O pop-up é uma ferramenta eficaz para converter leads, mas precisa ser utilizado com inteligência. Veja só!

O pop-up é uma poderosa ferramenta de marketing digital e pode contribuir para melhorar a experiência do usuário quando utilizado da forma adequada.

O recurso substitui os banners convencionais na conversão de usuários em leads e potencializa a influência do conteúdo do site.

No entanto, sua utilização exagerada pode provocar irritação nos visitantes das páginas, incomodando ou até espantando um possível cliente.

Por isso, é importante entender o que é pop-up, sua função e suas características principais para aproveitar o máximo que o dispositivo oferece.

Navegue pelo índice

    O que é pop-up de site?

    (Fonte: Expect Best/Pexels/Reprodução)

    Um pop-up de site é uma pequena janela que aparece na interface do usuário sem a ação intencional do visitante da página.

    A ferramenta é usada, principalmente, por profissionais de marketing que desejam promover ofertas e gerar leads, mas ela também pode alertar os usuários sobre outras coisas, como o uso de cookies ou um desconto irresistível, por exemplo.

    O recurso é ativado por meio de um código no site. Os pop-ups geralmente aparecem logo após o carregamento da página, na primeira vez que o visitante a acessa.

    Eles também podem ser acionados por ações como: rolar, clicar ou quando o movimento do cursor indica que o usuário está prestes a fechar a página.

    Qual é a importância do pop-up para o comércio eletrônico?

    Os pop-ups são amplamente comuns em sites de comércio eletrônico, mesmo sem ser uma unanimidade entre os usuários. A ferramenta multifuncional ajuda a converter o tráfego do site em leads.

    O recurso é eficaz para oferecer descontos, promover uma newsletter ou anunciar algum tipo de associação. Portanto, vale a pena experimentar pop-ups em seu site e ver se suas taxas de conversão melhoram.

    A seguir, confira as principais funções de um pop-up.

    Gerar  assinantes

    Um formulário de assinatura pop-up onde os usuários podem deixar seu endereço de e-mail funciona para envolvê-los na comunicação com a marca.

    O instrumento permite aumentar a lista de e-mails, assim como construir relacionamentos com o público e acelerar a jornada do comprador.

    Promover conteúdos

    Embora o objetivo principal dos pop-ups seja gerar leads, a ferramenta pode promover conteúdos como e-books ou guia de estudo de caso.

    O recurso pode ser usado para melhorar a experiência do público quando oferece soluções para resolver seus problemas.

    Reduzir a taxa de rejeição

    A taxa de rejeição aponta o percentual de usuários que acessam somente uma página do seu site e, em seguida, saem dele.

    Para reduzir a taxa de rejeição, o pop-up pode solicitar o e-mail, o telefone ou outras informações para permitir a continuidade da comunicação. Esse pop-up geralmente aparece logo após o usuário fazer menção de fechar a guia ou sair do site.

    Quais são os principais tipos de pop-up?

    Os pop-ups podem ter diferentes tipos, a depender da estratégia de marketing do site.

    A ferramenta pode ser classificada por formato, ação, posicionamento e finalidade. Nem todos são relevantes para o negócio, mas conhecê-los é fundamental para compreender seu funcionamento e escolher o melhor recurso para o site.

    Os mais usados nas páginas da web são:

    • Pop-up na entrada: aparece instantaneamente quando um usuário visita o site, sendo muito comum oferecer descontos e promoções para incentivar o usuário a continuar navegando.

    • Pop-up ao sair: onde os usuários costumam parar de navegar no site web, o recurso aparece na tentativa de reter o visitante para se inscrever na newsletter, oferecer um cupom de desconto ou outros tipos de mensagens.

    • Pop-up agendado: aparece quando o usuário passa um determinado período de tempo na página, a fim de incentivá-lo a assinar ou comprar algo.

    • Pop-up ao rolar: quando o usuário chega a um ponto específico no site, o pop-up aparece e, geralmente, ocupa mais da metade da página com um anúncio relevante.

    • Pop-up ao clicar: uma janela de venda composta por campos para preenchimento surge quando o usuário clica em uma área específica do site.

    Como criar pop-ups?

    imagem mostra pessoa utilizando um notebook, no qual está usando uma ferramenta que permite a criação de pop-ups sem precisar de código.
    Não é necessário entender de programação para criar pop-ups. (Fonte: Ketut Subiyanto/Pexels/Reprodução)

    O pop-up pode ser criado nas principais linguagens de programação de sites, como HTML, JavaScript e CSS, adicionando poucas linhas de código que podem ser escritas com o auxílio de um criador de sites.

    Veja 4 passos para criar a janela flutuante:

    1. Escolha o construtor de pop-ups

    Ao contrário do que se pode pensar, o profissional de marketing não precisa entender de programação para criar pop-ups.

    O recurso pode ser incluído no site por meio de construtores próprios que vêm com uma variedade de ferramentas úteis, como modelos de formulários, opções de segmentação de público e visualização prévia, garantido que o pop-up tenha a aparência desejada. Alguns exemplos são:

    • Sumo;
    • Ninja Popups;
    • PopUp Maker;
    • Unbounce;
    • Get Response.

    2. Defina o modelo e adicione o conteúdo

    A definição do objetivo do pop-up ajudará a escolher o modelo mais adequado para a necessidade do site.

    Ao mesmo tempo que ferramenta pode coletar inscrições de e-mail, também pode promover ofertas, ou disponibilizar dicas profissionais, entre tantas outras funções.

    3. Selecione o público

    Caso a oferta seja relevante para todos que visitam o site, o pop-up poderá ser exibido para todos os usuários, mas nem sempre será assim.

    O público pode ser segmentado pelo país de origem, por qual dispositivo usa, entre visitantes novos ou recorrentes, entre outras opções.

    4. Confira e publique

    Antes de mais nada é necessário realizar as verificações finais para o pop-up entrar no ar. Em seu construtor de pop-ups, visualize a janela para verificar como o recurso será exibido em computadores e dispositivos móveis.

    Se estiver tudo ok, basta salvar e gerar o código personalizado para inserir na programação do site.

    Quer uma alternativa prática para obter atualizações automáticas e mais segurança? Conheça a Hospedagem WordPress Locaweb.

    Clique aqui
    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

    Veja outros conteúdos desse autor