Com mais de 30 milhões de ouvintes, Brasil é um dos países que mais consome podcasts no mundo

Um estudo divulgado em 2022, realizado pela plataforma CupomValido.com.br com dados da Statista e IBOPE, mostrou que com mais de 30 milhões de ouvintes, o Brasil é o terceiro que mais consome podcast no mundo, ficando atrás apenas da Suécia e Irlanda.

Cerca de 42.9% de usuários da internet, com idade entre 16 anos e 64 anos, escutam podcasts toda semana. De acordo com estimativas da eMarketer, em 2024, 25% da população mundial já terá aderido a esse formato de mídia

A média de tempo que os brasileiros passam ouvindo podcasts é de uma hora por dia, segundo dados da Statista. Seus principais objetivos são informação (66%), entretenimento (49%) e educação (32%). Em amplo crescimento, os podcasts estão competindo com outros meios, como rádio e televisão, e sendo consumidos até mesmo de maneira semelhante.  

Uma pesquisa do Ibope, encomendada pela CMI Globo, mostra que 44% dos ouvintes escutam podcasts enquanto fazem tarefas domésticas. 38% escutam enquanto usam a internet, 25% antes de dormir e 24% enquanto trabalham ou estudam. 

Esse crescimento no consumo de podcasts ganhou força, especialmente, durante o período da pandemia. A mesma pesquisa do Ibope mostra que 57% dos brasileiros que ouvem podcasts regularmente criaram esse hábito nessa época e, entre os que já ouviam antes, 31% passou a consumir ainda mais. 

Atualmente, já se pode considerar que os podcasts estão consolidados na mídia e entre os ouvintes brasileiros. Por si só, esse já seria um bom motivo para que as empresas passassem a investir cada vez mais nesse formato. No entanto, não é só isso que as organizações estão levando em consideração quando optam por criar um podcast. 

+Tipos de Hospedagem de Sites: qual a melhor para o seu projeto?

Navegue pelo índice

    Empresas estão apostando no formato 

    Considerando que vivemos em uma época em que temos cada vez menos tempo e mais conteúdo para consumir, é importante encontrar formas de se destacar com materiais úteis e relevantes, mas também identificar caminhos para que o público-alvo possa desfrutar dos recursos de maneira mais dinâmica e com mais praticidade. 

    Com conteúdos informativos e interessantes, os podcasts ganharam espaço entre os consumidores e vêm caindo no gosto dos brasileiros. Para as empresas, existem ainda outros benefícios de investir no formato, como o baixo custo de produção — afinal, não é necessário ter equipamentos caros ou uma grande equipe técnica para iniciar um programa.  

    Isso não significa que não se deve contar com profissionais especializados para a produção de bons roteiros e edição, por exemplo, e sim que é possível começar aos poucos e ir se desenvolvendo ao longo do processo. 

    homem gravando podcasts
    Com baixo custo de produção, podcast é um formato de conteúdo interessante para empresas. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Além disso, uma das características desse formato é a possibilidade de criar conteúdo de nicho. No caso das empresas, isso é muito interessante, pois é possível alinhar a estratégia com a equipe de marketing e direcionar o conteúdo para um público-alvo específico, o que aumenta as chances de fidelizar os ouvintes. 

    Entre algumas das grandes empresas que têm podcasts, é possível destacar:

    • A Natura, que criou uma minissérie de quatro episódios chamada “Viva seu Corpo”, em parceria com o podcast Mamilos.
    • O Bradesco, que é um dos patrocinadores do “Histórias de ninar para garotas rebeldes”. Projeto que conta as experiências de 100 mulheres que se destacaram na história.
    • O Sebrae, entidade privada que desde 2017 realiza o “Conhecer para empreender”, podcast com dicas de empreendedorismo e investimento. 

    Podcast como estratégia 

    Ter um podcast pode ser uma estratégia muito benéfica para as empresas, pois oferece uma plataforma única para se comunicar diretamente com seu público-alvo de uma maneira intimista e envolvente. 

