A internet avançou e revolucionou a área de vendas, oferecendo mais uma forma eficaz de melhorar os negócios fechados de uma empresa: os múltiplos canais de venda. Entre os mais utilizados, destacamos:

  • loja física
  • loja virtual própria
  • plataformas de marketplace
  • redes sociais

Estar em vários canais possibilita o aumento das vendas, mas pode gerar desorganização e consequente queda no aproveitamento. Isso faz surgir a pergunta: como controlar as vendas, atender bem o cliente, sem esquecer nenhum pedido e ainda contar com a mercadoria disponível no estoque?

Se essa é a sua pergunta, leia o post de hoje até o final, pois com certeza você ficará mestre no assunto.

Navegue pelo índice

    O que são canais de venda?

    Os canais de venda são os meios pelos quais as empresas fazem a venda dos seus produtos ou serviços, tanto físicos quanto virtuais, ou seja, a grosso modo, são locais onde os produtos são vendidos para posterior entrega aos compradores.

    Eles vêm se popularizando devido às mudanças no comportamento de consumo das pessoas, que cada vez mais buscam recursos distintos e canais de venda que contemplem suas necessidades e que tenham os produtos ou serviços que estão buscando.

    Os consumidores da atualidade, além do exposto acima, ainda querem fazer suas compras com rapidez, de forma prática e ágil e sentirem confiança em sua escolha, o que leva as lojas a escolherem os meios mais assertivos para atingir seu público, aumentar as vendas e comunicar-se assertivamente com os clientes.

    Por que usar vários canais de venda diferentes? Vale a pena?

    A resposta é óbvia! Para melhorar suas vendas! Convenhamos que vender é sempre um desafio, seja empresa grande ou pequena, especialmente, com a concorrência cada vez maior, então estar presente nos canais de venda é fundamental.

    Também saber escolher e variar os canais assertivamente de acordo com seu público alvo potencializa as vantagens de operar as vendas em mais de um local. Então, veja a seguir os  benefícios de diversificar suas fontes de faturamento.

    Vantagens de vender em mais de um canal de forma simultânea

    Canais de venda no comércio virtual deixaram de ser opção e passaram a ser uma obrigação para empresas que buscam aumentar as vendas, mas engana-se quem pensa que basta criar apenas uma loja virtual. E é aqui que entram em cena os canais de venda – eles oferecem mais chances de atingir seu público ideal, justamente por estar presente em vários locais da internet.

    Presença de marca mais forte

    Estar em vários canais aumenta a visibilidade dos consumidores quanto à existência da sua marca, já que com a concorrência acirrada, ficar na mente do cliente é o segredo.

    Diversificar as plataformas de venda faz com que sua empresa se torne referência no nicho de mercado que atua, auxiliando em outras estratégias e ações de captação de leads e conversão de compras.

    Ampliação das vendas e da fidelização

    O uso de mais de um canal de venda aumenta a visibilidade, elevando as chances de venda, pois o negócio passa a depender menos de uma modalidade de divulgação, conseguindo contatar o público em vários locais.

    Marcas com forte presença forte no mundo digital passam maior credibilidade, aumentando a confiança dos clientes e fidelizando-os.

    Comunicação eficaz

    Levar informação aos clientes nos vários canais torna a comunicação mais assertiva, já que as mensagens atingem um número maior de pessoas, levando maior amplitude de público a conhecer seus produtos.

    Isso facilita inclusive o feedback dos clientes, que podem participar de pesquisas dando uma noção concreta sobre o panorama da empresa, gerando assertividade para futuros investimentos.

    Melhora a experiência do cliente

    Experiência do cliente é um termo que engloba todas as percepções dele com a marca e inicia antes da aquisição do produto, continuando após a chegada do produto nas mãos do consumidor.

    Com o meio digital, o cliente se tornou um personagem mais ativo que utiliza as tecnologias para facilitar o processo de compra, então, estar em diversos canais de compra oferece autonomia ao cliente, que pode realizar a compra da maneira que mais lhe convém.

    Aumento da competitividade

    Se a sua loja estiver presente em diversos canais e os concorrentes não, você está um passo à frente deles.

