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O marketing digital se tornou indispensável para quem quer empreender e crescer no ambiente online. Com o avanço das tecnologias e o comportamento do consumidor cada vez mais digital, dominar essa área deixou de ser opcional para quem quer ter um negócio competitivo.
Se você está começando ou quer escalar sua presença digital em 2025, este guia vai mostrar as principais estratégias, ferramentas e caminhos para aplicar o marketing digital de forma prática e eficiente no seu negócio. Continue lendo e boa leitura!
O que é marketing digital?
Resumidamente, marketing digital é um conjunto de técnicas e estratégias que utilizam ferramentas digitais para promover marcas, produtos ou serviços, conquistar novos clientes e aumentar as vendas.
Esta área engloba profissionais de diferentes especialidades e atuando em várias frentes, como anúncios pagos, redes sociais, e-mail marketing, SEO, criação de conteúdo e mais.
Diferente do marketing tradicional, o digital é mais ágil e dinâmico, podendo ser ajustado mais facilmente conforme o desenrolar do projeto e os resultados obtidos. Além disso, ele permite segmentação precisa, mensuração em tempo real e interação direta com o consumidor.
Dessa forma, o marketing digital se tornou essencial para qualquer empresa ou marca que deseja se destacar no mercado, bem como atrair, engajar, converter e fidelizar clientes online.
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Quanto ganha um iniciante em marketing digital?
Os salários na área de marketing digital podem variar bastante conforme a região, a especialidade e a experiência de cada profissional.
No entanto, segundo o site especializado Glassdoor, pessoas iniciantes em marketing digital têm salário inicial em torno de R$ 2 mil no Brasil. Já a média é de R$ 3.500, podendo chegar a R$ 5 mil.
Por onde começar?
Enquanto algumas instituições de ensino oferecem graduação em marketing digital, esta é uma área muito recente, abrangente e dinâmica. Como novas ferramentas surgem a todo momento no digital, assim como novas estratégias, é importante estar sempre atualizado.
A maioria das equipes de marketing digital são multidisciplinares, com profissionais de diversas formações. Entre as mais proeminentes, estão:
- Comunicação Social (Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda);
- Design (Gráfico, UX, UI);
- Cinema e Audiovisual;
- Ciência de Dados;
- Marketing.
Para pessoas já formadas que desejam trocar de área ou se especializar há, também, cursos gratuitos, de curta duração, tecnológicos e pós-graduações, como MBAs, voltados para marketing digital. São diversas opções de formação, desde as básicas às mais complexas, para quem quer iniciar a carreira em marketing digital.
Algumas empresas especializadas em conteúdo para marketing digital oferecem aulas básicas para iniciantes. Além disso, há muita informação gratuita sobre o tema disponível na web, como no canal da Locaweb no Youtube.
É difícil trabalhar com marketing digital?
Como o marketing digital é uma área que está em crescimento, há bastante demanda por bons profissionais. Entretanto, o nível de exigência vem aumentando nos últimos anos.
Para se destacar é preciso estar em constante atualização quanto às tendências e ferramentas. Para isso, além de fazer cursos, é necessário ter curiosidade para ir atrás de novas possibilidades, e uma boa dose de dedicação, para aprender como usá-las.
Profissionais de marketing digital podem trabalhar diretamente em empresas, agências de marketing ou publicidade e, também, trabalhar por conta própria, prestando serviços como pessoa jurídica.
Para entrar nesse mercado, é importante ter um portifólio que mostre as suas habilidades. Para isso, você pode utilizar suas próprias redes sociais, manter um site ou blog próprio, ou outros meios de expor o seu trabalho.
Quais são as áreas de atuação?
Como explicamos no início deste artigo, há diversas frentes nas quais os profissionais de marketing digital podem atuar. Veja a seguir algumas delas.
Marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo é uma estratégia que utiliza conteúdo em texto, imagem, vídeo e áudio para aumentar e enriquecer a presença online de uma marca.
Os profissionais dessa área são responsáveis por criar publicações de artigos, notícias em sites e blogs, posts em redes sociais, roteiros de vídeos e podcasts, conteúdo de e-mail marketing e newsletters, entre outras funções.
SEO (Otimização para Mecanismos de Busca)
SEO é um conjunto de técnicas aplicadas às páginas da web e em conteúdos para poderem ser facilmente encontrados nos mecanismos de busca.