    Por meio desse formato, a empresa pode compartilhar informações relevantes sobre seus produtos, serviços, novidades do setor e insights valiosos, estabelecendo-se como uma autoridade confiável e construindo uma conexão mais profunda com os ouvintes. 

    duas pessoas gravando podcasts
    Entrevistas e parcerias são maneiras de colocar o podcast da sua empresa em destaque. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    O podcast pode ser uma ferramenta poderosa para a construção de marca e para o aumento do reconhecimento. Ao apresentar discussões aprofundadas, entrevistas com especialistas internos e externos e conteúdo exclusivo, a empresa pode destacar sua expertise e sua perspectiva única dentro do mercado.

    Isso não apenas demonstra o valor da empresa para a audiência, mas também amplia sua visibilidade, atraindo novos clientes em potencial. 

    Dessa forma, a empresa que criar ou patrocinar um podcast pode aproveitar a tendência crescente de consumo desse tipo de mídia e forjar um canal valioso para impulsionar seu alcance, sua reputação e seu sucesso geral. 

    Veja as melhores ofertas para comprar o domínio do seu site!

    Podcasts sobre empreendedorismo que você não pode deixar de ouvir 

    Confira uma lista de podcasts sobre negócios, empreendedorismo e investimentos que podem trazer ótimas reflexões e insights para quem atua nessa área. Eles estão disponíveis nas principais plataformas de streaming. 

    1. PrimoCast 

    Podcast do canal de educação financeira Primo Rico, é um dos maiores programas sobre investimentos, finanças e empreendedorismo. Semanalmente, o apresentador Thiago Nigro recebe convidados para falar sobre esses assuntos e compartilha seus conhecimentos sobre o mercado financeiro. 

    O canal e o podcast são consequência da experiência pessoal de Nigro: aos 18 anos, ele perdeu todo o dinheiro que tinha na bolsa de valores e, desde então, revisitou seus conceitos sobre investimentos e mudou sua forma de investir, reconstruindo seu patrimônio e tornando-se uma das maiores referências sobre o assunto no Brasil. 

    2. GVCast 

    Apresentado por Flávio Augusto da Silva, é um podcast que oferece uma dose contagiante de empreendedorismo, motivação e desenvolvimento pessoal. Com base em sua experiência como empreendedor e fundador da Wise Up e do grupo Geração de Valor, ele compartilha histórias inspiradoras, insights práticos e conselhos motivacionais para aqueles que buscam crescer nos negócios e na vida. 

    O GVCast abrange uma variedade de tópicos, desde estratégias de negócios até mentalidade empreendedora, tornando-se uma fonte valiosa de aprendizado e encorajamento para aqueles que desejam alcançar o sucesso por meio de determinação e trabalho árduo. 

    3. Like A Boss 

    O podcast apresentado por Caito Maia, fundador da Chilli Beans, é um espaço cativante que mergulha no mundo dos negócios e do empreendedorismo. 

    Em entrevistas esclarecedoras com empreendedores de destaque, Maia explora as trajetórias, desafios e estratégias que moldaram o sucesso de seus convidados e oferece uma visão única sobre a mentalidade empreendedora, sobre a gestão de negócios e sobre as lições aprendidas ao longo do caminho, tornando-se uma fonte inspiradora e informativa com insights práticos e perspectivas autênticas sobre o mundo empresarial. 

    4. Mentalidade Empreendedora 

    Criado por Pedro Quintanilha, é um espaço inspirador e educativo que mergulha nas complexidades da mentalidade empreendedora e suas implicações no mundo dos negócios.  

    Por meio de conversas aprofundadas, histórias pessoais e insights valiosos, os episódios abordam como desenvolver uma mentalidade que promova a inovação, resiliência, criatividade e a capacidade de enfrentar desafios com confiança. 

    Esse podcast oferece aos ouvintes uma visão abrangente sobre os aspectos psicológicos e emocionais envolvidos no empreendedorismo, fornecendo ferramentas práticas para cultivar uma mentalidade voltada para o sucesso e para o crescimento nos negócios e na vida pessoal. 

