O tráfego pago via Google Ads é uma forma de elevar suas ações de marketing digital a outro nível. Descubra como configurar anúncios por lá.

O Google AdWords, hoje conhecido apenas como Google Ads, é uma forma de fazer anúncios pagos no buscador mais popular de todos os tempos. Mas, para operar a plataforma, é preciso seguir alguns passos. 

Neste artigo, você vai conferir: 

  • Para que é utilizado o Google Ads. 
  • Quais são os benefícios de promover anúncios via Google.  
  • Como começar a utilizar o Google Ads: confira o passo a passo da configuração. 

E para introduzir o tema, descubra a seguir o que é e para que é utilizado o Google Ads nas estratégias de marketing.  

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    Para que é utilizado o Google Ads? 

    Em operação desde os anos 2000, o Google Ads é uma plataforma de anúncios na qual é possível configurar propagandas que serão exibidas aos usuários em diferentes locais da internet: no próprio buscador em textos, em displays e banners nos sites parceiros, no YouTube, na Google Play Store, no Gmail, entre outros. 

    No buscador, por exemplo, quando um usuário faz uma pesquisa, é comum aparecer logo de cara alguns resultados que, quando são pagos, estão associados à palavra “patrocinado” antes do site. 

    Esse tráfego pago é, portanto, diferente dos chamados resultados orgânicos, ou seja, aqueles que são gratuitos, selecionados pelos algoritmos e ranqueados no buscador, considerando o valor agregado que as informações nele contidas têm. 

    Investindo no Google Ads com sabedoria 

    Porém, como são milhares de sites concorrendo para ocupar uma das posições da primeira página do Google, o que é uma tarefa difícil de conseguir e de manter, pagar por esse espaço pode ser uma saída. Mas, claro, será preciso dedicar tempo e dinheiro. 

    O Google Ads é uma “mina de ouro” para a Alphabet, companhia que detém a marca Google. Somente em 2022, a holding conseguiu obter 224,47 bilhões de dólares em receitas geradas a partir da plataforma de anúncios, conforme informações do site Statista. 

    Logo, para fazer seu anúncio brilhar por lá, será preciso investir um bom montante. No entanto, vale destacar o seguinte: ao contratar o serviço, você pode determinar um valor específico que será usado gradualmente conforme as pessoas forem clicando no link disponível. 

    Mas não basta apenas programar o anúncio, ele precisa ser bom e atrativo. E o Google avalia isso usando o mecanismo de Ad Rank, que realiza o seguinte cálculo: Índice de qualidade (IQ, que vai de 1 a 10) × Lance (Custo por clique máximo). Assim, mesmo que um anunciante concorrente pague um lance maior pelo anúncio em questão, caso o índice de qualidade do seu anúncio seja superior, você terá um destaque maior na página. 

    Para que uma página a ser anunciada tenha chances de ter um índice de qualidade alto, é preciso que o conteúdo dela seja relevante, que a experiência proporcionada ao usuário seja boa, em termos de navegabilidade, e que ele permaneça um bom tempo por lá.  

    Assim, antes de simplesmente anunciar um site via Google Ads, vale caprichar no layout e no conteúdo, apostando em estratégias de SEO — sigla de Search Engine Optimization ou otimização de mecanismos de busca. Dessa forma, você investirá dinheiro em anúncios com sabedoria. 

    Em resumo, essa alternativa pode ser eficaz quando se deseja: 

    • Ampliar a visibilidade da sua marca. 
    • Aumentar as vendas. 
    • Lançar um produto. 

    Na sequência, entenda as vantagens de fazer um anúncio via Google Ads. 

    O Google Ads é uma plataforma de anúncios pagos. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

    Quais são os benefícios de promover anúncios via Google Ads? 

    O grande ponto positivo em anunciar no Google Ads é a segmentação do público. Isso ocorre porque, ao configurar seu anúncio, é possível escolher para quem você deseja que ele apareça. Essas informações são conhecidas pelo buscador usando os dados que foram cadastrados por seus próprios usuários. 

