O Dia do Consumidor pode ser uma oportunidade única de vendas no e-commerce no primeiro semestre de 2024. Saiba como se preparar para ele!

Para o comércio, janeiro e fevereiro são meses de “ressaca” do final do ano anterior. As pessoas têm ainda uma ou outra parcela para pagar das comemorações de final de ano, gente em férias, tem o pagamento dos primeiros impostos, compra de material escolar e… daria para aumentar essa lista ainda mais.

Mas, em março, o fôlego financeiro já começa a ser recuperado. Para brindar essa retomada, há o Dia do Consumidor, comemorado no dia 15/03. No Brasil, a data acompanha a época da criação do Código de Defesa do Consumidor, sancionada pela Lei nº 8.078, em 11 de março de 1991.

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    Uma semana de promoções

    Neste ano, o comércio fará suas ofertas especiais de 14 a 20 de março. Muitas empresas aproveitam o período para realizar promoções e lançam suas campanhas da Semana do Consumidor, uma das melhores épocas de vendas do primeiro semestre.

    Em 2023, as vendas relacionadas à data trouxeram um faturamento de R$ 6,7 bilhões no e-commerce, de acordo com relatório divulgado pela Neotrust

    Mas as grandes oportunidades são criadas por marcas que se organizam com antecedência, principalmente no digital.

    É importante avaliar os pontos sensíveis a serem revisados para garantir que os recursos tecnológicos estejam alinhados com a expectativa de público e vendas.

    Como utilizar o digital

    Vamos considerar que a campanha de marketing já foi criada, tem um argumento de vendas bem formatado e direção de arte definida.

    O passo seguinte é aplicar a comunicação aos pontos de contato digitais para garantir a maior visibilidade da marca e aumentar as chances de vendas no Dia do Consumidor.

    Confira os principais canais que podem ser explorados para aumentar as vendas.

    1- Aplicativos

    Crie campanhas exclusivas para quem tem o app instalado, divulgando as informações em outros canais digitais da marca.

    Envie notificações das ofertas baseadas nas preferências de consumo (caso elas sejam mapeadas dentro do app). A personalização das promoções pode ser um grande diferencial para aumentar as vendas, além de trazer mais pessoas para o aplicativo.

    2- E-Commerce e Marketplaces

    Crie vitrines especiais para a Semana do Consumidor e cupons de descontos para serem validados no carrinho para outros produtos selecionados.

    Na Semana do Consumidor, divulgue oportunidades exclusivas para cada dia. Isso pode ajudar a trazer mais tráfego para o canal e, consequentemente, mais vendas.

    3- Redes sociais

    Programe ações de lives commerce nas redes sociais. O público está habituado e gosta desse formato. Uma boa estratégia é trazer peças de ˜última oportunidade˜. Isso cria um ambiente interessante para o impulsionamento das vendas.

    4- WhatsApp

    Envie promoções específicas por WhatsApp e tenha uma equipe pronta para atender. Esse canal também pode ser utilizado para esclarecer dúvidas sobre os produtos, mas quem atende precisa ter autonomia para concretizar a venda. Quanto menos atrito, maiores as chances de vender mais.

    Outros incentivos promocionais que podem ser explorados dentro da estratégia de vendas são: cashback, frete grátis e algum incremento no programa de fidelidade.

    Garanta a experiência

    É essencial garantir que os canais digitais estejam preparados para lidar com o aumento do volume de tráfego e operações transacionais.

    A experiência precisa ser segura e bem-sucedida para que quem comprou, volte a comprar.

    Estabeleça uma rotina de monitoramento

    Acione a equipe de desenvolvimento para identificar possíveis vulnerabilidades no código de programação, confirmar se os certificados e protocolos de segurança estão atualizados e se o software de proteção cobre todas as necessidades do e-commerce.

    Além disso, acompanhe o tráfego: número de visitantes únicos, taxa de abandono do carrinho, cancelamentos de compras, produtos mais clicados etc. Tudo isso trará subsídio para futuras estratégias promocionais.

    A equipe de TI deve estar de prontidão durante a Semana do Consumidor para contornar possíveis problemas técnicos o mais rápido possível.

    Segurança nos meios de pagamentos

    Utilize recursos de segurança, como gateways e intermediadores de pagamento, no carrinho de compra. Essas são plataformas que direcionam a compra para um checkout em ambiente seguro e são capazes de prevenir diversos tipos de fraudes.

    Caso tenha um desenvolvimento próprio, garanta que os protocolos de segurança sejam seguidos sem furos.

    Use e abuse da criptografia de dados

    Entre os protocolos de segurança utilizados na internet, o Certificado de Segurança SSL é utilizado com bastante sucesso.

    Aliás, a falta de um protocolo de segurança prejudica o ranqueamento do site em buscadores, além de acionar um aviso de falta de segurança no site quando ele é acessado. Precisa de um certificado de segurança? Fale com a Locaweb.

    Experiência digital de consumo

    Como está a velocidade do seu e-commerce? As fotos do produto são boas? Permitem um bom zoom para a visualização de detalhes?

    Os produtos são apresentados em ângulos diferentes? Tudo isso é importante para quem compra online, principalmente na campanha do Dia do Consumidor.

    Se a navegação no e-commerce for confusa ou se houver lentidão, isso pode causar abandono do site. Isso é ruim porque a pessoa pode não dar uma segunda chance a sua marca e porque os buscadores computam as rejeições do site, derrubando as posições no ranqueamento.

    Para uma ótima campanha, atualize-se!

    Campanhas promocionais são ótimas para motivar as marcas a reciclar seus recursos digitais para e-commerce. Aliás, o setor de e-commerce é conhecido pelo surgimento de novas tecnologias regularmente. É uma área rica em atualizações, tanto em recursos de vendas quanto em segurança.

    É necessário buscar informações frescas, capazes de serem adaptadas para sua abordagem de vendas, ao mesmo tempo em que se adequa ao seu mercado.