O Docker é uma ferramenta de desenvolvimento de software com base no modelo contêineres, usado por cada vez mais pessoas desenvolvedoras. 

O Docker é um recurso útil para quem trabalha com desenvolvimento de software e administração de sistemas.  

Afinal, trata-se de uma tecnologia de contêineres que ajuda a simplificar não apenas o desenvolvimento, mas também os testes e a implementação de aplicativos

Caso queira saber mais a respeito do assunto, falaremos sobre o Docker, a sua importância e as possibilidades de uso. Acompanhe! 

Navegue pelo índice

    O que é Docker? 

    Docker é uma plataforma de código aberto que permite que pessoas desenvolvedoras que utilizam linguagens como JavaScript, Python e PHP criem, enviem e executem aplicativos distribuídos. Isso vale para vários formatos, como laptops, máquinas virtuais e nuvem

    Trata-se de uma ferramenta projetada para facilitar a criação, a implantação e a execução de aplicativos usando um modelo de conteinerização. Com o auxílio dele, por exemplo, é possível empacotar uma aplicação ou ambiente e depois levar essas informações para outro host que tenha o Docker instalado. 

    Com o uso da imagem, o pacote pode ser facilmente distribuído e executado como qualquer outro dispositivo ou computador. Ou seja: podemos considerar o Docker como uma espécie de máquina virtual extremamente leve, garantindo a segurança das informações e sem a necessidade de operar com múltiplos sistemas operacionais. 

    Como funciona o Docker na prática? 

    O Docker usa uma tecnologia que permite que o aplicativo e as dependências sejam empacotados juntos em um contêiner.  

    Os contêineres são isolados uns dos outros e do host, ou seja, eles são executados de maneira independente

    Quando se executa um contêiner, a ferramenta cria um namespace para ele e o isola do sistema host.  

    O contêiner, então, executa os próprios processos isolados dos processos do sistema host. 

    O Docker também conta com uma tecnologia chamada imagem para empacotar aplicativos e dependências.  

    Uma imagem é um pacote leve, autônomo e executável, que traz informações como código, bibliotecas, variáveis de ambiente e arquivos de configuração

    Pessoa programando no computador
    O Docker é um excelente aliado para qualquer pessoa que trabalhe com programação

    Entendendo o conceito dos contêineres no Docker 

    Os contêineres no Docker são instâncias isoladas de um aplicativo ou serviço. Por conta disso, são executadas em um sistema operacional compartilhado.  

    Cada contêiner tem o seu próprio ambiente isolado, incluindo sistema de arquivos, processos e recursos, mas compartilha o kernel do sistema operacional host com outros contêineres.  

    Isso os torna extremamente leves e eficientes, em comparação com as máquinas virtuais tradicionais.  

    Conforme mencionado anteriormente, os contêineres do Docker podem ser criados a partir de imagens, que são pacotes de software que contêm tudo o que é necessário para executar um aplicativo. 

    Ferramentas complementares ao Docker 

    Existem várias ferramentas complementares ao Docker que ajudam a simplificar e melhorar o processo de desenvolvimento, implantação e gerenciamento de contêineres.  

    Algumas dessas soluções incluem: 

    • Kubernetes: ferramenta para orquestração de contêineres em vários computadores. 
    • Docker Compose: também orquestra contêineres, mas em um único computador hospedeiro. 
    • Portainer: para gerenciamento de contêineres Docker por meio de uma interface gráfica. 

    Descomplicando termos do Docker 

    Para trabalhar com o Docker, é preciso entender alguns termos comuns entre as pessoas que o utilizam. A seguir, destacamos os principais deles. 

    Imagem 

    Uma imagem Docker é um pacote de software que contém tudo o que é necessário para executar um aplicativo, incluindo código, bibliotecas, dependências e configurações

    Contêiner 

    Já o contêiner é uma instância isolada de um aplicativo ou serviço, executada em um sistema operacional compartilhado. 

    Dockerfile 

    O Dockerfile é um arquivo de texto que contém instruções para construir uma imagem Docker. 

    Docker Compose 

    O Docker Compose é uma ferramenta para definir e gerenciar aplicativos Docker multicontêiner. 

    Docker Hub 

    O Docker Hub é um serviço online em que você pode encontrar, compartilhar e baixar imagens pré-configuradas para contêineres Docker. 

    Docker Daemon 

    Recurso que roda em segundo plano no seu sistema e gerencia a criação, execução e distribuição de contêineres Docker. Ele é importante por lidar com todas as operações relacionadas aos contêineres. 

    Orquestração de contêineres 

    A orquestração é o processo de gerenciar e coordenar a implantação, o escalonamento e a manutenção de contêineres em um ambiente de produção. 

