Confira algumas dicas importantes para aumentar o conhecimento dos clientes sobre seu produto ou serviço com a nutrição de leads.

Uma das estratégias de mais sucesso no fechamento de vendas é a nutrição de leads. Mas como isso funciona? De uma maneira simples, a pessoa busca algumas marcas para resolver uma necessidade e tem intenção de comprar delas. Na maioria das vezes, essa pessoa troca seus próprios dados por conteúdo. Nesse momento, ela passa a fazer parte da base de contatos da marca, sendo reconhecida como uma compradora em potencial, um lead.

O lead entra numa lista de contatos adequada ao perfil preenchido no formulário quando baixou o primeiro conteúdo. A marca cria um fluxo de envio de materiais interessantes, de tempos em tempos, mostrando autoridade no assunto para conduzir essa pessoa à venda. Isso é o que chamamos de Nutrição.

Aqui vale a máxima: cultive flores e as abelhas virão. Vale reforçar que a pessoa só se torna um lead quando a marca faz a captação de dados. Sem isso, essa pessoa é apenas visitante do seu site.

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    Como podem me encontrar?

    Para essa pessoa encontrar seu site, não tem muito segredo. As formas mais usuais são:

    1) Busca orgânica

    Se o seu conteúdo estiver bem ranqueado nas ferramentas de busca, a pessoa vai chegar até seu site ou redes sociais ao procurar o assunto do interesse dela. Lembrando que as pessoas, geralmente, clicam nas referências da primeira página de busca.

    Mantenha os canais de comunicação operantes, fáceis de achar e com ótimo atendimento no seu site. Esses canais podem ser um chat embarcado no site, o WhatsApp, telefone e formulários de contato. O Clic Lead da Locaweb leva o visitante para o WhatsApp da marca, onde é possível começar o atendimento e conquistar a venda ali mesmo. Esse recurso é capaz de aumentar a sua taxa de conversão em média para 9%.

    2) Links relacionados

    A pessoa pode chegar até sua página por meio do conteúdo de outros sites que tenham links para sua página.

    3) Links Patrocinados

    O conteúdo aparece para a pessoa por meio de anúncios veiculados nas páginas que ela frequenta ou nas ferramentas de busca. Nesse caso, seria interessante patrocinar conteúdos com a finalidade de converter o visitante em lead, como um lançamento de algum e-book ou estudo.

    O visitante vai entregar seus dados em troca de conteúdo apenas se enxergar valor no que a marca oferece. Se for um artigo de blog, ele precisa fazer uma promessa convincente para que a pessoa baixe o material relacionado. E uma promessa feita precisa ser cumprida. Essa é uma ótima maneira de começar um relacionamento e garantir que a pessoa faça questão de acessar o que você publica. Mas é só o primeiro passo.

    Para entender como desenvolver uma boa nutrição de leads, vamos falar um pouco sobre a jornada de compra. Saber como funciona a cabeça de quem consome é essencial para investir no que realmente chama a sua atenção.

    Como funciona a jornada de compra?

    A jornada de compra pode ser mais curta ou longa, a depender da necessidade da pessoa. Produtos digitais e serviços podem exigir mais relacionamento e tempo até a decisão de compra do que produtos materiais. São jornadas diferentes mas, tecnicamente, passam por fases parecidas. Aqui, vamos dar algumas definições simplificadas:

    Descoberta

    A pessoa ou empresa descobriu uma necessidade ou dor a ser resolvida. Ela busca esclarecimento e começa a conhecer melhor o assunto. É aqui que o visitante pode se tornar lead.

    Consideração

    O lead baixou alguns conteúdos, já reconhece que a necessidade ou dor é um problema e precisa de soluções. O lead está no fluxo de nutrição de algumas marcas, recebendo materiais diversos e se inteirando das soluções possíveis. Ele começa considerar a contratação de algumas dessas empresas para resolver a questão.

    Desejo

    Com a nutrição certa, o lead decide consumir de você, mas precisa se sentir mais seguro sobre como funcionam suas soluções, seus pacotes e o custo-benefício.

    Fechamento

    Aqui é onde acontece a compra e o lead é promovido a cliente.

    Recomendamos que você estude mais profundamente a jornada de compra para criar uma condução de vendas inteligente e com potencial para converter muitos leads em clientes. O timing é essencial na estratégia de venda. Para que o lead seja conduzido a comprar, será necessário nutri-lo e motivá-lo com conteúdo de qualidade, e abordá-lo no tempo certo, quando ele estiver no auge da convicção. Muito se perde quando a relação esfria. Repetimos: estude a jornada de compra.

    o que é lead

    Como fazer a nutrição do seu lead

    A condução do lead até a venda passa por várias fases, em um funil de vendas. A alegoria do funil é muito boa para descrever essa estratégia. O lead vai iniciar no topo do funil e se movimentará pelo meio de funil até chegar ao fundo, onde a venda é concretizada.