Neste segmento, profissionais de marketing precisam estar sempre atualizados com as diretrizes em vigor dos buscadores, fazer auditorias nos sites para encontrar e resolver problemas de navegação, buscar por palavras-chave com bom volume de busca e boas chances de posicionamento, estruturar os conteúdos, e outras demandas do tipo.
Gestão de tráfego pago (Mídia Paga)
Já a gestão de tráfego pago consiste em criar e otimizar anúncios em plataformas como Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads, para serem atraentes e gerem cliques.
O principal objetivo da mídia paga é atrair visitantes – ou leads – qualificados para sites ou landing pages, aumentando a probabilidade de conversões e vendas. Os profissionais dessa área devem ter conhecimento profundo em segmentação, copywriting e análise de desempenho para garantir o melhor retorno sobre investimento (ROI).
Social media marketing (Gestão de Redes Sociais)
Profissionais de Social Media Marketing são responsáveis pelo planejamento, criação e gerenciamento de conteúdos estratégicos para diversas plataformas de redes sociais como Instagram, YouTube, Facebook, X, Snapchat, LinkedIn e TikTok.
Além disso, essa função exige a criação e gestão de cronogramas de publicação, produção de posts com texto, imagem ou vídeo, interação com usuários em comentários e DMs, além da análise de métricas de engajamento.
E-mail marketing
O e-mail marketing é uma das ferramentas mais eficientes para nutrir leads e manter contato direto com clientes. Dessa forma, profissionais que trabalham com o recurso, além de precisarem ter uma escrita envolvente, também devem entender da parte técnica.
As tarefas da área envolvem criação de estratégias e campanhas com conteúdo personalizado para leads e clientes, automação de envio, segmentação detalhada e análise de métricas críticas, como taxas de abertura e cliques em links.
Inbound marketing
Para atrair, engajar e converter leads por meio de estratégias não intrusivas, profissionais de inbound marketing são responsáveis pela criação e execução de conteúdos ricos. Fazem parte desse tipo de conteúdo os e-books, infográficos, vídeos explicativos, webinars, workshops e mais.
Esses profissionais devem ter conhecimento aprofundados de personas, jornada do cliente, funil de vendas, nutrição de leads e técnicas de SEO.
Marketing de afiliados
O marketing de afiliados é baseado em parcerias entre marca e outra marca ou pessoa que promove produtos ou serviços em troca de comissões por vendas geradas.
Assim, profissionais que trabalham nessa área são responsáveis por gerenciar e otimizar programas de afiliados, manter bom relacionamento com eles, negociar comissões, fornecer materiais de divulgação e media kits, enviar links com rastreamento e monitorar o desempenho dos afiliados.
Marketing de influência
Com o crescimento dos influencers, tanto os de grande abrangência quanto os de nicho, surgiu a posição do profissional de marketing de influência, responsável por planejar e executar estratégias com base na credibilidade e o alcance de influenciadores digitais.
Esses profissionais devem ter olhar apurado para identificar influenciadores alinhados ao público-alvo e valores da marca, negociar as parcerias e colaborações, bem como monitorar o desempenho de campanhas, analisando métricas de engajamento e conversão.
Análise de dados e métricas
Apesar de não ser exclusiva do marketing digital, a análise de dados é muito utilizada para monitorar e avaliar o desempenho de campanhas e ações online.
Para isso, profissionais de dados utilizam ferramentas como o Google Analytics, Meta Insights, SEMrush e diversas outras para entender o comportamento do público, identificar oportunidades, ajustar campanhas e estratégias em tempo real e acompanhar os demais indicadores importantes.
E-commerce e estratégias digitais
Por fim, com a ascensão do e-commerce, passou a ser necessário ter profissionais especializados para desenvolver estratégias digitais, otimizar a experiência de compra do usuário, fazer a gestão de marketplaces e mais.
Entre as funções, estão a criação de campanhas de remarketing para reconquistar clientes, analisar dados de comportamento dos consumidores, bem como implementar táticas de personalização e automação para fidelizar clientes.
9 tendências de Marketing Digital para colocar em prática em 2025
Timing e dinamismo são algumas das principais características do marketing digital, e estar atento às principais tendências é essencial para os profissionais dessa área.
Se você quer se destacar nesse mercado, confira a seguir nove tendências para 2025 e as ferramentas disponíveis para aplicá-las.
1. Conteúdo interativo
O conteúdo interativo é um convite ao cliente ou usuário a engajar de alguma forma com a marca. Ao mesmo tempo, essa interação tem que servir algum propósito, como entretenimento, educação, solução de problemas, ou, então, como prêmio.
