta a criação de TLDs, expandiu a criação de novas extensões de domínio. Dez anos depois, temos centenas de opções para ninguém botar defeito.

    Um fato que chama a atenção é que, nesse caminho de desenvolvimento das novas gTLDs, o ICANN autorizou a criação de TLDs ligadas às marcas, processo encabeçado por elas próprias. São chamadas de “extensões de marca ” ou Branded TLD

    Em seguida, o ICANN abraçou a criação de TLDs com caracteres dos alfabetos chineses, japoneses, russos, árabes e outros mais, dando assim opções dentro do próprio idioma desses países.

    Outras curiosidades

    As gTLDS podem também ser utilizadas por grandes cidades. No Brasil, um exemplo é o .rio, designado para a cidade do Rio de Janeiro. Paris (.paris) e New York (.nyc) também têm as suas. No Brasil, o Registro.br também permite o registro de gTLD de algumas cidades brasileiras.

    Outros domínios de topo genérico são o .gov, para uso exclusivo de instituições governamentais, e o .org para organizações em geral, entre outras.

    Qual a melhor extensão de domínio? 

    De modo geral, não há uma regra taxativa sobre a escolha de uma extensão de domínio, mas isso não quer dizer que ela não deva ser pensada. Em tempos de golpes e outros tipos de crimes cibernéticos, escolher uma extensão muito diferentona pode afastar os usuários em um primeiro momento.

    É essencial que a escolha da extensão de domínio esteja dentro de uma estratégia de comunicação digital, pois com ela, mesmo uma TLD menos usual fará parte de um objetivo que será bem comunicado, evitando qualquer ruído.

    Para a proteção do “território digital”, muitas marcas registram o mesmo domínio com extensões relacionadas ao seu tipo de negócio.

    .com ou .com.br?

    Aqui no Brasil, o mais comum é registrar o domínio com as extensões .com e .com.br para manter essas TLDs sob o mesmo teto. Com isso, pode-se programar os dois endereços para chegarem ao mesmo site.

    Uma marca de tecnologia brasileira poderia registrar o domínio com as extensões .com, .com.br e .tech, por exemplo. Vamos falar mais detalhadamente sobre esse assunto logo.

    O que é primordial é que a extensão faça parte da construção da experiência do usuário, ponto que impacta diretamente nas práticas de SEO. 

    Pense que os usuários estão mais propensos a interagir com um site no qual ele confia e isso vai depender do todo que ele observa – nome do site, layout da página, qualidade das fotos e das informações etc.

    Pense na experiência

    O nome do domínio e sua extensão não devem, jamais, ser o primeiro ponto de hesitação ou atrito da experiência.

    Estudando bem o público que interessa à marca, é possível entender se ele aceita bem e acha legal uma extensão de domínio genérica. Se não for, ele pode nem entrar no site – e nem preciso dizer que isso derruba qualquer estratégia de SEO.

    Lembre-se: os mecanismos de pesquisa têm como premissa trazer sites com uma experiência de uso sem atritos, rápida e positiva.

    Outras orientações

    • Escolha uma URL amigável, que seja simples de falar, soletrar e digitar. Não use caracteres especiais, utilize apenas letras minúsculas e procure ter uma URL curta;
    • Ainda nessa linha, evite utilizar símbolos, números e hífens no nome do domínio;
    • A marca atenderá globalmente? Uma gTLD ajudará a levar sua marca como resultado nas pesquisas feitas em outros países além do Brasil. Atenderá localmente? Utilize o ccTDL .br para ser considerado prioritariamente nas pesquisas nacionais.
    • Registre seu domínio em uma empresa altamente confiável, como a Locaweb.

    Em que casos vale a pena ter mais de uma TLD para o site?

    Em que casos vale a pena ter mais de uma TLD para o site?

    Contar com mais de uma extensão para o domínio do seu site pode apresentar alguns benefícios, tais como:

    Proteção de marca

    Registrar várias TLDs para o mesmo nome de domínio ajuda a proteger a marca e evita o registro do mesmo nome em outras extensões, o que certamente confundiria seus clientes.

