O Google Trends é uma ferramenta gratuita que utiliza os resultados do Google Search para dar insights sobre o comportamento do público.

Quando se fala em marketing de conteúdo, uma das ferramentas que podem ajudar no processo de planejamento é o Google Trends.

Gratuito, o recurso permite às pessoas empreendedoras visualizar e comparar a popularidade de termos de pesquisa.

Esses termos podem ser encarados como palavras-chave usadas ao longo do tempo e em diferentes regiões por milhares de pessoas usuárias.

É, portanto, um jeito de identificar tendências de mercado, entender o comportamento de consumidores e avaliar a concorrência.

Dessa forma, é possível aumentar o potencial de vendas e ampliar o faturamento. Saiba mais!

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    O que é o Google Trends? 

    Como mencionado inicialmente, o Google Trends é uma ferramenta gratuita bastante utilizada por pesquisadores profissionais de marketing e produtores de conteúdo em geral.  

    O recurso é empregado, basicamente, para entender tendências de pesquisa ao longo do tempo.  

    Geralmente, os dados são apresentados em forma de gráficos.  

    O eixo vertical representa o interesse ao longo do tempo. Neste caso, os dados são ordenados em uma escala de 0 a 100, sendo 100 o pico de popularidade. 

    Por sua vez, o eixo horizontal representa o tempo, que pode se dar em dias, semanas, meses ou anos. 

    Outra utilidade é a de comparar o volume de pesquisas entre diferentes termos e tópicos, considerando o local onde a pessoa está e a época em que ela pesquisou.  

    Desse modo, é possível, por exemplo, entender quando determinada palavra-chave estava em alta e, inclusive, investigar o porquê desse interesse repentino. 

    O grande benefício do Google Trends é o seu potencial de uso para, a partir dos interesses de pesquisa, compreender o comportamento de quem usa a internet.  

    Consequentemente, serão evidenciadas as últimas tendências e, nesse contexto, a possibilidade de usar aquelas que tenham relação com seu produto ou serviço. 

    A seguir, confira o que é possível fazer no Google Trends. 

    Fazer a coleta de dados do Google Search

    A partir do site de buscas do Google, a ferramenta analisa a frequência que um termo específico é pesquisado em relação ao total de pesquisas feitas, sempre levando em consideração um determinado período e uma região do globo. 

    Normalizar dados

    A normalização é o processo de comparação que pode surgir durante a análise de dados.  

    Assim, os resultados apresentados pelo Google Trends representam a proporção do interesse sobre um termo ou tópico em relação ao total de pesquisas feitas. 

    Ou seja, não é possível considerar que os números mostrados por ele representem o volume total de buscas. 

    Comparar termos

    Quem utiliza o Google Trends pode comparar até cinco termos de pesquisa diferentes. E, a partir dos resultados, entender o interesse por eles e como se deu ao longo do tempo. 

    Filtrar dados

    É possível filtrar os dados por categoria, país, período e tipo de pesquisa. Nesse último caso, são considerados os formatos resultado web, imagens, notícias, compras ou YouTube, que são as opções disponibilizadas a quem usa a busca do Google. 

    Mulher esperando conexão, segurando celular e café

    O Google Trends contribui para quem produz conteúdo e empreende a entender o comportamento do público-alvo e até da concorrência. 

    Por que o Google Trends é importante para as pessoas empreendedoras?

    Para entender os benefícios do Google Trends, vale usar como ponto de partida alguns exemplos de aplicação da ferramenta. 

    Identificar tendências de mercado

    A principal vantagem de usar o Google Trends é identificar as últimas tendências. E, para quem empreende, sempre relacionando ao seu setor. 

    O volume de pesquisa apresentado ao longo do tempo sobre o termo relacionado ao mercado contribui para: 

    • Detectar padrões de crescimento. 
       
    • Antecipar mudanças de comportamento. 
       
    • Identificar novos produtos ou serviços em demanda. 

    Entender comportamentos

    Ao analisar os padrões de pesquisa, pessoas empreendedoras podem obter insights sobre preferências e necessidades de quem consome produtos ou serviços similares aos seus.  

    E de que forma isso pode ser aplicado na prática? Personalizando suas estratégias de marketing e, consequentemente, se adequando às demandas do mercado.  

    Avaliar a concorrência

    O Google Trends permite comparar o volume de pesquisa de marcas, produtos ou serviços com seus concorrentes diretos.  

