Confira uma lista com os principais comandos Linux, incluindo desde recursos básicos para programação até opções de nível avançado.

O Linux é cada vez mais adotado por pessoas programadoras que trabalham com linguagens como JavaScript, PHP e Python.

Seja para usar Cli, seja para configurar um DNS, ele oferece diversos recursos para usuários.

Mas para que tudo isso funcione, é preciso ficar atento aos comandos Linux. Eles são úteis tanto para um iniciante quanto para alguém que já conhece um pouco sobre o sistema.

Por isso, listamos algumas opções nas linhas a seguir. Acompanhe!

Navegue pelo índice

    O que é um comando Linux?

    Um comando Linux nada mais é que uma instrução que você digita na linha de comando de um terminal para realizar uma ação.

    Esses comandos podem ser usados para executar tarefas como navegar por diretórios, criar ou excluir arquivos, gerenciar processos e instalar programas, entre muitas outras coisas.

    Esses comandos são geralmente palavras ou abreviações seguidas por opções e argumentos. Cada um deles tem uma função específica, conforme veremos a seguir.

    Principais comandos do terminal Linux

    Chegou o momento de falarmos sobre alguns dos principais comandos do terminal Linux. Para ajudar na navegação, eles serão divididos em duas frentes: essenciais e adicionais.

    Comandos básicos do Linux

    Vamos começar a nossa lista apresentando 41 comandos Linux para quem está iniciando no sistema operacional.

    1. ls

    Um dos primeiros comandos Linux é o Is, que lista os arquivos e diretórios no diretório atual. Pode ser usado com várias opções para exibir informações detalhadas, como permissões, tamanho, data de modificação etc.

    Exemplo: ls

    2. cd

    O cd altera o diretório atual. Você pode especificar o local para onde deseja navegar como argumento, ou usar certos atalhos como cd – para voltar um diretório.

    Exemplo: cd /home/usuario/diretorio

    3. mkdir

    Use este comando para criar um novo diretório. Basta fornecer o nome que você deseja dar como argumento para que ele funcione.

    Exemplo: mkdir novo_diretorio

    4. rm

    Soma-se à lista dos comandos Linux o rm, que remove arquivos ou diretórios. Tenha cuidado ao usá-lo, pois os arquivos e diretórios excluídos não vão para a lixeira e são removidos permanentemente.

    Exemplo: rm arquivo.txt

    5. cp

    O cp é um comando que copia arquivos e diretórios. É necessário especificar o nome do arquivo ou diretório que se deseja copiar, bem como o destino para onde quer copiá-lo.

    Exemplo: cp arquivo.txt /diretorio_destino

    Programador utilizando monitor, smartphone e laptop

    Conhecer os comandos Linux ajuda na jornada de qualquer programador iniciante.

    6. mv

    Move ou renomeia arquivos e diretórios. Ele pode ser usado para renomear arquivos ou mover arquivos e diretórios para outro local no sistema de arquivos.

    Exemplo: mv arquivo.txt novo_nome.txt

    7. touch

    Cria um arquivo vazio ou atualiza a data de modificação de um arquivo existente. Se o arquivo já existir, o comando touch apenas atualiza a data de modificação para a hora atual.

    Exemplo: touch novo_arquivo.txt

    8. cat

    Exibe o conteúdo de um arquivo. Este é um dos comandos Linux frequentemente usado para arquivos de texto pequenos, ou para juntar vários arquivos em um único fluxo de saída.

    Exemplo: cat arquivo.txt

    9. less

    Exibe o conteúdo de um arquivo de maneira paginada, permitindo que você role para cima e para baixo. É útil para visualizar arquivos grandes.

    Exemplo:less arquivo.txt

    10. grep

    Pesquisa por padrões em arquivos ou saída de comandos. Ele também exibe as linhas que contêm o padrão especificado.

