Entenda por que é fundamental criar uma página de produto com venda cumpridora e como isso pode impactar a conversão no e-commerce.

Muitas pessoas ainda preferem fazer compras em lojas físicas por conta da possibilidade de conhecer, verificar e até usar produtos antes de levá-los para casa. Por isso, é essencial replicar essa experiência da forma mais fiel possível no e-commerce. E já que não dá para se valer dos sentidos de tato e olfato no mundo digital, é primordial oferecer uma descrição nos mínimos detalhes dos produtos ou serviços oferecidos.

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    Consumidor digital no Brasil

    As lojas virtuais do Brasil ainda não estão de acordo com o índice recomendável no quesito Description Score da E-commerce Quality Index (EQI) – indicador criado pela Lett, especialista em trade marketing digital, para avaliar a qualidade das informações das páginas de produtos na internet.

    A pontuação está relacionada ao número de palavras disponíveis nas descrições dos itens, que ainda é abaixo dos 60% desejados. Já a pesquisa “Os Hábitos de Compra do Consumidor Online”, realizada pela Birdie – plataforma de tecnologia e machine learning para gestão de informações de produto –, aponta que nove em cada dez consumidores consideram o preço determinante na hora da compra.

    Por outro lado, mesmo que o valor seja atraente, eles não estão dispostos a ficar procurando informações em outras fontes para, depois, voltar e finalizar o pedido. Se precisarem trocar de aba, pode ser que não voltem. É consenso entre quem trabalha com internet que a homepage é extremamente importante, mas a página de cada produto funciona como uma porta de entrada do consumidor no e-commerce – seja por mídia paga, seja por busca orgânica.

    O que pode ocorrer se você não criar uma página de produto boa?

    Ninguém compra nada sem visitar a página do produto. E isso está ligado à viabilização do negócio. É a diferença entre vender ou não vender. O conteúdo está diretamente relacionado à possibilidade de “fechar a conta” no final do mês. Por isso, mais importante do que atrair o visitante é convertê-lo em cliente.

    Nessa dinâmica, todos os detalhes podem fazer a diferença. Na maioria das vezes, a falta de entendimento a respeito do produto no e-commerce vira um bounce – ou a saída do cliente da página de navegação.

    E se ele fizer muita questão de comprar na loja, pode acabar acionando o SAC. A cobrança virá no atendimento, nas redes sociais ou mesmo em sites como o Reclame Aqui. Essa insegurança a respeito dos detalhes do que se está comprando pode, ainda, gerar frustração e o desejo de enviar o item de volta.

    A oportunidade de conhecer todos os detalhes do produto é determinante para a tomada de decisão do cliente no e-commerce. Isso se dá porque, quanto mais seguro e confortável ele estiver sobre a compra, maior será a chance de conversão da venda. O raciocínio é básico: o consumidor não paga por algo que ele não tem certeza do que é e de como funciona.

    É justamente a relação do volume de visitas que a página recebe versus a taxa de conversão que diz se sua descrição é cumpridora. Então, se você tiver muitos visitantes diariamente, seja novas pessoas, seja a mesma pessoa entrando várias vezes, mas ninguém comprando, é bom ligar o sinal de alerta. Não é necessário esperar feedback ou reclamação do cliente. O Google Analytics – que é uma ferramenta gratuita – já entrega essa visão.

    Primeiros passos para criar uma página de produto

    Confira as características básicas das descrições, se elas entregam todas as características do produto, se as palavras usadas são coerentes com o item e se as fotos foram bem produzidas e editadas. Uma boa descrição é dividida em dois pontos focais:

    • O primeiro é o benefício, que deve fisgar o consumidor. A pessoa entrou na página do produto por qual motivo? Normalmente, ele está ligado a um fator emocional, um desejo;
    • O segundo ponto vem para complementar a abordagem com as características técnicas e detalhadas do item, com o objetivo de satisfazer o lado mais racional da compra.

    Por isso, textos muito institucionais e engessados podem não agregar à venda. Um artifício essencial, mas que o mercado ainda tem dificuldade de fazer, são as descrições originais, escritas de forma exclusiva e dedicada para aquele produto, elas conseguem criar uma narrativa mais envolvente. É preciso ter uma argumentação de vendas que use todos os atributos do item para mostrar sua aplicação na vida de quem vai comprá-lo.

    Confira abaixo o passo a passo para criar uma página de produto de sucesso capaz de aumentar a sua conversão de vendas:

    1) Foque na persona

    Lembre-se de que mais do que simplesmente escrever uma descrição, é fundamental usar a linguagem correta. Para isso, é necessário entender quem é a pessoa que compra o seu produto – a chamada persona.

    Conhecendo o comprador, toda a comunicação vai estar alinhada, desde a aquisição dele nos anúncios até a venda pela apresentação do produto. É importante, ainda, dominar bem o que está sendo vendido e descobrir o que o consumidor espera daquele item.