    Dessa forma, ao pagar por um anúncio, seu negócio aparecerá para aquela fatia escolhida do público, incluindo cargos, faixa etária e gênero que deseja atrair como audiência. Isso, de certa forma, qualifica os seus leads, que serão os potenciais compradores do seu produto ou serviço. 

    Além disso, as chances de ter resultados mais rápidos sobre o retorno do seu investimento é real. Diferente do que acontece quando se investe em marketing de conteúdo ou inbound marketing, contando com a sorte dos resultados orgânicos — processo que pode levar até seis meses ou mais para obter alguma vantagem —, com os links patrocinados esse tempo pode ser reduzido drasticamente. 

    Contudo, para que isso funcione, é essencial configurar o anúncio da forma correta, usando as palavras-chaves associadas aos cookies certos. E lembre-se de “arrumar a casa” antes de começar a veicular os anúncios, ajeitando seu site ou landing page para que ela tenha um bom desempenho em termos de índice de qualidade. 

    Como começar a utilizar o Google Ads: confira o passo a passo da configuração 

    O Google recomenda alguns guias para configurar uma campanha. Mas, para auxiliar nesta jornada, apresentamos um modelo comentado sobre como utilizar o Google Ads na prática: 

    1. Criar uma conta no Google Ads

    Para iniciar o processo, acesse o site https://ads.google.com. Depois, clique em “Começar agora”, caso seja a sua primeira vez. Será preciso usar um e-mail que estará vinculado a sua conta de Google Ads. O indicado é digitar um endereço corporativo, e de uma pessoa que, dificilmente, vai se desvincular do seu negócio em algum momento. 

    Depois, você precisará incluir dados sobre o seu negócio e os dados de pagamento, e até pode programar uma campanha teste, caso desejar.  

    2. Configurando a campanha

    Em seguida, clique em “nova campanha”, escolhendo seus objetivos de publicidade, metas de conversão e, após isso, clique em “continuar”. Depois, você deve escolher o tipo da campanha, que pode ser: 

    • Pesquisa — anúncios de texto no buscador. 
    • Display — anúncios gráficos em sites parceiros. 
    • Vídeo — anúncios no YouTube. 
    • Shopping — conteúdos que aparecerão na aba “Shopping” do buscador. 
    • Discovery — anúncios em feeds digitais. 
    • App — ofertas de aplicativos. 
    • Local — anúncios em diferentes canais do Google. 
    • Inteligente — para simplificar suas campanhas. 
    • Maior desempenho — quando o algoritmo busca por públicos qualificados em diferentes canais. 
       

    3. Configurando o anúncio

    Feito o procedimento inicial, é hora de começar a brincar com o anúncio, mas com uma boa dose de seriedade, afinal, tempo é dinheiro! Por isso, atente-se aos seguintes parâmetros e capriche nas informações. 

    A estrutura de um anúncio no buscador segue o exemplo apresentado a seguir: 

    Exemplo de anúncio no Google do servidor Locaweb, capturado em setembro de 2023. (Fonte: Google/Reprodução) 

    Exemplo de anúncio no Google do servidor Locaweb, capturado em setembro de 2023. (Fonte: Google/Reprodução) 

    Note a composição dele: há uma chamada principal, seguida de uma breve descrição e da URL. Todas essas informações são solicitadas na plataforma, a começar por: 

    • URL final — endereço para o qual o usuário será direcionado quando clicar no link. Porém, esse é o endereço final, não é o que aparece na página de busca. 
    • Título 1 — primeira linha do anúncio com até 30 caracteres com espaço, seguido do Título 2, separado por um hífen na mesma linha. 
    • Caminho — URL mais curta que é aquela que aparecerá em verde, com 15 caracteres. 
    • Descrição — é o texto abaixo do anúncio, que deve ter 80 caracteres no máximo. 

    Parece simples preencher as informações, não é mesmo? Mas planeje com sabedoria todas elas. É nesses campos que você pode caprichar usando as palavras-chave que melhor descrevem seu produto ou serviço, ou que resolvam a “dor” a ser solucionada com seu produto. 