    Exemplo: grep “palavra” arquivo.txt

    11. chmod

    O chmod modifica as permissões de acesso de arquivos e diretórios. É usado para conceder ou revogar permissões de leitura, gravação e execução para o proprietário, grupo e outros usuários.

    Exemplo: chmod 755 arquivo.sh

    12. chown

    Altera o proprietário e/ou o grupo de arquivos e diretórios. Serve para alterar a propriedade de um arquivo ou diretório para outro usuário.

    Exemplo: chown usuario:grupo arquivo.txt

    Desenvolvedor utilizando laptop com Linux

    Linux vem sendo cada vez mais adotado por programadores.

    13. sudo

    Executa comandos Linux com privilégios de superusuário. É útil especialmente em situações que exigem permissões administrativas.

    Exemplo: sudo apt-get update

    14. passwd

    Altera a senha do usuário. Após digitar o comando, você será solicitado a inserir a nova senha.

    Exemplo: passwd

    15. ps

    Exibe informações sobre os processos em execução, como ID do processo (PID), uso de CPU, memória etc.

    Exemplo: ps aux

    16. kill

    Encerra processos especificados enviando um sinal de término para eles. O comando kill pode ser usado para encerrar processos com base no PID ou nome.

    Exemplo: kill -9 PID

    17. df

    Exibe o espaço em disco disponível e usado. Ele lista as informações de espaço em disco para todos os sistemas de arquivos montados no sistema.

    Exemplo: df -h

    18. du

    Está entre os comandos Linux que é útil para verificar quanto espaço em disco um determinado arquivo ou diretório está ocupando.

    Exemplo: du -sh /diretorio

    19. tar

    Cria, extrai ou comprime arquivos no formato tar. É frequentemente usado para criar backups ou compactar vários arquivos e diretórios em um único arquivo.

    Exemplo: tar -cvf arquivo.tar /diretorio

    20. gzip

    Comprime ou descomprime arquivos no formato gzip. É comumente usado para compactar arquivos e economizar espaço em disco.

    Exemplo: gzip arquivo.txt

    21. head

    Por padrão, exibe as primeiras 10 linhas de um arquivo, mas você pode especificar o número a ser exibido usando a opção -n.

    Exemplo: head arquivo.txt

    22. tail

    Assim como o comando head, por padrão exibe as últimas 10 linhas de um arquivo, mas é possível usar a opção -n para especificar a quantidade a ser mostrada.

    Exemplo: tail arquivo.txt

    23. wc

    Conta o número de linhas, palavras e caracteres. É útil para obter estatísticas sobre o conteúdo de um arquivo de texto.

    Exemplo: wc arquivo.txt

    24. sort

    Ordena linhas de texto em um arquivo alfabética ou numericamente. Ele pode ser usado sozinho ou em conjunto com outros comandos Linux por meio de pipes (|) para manipular e organizar dados.

    Exemplo: sort arquivo.txt

    25. uniq

    Exibe ou filtra linhas de texto únicas em um arquivo. É frequentemente usado em conjunto com o comando sort para encontrar duplicatas.

    Exemplo: uniq arquivo.txt

    26. find

    Localiza arquivos e diretórios com base em critérios especificados, como nome, tipo, tamanho etc. É um dos comandos Linux mais poderosos, pois busca arquivos em todo o sistema.

    Exemplo: find /diretorio -name “*.txt”

    27. locate

    Localiza arquivos por nome. É mais rápido que o comando find, mas menos preciso, pois depende de um banco de dados atualizado periodicamente.

    Exemplo: locate arquivo.txt

    28. diff

    Compara o conteúdo linha por linha e exibe as diferenças. É útil para verificar as alterações entre diferentes versões de arquivos de texto.

    Exemplo: diff arquivo1.txt arquivo2.txt

    29. ssh

    Conecta-se a um servidor remoto usando o protocolo SSH (Secure Shell). É amplamente utilizado para acessar e gerenciar sistemas remotos de forma segura.