    A partir daí, fica mais fácil cumprir todos os requisitos mínimos para uma descrição boa e que cumpra seu propósito principal.  O usuário sempre sabe quando você realmente fala a língua dele.

    Com esse checklist feito, no geral, a linguagem usada na descrição dos produtos precisa ser amigável e leve, para que não se torne cansativa. Ao mesmo tempo, deve passar autoridade e segurança. Ao ler, o consumidor precisa pensar: ´eles sabem o que falam´.

    2) Aposte nos recursos visuais

    As lojas virtuais não podem esquecer que o consumidor sempre faz comparações antes de comprar. A grande maioria dos sites não oferece ferramentas e tecnologias na hora de criar uma página do produto para aumentar a segurança do visitante em adquirir aquilo que ele busca.

    Os recursos visuais, tornam as descrições mais atrativas e menos cansativas. Algumas possibilidades que podem ser usadas, além das imagens-padrão, são vídeos e elementos animados.

    Entretanto, esse conteúdo precisa ser muito bem-produzido. Caso contrário, pode prejudicar a experiência do usuário na página. Os vídeos, por exemplo, podem vir ao final do carrossel das imagens ou junto à descrição do produto.

    É possível, inclusive, trabalhar com as imagens produzidas pelos fabricantes. Já para quem não abre mão de conteúdo autoral, um fundo neutro, luz natural e um smartphone são suficientes para criar boas gravações.

    Apesar de turbinarem as descrições, os recursos visuais devem ser usados com moderação e fazer sentido no contexto do que estiver sendo vendido. Em algumas situações, inclusive, eles vão além da estratégia e se mostram indispensáveis – como é o caso das tabelas nutricionais dos itens alimentícios. Outro exemplo básico é o quadro de medidas em centímetros, fundamental nas páginas de vendas de roupas e calçados. Cada nicho tem seu apelo visual necessário, o que ressalta a importância de conhecer muito bem quem é sua persona.

    como criar uma página de produto

    3) Ouça o cliente

    Para tornar a página mais informativa, trabalhe a prova social – que nada mais é do que o destaque dos feedbacks de quem já consumiu aquele produto. Esse é o princípio das cinco estrelinhas que as pessoas já estão acostumadas a olhar e julgar se algo é bom ou ruim.

    Ter esse testemunho de outros clientes reais, e não apenas do vendedor, fortalece a confiança do consumidor no e-commerce. Outra possibilidade nesse sentido é usar os comentários como forma de aumentar a segurança do visitante.

    Abra um espaço para que os clientes tirem dúvidas e relatem sua experiência após a compra. Contudo, é preciso ter bom senso com a ferramenta, fazendo a curadoria das opiniões. Apesar de ser um trabalho a mais, isso pode impactar o aumento das vendas.

    4) Saia na frente

    As empresas devem pensar como o consumidor para trazer informação e responder – nas descrições – as perguntas que o usuário faria ou procuraria nos buscadores. Se o site tem um conteúdo relevante, informativo e completo, a loja se torna referência.

    O Google entende que você é autoridade naquilo e vai te levar para o topo das pesquisas. Uma loja virtual é feita nos detalhes. Não se preocupe em anunciar cem produtos de uma vez. Faça cada um deles com muita atenção.

    Muitas vezes, as compras online tendem a ficar mais concentradas nos itens anunciados por tráfego pago. Por isso, é importante manter o foco para garantir que as páginas sejam boas, mesmo que não existam muitas delas. O básico bem-feito vai te levar para longe. Apenas com boas imagens e descrições completas você estará na frente de boa parte da concorrência.

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    5) Esteja no topo das pesquisas

    O SEO (Search Engine Optimization) é a estratégia responsável pelo posicionamento orgânico dos sites no Google. Em um e-commerce, é ela quem equilibra as vendas geradas com tráfego pago. O trabalho deve ser feito a cada item, analisando os fatores de relevância para o buscador e sempre respeitando as políticas da plataforma.

    As descrições de produtos são lugares perfeitos para melhorar o SEO de uma loja na internet. Usá-las devidamente é fundamental, pois são responsáveis por gerar uma grande parte dos resultados orgânicos por meio das buscas no Google. A partir daí, a conta é simples: quanto melhor rankeado nos buscadores, menor investimento será necessário em mídias pagas. É fundamental ter em mente, contudo, que esse é um trabalho de médio a longo prazo, porque o resultado só começará a aparecer com o passar do tempo. Dedicação, pesquisa e constância são as palavras-chave aqui.

    A estratégia é muito mais técnica do que simplesmente um bom conteúdo. O SEO onpage, por exemplo, envolve as URLs amigáveis, o tagueamento correto, as fotos com descrição alt text e outros detalhes dentro da plataforma de publicação. É um trabalho que leva tempo, mas que, no fim, colocará seu site na primeira página do Google, disputando as valiosas três primeiras posições.

    Agora que você já sabe o que é preciso levar em consideração na hora de criar uma página de produto de sucesso, aplique essas dicas no seu negócio e aumente suas vendas!