Um bom exemplo são as marcas que oferecem cupons de desconto por preenchimento de pesquisas de satisfação. Na parte do entretenimento, é possível criar quizzes, jogos, enquetes e mais. Em educação, há a opção de mapas e infográficos interativos, muito utilizados por jornais e agências de notícias.
Para esse tipo de conteúdo, você pode utilizar ferramentas como Typeform.
2. Personalização e automação
Para campanhas de nutrição e retenção de clientes, é muito importante utilizar a personalização. Isso não significa apenas incluir o nome do destinatário em e-mails ou push notifications, mas construir conteúdo para cada etapa da jornada do cliente.
A automação serve para que esses conteúdos sejam disparados automaticamente conforme ações do cliente, avisando quando itens desejados estão em promoção, por exemplo.
Já plataformas de streaming utilizam algoritmos para recomendar conteúdo com base no gosto da pessoa usuária.
Há muitas opções de ferramentas para estes fins, como o Email Marketing Locaweb, por exemplo.
3. Sustentabilidade e responsabilidade social
As causas sociais e ambientais estão na mira das marcas, e quem trabalha com marketing digital também pode aproveitar esse momento. Um exemplo é a Patagonia, que comunica fortemente seu compromisso ambiental e doa parte de seus lucros para ONGs.
Entre as ferramentas usadas, você pode apostar na Good On You, para avaliação e divulgação do impacto socioambiental da marca, ou em relatórios ESG automatizados por plataformas, como Diligent ESG.
4. Pesquisa por voz
Com o aumento do uso de assistentes digitais, como Google Assistant, otimizar conteúdos para buscas faladas é fundamental. Empresas como Domino’s Pizza já permitem pedidos via comando de voz, por exemplo.
Para tanto, é válido usar ferramentas como o Answer The Public, para identificar perguntas feitas por voz, e o SEMRush, que possui recursos para otimizar conteúdos com foco em long tail keywords e linguagem natural.
5. Vídeo – videocasts, reels, shorts
O consumo de vídeos curtos segue em alta. Marcas como Red Bull e Nike usam Reels e YouTube Shorts para conteúdos dinâmicos, enquanto o formato de videocast cresce; um exemplo é o PodPah, que ampliou a audiência ao exibir seus episódios no YouTube.
Para apostar nesse segmento, vale usar recursos como o CapCut, para edição rápida de vídeos verticais, e o Streamyard, ideal para gravação e transmissão de videocasts.
6. Live commerce
Vendas ao vivo combinam entretenimento e conversão. Magalu é referência no Brasil, com transmissões ao vivo apresentando produtos com ofertas exclusivas.
Com o Instagram Shopping + Lives, você pode, por exemplo, fazer vendas simplificadas via redes sociais.
7. Creator Economy
Influenciadores e criadores de conteúdo são protagonistas na construção de marca. A Dior, por exemplo, colabora com influencers para divulgar lançamentos exclusivos e fazer reviews autênticos.
Nesse caso, para encontrar as melhores parcerias, vale usar o Influency.me, além do TikTok Creator Marketplace, que conecta marcas a criadores no TikTok.
8. Busca semântica
A busca semântica foca na intenção do usuário, não apenas em palavras-chave. O Google BERT e, mais recentemente, o Search Generative Experience (SGE), priorizam conteúdo relevante e contextual.
As ferramentas que se valem desses recursos são o Surfer SEO, que faz análise de conteúdos semânticos para melhorar ranqueamento, e o Frase.io, para produção de textos otimizados para busca semântica.
9. Programa de afiliados
A estratégia de afiliados continua a crescer, com grandes marcas impulsionando vendas por meio de parcerias. E fique sabendo que a Locaweb também tem um programa de afiliados para chamar de seu que é uma excelente alternativa para ganhar dinheiro, indicando produtos.
Incorporar essas tendências ao seu planejamento de marketing digital para 2025 não só traz inovação, mas também aumenta competitividade e conexão com seu público. Com as ferramentas certas, é possível colocar cada uma delas em prática, independentemente do tamanho da sua empresa.
E para turbinar ainda mais o seu marketing digital, vale apostar em um site próprio. Com o Criador de Sites da Locaweb, você consegue criar suas páginas em poucos cliques com e-mails e domínio grátis. Teste agora por 15 dias gratuitamente!
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