Uma boa comunicação no trabalho remoto, presencial e híbrido é essencial para garantir bons resultados.

Uma boa comunicação é essencial para garantir resultados em uma equipe, e saber como fazer isso de forma eficiente é um dos segredos de profissionais de sucesso. De acordo com um relatório do GPTW, a adoção de novos modelos de trabalho e a comunicação interna foram os principais desafios enfrentados por lideranças em 2022.  

A pesquisa mostrou a importância de estabelecer rituais e meios de troca entre as pessoas nas empresas, afinal, a flexibilização do horário de trabalho torna ainda mais necessário que os times desenvolvam a capacidade de se comunicar bem. Além disso, a comunicação é um dos recursos mais indicados para fortalecer a cultura organizacional

Neste artigo, compartilhamos algumas dicas de como e por que aprimorar sua comunicação no trabalho. Confira a seguir!   

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    Por que é importante ter uma boa comunicação no trabalho?  

    Ter uma boa comunicação no trabalho é uma das melhores formas de aprender e estimular a colaboração e a produtividade. As trocas são essenciais não só para atingir resultados de um trabalho em equipe, mas também para o desenvolvimento profissional de cada integrante

    A comunicação no trabalho também exige rituais síncronos ou meios assíncronos para falar sobre projetos, enviar e receber feedbacks e compartilhar dificuldades e aprendizados profissionais. Saber como usar bem a comunicação pode ajudar a destravar um problema, conseguir apoio e colaborar com o time.  

    Imagem de uma mulher com um bebê no colo fazendo uma chamada de vídeo com seu computador. Faz parte do conteúdo sobre boa comunicação no ambiente de trabalho.
    Alguns rituais são importantes em tempos de trabalho flexível. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Quais são as formas de se comunicar no trabalho?

    O primeiro passo para saber quais são as formas de ter uma boa comunicação no trabalho é entender o próprio time. Para isso, você deve conhecer hábitos e o perfil das pessoas e definir quais ferramentas devem ser utilizadas nos encontros.  

    É preciso lembrar que cada equipe tem suas características e nem sempre um tipo de reunião funcionará bem para todas elas. Outros fatores que também influenciam são os modelos de trabalho adotados pela empresa e as ferramentas de gestão de projetos disponíveis.  

    A escolha do tipo de comunicação ideal para o time também depende do objetivo da mensagem e do público-alvo. Confira alguns exemplos de formas de comunicação eficazes. 

    Síncrona 

    A comunicação síncrona é um tipo de comunicação em que as pessoas envolvidas na troca de informações interagem em tempo real, seja pessoalmente, pelo telefone ou até em uma reunião online. As respostas são imediatas e há uma interação entre quem participa. 

    Essas interações são eficientes para alinhar expectativas, falar sobre o andamento de projetos, tirar dúvidas, quebrar o gelo ou dar feedbacks. Em geral, são conversas mais detalhadas e complexas que ocorrem de forma bilateral, ou seja, dependem de retorno imediato. Alguns exemplos são: 

    • reuniões; 
    • 1:1s; 
    • videoconferências; 
    • sprints; 
    • ligações telefônicas; 
    • chats em tempo real; 
    • brainstorming. 

    Assíncrona 

    A comunicação assíncrona, por outro lado, é um tipo de comunicação em que as trocas de informações e mensagens não precisam ocorrer em tempo real. Nesse tipo de comunicação, as mensagens podem ser enviadas e recebidas em momentos diferentes, sem que haja a necessidade de uma interação imediata entre quem participa.  

    Em geral, a comunicação assíncrona ocorre por escrito ou mensagem de voz, e esse formato é útil quando é necessário documentar um alinhamento, por exemplo. É bastante usada no trabalho remoto ou híbrido, quando as pessoas trabalham em horários diferentes, além de servir para assuntos não tão urgentes e para acompanhamento de tarefas. Por exemplo: 

    • e-mails; 
    • mensagens de texto; 
    • fóruns de discussão; 
    • ferramentas de gestão de projetos. 

    Dicas práticas para desenvolver uma boa comunicação 

    Para ter uma boa comunicação, é necessário exercitar a objetividade e ter trocas honestas, independentemente do modelo de trabalho. Além de ouvir as pessoas sobre a melhor forma para se comunicar com elas, você pode seguir algumas dicas simples: 

    • Seja transparente para criar relações de confiança, demonstre interesse e busque repassar as informações de forma similar para todas as pessoas do time. 
    • Escreva e fale de maneira clara e peça sempre um check-in e um feedback sobre as mensagens, para ter certeza de que todas as pessoas leram e compreenderam a informação. 
    • Centralize a comunicação em canais pré-estabelecidos em comum com a equipe. Determine quando devem ocorrer reuniões síncronas e onde deve ser feita a atualização das tarefas, por exemplo. 
    • Invista em ferramentas de escuta para saber como as pessoas da empresa estão se sentindo e acompanhar o clima organizacional.  
    • Evite abordar termas sensíveis por chat ou mensagem. Reserve um tempo na agenda para feedbacks e conversas importantes. 
    • Encaminhe por e-mail um resumo dos pontos abordados em feedbacks, garantindo que as pessoas saibam o que precisa ser ajustado e mantido. 
    • Crie o hábito de enviar newsletters de report periódicas com temas pertinentes ao projeto e outras informações que impactem na vida das pessoas da empresa. 

    Conheça quatro soft skills importantes para o seu desenvolvimento profissional e saiba como aprimorá-las.   

    Quatro pessoas em uma sala de reunião corporativa, conversando sobre a importância da boa comunicação no ambiente de trabalho.
    Momentos de troca são importantes para a cultura organizacional. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Quais são os principais erros na comunicação? 

    Entre os principais erros na comunicação no trabalho estão o excesso de mensagens e a falta de clareza. Algumas pessoas também tendem a evitar falar sobre os problemas, e isso só causa mais conflitos. Confira outros pontos para não seguir ao se comunicar no trabalho. 

    • Acionar as pessoas fora do horário de trabalho é um erro. Envie um e-mail que a pessoa responderá durante o expediente. 
    • Usar o chat como ferramenta para feedbacks ou definições importantes, pois as mensagens podem se perder. Além disso, não é a melhor forma para um alinhamento ou uma conversa mais firme. 
    • Ignorar a comunicação por texto e enviar áudios com demandas não é legal. Escreva o que você precisa, evitando também os desentendimentos. 
    • Enviar mensagens “pingadas” sem dizer de prontidão o motivo do contato e o que precisa. 
    • Abusar da linguagem informal, mesmo em ambientes de trabalho mais descolados, visto que a comunicação na empresa deve ser profissional. 
    • Enviar textos longos e pouco objetivos. O ideal é escrever de forma clara para que todos leiam e entendam a mensagem. 
    • Convocar reuniões em excesso com trocas que poderiam ser feitas por e-mail. 

    Para finalizar, o ideal é ter recursos para centralizar a comunicação, e uma das soluções mais completas do mercado é o Google Workspace, com suporte da Locaweb. Com ele, você tem acesso a ferramentas integradas de e-mail, agenda, chat, videoconferência e armazenamento em nuvem para aumentar a produtividade da equipe.  

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