    Otimização de busca

    Usar várias extensões de domínio pode ajudar nas práticas SEO do seu site, uma vez que aumenta a quantidade de links de entrada e traz uma informação adicional a respeito do tipo de conteúdo que pode ser esperado daquela página.

    Facilidade de acesso

    Ter várias extensões para seu site pode dar aos usuários mais opções para lembrar do endereço da sua página.

    Combate a fraudes

    Ter várias extensões evita que outras pessoas registrem domínios parecidos com o seu para uso em phishing ou outras atividades maliciosas. Dessa forma, torna-se mais difícil que o cliente confunda seu site com uma página fraudulenta, evitando prejuízos para o consumidor e para a reputação do seu negócio.

    Diferença entre domínio e hospedagem de site 

    Durante esse artigo abordamos diversificados aspectos de um domínio de site, mas você sabia que sem uma hospedagem de site o seu site não vai para o ar?

    Sim, porque domínio e hospedagem de site (ou hospedagem Web) são coisas bem diferentes – mas que se relacionam diretamente.

    Voltando ao nosso próprio texto, o Registro de Domínio Web é o processo de aquisição do direito de uso de um nome de domínio exclusivo na internet. O domínio é o endereço que os usuários digitam em um navegador para chegar até um site específico.

    E a hospedagem de site? O que vem a ser?

    Primeiramente, na hospedagem de site é que se armazenam os dados de um site, desde o seu código de desenvolvimento até as imagens que compõem seu layout, tudo isso em um espaço digital com acesso à internet.

    Esse espaço depende de um servidor, que por sua vez é gerenciado por uma empresa provedora. A Locaweb, por exemplo, realiza a hospedagem Web em seus servidores. E registra domínios de websites.

    Resumidamente, a hospedagem possibilita a publicação do seu portal ou loja virtual. O domínio é o endereço para o site ou loja virtual serem encontrados na internet.

    Hospedagem de Sites Locaweb

    A Locaweb, por exemplo, comercializa domínio e hospedagem de site, facilitando a vida do usuário na hora de desenvolver seus projetos.

    Outro ponto muito positivo é que fornecemos ferramentas intuitivas para criação de sites e damos suporte em português 7 dias na semana, 24 horas por dia.

    Se por um lado o domínio web envolve a escolha de um nome amigável, extensão mais adequada e outros detalhes já explicados neste artigo, a hospedagem Web também tem suas particularidades.

    A escolha da Hospedagem de Sites ideal depende da natureza do negócio, do volume de visitantes e do tamanho do site, entre outros fatores.

    Qual hospedagem de sites mais adequada?

    Para identificar qual a Hospedagem de Sites mais adequada, observe as características do próprio site: qual o seu tamanho, os parâmetros técnicos, qual o desempenho esperado pela audiência, quanto há de informações sensíveis (dados pessoais de clientes, movimentação de pagamentos, informações confidenciais entre outras), qual o nível de segurança exigido.

    As melhores opções de hospedagem costumam ser a Hospedagem compartilhada ou a Hospedagem dedicada, mas há também a Hospedagem WordPress e Cloud.

    A importância de registrar um domínio para sua marca

    À medida que a internet se expande, os nomes de domínio mais desejados se esgotam rapidamente e nem sempre recorrer a uma gTLD pode ser a opção mais viável.

    Ao registrar um domínio web, a marca assegura exclusividade dele durante o período determinado em contrato.

    Presença Digital

    Para criar uma presença forte no mercado digital é preciso levar em consideração os fatores técnicos, como a otimização do conteúdo e outras estratégias de SEO, pensando nos mecanismos de busca.

    É necessário levar em consideração a percepção de quem visita o site ou loja virtual, sobretudo em termos da segurança que ele sente em navegar e fechar negócios naquele site.

