A história da internet pode ser dividida, sem exagero, entre “antes do JavaScript” e “depois do JavaScript”. Até sua criação, as páginas de internet eram completamente estáticas, pois eram desenvolvidas apenas em HTML. 

Se você viveu os primeiros dias da World Wide Web, talvez se lembre do mundo pré-JavaScript. Caso não tenha vivido essa época, saiba que a internet é muito melhor hoje em dia por causa dessa linguagem.

Neste artigo, você vai saber para que serve o JavaScript, quem foi o criador da linguagem, como aprender, conhecer os conceitos básicos e muito mais! Então vamos começar já!

Navegue pelo índice

    O que é JavaScript?

    na imagem há uma mulher segurando um logo em papel do node.js. O logo está em destaque e o resto da paisagem está desfocado.
    (Fonte: RealToughCandy.com/Pexels/Reprodução)

    O JavaScript é uma linguagem de script popular da internet, utilizada pela maioria absoluta dos sites no desenvolvimento front-end. Criado pela Netscape Communications, hoje Mozilla Foundation, o JavaScript é leve, interpretado e orientado a objetos, e se baseia em protótipos e funções de primeira classe.

    História do JavaScript

    Uma das perguntas que mais se faz é “quem criou o JavaScript”. O JavaScript foi criado em 1995 por Brian Eich como uma maneira prática de simplificar o processo de validação de formulários, máscaras e valores de campos em sites de internet. Nas últimas três décadas, a linguagem evoluiu bastante, adquirindo novos recursos e se tornando uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da internet.

    Um marco na história do JavaScript aconteceu em 2005, com o lançamento do Assyncronous JavaScript and XML, ou Ajax, que permitiram que requisições fossem feitas em segundo plano para os servidores, melhorando a interação dos usuários com a página. Na mesma época, o surgimento de frameworks como JQuery aumentou ainda mais as possibilidades de uso da linguagem.

    Até 2009, o JavaScript era usado apenas no front-end, o que limitava muito os recursos da ferramenta. É quando surge o node.js, desenvolvido por Ryan Dahl. O node.js é um interpretador de linguagem de programação que permite que o JavaScript rode em servidores, o que torna possível seu uso no back-end e aumenta sua versatilidade e aplicabilidade.

    Para que serve JavaScript?

    O JavaScript é um complemento importante para as linguagens HTML e CSS, que são o core do desenvolvimento de páginas web. A tríade JavaScript HTML CSS faz com que sites possam ser desenvolvidos com muito mais recursos, controlando o comportamento de elementos dinâmicos em landing pages, gráficos animados, botões clicáveis e outros efeitos que tornam as páginas mais atraentes e interativas.

    Podendo trabalhar com linguagens back-end, o JavaScript tem códigos voltados para uma comunicação de fácil interpretação, com fluxo de execução assíncrona. Por dispensar o uso de compiladores, a linguagem interpreta todo o conteúdo no navegador, o que torna a execução mais ágil – já que não é necessário consultar o servidor com tanta frequência. Assim, se você estiver interessado em como criar um site, JavaScript é uma excelente opção.

    Mas o JavaScript também pode ser usado no back-end e em aplicativos desktop, mobile e games. É uma linguagem de programação bastante versátil, muito útil para uma infinidade de aplicações, como vender pela internet, criação de bancos de dados, aplicativos multiplataformas, games, Internet das Coisas (IoT) e até mesmo robótica. E você poderá depois fazer a hospedagem de site em um serviço preparado para isso, colocando seu projeto no ar.

    A versatilidade do JavaScript é tão grande que uma boa resposta para a pergunta “para que serve o JavaScript” poderia ser “para o que sua criatividade desejar e capacidade como desenvolvedor permitir”!

    Quer um bom exemplo? No início dos anos 2000, o Google desenvolveu o Gmail a partir de JavaScript, justamente porque era uma linguagem que diminuía o acesso aos servidores e evitava sobrecargas em seus sistemas. A partir daí, por sinal, para resolver a lentidão dos interpretadores de JavaScript da época, a empresa desenvolveu o Engine V8, que passou a vir como padrão no Google Chrome e, por ser open source e ter alto desempenho, rapidamente foi adotada pelo mercado.