    Exemplo: ssh usuario@host

    30. scp

    O scp copia arquivos entre computadores por meio de uma conexão SSH. É uma extensão do comando ssh e permite transferências seguras.

    Exemplo: scp arquivo.txt usuario@host:/diretorio_destino

    31. wget

    Comando útil para baixar arquivos da internet usando HTTP, HTTPS ou FTP. Permite automatizar o download ou transferir arquivos grandes.

    Exemplo: wget http://exemplo.com/arquivo.txt

    32. curl

    Transferência de dados com URLs. É uma ferramenta versátil para interagir com recursos da web, como fazer requisições HTTP e enviar dados para servidores, entre outros.

    Exemplo: curl http://exemplo.com

    33. top

    Exibe informações em tempo real sobre os processos, como uso de CPU, memória e tempo de execução.

    Exemplo: top

    34. htop

    Também utilizado para informações detalhadas sobre processos. Ele permite acompanhar facilmente o uso da CPU, memória e swap, além de identificar processos que consomem mais recursos e gerenciar processos diretamente na interface do usuário.

    Exemplo: htop

    Desenvolvedor trabalhando em laptop. Código HTML, programação em Javascript

    Linux tem comandos que ajudam a monitorar o uso de hardware pelo sistema.

    35. free

    Exibe a quantidade de memória livre e usada no sistema. Dessa forma, permite o monitoramento e a identificação de possíveis problemas de desempenho.

    Exemplo: free -m

    36. df

    Comando que mostra o espaço em disco usado e disponível em todos os sistemas de arquivos montados.

    Exemplo: df -h

    37. mount

    Monta um sistema de arquivos, fazendo com que ele fique acessível em um diretório específico. É um dos comandos Linux usados para conectar dispositivos de armazenamento, como discos rígidos, pendrives etc.

    Exemplo: mount /dev/sdb1 /mnt

    38. umount

    Ao contrário do mount, o umount desmonta um sistema de arquivos, removendo-o.

    Exemplo: umount /mnt

    39. ping

    Testa a conectividade de rede com um host remoto enviando pacotes de dados e aguardando por respostas.

    Exemplo: ping google.com

    40. ifconfig

    Exibe e configura interfaces de rede, mostrando informações como endereço IP, máscara de subrede e status da interface.

    Exemplo: ifconfig

    41. iwconfig

    Mais um dos comandos Linux para configuração, o iwconfig é voltado para interfaces de rede sem fio. Ele exibe informações como nome da interface, ESSID da rede sem fio e potência de transmissão, entre outros.

    Exemplo: iwconfig wlan0

    Leia mais:

    Outros comandos

    Para aqueles que buscam comandos Linux mais avançados, apresentamos algumas opções nas linhas a seguir.

    42. awk

    Comando de manipulação de texto que processa arquivos linha por linha. É usado principalmente para busca e substituição de padrões, formatação de saída e realização de cálculos.

    Exemplo: awk ‘{print $1}’ arquivo.txt

    43. sed

    Um editor de fluxo que permite editar e transformar texto de forma não interativa. É útil para realizar operações de edição em massa em arquivos, como substituições de padrões, exclusões e inserções.

    Exemplo: sed ‘s/palavra1/palavra2/g’ arquivo.txt

    44. find

    Localiza arquivos e diretórios com base em vários critérios, como nome, tipo, tamanho etc. É um dos comandos Linux para realizar buscas complexas no sistema de arquivos.

    Exemplo: find . -name “*.txt” | xargs rm

    45. xargs

    Executa comandos a partir da entrada padrão (stdin), permitindo processar e executar operações em lotes em uma lista de itens. É frequentemente utilizado em conjunto com outros comandos Linux, como find e grep.

    Exemplo: find . -name “*.txt” | xargs rm

    46. cron

    Um utilitário de agendamento de tarefas, que permite aos usuários programar a execução de comandos ou scripts em intervalos regulares. As tarefas agendadas aparecem no arquivo crontab.