    Isso inclui adequar-se às preferências do cliente quanto ao canal de vendas que ele mais gosta: se você estiver nas várias plataformas, obviamente atingirá maior público, gerando mais vendas e melhorando a competitividade.

    tipos canais de vendas

    Como manter os canais de venda organizados – Dicas certeiras!

    Você já deve estar pensando aí que canais geram mais vendas – mas também mais trabalho – acertei? É normal que devido à multiplicidade dos canais e das especificidades de cada um, a organização pode se tornar um desafio. Mas com as dicas dos próximos tópicos vai ficar mamão com açúcar.

    Atenda aos desejos do seu público e crie um relacionamento amigável com ele

    Conhecer a fundo seu público oferece insights importantes que ajudam a criar estratégias criativas que levarão à conversão da venda. Então não hesite em reunir e analisar os dados que entregam informações sobre sua audiência, pois essa ação permitirá uma comunicação alinhada ao perfil do seu consumidor, criando anúncios efetivos.

    Outra opção é investir em um recurso que gerencie o relacionamento da empresa com os clientes, pois ele auxilia a:

    • prospectar novos possíveis consumidores da sua marca;
    • melhorar a conexão com clientes que sua empresa já tem;
    • resgatar clientes que de alguma forma foram perdidos.

    Tenha agilidade no atendimento

    A tecnologia acelerou as demandas, tornando as necessidades dos clientes ainda mais urgentes, então nada de deixá-los no vácuo, ou ainda numa longa espera, pois isso “queima o filme” e ainda dá chance para a concorrência.

    Usar ferramentas de gestão de redes sociais e chatbots que enviem respostas automáticas, pois essas opções realizam uma triagem inicial e resolvem questões simples, de forma ágil e mantém o consumidor conectado. Ao fim, faça uma inspeção dos relatórios, para assegurar que as questões do cliente tenham sido solucionadas.

    Cuidado com a logística de pedidos

    Independente do canal de venda utilizado, a responsabilidade de gerenciar a logística é da sua empresa, ok? Portanto, ao usar vários canais ao mesmo tempo, o cuidado precisa ser redobrado para evitar falhas que levam à insatisfação e até à perda do cliente dependendo do caso. Pois, um cliente descontente pode postar reclamações e influenciar futuros compradores.

    Sua loja precisa mostrar transparência nos processos de:

    • transporte
    • frete
    • rastreio do pacote
    • controle do estoque

    Então, invista no uso de tecnologias para gerenciamento da logística que dão informações centralizadas e unificadas sobre o estoque, atualizando a quantidade de produtos disponíveis em tempo real.

    Avalie a possibilidade de ser omnichannel

    Ser uma empresa omnichannel é ter  interligados os diferentes canais de vendas, centralizando as informações obtidas e melhorando a experiência do seu cliente, pois ele, ao comprar um produto seu on-line, vai ter a mesma experiência caso desejasse efetuar a compra na loja física ou em outro canal que você use.

    Como todos os canais interligados, os dados obtidos sobre o perfil do consumidor são os mesmos, aumentando a confiabilidade, independente do canal que ele use para contato com você.

    Isso melhora a imagem da sua marca, aumentando a satisfação dos consumidores e oportunizando a  fidelização do cliente.

    Opte por um sistema de integração

    Quem trabalha em vários canais de venda não pode se dar ao luxo de estar monitorando diversas plataformas, já que isso é passível de erros e gasta um tempo desnecessário, por isso, utilizar um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é a virada de chave.

    Esse sistema realiza a integração entre todos os canais de venda utilizados (e-commerces, marketplaces, etc…), centralizando as informações e facilitando a logística e evitando que vendas sejam perdidas por desorganização ou erros de comunicação.

    Ou seja, para manter a organização do seu negócio nos diversos canais de venda em que atua – de forma única e em tempo real, nossa dica é a utilização de um sistema de gestão ERP.

    A integração a diversas soluções do ERP gera economia de tempo na criação de cada anúncio, pois com os produtos cadastrados no ERP, você apenas precisa enviar para o canal de venda desejado que são imediatamente criados os anúncios para que os consumidores possam efetuar a compra do produto desejado.

