A tendência de usar vídeos curtos no marketing digital veio para ficar, mas é importante adotar as melhores práticas para conquistar os consumidores.

Os vídeos curtos se tornaram uma das principais tendências das redes sociais nos últimos anos e os profissionais de marketing apostam que esse movimento continuará sendo forte. 

Isso não é à toa. Mais de 70% dos consumidores preferem assistir a um vídeo curto para aprender sobre um produto ou serviço, de acordo com relatório da companhia Wyzowl. A maior parte desse conteúdo é assistido em 80% de sua duração pelas pessoas, o que demonstra a alta taxa de visualização das mensagens transmitidas pelas empresas por esse meio. 

No entanto, para se destacar em meio à concorrência e conquistar o coração do público, é fundamental seguir algumas melhores práticas para criar conteúdo envolvente logo nos primeiros segundos

Confira em seguida tudo o que você precisa saber para usar os vídeos curtos em sua estratégia de marketing digital. 

Navegue pelo índice

    Como os vídeos curtos se tornaram tendência nas redes sociais? 

    menina gravando vídeo curto com um celular
    É possível gravar e editar vídeos curtos diretamente em um smartphone. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Pessoas estão cada vez mais conectadas e buscam consumir conteúdo de forma rápida e prática. O ritmo acelerado da vida moderna levou a uma diminuição na atenção média do público, tornando os vídeos curtos uma opção atraente para atender a essa demanda. Os espectadores têm menos paciência para conteúdos longos e preferem mensagens rápidas e impactantes

    A geração Z e os Millennials, como principais usuários das redes sociais, são nativos digitais acostumados a consumir informações de forma rápida e visual. Desse modo, os vídeos curtos são uma linguagem natural para eles e as plataformas de conteúdo aprenderam a usar isso para aumentar o engajamento. 

    As principais redes sociais, como TikTok, Instagram e YouTube, têm adaptado seus serviços para acomodar vídeos curtos. Elas oferecem recursos e formatos específicos para a criação e exibição desse tipo de conteúdo. Além disso, essas plataformas incentivam a criação e compartilhamento de vídeos curtos por meio de algoritmos

    Quais são as vantagens dos vídeos curtos? 

    Os vídeos curtos oferecem um meio altamente eficiente e envolvente de compartilhar informações, histórias e mensagens com o público, pois possuem alta capacidade de atrair e reter a atenção. Além disso, a sua facilidade de compartilhamento e produção, torna-os uma ferramenta poderosa para criadores de conteúdo e profissionais de marketing

    Com a proliferação de smartphones e conexões de internet móvel, os vídeos curtos são facilmente acessíveis para a maioria das pessoas. Em um mundo agitado, esse formato oferece uma forma conveniente de consumir conteúdo. As pessoas podem assistir aos vídeos em uma fila ou durante o transporte público, por exemplo, sem consumir grandes volumes de dados para serem reproduzidos. 

    Devido ao seu tamanho compacto, os vídeos curtos geralmente se concentram em uma única mensagem ou conceito. Isso torna mais fácil para o público reter as informações transmitidas, pois não há sobrecarga de informações.

    Seu formato conciso torna provável que os espectadores os compartilhem com amigos e seguidores, ampliando assim o alcance orgânico do conteúdo

    Além disso, a produção de vídeos curtos é relativamente mais fácil e rápida em comparação com vídeos de longa duração. O menor tempo de edição e a simplificação do conteúdo tornam o processo mais ágil, permitindo que criadores e marcas produzam mais conteúdo em um curto espaço de tempo. 

    Como usar os vídeos curtos no marketing digital? 

    Os vídeos curtos devem ser impactantes desde o início, com uma narrativa clara e visualmente atraente, por isso, use a criatividade e experimente diferentes estilos e formatos para descobrir o que funciona melhor para o seu público-alvo.

    A consistência e a frequência de postagens também são essenciais para manter o envolvimento e o interesse do seu público. 

    Confira as principais estratégias para utilizar esse tipo de conteúdo no marketing digital. 

    Conteúdo para redes sociais 

    Publique vídeos curtos nas principais plataformas de redes sociais, como Instagram, TikTok, Facebook e Twitter. Crie conteúdo relevante, divertido e envolvente para atrair a atenção dos usuários e aumentar o alcance orgânico. 

    Anúncios pagos 

    Use vídeos curtos em campanhas de anúncios pagos para promover seus produtos, serviços ou campanhas. Os vídeos curtos têm maior probabilidade de serem assistidos até o fim, o que aumenta a eficácia do seu anúncio e a taxa de conversão. 

    Tutoriais e dicas rápidas 

    Crie vídeos curtos que forneçam dicas, truques e tutoriais relacionados aos seus produtos ou serviços. Esses vídeos podem ser úteis e informativos para o público, o que ajuda a construir confiança na sua marca

    Bastidores da empresa 

    Compartilhe vídeos curtos mostrando os bastidores da sua empresa, como a produção de produtos, eventos da equipe ou histórias inspiradoras dos funcionários. Isso ajuda a humanizar sua marca e construir conexões emocionais com o público. 