    Foi sobre a Engine V8, por sinal, que nasceu o node.js, que permitiu a criação de aplicações no lado do servidor, abriu um leque enorme de possibilidades para desenvolvedores e tornou o JavaScript uma linguagem full stack.

    O crescimento dos ambientes mobile também foi uma oportunidade para a expansão do JavaScript e suas aplicações. Atualmente, é possível criar aplicações para celular usando JavaScript a partir de frameworks como Quasar e Ionic, com centenas de plugins nativos, compatibilidade com diversos sistemas operacionais e interfaces limpas e simples para uso pelos desenvolvedores.

    Qual a diferença entre Java, JavaScript e outras linguagens comuns

    Nem sempre fica muito clara a diferença entre Java e outras linguagens bastante usadas. Mas vamos resolver essas dúvidas agora mesmo!

    Qual é a diferença entre Java e JavaScript

    Saber qual é a diferença entre Java e JavaScript é essencial para escapar de um erro enorme. Afinal de contas, são nomes parecidos e é até natural associar os dois nomes e considerá-los, se não a mesma coisa, pelo menos parentes próximos.

    Java e JavaScript tem pouca coisa a ver um com o outro – são, por sinal, plataformas diferentes. Embora ambos sejam linguagens de programação, o Java precisa ser compilado antes de ser executado, enquanto o JavaScript é uma linguagem de programação interpretada, em que o código vai sendo traduzido enquanto é executado.

    Ambas as linguagens podem ser usadas no front-end e no back-end, permitindo criar aplicações independentes. Entretanto, eles precisam de plugins diferentes para funcionar. Por isso, a escolha entre JavaScript e Java (ou entre qualquer outra linguagem) tem relação com os requisitos exigidos para cada projeto.

    Enquanto Java é mais conhecida pela sua capacidade de criar software robustos ou back-end de páginas web, o JavaScript se destaca ao tornar páginas HTML mais interativas e dinâmicas, o que a torna uma ótima opção para criar plataformas de vendas online, por exemplo.

    Qual é a diferença entre JavaScript e Python

    Outra linguagem muito poderosa, com diversas aplicações no desenvolvimento de aplicações, é Python. Normalmente, Python é mais aplicada na área de ciência de dados, mas também é usada no desenvolvimento web e em uma ampla série de aplicações, especialmente em estudos científicos. 

    O uso de JavaScript, por sua vez, faz mais sentido no desenvolvimento web e no desenvolvimento de aplicativos móveis, onde suas características a colocam bem à frente do Python.

    Qual é a diferença entre JavaScript e PHP

    A linguagem de programação PHP é voltada ao desenvolvimento do back-end, enquanto JavaScript nasceu como front-end e em 2009, com a introdução do node.js, passou a ser aplicável também no lado do servidor, se tornando uma solução full stack.

    Com isso em mente, escolher entre essas duas linguagens depende do que é mais adequado ao back-end de cada projeto. Para aplicações de baixa latência, como games online, a natureza assíncrona do node.js permite que o código seja percorrido totalmente sem esperar que algumas funções sejam executadas, o que aumenta a performance. O PHP, por ser síncrono, perde em velocidade.

    Por outro lado, o PHP tem uma ampla disponibilidade de CMSs, como WordPress e Drupal, e pode ser estendido com o uso de soluções como MySQL e PostgreSQL, o que facilita muito o desenvolvimento web. O PHP se destaca em aplicações que utilizam CMS, como blogs, sistemas de gerenciamento de aprendizagem e sites de e-commerce.

    Ambas as linguagens contam com uma comunidade muito ativa de desenvolvedores e são usadas por gigantes de tecnologia, o que é sempre um requisito importante ao usar linguagens que permanecerão nas aplicações por longos períodos.