    A partir dessa lógica, a marca deve desenvolver um fluxograma de conteúdo para conduzir o lead pelo funil. Quem está no topo pode não estar no momento de comprar, então é importante mostrar sua autoridade no assunto em todos os pontos de contato: redes sociais, site, e-mails marketing, estudos. E é importante, também, atrair muitos visitantes para se tornarem leads, já que uma grande parte fica pelo caminho.

    Tipos de conteúdo e segmentação de leads

    Invista em produzir conteúdos diversificados, pensando nos possíveis perfis de compra. Sugerimos a criação de personas para entender que tipo de material será produzido para determinados perfis de leads. Exemplo:

    • Segmento de Usuários: conteúdos de caráter prático, capazes de dar suporte para as atividades da pessoa, escritos com uma linguagem direta e ricos em exemplos. A abordagem de venda ideal mostra como a ferramenta vai facilitar a vida desse profissional. E essa é uma das pessoas que vai falar da sua solução para os tomadores de decisão. Temos nesse grupo estagiários, auxiliares, analistas e operadores, entre outros.
    • Segmento de Tomadores de Decisão: conteúdos que tragam análises de mercado, casos de sucesso, estudos, tendências, pesquisas. A abordagem de venda mostra como a ferramenta ou serviço vai trazer ganho de tempo, produtividade, otimização de recursos. Temos nesse grupo muitos coordenadores, gerentes, alguns C-Levels e profissionais liberais.

    A marca pode investir em materiais essenciais da área, com validade de longo prazo. Eles são baseados em conceitos, primeiros passos e melhores práticas, sempre se relacionando ao uso da ferramenta ou serviço como solução operacional.

    Estudos, análises e casos são datados, portanto devem ser produzidos de ciclos em ciclos. Aqui, a ferramenta ou serviço pode ser abordada de uma maneira mais aprofundada e estratégica.

    Há também conteúdos recorrentes, como newsletters com informações rápidas, notícias ou links para acessar os artigos do blog.

    Dica bônus: Faxina na base!

    Se você quer iniciar um trabalho de ativação com uma base de e-mails já existente, é importante se certificar da qualidade desses contatos. Os problemas mais comuns com listas antigas são e-mails que deixaram de existir (geralmente comerciais), e-mails duplicados, com extensões incompletas ou incorretas e e-mails descartáveis ou temporários. Os softwares de envio de campanhas, comumente, têm recursos para sanear sua base, mas sempre sobra alguma coisa para fazer manualmente. Portanto, faça isso com tempo e foco.

    Em seguida, crie e envie um e-mail marketing com um opt-in para essa pessoa concordar em continuar recebendo suas campanhas – em tempos de LGPD, isso é inegociável. A ferramenta de e-mail marketing da Locaweb tem esse tipo de formulário. Quem desejar continuar recebendo suas comunicações deve ser direcionado para um dos seus segmentos de leads.

    A essa altura, você descobrirá mais alguns e-mails inexistentes e fará uma segunda rodada de faxina, juntamente com quem não deseja mais receber suas campanhas. Isso não é ruim, pois evita investir tempo e recursos em uma audiência que não se interessa por seu produto ou serviço. Quanto mais qualificada sua base, melhor.

    Faça a nutrição dos seus leads com uma ferramenta que ajuda a medir seus resultados!

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    Fluxo de envio

    Ao longo do fluxo de nutrição dos leads, o departamento de marketing criará e-mails com abordagens diversas. Alguns conteúdos podem ser lidos e acompanhados no próprio e-mail e outros vão conduzir o lead a clicar para obter o conteúdo – o famoso Call To Action ou CTA. O ideal é que o botão ou link leve a pessoa para a página onde vai obter mais informações sobre o produto ou ferramenta antes de baixar o conteúdo. E toda vez que um novo lead entrar, ele será conduzido pelo fluxo de comunicações.

    Para aumentar a eficiência no processo de nutrição de leads e evitar que ele tenha que ser feito manualmente, é indispensável utilizar ferramentas de automação de envio de e-mail marketing. Para isso, recomendamos o E-mail marketing da Locaweb. Com essa ferramenta, você pode criar listas segmentadas de usuários, criar as sequências dos fluxos de e-mail do funil de vendas, acompanhar as métricas de abertura de e-mail e enviar e-mails personalizados em datas comemorativas, entre outros recursos incríveis que vão facilitar suas vendas.

    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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