Uma comunidade open source refere-se a um grupo de pessoas que colaboram e compartilham conhecimentos em torno de um projeto de software de código aberto.

Olá pessoal, tudo bem? Hoje vamos trazer um tema muito importante para você que vive de códigos e principalmente que vive de open source.

Quando pensamos em contribuição com a comunidade open source, geralmente o que vem a nossa mente é a galera que pega um projeto no GitHub, faz um fork e começa a codar incansavelmente novas funcionalidades. Com isso, a comunidade fica mais forte tecnicamente e mais pessoas se envolvem com o ecossistema.

Mas será que essa é a única maneira de contribuir com a comunidade open source? Com certeza não!

Você se lembra de quem foi a primeira pessoa que falou para você que programar é legal? O primeiro conteúdo grátis que você consumiu sobre aquela ferramenta que você utiliza até hoje? Os artigos aqui do blog da Locaweb que você consome? Tudo isso contribuiu e contribui direta e indiretamente para a comunidade open source.

São muitas as pessoas que conhecem, utilizam e posteriormente até mesmo desenvolvem funcionalidades para ferramentas open source a partir de posts, artigos, documentação, vídeos e outros conteúdos.

Sendo assim, quais maneiras temos de contribuir com a comunidade open source além do código? Vamos descobrir!

Navegue pelo índice

    5 maneiras de contribuir com a comunidade open source

    Confira abaixo 5 maneiras de contribuir com a comunidade open source!

    1) Crie conteúdo sobre open source

    Muitas ferramentas open source são criadas por devs comuns que observam um problema e tentam solucioná-lo através de código. E, sendo assim, muitas vezes a disseminação dos detalhes sobre essas ferramentas é feita de modo insuficiente.

    Então, é importante para a manutenção da comunidade de open source o estímulo e a produção de conteúdo. Afinal, quanto mais pessoas conhecem uma tecnologia, mais problemas e bugs são descobertos e solucionados.

    Assim, mais pessoas se envolvem no desenvolvimento e mais empresas passam a utilizar a ferramenta, o que cria um círculo de apoio a todo ciclo de desenvolvimento open source.

    E os formatos de conteúdo podem ser muitos: artigos, palestras, eventos, vídeos ou um simples post nas redes sociais. Tudo ajuda a comunidade a ficar ainda mais forte!

    Leia também: Qual é a importância das comunidades para os desenvolvedores

    2) Divulgue sobre open source

    Outro modo importante de contribuir com o open source é divulgar os conteúdos que outras pessoas geram sobre o tema.

    Pelos motivos citados no tópico acima, geralmente poucos recursos são destinados ao marketing das ferramentas open source. Portanto, utilizar as redes sociais para difundir conteúdo sobre elas pode fazer com que pessoas que talvez nunca fossem conhecer ou trabalhar na área de desenvolvimento conheçam, se desenvolvam e consequentemente, contribuam para o crescimento da comunidade open source.

    O que está esperando? Compartilhe esse artigo e outros que você leu aqui no blog da Locaweb para que mais pessoas conheçam e fortaleçam o open source.

    3) Organize e participe de eventos

    Eventos de tecnologia são encontros da comunidade open source e, consequentemente, grandes responsáveis pelo crescimento da comunidade.

    Sejam grandes eventos, como o PHP Community Summit ou a RubyConf, ou eventos menores, os chamados meetups, todos são uma porta de entrada para novas pessoas e para um mundo de possibilidades envolvendo a troca de conhecimento, apresentação e disseminação de conteúdo relacionado ao open source como um todo.

    Além disso, muitas vezes são palco para divulgação de novas ferramentas, arquiteturas, modelos, etc.

    O que é Open Source?
    A comunidade open source oferece oportunidades para o aprendizado, o crescimento profissional e a criação de redes de contatos. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

    4) Documente ou traduza documentações

    Outra maneira de contribuir com a comunidade é colocando um pouco mais de mão na massa, ou seja, escrevendo, atualizando e/ou traduzindo documentações.

    Quanto mais utilizamos uma ferramenta, mais acabamos descobrindo melhores maneiras de resolver determinados problemas. Além do mais, entendemos melhor o contexto e o que cada funcionalidade de uma ferramenta pode proporcionar.

    Embora a grande maioria das linguagens utilizem o inglês para expressar sua sintaxe, muitas pessoas que desenvolvem no Brasil ainda não falam ou leem a linguagem fluentemente, o que faz com que seja necessário contar com boas documentações traduzidas para que possamos incluir mais pessoas na área.

    Geralmente, os repositórios do GitHub de projetos open source possuem uma área dedicada a documentação, com os modelos a serem seguidos para adicionar novos conteúdos ou para traduzi-la.

    5) Reporte bugs e melhorias

    Às vezes estamos utilizando ferramentas open source e, como em qualquer tipo de software, temos a possibilidade de encontrar falhas. Por isso, uma maneira ainda mais direta de contribuir com o open source é o report de bugs.

    Em geral, nas ferramentas que possuem repositórios no GitHub, você pode encontrar uma área chamada issues, onde são reportados bugs e/ou melhorias. Para auxiliar, geralmente existe também um readme que explica de que maneira podem ser feitos esses reports.

    Esse processo é muito importante e essencial para a manutenção e maturidade das ferramentas e da comunidade como um todo.

    Bem, desejo que você continue contribuindo com a comunidade open source para que ela cresça ainda mais e para que possamos ter novas pessoas e ferramentas mais maduras e completas para facilitar o trabalho da galera dev. Um grande abraço.

    Conheça o Servidor VPS da Locaweb e conte com a flexibilidade e a autonomia que você precisa!

    Saiba mais