    Vantagens e desvantagens do JavaScript

    O JavaScript é mais leve e rápida que muitas outras linguagens de programação e é compatível com os principais desenvolvedores de software do mundo. Por isso, ele tem ampla aplicação e é uma ferramenta importante para a empregabilidade dos desenvolvedores em qualquer lugar do planeta.

    Mas, sejamos justos, nem tudo são vantagens no uso do JavaScript. Um bom desenvolvedor sabe adotar a linguagem mais adequada para cada aplicação do cliente, criando soluções que resolvam os problemas e tragam os resultados desejados, tanto do ponto de vista financeiro quanto de performance e uso de recursos dos sistemas.

    Por isso, vamos falar agora sobre algumas das principais vantagens e desvantagens do uso de JavaScript em suas aplicações:

    Vantagens

    O JavaScript apresenta uma série de vantagens que fazem com que essa seja a linguagem preferida entre diversas opções, especialmente em aplicações específicas. Entre as principais vantagens do uso do JavaScript estão:

    • Não é necessário contar com um compilador, pois os navegadores de internet interpretam os códigos JavaScript, assim como fazem com HTML.
    • Essa é uma linguagem de programação mais fácil de aprender. Por ter uma curva de aprendizado rápida, ela é preferida por desenvolvedores iniciantes. A sintaxe do JavaScript é simples, o que possibilita visualizar rapidamente os resultados do aprendizado.
    • A linguagem tem o uso facilitado por não precisar de uma preparação de ambiente complexa.
    • Erros são fáceis de localizar e corrigir.
    • Códigos JavaScript podem ser designados a determinados elementos de páginas web ou para situações específicas, como cliques e rolagens de mouse personalizados.
    • Alta compatibilidade com diversas plataformas e navegadores.
    • Possibilidade de validação das entradas, diminuindo a necessidade de realização de verificações manuais de dados.
    • O JavaScript aumenta a interatividade dos sites, o que mantém os visitantes atraídos por mais tempo e melhora a experiência dos usuários.
    • A linguagem permite executar comportamentos específicos em uma página, como cliques e efeitos personalizados.
    • É um código mais rápido e leve que outras linguagens de programação.

    Desvantagens

    Toda linguagem de programação possui suas fraquezas – e o mesmo acontece com o JavaScript. Conhecer suas desvantagens é importante para saber em que casos buscar alternativas que possam apresentar melhores resultados.

    Algumas das desvantagens do JavaScript são:

    • Sua popularidade é um incentivo extra para que cibercriminosos procurem brechas de segurança – que em algum momento são encontradas e exploradas.
    • A linguagem pode ser usada para executar códigos maliciosos no computador do usuário.
    • Os códigos desenvolvidos em JavaScript costumam ser bem grandes. Com isso, eles podem “inchar” as páginas web e prejudicar sua leitura pelos mecanismos de busca, derrubando o SEO do site. Esse é um problema que pode ser resolvido com arquivos de script vinculados diretamente ao documento HTML, mas é um ponto de atenção, especialmente para desenvolvedores iniciantes.
    • Por ser renderizado de forma diferente em vários dispositivos, a experiência do usuário (UX) pode ser inconsistente.
    • Uma página renderizada somente com JavaScript não tem um impacto positivo no ranqueamento em mecanismos de busca, como o Google.

    Como aprender JavaScript?

    JavaScript é uma das linguagens de programação mais antigas e é um dos alicerces da internet. Não importa qual seja o site ou aplicação em que você pense neste momento, é muito provável que tenha sido construído (total ou parcialmente) em JavaScript.

    Por outro lado, essa é uma linguagem relativamente nova para desenvolvimento em geral, sendo cada vez mais usada em games e aplicações mobile. Por isso, o mercado de trabalho para profissionais que dominam JavaScript está sempre aquecido.

    Quem está interessado em como aprender JavaScript pode começar até mesmo sozinho. Tutoriais na internet permitem que você estude no seu ritmo, de acordo com o seu interesse. 

