Para os clientes sentirem confiança em fazer negócio em um site, é preciso mostrar profissionalismo. Vamos conferir as melhores práticas de um bom site profissional.

Muita gente tem se perguntado: os sites ainda são importantes para fechar negócios? As redes sociais conseguem substituir os sites? E a gente responde! Sim, os sites continuam sendo importantes para fechar negócios e aumentar a escala das vendas. As redes sociais cumprem um papel muito importante dentro da decisão de compras da pessoa, mas ainda não substituem um bom e-commerce.

O site é o lugar de confiança de uma marca. É por meio do seu conteúdo e atualizações que os mecanismos de busca vão classificar sua relevância e ajudar a marca a ser projetada para as pessoas que precisam dela. É onde o cliente vai conferir se “esse negócio é de verdade mesmo”. Então, quanto mais o site for profissionalizado e respeitar as boas práticas do ambiente online, melhor será para o crescimento digital de uma marca.

Mas como ter um site profissional? Bom, desse assunto a Locaweb entende. Então vamos mostrar os principais pontos de atenção sobre isso.

+ Criador de sites: o que é e principais características

Navegue pelo índice

    Sua marca no mundo

    Sua marca já tem um nome? Se sim, isso já é meio caminho andado. Se ainda não escolheu, procure um nome fácil de lembrar e digitar, ao mesmo tempo ligada à personalidade do seu negócio.

    Com o nome definido, corra para registrar o domínio e garantir o seu endereço na web. Na Locaweb, além das extensões de site já conhecidas, você registrar seu domínio utilizando extensões exclusivas que indicam a área de atuação do seu negócio.

    Depois de fazer seu registro, você poderá criar e-mails para organizar a comunicação, como financeiro, atendimento, vendas e quantos mais precisar.

    Um lugar para o seu site ficar

    O próximo passo é fazer a contratação do espaço onde o seu site profissional ficará hospedado. É nesse local que ficarão armazenados os textos, fotos, vídeos, código de programação e todos os dados necessários ao funcionamento correto do site com todas as páginas. O plano de hospedagem da Locaweb inclui não apenas o espaço de armazenamento, mas contas de e-mail, domínio e Certificado de Segurança SSL gratuito por um ano.

    De acordo com o perfil de cada site profissional, a hospedagem pode ser feita em:

    • Servidor compartilhado: uma das modalidades mais comuns do mercado por ser indicada na maioria dos casos e permitir a gestão de múltiplos sites na mesma hospedagem.
    • Servidor dedicado: nesse caso, a pessoa contrata um servidor exclusivo para seu site, sem compartilhar nenhum espaço. Com isso, o desempenho e estabilidade do site é muito alta. Geralmente, é uma das modalidades mais caras de contratação.
    • VPS ou Virtual Private Server: dá mais liberdade de acesso e permite que várias aplicações sejam tratadas isoladamente umas das outras. Nesse caso, é preciso ter um certo grau de conhecimento técnico em desenvolvimento.

    Agora que seu site já tem onde ficar, vamos para o próximo ponto.

    Qual será a cara do seu site?

    A criação da identidade visual é o próximo passo em um site profissional. É aqui que estarão definidos diversos padrões importantes para a marca ter uma comunicação coerente e que se torne identificável. É importante ter, também, um meio de contato simples e eficiente dentro da página, como o formulário de contato, algum aplicativo conversacional ou ambos. Ícones para as redes sociais também levam os visitantes mais perdidos para algum lugar familiar onde realizar a comunicação.

    Caso ainda não tenha uma identidade visual e não tenha recursos para contratar um projeto desse tipo, defina uma base simples, com logotipo, família de fontes utilizadas em sua comunicação, paleta de cores, imagens e ícones da comunicação. Sobre as imagens, otimize suas dimensões para web. Assim, seu site ficará leve para o carregamento, sem perder qualidade de visualização.

    A Locaweb oferece um Criador de Sites onde é possível criar um site profissional por meio de uma infinidade de templates. Eles são personalizáveis, portanto é possível utilizar as definições da identidade visual neles. Nossa ferramenta também oferece um banco de fotografias com bastante variedade para ilustrar suas páginas.

    +Templates de sites: Como personalizar no criador da Locaweb?

    como ter um site profissional

    Conteúdo para ser visto

    É preciso elaborar um conteúdo com uma linguagem atraente para quem consome e para os buscadores. Para isso, algumas premissas básicas devem ser cumpridas:

    • Escolha as palavras-chaves do seu negócio e as introduza no conteúdo de maneira consistente;
    • Torne seu site compatível aos dispositivos móveis, como smartphones e tablets;
    • Otimize o tempo de carregamento das páginas do site;
    • Otimize as imagens;
    • Inclua links nos textos e imagens que levem a pessoa para outras páginas dentro do próprio site;
    • Estude SEO e siga suas orientações no momento de redigir conteúdo para seu site profissional;
    • Avalie, periodicamente, o tráfego do site e o desempenho de pesquisa do site por meio da ferramenta Google Search Console.

    Com algumas práticas simples como essas já é possível obter bons resultados junto aos buscadores.

    Veja as melhores ofertas para comprar o domínio próprio do seu site!

    E para quem quer vender?

    Por mais que o criador de loja virtual da Locaweb seja uma mão na roda para colocar seu e-commerce em pé, a sua elaboração é trabalhosa. Isso porque, no caso de produtos, há uma série de detalhes que devem ser muito bem pensados e executados.

    Um exemplo: os produtos devem ser fotografados em diversos ângulos para mostrar bem suas características em um fundo neutro e contrastante. Se o fundo da imagem for quase da cor do produto, isso prejudicará a visualização – da mesma forma como acontecerá se o fundo tiver excesso de informação visual.

    Além disso, será necessário construir uma boa descrição dos produtos, sua composição, lançar formas de pagamento entre outros detalhes. Também é preciso ter uma calculadora de frete, além ferramentas de pagamento seguras. Ainda bem que a Locaweb já tem tudo isso dentro da sua ferramenta de criador de loja virtual. Para você ver o quanto nossa ferramenta de criador de site e loja virtual e boa e entrega o que promete, estamos dando 15 dias de avaliação gratuita e sem compromisso. Basta clicar aqui.

    Que tal começar agora a criar o seu site profissional em uma ferramenta fácil e intuitiva?

    SAIBA MAIS