Lojistas esperam vender nessa edição da Black Friday. Veja como se preparar para a data!

A Black Friday se consolidou como uma das principais datas comerciais. Em 2022, a última sexta-feira de novembro movimentou mais de R$ 6 bilhões. Para 2023, pesquisas apontam que os lojistas esperam vender mais em comparação ao ano anterior. 

Quando se trata de vendas online, as projeções também são animadoras. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) estima um crescimento de quase 10% no faturamento na Black Friday 2023.  

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    Como vender mais na Black Friday? 

    Homem fazendo compra online durante a black friday
    Depois de uma diminuição do ritmo de compras em 2022, a Black Friday 2023 promete reaquecer o comércio eletrônico. (Fonte: GettyImages/Reprodução) 

    Para aproveitar todo o potencial da Black Friday 2023, é importante se preparar com antecedência. As promoções são o carro-chefe, mas questões como estratégias de marketing digital e de segurança cibernética também precisam ser consideradas no planejamento. Além disso, a tecnologia pode ser um grande diferencial competitivo

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    1. Promoções atrativas 

    A Black Friday é conhecida por oferecer descontos significativos e ofertas especiais, e os clientes vão à procura de negócios vantajosos. Por isso, quando os clientes veem um valor real na compra, eles são mais propensos a concluir a transação. 

    As promoções relâmpago ou ofertas por tempo limitado ajudam a impulsionar as compras, já que os clientes sentem que precisam agir rapidamente para aproveitar a promoção. Dessa forma, aproveite a data para liquidar estoques ou produtos sazonais e liberar espaço para novos produtos. 

    2. Hospedagem de site 

    O aumento do tráfego pode sobrecarregar o site e até deixar a página fora do ar. Por isso, a empresa deve contar com uma hospedagem confiável que garanta a performance e estabilidade.  

    A velocidade de carregamento do site é crucial para a experiência do usuário

     3. Otimização do site 

    Torne a navegação pelo seu site simples e intuitiva, que são fatores influenciadores no ranqueamento em sites de buscas, como o Google, pois favorece que o site apareça nos primeiros resultados. Os visitantes devem ser capazes de encontrar facilmente produtos, categorias e informações importantes. 

    Aprimore a funcionalidade da pesquisa para que os clientes possam encontrar o que estão procurando de forma rápida. Coloque em destaque suas principais ofertas da Black Friday na página inicial e em locais estratégicos do site para que os clientes as vejam imediatamente. 

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    4. Site responsivo 

    mulher fazendo compra online na black friday
    A maioria dos acessos à internet no Brasil é realizada em dispositivos móveis. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

    Páginas web com um design responsivo são aquelas que contam com um layout flexível, que se ajusta de acordo com o tamanho da tela do dispositivo do usuário.  

    Com isso, o texto, as imagens, os botões, o menu de navegação e outros elementos adquirem uma disposição e tamanho ideais para proporcionar uma experiência agradável de compra ao visitante do site. 

    5. Análise de dados 

    A análise de dados fornece insights valiosos sobre o comportamento dos clientes, a eficácia das estratégias de marketing e as tendências de compra. Ao entender o que o seu cliente procura e como se comporta, você pode criar ofertas e campanhas mais direcionadas a Black Friday. 

    Com base em dados demográficos, histórico de compras e outros fatores, é possível segmentar sua lista de clientes para direcionar as ofertas. Além disso, ferramentas que fornecem dados, como o Google Analytics, permitem identificar preferências individuais dos clientes, permitindo personalizar as ofertas e recomendações de produtos. 

    6. Redes sociais 

    As redes sociais são plataformas eficazes para alcançar um público amplo, envolver os clientes e promover suas ofertas. Use os canais para começar a promover suas ofertas da Black Friday com antecedência, criando expectativa entre seus seguidores ao compartilhar teasers e informações sobre as promoções que estão por vir. 

    Realize enquetes e compartilhe cupons, para incentivar o engajamento dos seguidores e aumentar o alcance da sua marca. Use recursos como Instagram Stories e transmissões ao vivo para mostrar produtos, responder a perguntas e criar uma sensação de urgência em torno de suas ofertas. 

    7. E-mail marketing 

    O e-mail marketing é uma maneira eficaz de se comunicar diretamente com seus clientes e potenciais compradores, fornecendo informações sobre suas ofertas e incentivando-os a fazer compras. 

    Envie e-mails antes da Black Friday para criar listas vips, divulgando algumas das ofertas especiais que estão a caminho. Segmente sua lista de e-mails com base no comportamento passado dos clientes e em suas preferências para enviar ofertas direcionadas que são mais relevantes para cada grupo. 

    Envie e-mails automáticos para os clientes que abandonaram seus carrinhos de compras, lembrando-os do que deixaram para trás e incentivando-os a adquirir a oferta. Após uma compra, envie e-mails de acompanhamento agradecendo e sugerindo produtos complementares ou incentivando-os a deixar avaliações. 

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