    Se você não tem conhecimento de praticamente nenhum JavaScript e quer dar os primeiros passos sozinho, o melhor caminho é o Google. Uma busca por “JavaScript o que é”, “JavaScript online”, “JavaScript para iniciantes” ou “curso de JavaScript” já te colocará diante de uma infinidade de conteúdo. Mergulhe e aproveite a riqueza que já existe online sobre o tema.

    Aqui mesmo no blog da Locaweb temos vários posts já publicados sobre JavaScript. Então você já tem boas dicas de como dar os primeiros passos em sua jornada de aprendizado.

    Para aprender JavaScript mais rapidamente, ter boas noções de lógica de programação ajuda muito. Dominar HTML e CSS também é importante, para dar suporte visual à sua programação e deixar seus projetos mais apresentáveis.

    Uma grande dica para agilizar seu crescimento é participar de projetos (pessoais ou em grupo) para desenvolver código. Também estude programação orientada a objetos (POO) e programação funcional. Essas são ferramentas que darão um grande suporte para compreender os principais recursos de JavaScript.

    Se você deseja algo mais estruturado, existem cursos online pagos e gratuitos disponíveis online. Um exemplo é a Escola de Front-End da Alura, que trata desde a criação de páginas dinâmicas até como ativar o JavaScript no celular (e também como desativar o JavaScript caso você necessite). 

    Esse é só um exemplo: cursos, fóruns e livros existem em grande quantidade – você certamente vai encontrar alguma opção que se encaixe em sua disponibilidade financeira e de tempo.

    Conceitos básicos de JavaScript

    Não importa em que momento você esteja em sua jornada de evolução em JavaScript, existem alguns conceitos que você precisa dominar. Não apenas porque eles são importantes para entender melhor o JavaScript, mas porque eles têm aplicação em toda a lógica de programação web.

    Tipos de dados

    O JavaScript tem uma característica muito interessante: é uma linguagem em que não é preciso declarar o tipo de uma variável – é suficiente atribuir seu valor, e a própria linguagem entende se é uma sequência de caracteres, de números, se é indefinida ou se é de outro tipo. É o que se chama de “tipagem dinâmica”.

    Existem seis tipos de dados que são considerados essenciais:

    • Booleano: “true” e “false”
    • null: é uma palavra chave que indica valor nulo. Para o JavaScript, “null” é diferente de “Null”ou “NULL”, portanto esteja atento ao uso de maiusculas e minúsculas
    • undefined: trata-se de uma propriedade de valor indefinido
    • Número: é um dado exclusivamente com caracteres numéricos
    • String: é uma palavra, formada por letras ou por letras e números
    • Símbolo: é um tipo de dado único e imutável.

    Objetos e funções (falaremos daqui a pouco sobre eles) são outros elementos fundamentais na linguagem JavaScript. Com esses tipos de dados, é possível realizar uma infinidade de tarefas úteis em suas aplicações.

    Variáveis

    As variáveis são um conceito fundamental no JavaScript. Uma variável é um espaço na memória do computador que o programa em execução reserva para realizar suas tarefas: guardar informações, realizar operações matemáticas e outras.

    Em JavaScript existem vários tipos de dados, como números, strings, booleanos e arrays. Entender cada um desses tipos de variáveis, saber como declarar e usar cada uma, e trabalhar com diferentes tipos de dados, são recursos essenciais para escrever bons códigos JavaScript. Quem domina esses conceitos consegue coletar, manipular e armazenar dados de forma mais produtiva e eficiente, fazendo com que o código possa ter mais aplicações.

    Funções

    Uma função é um conceito essencial em JavaScript que todo desenvolvedor precisa dominar. Uma função é um conjunto de códigos que executa uma tarefa específica e que pode ser reutilizada ao longo do programa. Dessa forma, o desenvolvedor pode organizar melhor seu código e torná-lo mais simples, elegante e funcional.

    Em JavaScript, as funções são declaradas usando a palavra-chave “function” e podem receber parâmetros e valores de retorno.