    5. Guncast 

    Apresentado por Murilo Gun, é um podcast direcionado ao aprimoramento mental e ao desempenho, especialmente destinado a empreendedores e líderes de negócios. O podcast visa fomentar a criatividade e a inovação, explorando aspectos relacionados ao comportamento e à psicologia. 

    pessoa ouvindo podcasts enquanto usa um notebook
    Uma das vantagens dos podcasts é a possibilidade de ouvir enquanto você faz outras coisas, como dirigir, usar o transporte público, cozinhar, entre outras atividades. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    6. The Shift 

    Cristina de Luca e Silvia Bassi são as anfitriãs do podcast The Shift, disponível na plataforma B9, que aborda uma série de tópicos abrangentes, incluindo tecnologia, inteligência artificial, disrupção e tendências no mercado digital. 

    O podcast oferece uma excelente oportunidade para acompanhar as transformações no comportamento dos consumidores e na sociedade em geral, enquanto explora como essas mudanças podem ser aplicadas no universo do empreendedorismo. 

    7. TED Talks Negócios 

    Talvez você já conheça as palestras do TED Talks, mas, você sabia que o TED tem também podcasts sobre empreendedorismo? A missão é disseminar inspirações e novas ideias, e exatamente isso que é proporcionado nos conteúdos relacionados aos negócios. 

    No podcast, os ouvintes podem explorar histórias de empresários e pesquisadores que impulsionaram a inovação no cenário empresarial. Os episódios duram em média 15 minutos, são leves, educativos e podem ser ouvidos com praticidade e rapidez. 

    8. Entrepreneurial Thought Leaders 

    Um podcast relevante para quem está em busca de conteúdo significativo na esfera do empreendedorismo é o Entrepreneurial Thought Leaders, que é coordenado pela Universidade de Stanford (EUA). 

    Semanalmente são partilhados discernimentos, atualizações e detalhes provenientes do cenário empresarial. Participantes de instituições notáveis como o Google compartilham com os ouvintes suas vivências, aprendizados e orientações práticas que podem ser incorporadas à sua jornada empreendedora. 

    9. IdeaCast — Harvard Business Review 

    O podcast IdeaCast, produzido pela Harvard Business Review, oferece uma experiência enriquecedora para quem busca insights de negócios de alta qualidade. Por meio de discussões profundas e entrevistas com especialistas, o podcast explora uma ampla gama de tópicos relevantes para o mundo empresarial, desde estratégias inovadoras até desafios contemporâneos. 

    Ao compartilhar pesquisas de ponta e análises perspicazes, o Ideacast se estabelece como uma fonte valiosa de conhecimento para profissionais, empreendedores e líderes que desejam se manter atualizados com as tendências e as melhores práticas no ambiente empresarial. 

    10. ResumoCast 

    O ResumoCast oferece uma abordagem única para quem busca sínteses de livros relevantes e ideias inspiradoras. Por meio de resumos concisos e análises aprofundadas, apresenta aos ouvintes uma maneira eficaz de absorver conhecimento empreendedor, de desenvolvimento pessoal e literatura relevante para os negócios. 

    Esse formato é ideal para pessoas ocupadas que desejam acessar insights fundamentais de maneira rápida. Funciona como um “atalho” para informações valiosas que podem ser aplicadas em diversas áreas da vida pessoal e do empreendedorismo. 

    Podcasts e a presença digital 

    De que maneira a sua empresa vem investindo na presença digital? Podcasts e outros tipos de conteúdo audiovisual são uma boa pedida, mas, antes de tudo, é necessário começar pelo mais básico: ter um site profissional. 

    Com a hospedagem de sites Locaweb, você pode escolher o plano mais adequado ao seu negócio e contar com a líder em web hosting no Brasil. 

    Conheça os planos disponíveis e migre para a hospedagem de sites Locaweb!

    Clique aqui