    E m tempos de fraudes e golpes, é preciso evitar ser confundido. Vamos falar sobre os pontos importantes na percepção da marca ao registrar um domínio próprio:

    Comprometimento

    Uma marca com domínio próprio indica que a empresa não está só “passando uma chuva” no mundo digital ou não sabe se quer se profissionalizar. Assumir o registro de um domínio indica que a empresa quer se consolidar em seu mercado e confia em seu negócio.

    Comunicação

    Um site ou loja virtual com domínio registrado consegue potencializar a visibilidade das campanhas de marketing digital. As ações de comunicação que partem de sites e e-mail com domínio próprio têm resultados melhores do que sites com domínio gratuito. 

    O domínio de e-mail profissional garante mais segurança na comunicação com o cliente, o que evita ser classificado como Spam, por exemplo. Nesse caso, ao checar o domínio de marketing, ou qualquer outra peça da campanha por e-mail, o usuário tem uma percepção de mais segurança e interage melhor com a call-to-action (CTA).

    Credibilidade

    Quanto mais credibilidade o site passar, melhor para a marca. Ter um domínio registrado reforça a percepção de comprometimento da marca com sua prestação de serviço e profissionalismo.

    Visibilidade

    Para quem está começando, a situação ideal é conseguir alcance orgânico. Para entrar nas graças do algoritmo dos mecanismos de busca, uma lista de boas práticas deve ser atendida, mas um dos itens é ter um domínio próprio. 

    Isso porque os mecanismos de busca procuram oferecer os melhores resultados para quem visita, diminuindo o risco de levar a pessoa a um site clonado ou algo do tipo. Quanto mais camadas de relevância o site atender, melhor será seu ranqueamento.

    Como escolher um nome eficaz para seu domínio

    Às vezes, escolher o nome para o Registro de Domínio Web parece óbvio. Mesmo assim, é preciso tomar uma série de cuidados para evitar que o cliente seja confundido e ache que está falando com uma empresa diferente.

    Entre as principais dicas para escolher um nome eficaz para seu domínio estão as seguintes:

    Pense em como você quer ser reconhecido

    Seu domínio deve ser uma marca claramente identificável. Não é necessário colocar o segmento de atuação da empresa ou algo mais detalhado, mas é importante que o usuário sinta confiança de que está acessando o site correto.

    Seja simples

    Nomes mais curtos são mais fáceis de lembrar e de digitar. Assim, evite nomes de domínio longos ou complicados, que podem levar o usuário a digitar errado o site e encontrar uma página inexistente.

    Evite hifens e números

    Ainda na linha da simplicidade, hifens e números podem fazer com que um domínio seja mais difícil de lembrar e de digitar. Coloque-se na pele do usuário e pense em como ele poderia escrever errado seu nome – e evite essas complicações.

    Verifique a disponibilidade

    Nem sempre querer é poder. O endereço desejado para seu site pode já estar em uso por alguém – e nesse caso é preciso buscar uma alternativa. Também é importante estar atento a endereços com um nome parecido com o que você deseja adotar – será que vale a pena correr o risco de um cliente digitar errado seu domínio e parar em um concorrente ou em uma página que afete sua reputação?

    Que extensão usar?

    Analise qual é a melhor extensão a usar no seu domínio, pois ela pode afetar a percepção do seu site e a visibilidade nos resultados de pesquisa. O ideal é escolher uma extensão de domínio relevante para seu site e seu público. Falaremos mais sobre isso daqui a pouco.

    Lembre-se que o nome do domínio é uma parte essencial da sua marca online, com um impacto importante na identidade e nos resultados do seu negócio online. Dedique-se a fazer o Registro de Domínio Web de um nome que reflita sua marca e ajuda você a construir uma presença forte na internet.

    Como ter um domínio de site 

    Domínio de site é coisa séria. Ele é registrado junto a um órgão oficial de cada país que se compromete em endossar a sua veracidade e exclusividade.

    No Brasil, temos o Registro.br, uma empresa sob a responsabilidade do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

    O Registro de Domínio Web é um dos serviços que a Locaweb oferece para pessoas físicas e jurídicas, por ser uma empresa autorizada para essa transação.