    Matrizes

    Uma matriz (ou array, em inglês) é uma lista ordenada de valores, aceita em qualquer tipo de dado. Em JavaScript, os arrays são dinâmicos, permitindo que você adicione ou remova elementos sempre que necessário. Dessa forma, eles são muito versáteis e úteis para armazenar e manipular dados.

    Objetos

    Os objetos são outra estrutura fundamental em JavaScript. Trata-se de coleções de pares chave/valor, em que cada chave é um identificador (também chamado de propriedade) e cada valor é um tipo de dado. Objetos são usados para representar entidades reais ou estruturas mais complexas de dados.

    Com o uso de matrizes e objetos, um bom desenvolvedor consegue criar aplicativos mais complexos e dinâmicos, pois acessa e armazena mais informações sem criar códigos pesados. O resultado é mais eficiência para seu código.

    Frameworks e Bibliotecas JavaScript: o que são e quais os principais?

    A comunidade JavaScript é bastante colaborativa, e essa é uma das grandes riquezas de trabalhar com essa linguagem. A atuação coletiva cria novos recursos e dá ainda mais poder para que desenvolvedores criem e gerem inovação. Uma das formas mais interessantes é pela construção de frameworks e bibliotecas JavaScript.

    Os frameworks são combinações de códigos comuns, para que sejam reutilizados. O principal objetivo é resolver problemas recorrentes utilizando uma abordagem genérica. Com isso, o desenvolvedor pode se concentrar em solucionar problemas, em vez de reescrever linhas de código.

    Já as bibliotecas são trechos de código reutilizáveis, que podem servir como uma base para o desenvolvimento de outros códigos. Usando bibliotecas, o desenvolvedor não perde tempo escrevendo códigos que já foram escritos por outro profissional. Dessa maneira, todo mundo sai ganhando com o uso de arquivos que contam com diversas funções embutidas que realizam tarefas úteis.

    Também podemos dizer que frameworks são conjuntos de bibliotecas ou componentes que são usados para criar uma base que acelera o desenvolvimento de aplicações web a partir de JavaScript.

    Com o uso de frameworks e bibliotecas, desenvolvedores podem acessar funcionalidades complexas, como trabalhar com dados, animações e cálculos matemáticos, de forma mais simples.

    Existem diversos frameworks e uma infinidade de bibliotecas para JavaScript – e esse é um campo sempre em evolução. Dominar pelo menos os principais é importante para acelerar o desenvolvimento de aplicações, então procure sempre se aperfeiçoar nessa área.

    Quais são os principais frameworks que todo desenvolvedor JavaScript precisa conhecer? Sem nenhuma pretensão de esgotar a lista, preste atenção nestes:

    Angular

    Mantido pelo Google e apoiado por uma grande comunidade em todo o mundo, este é um dos frameworks mais importantes para desenvolvimento web. O Angular é multiplataforma e se trata de uma versão reescrita do framework AngularJS, usando TypeScript. 

    Com melhorias como redução de tamanho e alterações de sintaxe, se tornou um framework separado do AngularJS, do qual nasceu. Atualmente, estamos na versão 9 do Angular.

    Ember.js

    Lançado em 2011, o Ember.js é open source, combinando vários recursos de outros frameworks, como o Angular. Por isso, é uma ferramenta bastante adequada para criar aplicações complexas. 

    Pensado para aumentar a produtividade do desenvolvimento de aplicações web, tem uma grande biblioteca de dados, o que aumenta sua versatilidade, e conta com muitas extensões que podem ser adicionadas com uma simples linha de comando.

    Vue.js

    Lançado em 2014 por Evan You, que trabalhava em um dos projetos do Google Creative Labs, o Vue.js é um framework open source que tem como um dos trunfos a progressividade: ele pode ser adicionado aos poucos a uma aplicação, com a possibilidade de misturar e combinar o framework a diferentes projetos.

    Bastante usado para criar aplicações de página única e para desenvolver interfaces, o Vue.js exige uma configuração mínima na criação de um projeto e pode ser integrado a aplicações existentes por meio de tag scripts, de maneira simples.