    Para exemplificar, confira o próprio exemplo da Locaweb apresentado antes: 

    • URL final — https://www.locaweb.com.br/hospedagem-de-sites-com-dominio-gratis/  
    • Título 1 — Nova Hospedagem Locaweb – [Título 2] Planos Hospedagem Locaweb 
    • Caminho — https://www.locaweb.com.br/ 
    • DescriçãoDomínio e Criador de Sites Grátis. 25 Caixas de Email 10 GB. Só Aqui na Locaweb. 

    Para receber tal busca, a pessoa usuária digitou no campo de busca a palavra-chave “servidor Locaweb”, e recebeu como primeiro resultado o anúncio da empresa com os dizeres anteriores.  

    Na configuração, optou-se por dois títulos, ambos descrevendo de forma breve o que o produto oferece. Contudo, outras estratégias que também poderiam caber aqui é: 

    • Chamar o seu público, mostrando que aquele anúncio foi feito para ele (“Empreendedor em busca de hospedagem?”). 
    • Colocar o “dedo na ferida”, apontando a dor que ele precisa resolver (“Em busca de hospedagem para seu site?” ou “Quer trocar a hospedagem de seu site?”).  
    • Também dá para apostar em memes ou palavras do momento, com cautela (“Hospedagem de sites de milhões!”). 

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    No item “Caminho”, foi apresentado o site principal da empresa, embora a URL final direcione para a página do serviço. E perceba como a “Descrição” é persuasiva, no sentido de mostrar os benefícios e vantagens em aderir ao produto anunciado. Você também pode apresentar algum resultado obtido por seus clientes que, certamente, pode fazer com que alguém se interesse pelo mesmo produto ou serviço. 

    E uma dica de ouro para evitar que sejam dados cliques desqualificados, ou seja, que a pessoa clique e não converta em uma compra: coloque o preço do seu produto ou serviço em um dos títulos ou na descrição. Dessa forma, assim que receber o resultado, o usuário vai avaliar se vale a pena obter mais informações. E, com isso, economizam-se créditos com o Google Ads. 

    Atenção para a política editorial do Google Ads 

    No entanto, nem tudo é permitido. O Google Ads tem uma política editorial em que dá dicas do que pode ou não fazer em termos de informações dos anúncios. Por exemplo, o título deve ter um espaçamento adequado e evitar usar pontuação em frases muito curtas, dividindo um mesmo título em dois e, no final, transformando-o em três. 

    Cuidado também com outras pontuações, como exclamação. Há quem goste de repetir o recurso, incluindo três deles para chamar a atenção (!!!), porém, essa prática não é recomendada no título, e só pode aparecer na descrição uma única vez. 

    Sobre repetições, não é permitido usar a mesma palavra três vezes ou mais. O óbvio também precisa ser dito, logo, incluir palavras de baixo calão é terminantemente proibido em qualquer área do anúncio, assim como também não é de bom-tom cair em obviedades como “clique aqui”. 

    Evite também o uso de superlativos, como “melhor”, entre outros que superqualifiquem o seu produto em detrimento daqueles dos seus concorrentes. E igualmente evite a todo custo prometer algo que não vai cumprir. 

    De um modo geral, a configuração de um anúncio pode seguir todos os itens apresentados. Com o tempo, você poderá aprender os demais recursos disponíveis na plataforma e elevar a outro nível as suas campanhas no Google Ads. 

    E para torná-las ainda mais eficientes, uma vez que você conseguiu converter um lead em cliente e cadastrá-lo em sua base, que tal apostar em um e-mail marketing para nutri-lo com informações? A Locaweb tem esse serviço! 

    Leia também: 7 formas de garantir a presença digital de sua empresa

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    Você também consegue ter acesso a relatórios para entender como estão as aberturas e cliques das campanhas, segmentando as mensagens de acordo com o comportamento do seu lead.  

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