Tempo de carregamento da página e hospedagem do site estão entre os elementos a serem otimizados para deixar sua homepage eficiente. 

Você já ouviu falar que para vender na internet basta ter um site? Pois não é bem assim que acontece. Existe uma série de fatores que fazem com que uma homepage, a página do seu produto, funcione de forma eficiente, atraindo pessoas e as convertendo em leads. Este último termo serve para designar oportunidades de negócio. 

A seguir, conheça a importância de manter uma homepage otimizada e com tráfego, além de 10 fatores que fazem com que ela tenha potencial de atração e de conversão. 

Boa leitura! 

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    Importância de uma homepage otimizada 

    Geralmente, os sites são criados com o objetivo de transmitir uma informação ou comercializar um produto. Contudo, para que isso aconteça, a pessoa precisa mais que apenas visitar o site, ela precisa se sentir atraída a permanecer na página e a praticar a ação por ele determinada, que pode ser a de realizar uma compra ou se cadastrar para receber algum conteúdo no e-mail

    Por exemplo, uma instituição de Ensino Superior pretende, sobretudo, captar estudantes. Enquanto isso, uma loja de roupas tem seu e-commerce criado para potencializar suas vendas pela internet. 

    E, para que ambos os casos alcancem suas prioridades, é necessário pensar a homepage nos mínimos detalhes, especialmente os técnicos. Existem regras para isso e, atualmente, utilizam-se aquelas relacionadas ao SEO, sigla para Search Engine Optimization ou simplesmente otimização de mecanismos de busca

    O SEO reúne recomendações gerais em torno de três elementos: tecnologia, conteúdo e, por fim, autoridade. Ao investir nesses três pilares, é possível alcançar um bom posicionamento da sua homepage em sites de busca como o Google.  

    Na sequência, entenda um pouco mais sobre cada um desses pontos. 

    SEO e Tecnologia 

    Ao estruturar uma homepage do zero, é essencial contar com uma hospedagem de site eficiente que não o deixe na mão e tire seu e-commerce do ar em uma Black Friday, por exemplo. 

    É esse componente que vai auxiliar que sua homepage tenha um tempo de carregamento ágil. Atualmente, é comum que o usuário sinta impaciência e não permaneça em um site caso ele demore a carregar. 

    Destaca-se, ainda, a necessidade de tornar o seu site responsivo. Ou seja, ele precisa funcionar e disponibilizar todas as informações na versão aberta em um computador de mesa e notebook ou, especialmente, no mobile.  

    E isso tem uma razão de ser: os brasileiros têm usado cada vez mais o celular para realizar compras. É o que identificou um estudo conduzido RankMyApp, que apontou um total de 15,7 milhões de downloads de aplicativos de varejo entre janeiro de 2018 e junho de 2022. 

    Por isso, para que qualquer regra de SEO tenha sucesso em seu e-commerce, é preciso antes trabalhar bem a base, que reside na tecnologia. O Google, por exemplo, recomenda uma série de orientações, tanto para desenvolvedores quanto para aqueles que produzem conteúdo otimizado a partir das regras de SEO. 

    pessoa acessando uma homepage otimizada através de um tablet
    Investir em SEO garante que sua homepage fique fortalecida e tenha um bom posicionamento em buscadores como o Google. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    SEO e conteúdo 

    O segundo elemento que faz parte do universo em torno do SEO é o conteúdo. Após desenvolver uma boa homepage, é primordial investir em informações bem descritas. Igualmente, outros quesitos, como imagens e recursos multimídia. 

    E para cada um desses componentes, existem boas práticas. Por exemplo, recomenda-se que as imagens tenham, no geral, menos de 100 kbps de “peso”. Isso contribui para que o tempo de carregamento dela não seja elevado e mande embora o seu potencial lead. 

    Além disso, no caso de textos, é prudente que ele seja estruturado com headings. É, basicamente, a inclusão de títulos e subtítulos que permitem uma melhor legibilidade e escaneabilidade do seu texto por parte do leitor, tornando a leitura fluída. Isso também faz com que o texto tenha chances de ser recomendado nos buscadores. 

    Mas, claro, essas são apenas algumas regras. Existem milhares de outras que são constantemente atualizadas. No geral, os próprios buscadores e empresas que fornecem ferramentas de SEO costumam publicar guias com orientações práticas. 

    SEO e autoridade 

    Ao investir na base da sua homepage, que é toda a estrutura tecnológica para que ela exista e possa performar adequadamente, bem como no conteúdo, o fator autoridade aparece.  

    Isso ocorre quando o seu site passa a ser uma referência, mantendo-se com um bom posicionamento nos buscadores, na primeira página deles. Para tanto, os algoritmos avaliam sua homepage não só pela quantidade de acessos que ela recebe, como pelo tempo de permanência dos usuários. 

    Esse trabalho, porém, deve ser constantemente avaliado e otimizado para que os benefícios possam surgir ou serem mantidos. 

    Mas, atenção: tais regras são apenas a base. Existem diversas outras que precisam ser consideradas na sua estratégia de marketing e de SEO. 

    Por isso, facilitamos o trabalho para você e reunimos 10 fatores fundamentais para que sua homepage possa ser eficiente. 

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    10 fatores essenciais em um site para atrair e converter clientes 

    Tempo de carregamento ágil 

    Como mencionado antes, o tempo que uma homepage leva para abrir completamente, incluindo elementos como imagens, precisa ser rápido. Caso contrário, uma pessoa mais impaciente não vai aguardar e você perde uma possível conversão. 