    Exemplo: crontab -e

    47. at

    Permite agendar a execução de comandos ou scripts para um momento específico no futuro. Ele é um dos comandos Linux para tarefas únicas, que precisam ser executadas em um horário determinado.

    Exemplo: at now + 1 hour

    48. rsync

    Um utilitário de sincronização de arquivos e diretórios que consegue copiar e fazer backup de dados de forma eficiente. Entre as suas características, está o fato de manter a integridade.

    Exemplo: rsync -av origem/ destino/

    49. scp

    Copia arquivos entre computadores por meio de uma conexão SSH de forma segura. Além da transferência, suporta a cópia recursiva de diretórios e a especificação de portas diferentes.

    Exemplo: scp arquivo.txt usuario@host:/diretorio_destino

    50. ssh-keygen

    Utilizado para gerar chaves SSH pública e privada. Elas são usadas para autenticação sem senha em conexões SSH, além de garantir a segurança de acesso remoto.

    Exemplo: ssh-keygen -t rsa

    51. ddrescue

    Ferramenta avançada de recuperação de dados em sistemas Linux. Ele é usado para trazer de volta dados de dispositivos de armazenamento com falhas, como discos rígidos danificados, partições corrompidas, CDs e DVDs, entre outros.

    Exemplo: ddrescue /dev/sda /dev/sdb

    Desenvolvedora programando código em laptop com monitor secundário
    Developer programmer programming code to developing website and application in software office.

    Comandos Linux avançados ajudam em verificações mais profundas no sistema operacional.

    52. dd

    Comando de cópia e conversão que pode ler e escrever dados em blocos específicos de tamanho. Serve para criar imagens de disco, realizar operações de backup e restauração, além de realizar operações de baixo nível.

    Exemplo: dd if=arquivo_origem of=arquivo_destino

    53. lsof

    Possibilita diagnosticar problemas relacionados a arquivos bloqueados e identificar processos que estão utilizando determinados arquivos, entre outros.

    Exemplo: lsof -i

    54. netstat

    Exibe informações sobre conexões de rede, tabelas de roteamento, interfaces de rede e estatísticas do protocolo. É o tipo de comando ao qual você pode recorrer para monitorar a atividade de rede e diagnosticar problemas de conectividade.

    Exemplo: netstat -tuln

    55. iftop

    Utilitário de linha de comando que exibe informações em tempo real sobre o tráfego de rede em uma interface específica. É importante para monitorar a largura de banda utilizada por processos e hosts específicos.

    Exemplo: iftop

    56. traceroute

    Rastreia a rota que os pacotes de rede seguem de um host para outro, exibindo todos os hops intermediários e os tempos de latência entre eles.

    Exemplo: traceroute google.com

    57. tcpdump

    Um utilitário de captura e análise de pacotes de rede que permite visualizar o tráfego em tempo real. É útil para monitorar e diagnosticar problemas de rede, além de realizar análises de segurança.

    Exemplo: tcpdump -i eth0

    58. iptables

    Permite filtrar pacotes e firewall para sistemas Linux. Também dá permissão para configurar regras de filtragem de pacotes, Network Address Translation (NAT) e controle de acesso, entre outros.

    Exemplo: iptables -A INPUT -s 192.168.1.0/24 -j DROP

    59. grep

    Pesquisa por padrões em arquivos ou saída de comandos. Ele exibe as linhas que contêm o padrão especificado e pode ser combinado com expressões regulares para pesquisas avançadas.

    Exemplo: grep “palavra” arquivo.txt

    60. jobs

    Com esse comando, é possível visualizar os jobs que estão em execução. Ele também traz o status de cada um desses processos em andamento, permitindo avaliar o que fazer com eles.

    Exemplo: jobs

    Hospedagem de sites

    Os comandos Linux são usados para diversas finalidades, inclusive por pessoas programadoras que querem saber como criar um site.

    Conheça os planos da Locaweb com certificado SSL e domínio grátis. Escolha a melhor hospedagem de sites para ter a sua página web!