O infográfico simplifica dados complexos por meio de elementos visuais, aumentando o engajamento do público com o conteúdo produzido pela marca.

Em um mundo repleto de informações e dados, o infográfico desempenha um papel fundamental na apresentação e comunicação visual de conteúdos em uma estratégia de marketing digital. Usado por muitos anos no design editorial, essa ferramenta ganhou ainda mais destaque com o surgimento de dados e das narrativas baseadas em informações

O infográfico consegue transformar dados complexos em uma história visualmente atraente, e assim facilitando a compreensão e a absorção das informações pelo público. O recurso pode ser usado em apresentações, relatórios, artigos, postagens em mídias sociais, assim como em sites e blogs. 

Sua natureza visual e de fácil leitura os tornam perfeitos para serem compartilhados em plataformas como Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter, ampliando assim o alcance da sua marca e atraindo mais público. 

Leia também: 7 formas de garantir a presença digital de sua empresa

Navegue pelo índice

    O que é um infográfico? 

    imagem de um infográfico em formato de árvore
    O infográfico permite sintetizar informações complexas de forma visual. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    O infográfico é uma representação visual de informações ou dados complexos projetados para transmitir de forma clara e concisa uma mensagem específica. Ele combina elementos visuais, como por exemplo gráficos, ícones, ilustrações e textos, para apresentar os conteúdos de maneira visualmente atraente e simples, incentivando o engajamento do público. 

    Dessa forma, o infográfico permite a absorção e o processamento de informações de forma rápida e eficaz. O recurso é útil para apresentar dados estatísticos, processos complexos, comparações, tendências, passo a passo ou qualquer informação que possa se beneficiar de uma representação visual. 

    Ao criar infográficos relevantes e bem pesquisados, o negócio demonstra conhecimento e autoridade em sua área de atuação, e assim fortalece a percepção da marca como uma referência no segmento, aumentando a confiança do público e, consequentemente, a probabilidade de se tornarem clientes fiéis e promotores da empresa. 

    Como criar infográficos para impulsionar a presença digital? 

    infográfico com imagens e setas
    Existem diversos modelos de infográficos que podem ser adaptados aos objetivos do conteúdo da marca. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Quem busca criar um bom infográfico para impulsionar a presença digital, mas tem pouco conhecimento em tecnologia e recursos limitados, não precisa se preocupar! Com as estratégias certas, é possível elaborar um material atraente e informativo. 

    Confira em seguida dez dicas imperdíveis para montar um infográfico

    1. Defina o propósito

    Defina claramente qual é o propósito e a mensagem que deseja transmitir para orientar todo o processo de criação. O objetivo é educar seu público-alvo sobre um assunto específico, apresentar dados estatísticos ou fornecer instruções passo a passo? 

    2. Simplifique a informação 

    É ideal selecionar apenas os pontos-chave e evitar sobrecarregar o infográfico com excesso de texto, então utilize gráficos, ícones e elementos visuais para tornar a informação mais acessível e fácil de ser compreendida. 

    3. Escolha um layout atraente 

    Opte por um design limpo e organizado, usando uma combinação de cores agradáveis e fontes legíveis. Divida o conteúdo em seções claras e utilize uma hierarquia visual para destacar as informações mais importantes. Lembre-se de que a estética visual desempenha um papel fundamental na eficácia do infográfico. 

    Leia também

    4. Utilize recursos gratuitos 

    Mesmo com recursos limitados, existem diversas ferramentas e recursos gratuitos disponíveis para auxiliar na criação de infográficos, com modelos prontos e personalizáveis que facilitam o processo de criação. Além disso, bancos de imagens gratuitos como o Unsplash e o Pixabay fornecem imagens de alta qualidade para ilustrar seu infográfico. 

    As soluções permitem criar infográficos gratuitamente, embora as versões pagas ofereçam recursos mais avançados. Confira as principais plataformas gratuitas: 

    • Canva — além de templates para elaborar diversas peças gráficas digitais, a plataforma oferece modelos prontos e elementos visuais personalizáveis, permitindo criar infográficos profissionais sem precisar ter habilidades avançadas de design. 
       
    • Venngage — especialmente conhecida por sua simplicidade e facilidade de uso, o serviço oferece uma biblioteca extensa de modelos de infográficos, com 3 milhões de fotos e 40 mil ícones e ilustrações personalizáveis. 
       
    • Piktochart — o serviço facilita a criação de infográficos visualmente impactantes com uma interface intuitiva e recursos de arrastar e soltar, a partir de cinco modelos grátis, e permite a importação de dados de arquivos .csv. 
       
    • Visme — oferece modelos e opções de personalização avançadas para criar infográficos, apresentações e gráficos interativos, com integração com o Microsoft Office e o Google Drive. 
       
    • Infogram — a plataforma permite criar infográficos, mapas interativos e gráficos de forma fácil e rápida com recursos de arrastar e soltar com a colaboração da equipe em tempo real. 

    5. Organize a informação de forma sequencial 

    Organize a informação de forma sequencial para que seu infográfico seja fácil de interpretar. Utilize uma estrutura lógica, em que o fluxo de leitura siga uma ordem natural: comece com uma introdução, desenvolva os pontos-chave e conclua com uma chamada à ação ou uma síntese dos principais tópicos abordados. 

    6. Mantenha a consistência visual 

    Ao criar seu infográfico, mantenha uma consistência visual em todo o design, e para isso utilize a mesma paleta de cores, fontes e estilo de elementos visuais em todas as partes do infográfico. Dessa forma você criará uma sensação de coesão e profissionalismo, tornando o material mais agradável de ser visualizado. 

    7. Utilize gráficos e visualizações de dados 

    Uma das principais vantagens dos infográficos é a capacidade de apresentar dados complexos de forma clara e visualmente atraente. Por isso, utilize gráficos, diagramas, tabelas e outros recursos visuais para representar seus dados de maneira intuitiva. Para facilitar a compreensão e tornar seu infográfico mais interessante. 

    8. Adicione elementos interativos 

    Se tiver recursos para investir um pouco mais na criação de um infográfico, considere adicionar elementos interativos. Isso pode incluir animações sutis, hiperlinks para informações adicionais ou até mesmo recursos de rolagem para revelar conteúdo oculto, que podem aumentar o engajamento do público e tornar a experiência mais envolvente. 

    9. Teste e obtenha feedback 

    Teste o infográfico em diferentes dispositivos e obtenha feedback de outras pessoas. Verifique se o design se adapta bem aos diversos tamanhos de tela e se a mensagem é clara para os usuários. Analise as opiniões recebidas e faça os ajustes necessários antes de compartilhar seu infográfico com o público. 

    10. Use os canais corretos para distribuição 

    A escolha do canal de distribuição do infográfico dependerá de diversos fatores, como por exemplo o seu público, os objetivos da sua campanha e a natureza do seu conteúdo. Por isso, analise suas opções, teste diferentes abordagens e esteja aberto para ajustes ao longo do tempo. Pode ser interessante integrá-lo a um blog post, e-mail marketing ou anúncios pagos para aumentar sua visibilidade e alcance. 

    Aproveite todo o potencial do e-mail marketing para alcançar um grande público segmentado com baixo custo. A Locaweb oferece uma solução de e-mail marketing poderosa e eficiente que permite criar campanhas personalizadas, enviar newsletters, automatizar sequências de e-mails e acompanhar métricas de desempenho. 

    Aumente o impacto de seu marketing digital com infográficos e potencialize sua estratégia com o e-mail marketing da Locaweb

    Veja como divulgar seu infográfico com o e-mail marketing da Locaweb!

    Saiba mais