    Os domínios contratados podem ter taxas variadas dependendo do TLD escolhido.

    Registro de domínio

    O registro de domínio web se equipara ao patenteamento de uma marca, só que online. Muito mais do que um nome que fará a sua marca ser encontrada pelos buscadores, o domínio é o que vai garantir eficiência no momento de ser encontrado na internet pelo tempo em que o site ficar no ar. Mais adiante, contaremos como realizar seu registro de domínio web.

    Transferência de domínio

    Por regra da Registro.br, a transferência de domínio entre provedores fica impossibilitada por 60 dias logo após a criação do domínio ou após realizar algum tipo de manutenção nele, como transferência ou renovação.

    Caso queira transferir o domínio de outro provedor para a Locaweb, você deve:

    • Acessar o portal Registro.br com seu ID e senha – mesmo que o registro tenha sido feito por meio de uma empresa provedora de tecnologia;
    • Caso não saiba seu ID, utilize seu CPF ou CNPJ e recupere a senha;
    • Dentro da Registro.br é possível:
      – Alterar o provedor de apenas um domínio;
      – Alterar o provedor de todos os domínios de um titular, ou seja, todos os domínios cadastrados com um mesmo CPF ou CNPJ.

    Se o seu caso for um pouco mais complexo, conte conosco para ajudar nessa transição. Queremos ter você com a gente.

    Como contratar um Registro de Domínio Web na Locaweb?

    A Locaweb é especialista em serviços de internet que trazem segurança e confiabilidade para sua estrutura digital. O Registro de Domínio Web é um dos serviços que a empresa oferece para empresas e pessoas físicas. Contratar um Registro de Domínio Web pela Locaweb é um procedimento bastante simples:

    • Acesse a nossa página de Registro de Domínio Web;
    • Na página inicial, consulte o nome de domínio e selecione a extensão desejada. A extensão “.com.br” já vem como padrão na barra, mas há outras – basta clicar na seta ao lado da extensão “.com.br”. Agora acione o botão “Consulte”;
    • A Locaweb informará se o nome de domínio está disponível e, em caso positivo, clique em “Registre”. Se o domínio já existir para aquela extensão, você pode tentar outras – inclusive pode optar por uma das três sugestões oferecidas na própria consulta. Antes de escolher, lembre-se das recomendações já indicadas nesse artigo;
    • Cadastre-se no site para poder fazer o pedido e gerenciá-lo;
    • Complete o Registro do Domínio, seguindo as instruções do site;
    • Acompanhe o processo de registro até receber a confirmação de que o pedido foi aprovado.

    Depois de registrar o domínio, você pode fazer sua gestão na Área do Cliente do site, inclusive fazendo a configuração para uso nas modalidades de Hospedagem de Sites da Locaweb ou com um outro fornecedor.

    Conheça as principais diferenças entre os tipos de hospedagem de sites 

    Quem registra um domínio costuma estar se preparando para criar um site na internet. Por isso, já aproveite para contratar um provedor de hospedagem de sites para armazenar o conteúdo do seu site e permitir que ele seja disponibilizado online. 

    No caso da Locaweb, por sinal, vários planos de Hospedagem de Sites trazem o Registro de Domínio Web como um serviço adicional sem custos, oferecendo uma vantagem importante no desenvolvimento do seu site.

    O Registro de Domínio Web é um serviço essencial para o bom funcionamento do seu site e para o sucesso da sua estratégia digital. Por isso, conte com quem tem mais de 25 anos de experiência na internet e oferece apoio em português, 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

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    Equipe Locaweb

    Viramos referência quando o assunto é internet, porque somos motivados pelo que fazemos: desenvolver. Nossa riqueza humana, cerca de mil funcionários, engrandece nosso portfólio de serviços de internet. Existimos para facilitar o desenvolvimento de pequenos e médios empreendedores que buscam o sucesso de seus negócios por meio desses serviços.

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