    Visual limpo 

    Igualmente é importante o layout e como ele é estruturado. Quanto mais limpo e organizado, com informações bem posicionadas, ficará mais fácil para seu potencial cliente acompanhar o conteúdo e agir. 

    Nele, a “cereja do bolo” deve ser o botão de ação, para converter um potencial cliente. Pode ser o envio de um formulário com dados pessoais para cadastro, o convite para um evento ou o botão de compra propriamente dita. 

    O importante é que não haja elementos que distraiam o potencial lead para que ele deixe de fazer a ação desejada. Assim, quanto mais poluída visualmente for uma homepage, mais chances a pessoa terá de ficar confusa e não converter. 

    URL amigável 

    O Uniform Resource Locator (URL) é o termo técnico empregado para se referir ao endereço virtual de uma homepage. Como a proposta é fazer com que cada pessoa usuária se lembre e volte a entrar em contato com você, quanto mais curta e simples uma URL, mais fácil de ser memorizada e acessada. 

    Para fins de SEO, uma URL considerada amigável é aquela que tem entre 50 a 60 caracteres, considerando os pontos e hifens usados. Evite colocar números e palavras com acentuação, pois os navegadores tendem a converter acentos em caracteres especiais, e isso dificulta a memorização por parte de quem acessa. 

    Informação objetiva 

    Nos tópicos anteriores, mostramos como o conteúdo também precisa ser otimizado. Nesse caso, toda e qualquer informação que constar em sua homepage tem que ser o mais objetiva e direta possível

    Evite rodeios ou palavras rebuscadas. Pense na sua persona ideal, em como ela pensa e age, e adapte o seu conteúdo para a forma como seria mais simples para ela. 

    Adote verbos de ação e uma argumentação que possam persuadir seu potencial consumidor a agir como você deseja. É comum, por exemplo, mostrar que determinada oferta é imperdível, desde que de fato seja, ou que receber o e-book que você preparou exclusivamente para a pessoa é uma oportunidade única, já que o material é gratuito. 

    De toda a forma, haja honestamente e não minta. Lembre-se do ditado de que “mentira tem perna curta”. Assim, deixar de ser transparente pode, em algum momento, vir à tona. 

    Uma homepage bem posicionada é aquela que investe em tecnologia e conteúdo para gerar autoridade e se tornar uma referência sobre seu assunto. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Palavras-chave mais buscadas 

    Entre as informações a serem incluídas em sua homepage, vale usar palavras-chave que sejam as mais utilizadas por seu público ao buscar produtos e serviços semelhantes aos seus. 

    Faça um mapeamento delas usando ferramentas próprias para tanto, como é o caso do Semrush, por exemplo, entre outras. Esse tipo de plataforma apresenta volumes de busca, nível de concorrência, intenção de procura por parte do usuário, além de outros termos semânticos digitados pelas pessoas ao acessarem os buscadores. 

    CTA direto ao ponto 

    Um dos principais elementos que devem constar em uma homepage é o CTA, Call-to-Action. Como o próprio nome sugere, é uma chamada para ação.  

    Dessa forma, seu CTA deve ser redigido na voz ativa usando verbos de ação. Por exemplo, caso seu objetivo seja que a pessoa preencha o formulário para receber uma newsletter, a chamada pode ser: “Assinar a newsletter” ou, ainda, “Quero receber a news”. 

    Formulário simples 

    Caso sua homepage tenha um formulário para que a pessoa baixe um documento ou feche a compra, é prudente ter a menor quantidade de campos possível. Usualmente, pede-se apenas nome e e-mail ou telefone

    Quanto mais campos seu potencial cliente precisa preencher, mais incômodo pode gerar. Afinal de contas, há dados que são sensíveis. Sem contar o excesso de burocracia para ter acesso ao que se deseja, fator que também pode espantar a freguesia. 

    Pop-ups na medida certa 

    Outro recurso comum é o pop-up, um tipo de janela que se abre no navegador. Contudo, use com cautela, já que sua constância ou excesso pode afugentar a pessoa.  

    No geral, utiliza-se uma só, ativada quando alguém vai fechar a aba de navegação, por exemplo. Nela, pode ser descrito algo como “Já vai embora? Antes, preencha o formulário para receber mais informações sobre a oferta X”. 

    Lembre-se: menos é mais. Portanto, torne sua homepage a mais simples possível para que consiga atrair e cativar, além de converter leads. 

    Segmentação e nutrição de leads 

    Uma etapa fundamental do processo é segmentar os contatos recebidos pelo formulário. Geralmente, conta-se com alguma ferramenta que automatiza e não gera retrabalho. É o caso daquelas pautadas no conceito de Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente

    Assim, as ações de marketing seguintes para dar sequência ao relacionamento podem ser diversas: envio de e-mail marketing, newsletters, campanha de mídia paga on e offline, entre outras. 

    A ideia aqui é manter clientes engajados e nutridos de informações sobre o produto ou serviço que você deseja vender. 

    Auditoria regular 

    Tal medida serve para manter uma homepage atualizada e otimizada e já existem ferramentas que auxiliam o processo. É o caso do Google Search Console, que apresenta dados e informações sobre a situação dos sites, além de indicar o que precisa ser melhorado. 

    Investir em cada um desses pontos listados anteriormente permitirá que sua homepage tenha mais acessos. E, mais que isso, seja o trampolim para que seu potencial lead inicie um relacionamento com o seu negócio

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