    A medida pode contribuir para avaliar sua posição no mercado, identificando oportunidades para diferenciar sua oferta e conquistando uma parcela maior de consumidores. 

    Validar ideias de negócios

    Antes de investir tempo e recursos no desenvolvimento de produtos ou serviços, vale dar uma pesquisada no Google Trends para testar as ideias de forma prévia.  

    Ao analisar a demanda por conceitos ou soluções, dá para determinar se há interesse suficiente por parte de potenciais clientespara justificar o lançamento de algo novo. 

    Planejar ações de marketing e de publicidade

    O Google Trends pode ajudar a otimizar estratégias de marketing e publicidade, identificando os momentos e locais ideais para promover seus produtos ou serviços.  

    Isso é possível ao entender as tendências de pesquisa do seu público-alvo, aumentando a eficácia de suas campanhas e maximizando o retorno sobre o investimento

    Como usar o Google Trends?

    Para entender como funciona o Google Trends, acesse o site trends.google.com/trends.  

    Diferentemente de outras ferramentas Google, para usá-lo não é necessário fazer login. Basta incluir o termo que se deseja pesquisar e, adicionalmente, outros relacionados. 

    Inicialmente, a plataforma apresenta os principais termos pesquisados no Brasil. Mas, para saber o que acontece nos demais países, é só trocar no canto superior direito. 

    Além da caixa de pesquisa, há a opção “confira o que está em alta agora”. Ao clicar nela, são apresentadas as principais buscas feitas por pessoas usuárias nas últimas horas. 

    Para facilitar a compreensão, confira um exemplo de pesquisa relacionado ao termo “aquecimento global”.  

    Adicionalmente, foram incluídos outros termos similares ou que costumam ser citados no contexto, como “agenda climática”, “sustentabilidade” e “meio ambiente”. 

    A busca considerou apenas os resultados relacionados às últimas 24 horas em que a pesquisa foi feita.  

    A partir daí, a ferramenta apresenta gráficos mostrando como cada termo foi buscado no período. 

    Além disso, o recurso apresenta a localização geográfica de quem pesquisou pelas palavras-chaves, considerando diferentes regiões brasileiras

    Outro resultado apresentado pela ferramenta que pode ser bastante útil para entender as motivações de pesquisa são as perguntas relacionadas

    Esse é apenas um exemplo. A partir dele, é possível verificar que o Google Trends pode ser usado para diferentes objetivos, como os que veremos em seguida. 

    Explorar tendências 

    Quem utiliza pode explorar os tópicos em destaque, apresentados na home da ferramenta, ou pesquisando por um termo específico para ver como está o interesse ao longo do tempo. 

    Comparar termos

    Basta adicionar termos na barra de pesquisa separados por vírgula e clicar em “Comparar” para ver um gráfico comparativo. 

    Filtrar dados

    É só usar os filtros disponíveis na parte superior da página, como país, período, categoria e tipos de pesquisa. 

    Analisar insights

    É possível analisar tendências, identificar padrões e obter insights para necessidades específicas, como fazer um planejamento de marketing ou uma pesquisa de mercado. 

    Nesse contexto, outro recurso bastante utilizado é o Google Ads, para criar campanhas de mídia paga.  

    Com o planejador de palavras-chave do Google Ads é possível descobrir novas palavras e as que estão em alta, conhecer custos relacionados ao seu uso em campanhas de mídia paga, ver volume e previsões em torno das possíveis conversões a serem obtidas com seu emprego. 

    Porém, é preciso ter em mente a intenção de busca do seu público-alvo. Isso porque não basta que uma determinada palavra-chave esteja em alta e usá-la, se ela não faz sentido para a sua empresa. 

    Dessa forma, o ideal é sempre usar termos relacionados ao seu negócio, para tornar canais como o seu blog e as suas redes sociais em referência e autoridade sobre determinados assuntos.  

    A medida vai auxiliar a obter mais leads e trabalhar o relacionamento, aumentando as chances de conversões futuras. 

    Como algumas empresas usam o Google Trends?

    Confira alguns exemplos de grandes corporações que usam o Google Trends para transformar a forma como entregam seus produtos e serviços ao público. 

