As estratégias de Black Hat SEO podem ser de cloacking, keyword stuffing e doorway page, no entanto, elas podem prejudicar o site no longo prazo

As técnicas de SEO são aplicadas a fim de melhorar o tráfego orgânico nas páginas e para angariar uma melhor posição dos sites nas SERPs (Search Engine Results Page), que são as páginas de resultados de busca dos mecanismos de pesquisa, como Google e Bing.

No entanto, ao mesmo tempo em que existem técnicas eficazes, há também formas pouco úteis e questionáveis de se aplicar o SEO. Um exemplo é a estratégia de Black Hat, que tem por objetivo enganar os algoritmos em busca de melhor ranqueamento. 

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    O que é Black Hat SEO?

    A expressão Black Hat SEO é inspirada nos filmes de faroeste, em que os vilões sempre usavam chapéu preto (black hat, em inglês). No universo do marketing,  Black Hat SEO é um conjunto de táticas usadas para melhorar o ranqueamento dos sites a partir da violação das diretrizes dos mecanismos de busca e da manipulação dos algoritmos.

    Mas como isso funciona na prática? Existem técnicas de SEO que favorecem a autoridade das páginas dentro do Google, como a utilização correta de palavras-chave e  linkagem interna e externa consistente. Por isso, o Black Hat SEO temcomo foco burlar esse sistema e adotar práticas não éticas que levem a essas boas classificações no mecanismo de busca.

    Essas práticas são completamente o oposto do que o Google recomenda, pois a prioridade deve ser sempre o conteúdo de qualidade e a experiência do usuário. Mas há consequências para essas violações: o site pode ser penalizado algoritmicamente ou a partir de ações manuais do Google, colocando-o em posições mais baixas e prejudicando o tráfego orgânico. 

    Como o Black Hat SEO é feito?

    Existem diferentes técnicas de Black Hat SEO. A seguir, veja como funcionam 5 das mais populares.

    1. Keyword Stuffing

    O keyword stuffing se caracteriza quando há palavras-chave utilizadas em excesso. Por incrível que pareça, não é verdade que “quanto mais, melhor” no universo do SEO. Nesses casos, o robô do Google entende a prática como prejudicial e classifica a página toda como spam. O correto é utilizar as palavras-chave ao longo do conteúdo de maneira orgânica e fortalecendo a semântica do mesmo.

    Embora o uso de palavras-chave seja importante para o ranqueamento nas páginas de busca, é preciso cautela para não usá-las em excesso. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

    2. Texto invisível

    Como o nome sugere, a técnica do texto invisível é aplicada através do uso de um texto escondido na página, Na maioria das vezes, é aplicado a mesma cor do background da página nesse conteúdo, tornando-se não visível para o usuário. O objetivo é simplesmente colocar as palavras-chave escondidas de forma que ajudem no ranqueamento, mas não sejam úteis no conteúdo para o usuário.

    3. Cloaking

    Esse artifício mostra conteúdos diferentes para cada usuário. A tecnologia aplicada permite que a página reconheça quando está sendo visitada por um robô buscador. Quando isso ocorre, o site mostra uma página cheia de palavras-chave e com conteúdo diferente, a fim de ser melhor classificada. Já quando reconhece um usuário comum, abre uma outra página.

    4. Doorway page

    Muitos sites utilizam a técnica de doorway page, um tipo de Black Hat SEO. Ela costuma ser usada por empresas que tenham páginas ruins, que não são classificadas pelos buscadores.

    Nesse caso, como uma forma de “resolver” o problema, os programas compram diversos domínios diferentes e que contenham as palavras-chave que a empresa precisa. Porém, no fim das contas, todos os domínios levam para a mesma página, tirando o valor para o usuário.

    5. Link Farm

    Assim como a doorway page, a técnica de link farm também funciona através da criação de vários endereços (links) otimizados, mas que acabam levando para o mesmo site.

    Por que evitar essa estratégia?

    A estratégia de Black Hat SEO não deve ser utilizada porque não traz nenhum benefício ao usuário, o que é ruim não só pela punição do Google, mas também pelo impacto que a técnica pode causar nas conversões, caso acabe afastando o seu consumidor em potencial.

    a imagem mostra uma mulher negra de óculos olhando a tela de um notebook.
    Na hora de produzir um conteúdo ou criar seu site, o foco deve ser sempre proporcionar a melhor experiência ao usuário. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

    Embora esse conjunto de táticas possa até gerar certos retornos rápidos, levando o site para os primeiros lugares dos resultados de busca, trata-se de uma eficácia de curto prazo e prejudica a autoridade e relevância do site. Isso porque, a médio e longo prazo, é preciso oferecer conteúdo de valor para prender o usuário.

    Dessa maneira, o Black Hat SEO se caracteriza como um conjunto inconsistente, que não torna viável planejar ações sólidas e que possam efetivamente atrair e fidelizar os clientes. Ou seja, gera apenas um maior tráfego de visitantes, mas não cria verdadeiras conexões.

    Por fim, além de prejudicar as vendas e ir contra as boas práticas para os mecanismos de busca, essa prática também pode aumentar a taxa de rejeição da sua página. Afinal, se você clica em um link que aparece no topo dos resultados, mas quando entra não encontra nenhum conteúdo útil, a primeira alternativa é sair imediatamente do site e procurar por outro.

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