    Vantagens e desvantagens do Docker 

    Como qualquer sistema, usar o Docker tem os seus benefícios, mas também existem pontos aos quais é preciso ficar atento. Abordaremos alguns deles nas linhas a seguir. 

    Vantagens 

    Quando falamos sobre os principais pontos positivos do Docker, podemos mencionar os seguintes. 

    Portabilidade 

    Os contêineres podem ser executados em qualquer ambiente que suporte o Docker, garantindo portabilidade entre diferentes infraestruturas. 

    Isolamento 

    Também é possível destacar que os contêineres Docker oferecem um alto nível de isolamento, garantindo que os aplicativos executem de forma consistente e segura. 

    Facilidade de uso 

    O Docker revoluciona o desenvolvimento, a implantação e o gerenciamento de aplicativos, utilizando Dockerfiles para automação detalhada da construção de imagens e se integrando perfeitamente a ferramentas de CI/CD, garantindo, assim, uma experiência coesa e eficiente em variados ambientes. 

    Desvantagens 

    Já quando falamos sobre as desvantagens de usar o Docker, é preciso ficar atento aos detalhes em seguida. 

    Complexidade 

    O Docker pode introduzir alguma complexidade, especialmente ao lidar com infraestruturas distribuídas e orquestração de contêineres

    Segurança 

    Embora os contêineres Docker sejam isolados, ainda existem preocupações com segurança, especialmente em ambientes compartilhados. 

    Compatibilidade 

    Alguns aplicativos podem não ser compatíveis com contêineres Docker devido a dependências específicas do sistema operacional ou outras limitações

    Leia mais

    Quem usa o Docker? 

    O Docker é amplamente adotado por várias pessoas usuárias, tais como: 

    • desenvolvedoras de software: criam e gerenciam contêineres para aplicativos, o que permite empacotar e distribuir facilmente essas soluções; 
    • administradoras de sistema: usam a ferramenta para gerenciar e implantar aplicativos em servidores, os gerenciando com facilidade; 
    • equipes de DevOps: podem automatizar o processo de criação, teste e implantação de aplicativos; 
    • provedores de nuvem: fornecem serviços de orquestração de contêineres e clusters kubernetes gerenciados para clientes; 
    • empresas: muitas companhias utilizam a ferramenta para conteinerizar aplicativos legados e modernizar a infraestrutura; 
    • startups: usam geralmente a ferramenta para desenvolver e implantar os aplicativos, o que permite que se movam rapidamente e escalem com facilidade; 
    • fornecedores independentes de software: utilizam a plataforma para empacotar e distribuir softwares aos clientes, o que permite que os executem facilmente em diferentes plataformas. 
    Pessoa olhando para tela do computador
    Pessoas usuárias dos mais variados níveis em uma empresa podem usar o Docker

    Como usar o Docker? 

    O uso do Docker envolve várias etapas. Para ajudar nessa jornada, apresentamos um guia com os passos principais na sequência. 

    Instalar o Docker 

    Para usar a plataforma, é necessário instalá-la, processo que tende a variar dependendo do sistema operacional. O software Docker deve ser baixado no site oficial. 

    Extrair uma imagem 

    Para executar os comandos mencionados, é preciso utilizar um terminal como o PowerShell no Windows.  

    Depois que o Docker estiver instalado, pode-se extrair uma imagem de um repositório público ou privado

    Uma imagem é um pacote pré-construído que contém todos os arquivos e as dependências necessários para a execução de um aplicativo.  

    É possível usar o comando “docker pull” para baixar uma imagem de um registro, como o Docker Hub. 

    Executar um contêiner 

    Após obter uma imagem, pode-se usar o comando “docker run” para iniciar um contêiner a partir dela.  

    Basicamente, esse comando inicia um novo contêiner e executa o comando especificado na imagem. 

    Gerenciar contêineres 

    Após ter um contêiner em execução, é possível usar vários comandos docker para gerenciá-lo, como “docker ps” para listar contêineres em execução, “docker stop” para interromper um contêiner em execução e “docker rm” para remover um contêiner

    Criar as próprias imagens 

    Também pode-se criar as próprias imagens criando um Dockerfile. O comando “docker build” pode ser usado para isso. 

    Enviar imagens para um registro 

    Após criar a própria imagem, é possível enviá-la para um registro, como o Docker Hub, para que outras pessoas também possam usá-la. 

    Criação de sites 

    Como você viu ao longo deste artigo, o Docker é um sistema com diversas aplicações, inclusive como criar um site.  

    Com a sua CLI intuitiva e integração com serviços de DNS, ele simplifica a implantação de aplicativos, permitindo que as empresas foquem a entrega de serviços de alta qualidade aos clientes, mantendo uma infraestrutura ágil e escalável. 

    Essa tecnologia também é essencial em diversos domínios, incluindo a hospedagem de sites. E, claro, para manter o seu site na rede, você pode contar com os serviços da Locaweb.