    Netflix

    A Netflix usou o Google Trends para identificar tendências de pesquisa relacionadas a diferentes gêneros de filmes e programas de TV, como foi o caso da série The Witcher. Na ocasião, utilizou, inclusive, um gráfico da ferramenta para ilustrar a popularidade da atração.  

    Com base nessas informações, a empresa identificou nichos de mercado em ascensão, como documentários sobre crimes verdadeiros e programas de culinária, passando a investir no desenvolvimento de conteúdo original nessas áreas. 

    Outra forma de uso do Google Trends por parte da Netflix foi para entender melhor as preferências de visualização de seus assinantes, analisando os padrões de pesquisa relacionados a diferentes séries e filmes.  

    Dessa maneira, a companhia conseguiu personalizar sua oferta de conteúdo e recomendações com base nos interesses de sua audiência. 

    O Google Trends igualmente pode ser usado para identificar os momentos de pico de interesse por diferentes lançamentos.  

    Assim, a Netflix consegue ajustar suas estratégias de marketing e seus lançamentos de conteúdos para maximizar o engajamento e a aquisição de novos assinantes. 

    Airbnb

    O serviço de acomodações Airbnb utilizou o Google Trends para identificar tendências de viagem e destinos populares entre viajantes.  

    A medida contribuiu para gerar oportunidades de expansão para novos mercados e ajustar a oferta de hospedagem de acordo com a demanda. 

    Outra forma de uso da ferramenta foi para identificar padrões de pesquisa relacionados a tipos de acomodações e comodidades desejadas por quem viaja. 

    A análise sobre os períodos de pico de viagem e de demanda por destinos específicos também foram úteis para ajustar as estratégias de marketing e precificação

    Tesla

    registros de que a companhia de veículos elétricos e autônomos Tesla utilizou o Google Trends para monitorar o interesse do público, identificando oportunidades de mercado para seus produtos inovadores. 

    Ela também o usou para observar padrões de pesquisa referentes a modelos específicos de carros elétricos, recursos e tecnologias automotivas avançadas.  

    Isso ajudou a empresa a entender as preferências de consumidores e a adaptar seus produtos para atender às suas necessidades. 

    O marketing também foi um dos departamentos da Tesla beneficiados pelo uso da ferramenta. 

    Assim como Netflix e Airbnb, a companhia de Elon Musk aplicou o Google Trends para avaliar o pico de interesse por lançamentos de modelos e atualizações de produtos.  

    A partir daí, desenhou estratégias de marketing e comunicação para maximizar o engajamento e as vendas. 

    Homem segurando controle remoto de smart tv

    Netflix e Tesla estão entre as companhias que já fizeram uso do Google Trends para otimizar suas campanhas de marketing e de vendas. 

    Quais são as melhores práticas para usar o Google Trends?

    As dicas a seguir vão otimizar o uso da ferramenta em seu negócio. Confira. 

    Escolha as palavras-chave certas

    Evite termos genéricos. Opte por aqueles que estão diretamente relacionados ao seu nicho, produto ou serviço. Para tanto, use o recurso de sugestões de palavras-chave do Google Trends. 

    Compare diferentes termos de pesquisa

    Utilize a função de comparação para analisar o volume de pesquisas de diferentes termos lado a lado, identificando qual deles é mais popular e relevante. 

    Aproveite tendências relacionadas a datas comemorativas

    Identifique padrões de busca ao longo do tempo em datas comemorativas, planejando campanhas sazonais e ajustando seu estoque ou oferta de acordo com a demanda. 

    Explore termos similares

    Como vimos anteriormente, o Google Trends sugere alguns termos de pesquisa relacionados ao que você apresentou.  

    Por meio deles, você pode expandir suas buscas e descobrir novas oportunidades de mercado ou áreas de interesse a serem exploradas. 

    Use filtros para refinar a pesquisa

    Período de tempo específico, localização geográfica, categoria de pesquisa e tipo de consulta são alguns dos filtros que podem tornar sua busca mais precisa

    Uma dica extra: configure alertas do Google Trends para receber notificações sobre picos de interesse em torno dos termos desejados. Desse modo, é possível agir rapidamente. 

    Neste artigo, você conferiu que o Google Trends é uma ferramenta poderosa na tomada de decisão.  

    Ao utilizá-la, é possível identificar tendências de mercado, entender o comportamento do consumidor e avaliar a concorrência. 

    Você ainda pode visualizar novas oportunidades e desenvolver produtos e serviços a partir delas. Experimente! 

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