O Google Analytics oferece dados que podem ajudar a melhorar o desempenho do site ou do blog da sua empresa, além de gerar insights relevantes para novos conteúdos.
O Google Analytics é uma solução muito importante no marketing digital. A plataforma ajuda a coletar e analisar dados de sites, blogs ou apps. Com a análise das métricas, é possível ter um diagnóstico mais preciso das decisões a serem tomadas e, com isso, melhorar as estratégias.
Para que seu site tenha um bom desempenho, é preciso utilizar o GA de forma otimizada. Por isso, separamos neste texto tudo o que você precisa saber para começar a usar essa ferramenta no marketing digital.
O que é Google Analytics?
O Google Analytics, também conhecido como GA, é uma plataforma gratuita criada pela Google. O serviço permite monitorar e analisar dados de tráfego de um site ou app, essa prática é essencial para negócios que estejam revendo estratégias e buscando melhores resultados com o marketing digital.
A plataforma tem algumas vantagens: além de gratuito, o Google Analytics é fácil de usar e de configurar e tem integração com serviços da Google, como o Ads (usado para anúncios) e o Search Console (ferramenta que serve para monitorar e resolver problemas relacionados a um site).
A ferramenta fornece, ainda, métricas que descrevem um perfil do desempenho que o site ou o blog de uma empresa tem. Os dados do Google Analytics ajudam a entender o perfil de público, quais são as páginas mais acessadas, os termos de busca que levam até o domínio, entre outros.
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Qual é a importância do Google Analytics para o marketing digital?
O Google Analytics é importante porque oferece informações essenciais para um planejamento de marketing digital. A plataforma consegue gerar um panorama de desempenho de investimentos, como anúncios pagos e posts em redes sociais, além de um acompanhamento por links rastreáveis, por exemplo.
Para as empresas, os dados são um caminho de otimizar os custos e benefícios. Essas informações deixam o funil de vendas mais compreensível, entre outras métricas, além de ajudar nas metas do negócio.
Monitoramento de metas e conversões
Você sabia que pode usar o Google Analytics para acompanhar compras realizadas no site? Ele também é capaz de monitorar estratégias de inbound marketing, como o preenchimento de landing pages (formulários) e o download de materiais ricos. Essas informações ajudam a entender a taxa de conversão e como a otimizar.
Gestão dos funis de vendas
Os dados que o Google Analytics oferece também ajudam a entender o desempenho do site nas etapas de funil de vendas. A plataforma oferece informações sobre as taxas de conversão em cada fase e onde os usuários abandonam o funil, por exemplo.
Por que usar o Google Analytics?
O Google Analytics é uma ferramenta que gera dados importantes para melhorar a presença de uma empresa online. A plataforma reúne informações que ajudam no planejamento de longo prazo e também para saber se o seu site está atingindo as pessoas certas.
Com o GA, você pode acompanhar as seguintes informações:
- Tráfego — número de visitas ao site, número de visitantes únicos, frequência de visitas, tempo de sessão e comportamento dos usuários;
- Fontes de tráfego — canais de origem dos acessos, incluindo tráfego orgânico (por meio de pesquisas nos mecanismos de busca), tráfego pago (anúncios pagos), tráfego direto (quando o usuário digita a URL do site diretamente no navegador) e tráfego de referência (quando o usuário chega ao site por meio de um link em outro site);
- Comportamento do usuário — como os usuários interagem com o site, páginas mais visitadas, tempo de permanência nelas, páginas de saída e taxa de rejeição;
- Localização — localização geográfica dos usuários do site, como informações sobre os países, as regiões e as cidades de onde os usuários estão acessando o site;
- Demografia — idade, gênero e interesses dos usuários do site, com base em dados de publicidade do Google;
- Dispositivos — quais dispositivos são usados para acessar o site, incluindo desktops, tablets e smartphones, além de informações sobre o desempenho do site em cada tipo de dispositivo.
Esses são apenas alguns dos diversos dados que o Google Analytics oferece. É por isso que essa é uma ferramenta poderosa para te ajudar a entender e melhorar o desempenho do seu site e campanhas digitais.
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O que muda com o Google Analytics 4?
O Google Analytics 4, chamado também de GA4, é a versão padrão da plataforma, lançada em 2020, que substituirá o Google Analytics Universal a partir de julho de 2023.
O GA4 teve mudanças na interface e nas funcionalidades que abrangem não apenas sites, mas também aplicativos. Outra diferença da ferramenta é como ela monitora os dados e gera relatórios; pela plataforma, é possível acompanhar o desempenho de três frentes: aplicativo, site e dados de apps e web.
O GA4 coleta dados de acordo com a interação de um usuário, ou seja, todas as ações realizadas são monitoradas. Dessa forma, é possível acompanhar os cliques, as pesquisas realizadas no site ou no app e o uso da barra de rolagem. Em vez de apenas pageviews, as empresas têm um olhar mais profundo de como os usuários navegam no site.
Como configurar o Google Analytics?
Para configurar o Google Analytics é necessário ter um e-mail do Google. Ao acessar o site https://analytics.google.com, crie uma conta.
1. Crie um código
Depois de se inscrever na plataforma, você precisa clicar em “configurar gratuitamente”. O site abrirá uma página com as informações que devem ser configuradas para cada domínio. Nessa etapa, você tem que incluir o que o Google Analytics acompanhará no site.
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2. Instale o Google Analytics no site
Ao criar a conta, você receberá um código que será instalado no HTML do site. Caso não saiba como fazer, procure alguém da área de desenvolvimento que tenha conhecimento em front-end.
Pelo WordPress, é possível incluir o código acessando as opções “aparências” e “editar”. No HTML, coloque o código antes de </head> em todas as páginas que quer acompanhar. Há opções de plugins que podem facilitar esse processo.
Como gerar relatórios no Google Analytics?
Gerar relatórios no Google Analytics é uma tarefa simples. Para isso, basta selecionar quais são as métricas que você deseja acompanhar e o tipo de relatório que quer gerar. O acesso é feito pela opção “relatórios” dentro da plataforma do Analytics. Em “personalização” e “relatórios personalizados”, você pode criar um novo relatório.
O sistema permite escolher o tipo de relatório (explorador, de cobertura regional, tabela fixa ou funil) e definir quais métricas serão mensuradas.
Lembrando que é importante acompanhar constantemente os dados e fazer comparações para descobrir oportunidades e tomar decisões mais estratégicas.
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