    Desafios e concursos 

    Crie desafios ou concursos relacionados à sua marca e incentive os seguidores a criarem vídeos curtos participando. Isso gera envolvimento, compartilhamento e aumenta a conscientização sobre sua marca

    Depoimentos de clientes 

    Use vídeos curtos para exibir depoimentos autênticos de clientes satisfeitos. Esses depoimentos têm um impacto significativo na construção da confiança do público em relação à sua marca. 

    Lançamento de produtos 

    Ao lançar um novo produto ou serviço, crie teasers curtos para gerar expectativa e interesse. Isso ajuda a atrair a atenção do público antes do lançamento oficial. 

    Cobertura de eventos 

    Se sua empresa participa de eventos ou feiras, use vídeos curtos para mostrar os destaques e momentos especiais. Dessa forma, você permite que seu público se sinta envolvido, mesmo que não possa comparecer pessoalmente. 

    Histórias em sequência 

    Use a função de histórias em plataformas como Instagram e Facebook para contar histórias curtas em sequência. Isso mantém o público engajado e os incentiva a voltar para ver o próximo capítulo. 

    Call to action (CTA) 

    Certifique-se de incluir um CTA claro no final dos vídeos curtos, direcionando os espectadores para tomar uma ação específica, como visitar seu site, inscrever-se na sua lista de e-mails ou seguir sua página nas redes sociais. 

    Leia também

    Quais são as melhores práticas de utilização dos vídeos curtos? 

    homem assistindo vídeos curtos em seu celular
    Os vídeos curtos podem ser assistidos integralmente em qualquer lugar, como o metrô e ônibus. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    As boas práticas de produção e divulgação de vídeos curtos podem fazer toda a diferença no sucesso das suas campanhas de marketing digital.

    Lembre-se de que a consistência e a experimentação são importantes no marketing de vídeos curtos. Por isso, analise o feedback e as métricas para ajustar sua abordagem conforme necessário. 

    Dicas para produção de vídeos 

    1. Comece com um gancho — nos primeiros segundos do vídeo, crie um momento impactante ou intrigante que prenda a atenção do espectador e o motive a continuar assistindo. 
    1. Mantenha o conteúdo conciso — aproveite ao máximo o tempo disponível. Seja direto e evite informações desnecessárias. O objetivo é transmitir sua mensagem de forma clara e rápida. 
    1. Visualmente atraente — utilize elementos visuais interessantes, como animações e transições criativas para tornar o vídeo mais cativante. 
    1. Som e legenda — vídeos curtos são frequentemente assistidos sem som. Por isso, é importante incluir legendas para que o espectador possa acompanhar a mensagem. Se possível, crie também uma trilha sonora envolvente que complementa o vídeo. 
    1. Narrativa clara — tenha uma história ou mensagem bem definida. Os vídeos curtos também podem contar histórias de forma eficaz, desde que a narrativa seja concisa e cativante. 
    1. Seja autêntico — transmita a autenticidade da sua marca. Os vídeos curtos não precisam ser excessivamente produzidos; às vezes, uma abordagem mais autêntica pode funcionar melhor. 
    1. Adapte-se à plataforma — conheça as especificidades de cada plataforma. Por exemplo, ajuste as dimensões do vídeo para se adequar ao formato vertical do Instagram Stories ou TikTok. 
    1. Horário de postagem — descubra os horários de pico de atividade do seu público-alvo em cada plataforma. Poste os vídeos em momentos em que mais pessoas estão online para maximizar o alcance. 
    1. Use hashtags relevantes — utilize hashtags relevantes para tornar seus vídeos mais fáceis de serem encontrados nas pesquisas e explorar páginas das plataformas. 
    1. Compartilhamento e engajamento — incentive o compartilhamento dos seus vídeos pelos espectadores. Peça aos seguidores para marcarem amigos ou compartilharem o conteúdo em suas próprias páginas. 
    1. Integre com outras campanhas — se você estiver executando campanhas mais amplas de marketing, integre os vídeos curtos a elas para reforçar a mensagem em várias frentes. 
    1. Análise de desempenho — acompanhe o desempenho dos seus vídeos curtos, observando o envolvimento, compartilhamentos e comentários. Isso ajudará você a entender o que funciona melhor para o seu público e a ajustar suas estratégias. 
    1. Interaja com o público — responda aos comentários, pois isso mostra que você valoriza o engajamento e constrói uma comunidade em torno da sua marca. 

    Como escolher a melhor plataforma para divulgar os vídeos curtos? 

    Cada plataforma tem características únicas que podem impactar na forma como seus vídeos são visualizados e compartilhados.

    Se o objetivo for aumentar a conscientização da marca, plataformas com grande alcance, como TikTok e Instagram, podem ser ideais. Se você está buscando interações e engajamento, Twitter ou Facebook podem ser mais adequados. 

    Em todos os casos, o e-mail marketing da Locaweb pode aumentar a eficiência da estratégia de marketing nas redes sociais, pois permite que você divulgue seus vídeos para uma base de usuários para mantê-los engajados com seus conteúdos e para que criem um relacionamento com a marca. 

    Impulsione o engajamento da sua marca com a plataforma de E-mail marketing da Locaweb!

    Saiba mais