    Outro benefício da  integração é que quando um cliente compra os itens anunciados, o pedido pode ser importado na mesma hora para o sistema ERP, sem que você precise acessar cada canal para verificação do que foi vendido.

    canais de vendas

    Benefícios de um ERP na gestão de vendas multicanal

    Usando um ERP sua empresa consegue:

    • administrar os pedidos recebidos;
    • gerar relatórios confiáveis;
    • obter dados e métricas das vendas e campanhas;
    • usar indicadores fidedignos;
    • estabelecer o valor do ticket médio;
    • avaliar a taxa de conversão de vendas, taxa de sucesso e de recompra;
    • emitir notas fiscais;
    • manter as informações sempre disponíveis para consultas;
    • controlar o estoque de forma integrada;
    • aumentar o faturamento;
    • facilita toda a comunicação entre os setores;
    • automatizar processos;
    • utilizar os dados de forma mais organizada e integrada;
    • integrar informações dos processos e fluxos de venda;
    • minimizar a probabilidade de erros processuais;
    • monitorar o desempenho de cada canal de vendas utilizado;
    • centralizar e organizar as informações;
    • vender em diversos canais de forma organizada.

    Um ERP fornece informações confiáveis para avaliar as reais necessidades e desejos do seu consumidor ao interagir com a marca – de acordo com o canal de venda utilizado, oferecendo uma experiência muito mais satisfatória para seu cliente.

    Isso porque usando um ERP a sua empresa gerencia toda a operação em um único ambiente de forma muito mais organizada, facilitando a comunicação interna entre os setores internos e inclusive de empresas terceiras, possibilitando mais transparência no fluxo de dados.

    Um sistema ERP ainda facilita a emissão de notas fiscais, tarefa essa que integra a lista de obrigações de uma empresa e inclusive garantem mais segurança no momento da compra, caso o consumidor precise utilizar o serviço de garantia ou necessite efetuar a troca de um produto.

    E nem é preciso dizer que a emissão de notas é essencial para que sua empresa mantenha-se  em dia com o fisco.

    Essa tarefa quando realizada manualmente, leva um tempo significativo na rotina da empresa. Portanto, o ERP é um facilitador, realizando a emissão das notas fiscais com poucos cliques, pois o sistema realiza a importação dos pedidos anteriormente.

    Então, basta selecionar os pedidos e gerar as devidas notas fiscais para, posteriormente, enviá-las para a SeFaz de forma que tenham validade fiscal –  mas, para tanto, sua empresa precisa configurar um certificado digital.

    Isso também não precisa gerar preocupações pois você também consegue fazer isso no ERP, que coloca sua empresa apta para emitir notas no Estado em que opera e ter Inscrição Estadual válida para recolhimento dos valores de ICMS.

    O sistema ERP ainda conta com uma funcionalidade importante para quem vende em vários canais – o controle de estoque – que atualiza automaticamente as quantidades de produtos disponíveis para  venda, evitando vender o mesmo produto duas vezes, ou que o cliente compre um produto que não tem estoque disponível.

    A Integração possibilita pelo ERP atualizar os estoques automaticamente sempre que for dada a baixa no sistema  e , o melhor, essa movimentação automática do estoque acontece tanto na venda para clientes quanto na compra para uso interno.

    ERP é a chave para canais de vendas bem organizados e produtivos

    Em resumo, podemos dizer com certeza que um ERP é uma ferramenta parceira da sua empresa nos diversos canais de venda, pois melhora a organização, promove a integração e aumenta a segurança do seu processo de vendas.

    Ao integrar os dados dos diversos canais de venda em um único software, a sua empresa obtém dados mais assertivos e confiáveis, minimizando erros e problemas internos – oferecendo excelência nos processos e deixando o cliente satisfeito.

    Então que tal testar o ERP Bling para organizar a gestão dos seus canais de venda? Utilize o cupom: #locaweb para ganhar 3 meses grátis. Aqui está o link que já carrega o cupom de forma automática para você! Mas lembre que a oferta é válida para novas contas e não cumulativa a outras promoções.