Entender se um site é seguro é essencial para evitar problemas. Leia este artigo até o final e aprenda a identificar se a página é confiável!

Hoje, podemos dizer que a internet é um serviço essencial para grande parte do mundo: a própria Organizações das Nações Unidas (ONU) considera a Web como um direito fundamental da Humanidade. Os sites entram nesse lugar de importância porque movimentam dinheiro, bens, informações, relacionamentos e tudo o mais que possamos imaginar.

Segundo o último levantamento feito pelo portal de estatísticas da web Internet Live Stats, já se somava mais de 1,5 bilhão de sites (e contando) ao redor do globo. E, claro, sendo um lugar com um tráfego tão intenso de pessoas e recursos valiosos, os criminosos passaram a agir de maneira intensa.

Hoje, vamos mostrar quais os indícios de um site pouco confiável e quais são os golpes aplicados por meio deles.

Navegue pelo índice
    Navegue pelo índice

      Golpes em sites

      Em datas comemorativas importantes, como Dia das Mães, Black Friday e Natal, há uma intensificação no lançamento de sites falsos. Isso acontece porque as pessoas estão mais suscetíveis a comprar e, muitas vezes, mais relaxadas sobre os itens de verificação.

      Os principais objetivos dos cibercriminosos em sites falsos são:

      • Roubo de senha de bancos digitais;
      • Clonagem de cartão de crédito;
      • Instalação de programas espiões;
      • Receber dinheiro por meio de Pix e outros tipos de transferências;
      • Raptar o dispositivo para solicitar resgate;
      • Roubar dados de identidade da pessoa.

      Um golpe muito comum é o Pharming. Ao digitar o endereço do site há um redirecionamento da navegação para um site clone. Algumas ações imediatas podem ocorrer quando a nova página é aberta. Pode aparecer, por exemplo, uma solicitação para abertura de um arquivo ou instalação de programa.

      Quando o clone é bem feito, pouco se dá para perceber visualmente, mas no decorrer da navegação, o site pode pedir para salvar suas senhas ou solicitar informações adicionais. Caso seu navegador redirecione sua solicitação e o URL seja suspeito, feche a janela imediatamente.

      Outra técnica para checar a veracidade do site é entrar com um login e senha incorretos. Como o site falso apenas coleta credenciais, não vai indicar nenhum problema. Isso é um forte sinal de alerta.

      Se o seu dispositivo tiver um antivírus, faça um escaneamento geral para checar se há algum tipo de problema.

      Pegue sua lupa e vamos investigar

      Uma das melhores formas de evitar golpes digitais é se atualizar sobre quais fraudes têm acontecido. Use, como fonte de informação, meios de comunicação confiáveis.

      A Locaweb, por exemplo, tem uma história de 25 anos no mercado de tecnologia e se certifica de todas as informações publicadas sob sua marca. Sempre que buscar uma informação, certifique-se da autoridade da empresa no assunto.

      Outro meio de pesquisa é dar uma consultada no nome de empresa no navegador, mesmo. Veja quais resultados são trazidos na busca, se existem avaliações de quem utilizou, se o site traz endereço fixo, telefone e qual o endereço virtual divulgado.

      Quem utiliza a internet há muito tempo já construiu na cabeça um padrão visual de bons sites. Se o seu olhar detectar algo estranho, comece a analisar se as informações contidas nesse site estão bem configuradas, bem escritas ou se as imagens sofreram alguma distorção.

      Em caso de dúvida, não clique em nada e feche o navegador.

      A maioria dos navegadores já informa, antes de mostrar a página, que o site não é seguro, mas como algumas páginas podem passar por essa peneira, preste atenção nessas orientações.

      Prossiga com o seguinte checklist:

      Como é o URL desse site?

      Se o URL contiver números, caracteres especiais, extensões desconhecidas ou tudo isso junto, o sinal não é nada bom.

      Em seguida, verifique se o protocolo de transferência de hipertexto, o HTTP, tem a letra S no final. Esse S significa que o site possui um Certificado de Segurança SSL, indicando que é seguro.

      O Certificado SSL da Locaweb garante que as informações trafegadas no site estão sendo criptografadas, o que garante a proteção das informações contra qualquer intruso oculto. 

      Outro indicador de segurança é o símbolo de um cadeado é mostrado no navegador, bem ao lado do URL. Se esse o cadeado não for mostrado ou se tiver uma linha vermelha em cima dele, o site também não é seguro.

      Selos de Segurança

      Algumas empresas são autorizadas a emitir um selo de segurança, incluídos no final da página. O Certificado SSL da Locaweb, por exemplo, contém o selo de segurança da Webtrust, garantindo a confiabilidade e transparência dos nossos certificados digitais.

      De qualquer forma, preste muita atenção: alguns sites falsos também incluem a imagem de selos de segurança.

      + Certificado SSL: a segurança do seu site em suas mãos

      Verifique a política de privacidade do site

      Geralmente, há um link para a Política de Privacidade do site no rodapé da página. Nela, há uma série de informações sobre os cookies do site, o antispam, quais dados são coletados, onde são armazenados e para que finalidade a empresa os usará.

      No link das Políticas do site da Locaweb, temos uma série de informações que podem servir como base para sua avaliação. Vale a pena conferir!

      Dados da empresa

      Quando um negócio é real, ele tem informações de localização e contato fáceis de encontrar: telefone, WhatsApp e endereço físico, entre outras.

      Algumas empresas divulgam o perfil de pessoas que trabalham para ela na página “Quem somos”, ou “Nosso time”. Verifique se essas pessoas são reais, e se o nome e foto são compatíveis com o resultado encontrado em sua busca.

      Consulte o portal Site Confiável

      O portal Site Confiável é uma plataforma gratuita que analisa se um site é legítimo. A pessoa digita o URL do site desejado na barra de endereço e recebe diversas informações.

      A página apresenta o nome da pessoa jurídica e o número de CNPJ da empresa, analisa o tempo de registro do domínio, qual a sua reputação, a popularidade do domínio, se ele tem um Certificado SSL válido e se é seguro contra invasores.

      Veja as melhores ofertas para comprar o domínio do seu site!

      Contrate o certificado SSL da Locaweb 

      Para a Locaweb, a segurança dos dados é assunto sério e buscamos nos alinhar com os protocolos internacionais para manter nossos clientes em um ambiente protegido.

      Além de oferecer opções de certificados SSL, podemos ajudar você a configurá-los. Além disso, ao contratar um serviço de hospedagem de sites ou servidor dedicado conosco, você pode incluir um certificado SSL em sua assinatura.

      O administrador de sua conta pode administrar tudo em um painel de gerenciamento e, caso também tenha contratado a nossa Hospedagem de Sites, em poucos cliques é possível emitir o certificado e garantir a segurança do site. Conheça nossas soluções.