    OK, mas e quando falamos de bibliotecas? Quais são as principais, às quais os desenvolvedores precisam estar atentos? Também sem pretensão de esgotar o tema, aqui vão algumas bibliotecas importantes:

    jQuery

    A jQuery é a maior biblioteca JavaScript existente atualmente. Lançada em 2006, tem sido amplamente usada em sites em todo o mundo. Embora tenha perdido espaço nos últimos anos devido às grandes bibliotecas e frameworks que apareceram, ainda é uma importante opção de aprendizado, especialmente para quem está começando.

    D3.js

    Essa é uma biblioteca voltada a trabalhos com dados. Desenvolvida em 2011, se encaixa muito bem em aplicações com visualizações personalizadas, atendendo tanto a quem precisa de um gráfico simples em barras quanto para quem necessita de uma interface em três dimensões.

    React

    Desenvolvido em 2013 por Jordan Walke, então colaborador do Facebook (que apoia a evolução da ferramenta), se transformou em uma das principais bibliotecas front-end do mundo. O React é usado para criar aplicativos web em pequena ou grande escala, especialmente em interfaces interativas. Sua estrutura em componentes ajuda a agrupar códigos e expressões, facilitando seu uso em projetos.

    Glimmer.JS

    Lançado em 2017 pela mesma turma do Ember.js, é uma biblioteca com componentes de UI e foco em rapidez e leveza para aplicações web. Pode ser usada com o EMber.js como um componente, de forma independente ou ainda como um componente somado a outro aplicativo.

    Babel

    Essa é uma ferramenta JavaScript bastante popular, usada para converter o código ECMAScript 2015+ em uma versão compatível com gerações anteriores do JavaScript. Podemos considerar o Babel como um compilador que pega um código escrito em um padrão JavaScript e o converte para um padrão diferente.

    Exemplos de aplicações em JavaScript

    O JavaScript vem sendo usado por empresas de todos os tamanhos, mas são as gigantes de tecnologia que têm acelerado o uso da linguagem. Netflix, Microsoft, Google, IBM, PayPal, NASA, BMW e Goldman Sachs são exemplos de companhias de diversos setores que adotaram soluções importantes em JavaScript em seus sistemas.

    Alguns exemplos:

    Netflix

    A gigante do streaming adotou JavaScript em suas aplicações para diminuir o tempo de espera dos usuários na recepção dos arquivos de vídeo. Dessa forma, a experiência de ver filmes e séries se tornou muito mais dinâmica e satisfatória.

    Google

    O Gmail é um serviço do Google que utiliza JavaScript. O Engine V8, um motor de JavaScript open source, é padrão no Google Chrome, o que acelerou sua adoção no mercado. O Google também é um apoiador de várias bibliotecas e frameworks JavaScript.

    Salesforce

    O Slack, popular aplicativo de comunicação corporativa hoje pertencente à Salesforce, teve sua versão em desktop desenvolvida a partir do Electron JS, essencialmente uma aplicação em node.js.

    Rovio

    A Rovio, desenvolvedora de games que hoje é parte da gigante gamer SEGA, usou engines baseadas em JavaScript para criar alguns de seus jogos mais populares, incluindo o famoso Angry Birds.

    Já deve estar bastante clara a capacidade, flexibilidade e versatilidade do JavaScript para desenvolver os mais variados tipos de aplicações para web, mobile e games. Por tudo isso, essa é uma ferramenta essencial para seu crescimento profissional como desenvolvedor. Agora é com você! Confira nosso guia completo de como vender pela internet para desenvolver sua plataforma de vendas e conheça as soluções Locaweb para criação de sites, que dão toda a liberdade para que você desenvolva suas aplicações com flexibilidade, agilidade e eficiência. Conte com a gente para dar toda a infraestrutura necessária para impulsionar suas vendas digitais!

    Procurando performance, espaço e melhor custo-benefício do mercado? Conheça as soluções de revenda de hospedagem Locaweb.

    Clique aqui