Ter uma presença digital sólida começa em um site, mas vai muito além. Confira algumas formas de aumentar sua relevância no mundo digital

Estamos vivendo a plena transformação digital e não há como retroceder sobre isso. A tecnologia permeia a cultura, a economia e o relacionamento entre as pessoas, modificando nossa atuação no mundo – da forma como nos divertimos até como garantimos nosso sustento. E, consequentemente, precisamos nos adaptar para continuarmos nossa jornada, aproveitando o melhor de todas essas transformações e utilizando-as ao nosso favor.

Os negócios precisam se adaptar aos novos padrões comportamentais, nos quais a recomendação online dos consumidores tem mais relevância do que campanhas publicitárias. Por isso, qualquer marca deve fazer uso das tecnologias digitais no sentido de oferecer soluções melhores e se conectar com clientes não apenas pelo produto ou serviço, mas pelos valores e propósitos em comum entre a pessoa e a marca.

Vamos te contar o que é e qual a importância da presença digital para um negócio, e quais estratégias podem ser adotadas para firmar sua empresa no online de modo eficiente.

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      A presença digital de uma marca

      O que é presença digital e como podemos encontrar todos os tipos de negócios?

      Nessa altura da vida digital, podemos encontrar todos os tipos de negócios, marcas, produtos físicos e infoprodutos online. Isso porque o meio é bastante propício para o crescimento e o desenvolvimento de empreendedores de todos os portes. O online é capaz de dar mais base para a sustentabilidade do negócio.

      Então, as empresas que ainda resistem a entrar no digital acabam aumentando a curva de tempo para adquirir mais clientes e se tornarem mais conhecidas. Isso pode ser uma escolha consciente – e tudo bem, tem espaço para todo mundo. O fato é que os negócios que optarem por ficar apenas no mundo físico enfrentarão uma concorrência desproporcional e precisarão investir mais em divulgação. Porque, sim, estratégias online proporcionam mais flexibilidade de investimento.

      É importante ter em mente que os clientes compram de várias maneiras. Eles estão ativamente fazendo pesquisas de produtos, lendo reviews e não são muito leais a marcas específicas: hoje, eles avaliam a experiência como um todo e distinguem entre o que precisa ter o endosso de uma marca e o que não precisa.

      Um negócio com presença digital, seja uma micro ou grande empresa, pode aproveitar muitas vantagens competitivas para a expansão:

      • Consegue ter uma comunicação mais direta com o público de interesse;
      • Usufrui de visibilidade facilitada;
      • Transmite mais credibilidade a quem consome;
      • Mostra a autoridade da marca;
      • Otimiza investimentos em divulgação e incrementa mais lucratividade ao negócio.

      Diante de tanta concorrência, sai na frente quem consegue se diferenciar. 

      A presença digital vai além de estar online

      Então é só ter um site e um canal de rede social que a presença online está garantida? Sentimos em dizer, mas não. Embora seja comum pensar que ter um perfil cadastrado nas redes, um blog e um e-commerce seja “presença online”, a verdade é que isso é só o primeiro passo.

      A presença digital vem de um processo que envolve um trabalho de base para a construção da estratégia, seguida de um trabalho contínuo e consistente. A presença digital demanda a construção de conteúdos relevantes e a capacidade de atrair as pessoas certas e se conectar com elas – que podem ser fãs ou compradoras – nos canais certos. A marca precisa trilhar o caminho da relevância – e esse é um trabalho permanente.

      Quem tem mais capacidade de investimento tem acesso a ferramentas mais profissionalizadas, consegue traçar objetivos mais mensuráveis e atinge resultados mais interessantes. Esse trabalho, geralmente, é realizado por uma equipe de comunicação multidisciplinar, envolvendo profissionais de marketing, criadores de conteúdo, agentes de redes sociais e designers digitais.

      Já empresas sem muitos recursos vão atuar como “banda de um músico só”, fazendo um pouco de tudo e esperando que dê certo. Com atualizações esporádicas e interações sem respostas, novos clientes podem enxergar um mau sinal ali: será que a marca está ativa? Será que é de confiança? 

      Para quem trabalha sem equipe é preciso ter um cronograma mínimo e compromisso em interagir com as pessoas. Pior do que não ter uma presença digital é ter uma que não passe credibilidade.

      A presença digital consegue atingir todo o seu potencial quando há um trabalho ativo e constante nos canais online. É preciso ter em mente que a conquista de um cliente se baseia na construção de um relacionamento bom e previsível. Surpresas, só se forem positivas.

      Como garantir uma boa presença digital

      Como garantir uma boa presença digital

      Os canais online elevaram a comunicação com o cliente para um nível de mais proximidade, abrindo um diálogo importante e que ajuda a marca a evoluir de maneira mais orgânica e ágil. Conhecer a função de cada canal – e como cada um deles funciona – é muito importante para ajudar a montar a estratégia de presença online para quem não tem braço para estar em todos os canais ideais ao mesmo tempo – pelo menos até o negócio ganhar mais tração.

      Vamos dar uma explicação rapidinha de cada um a seguir.

      1. Website

      O site de uma marca reúne o conteúdo digital para as pessoas acessarem. É formado por um conjunto de páginas escolhidas de acordo com o propósito da marca ou negócio. Ele pode ter páginas de venda (no caso de um e-commerce), informações da empresa, páginas com conteúdo educativo para o cliente (como um blog) e uma página de contato.

      Nesse caso, é recomendável contratar uma hospedagem e domínio, além de um sistema de gestão de conteúdo para administrar o site. Aqui na Locaweb temos produtos sob medida para atender essa demanda. É recomendável que um site tenha boa qualidade técnica, proporcione uma boa experiência para o usuário e cumpra as exigências algorítmicas dos buscadores para conquistar relevância. Então, quem vai tentar fazer isso tudo por si precisa sempre estudar esses assuntos.

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      2. Blog

      O blog é uma página desenvolvida com um conteúdo específico para o produto ou negócio. Ele ajuda a “educar” a audiência e conduzi-la para efetuar a compra. Ele também mostra a autoridade da marca ao falar sobre o assunto de sua especialidade, uma das estratégias utilizadas com sucesso dentro do inbound marketing, o chamado marketing de conteúdo. Esse é um dos pilares da presença digital.

      Ou seja: quanto melhor a qualidade da produção do conteúdo para o blog, mais o cliente sentirá confiança em consumir da marca. O conteúdo precisa oferecer soluções, esclarecer dúvidas e dar sugestões, numa linguagem natural para a audiência da marca.

      Quanto melhor o conteúdo do blog, maiores são as chances de atrair as pessoas certas, ao mesmo tempo em que se reforça a presença digital do negócio.

      3. Redes sociais

      Instagram, Facebook, Tik Tok, Threads… todas essas redes são importantes para uma boa presença digital, uma vez que são pontos de contato para promover um negócio e criar mais proximidade com as pessoas. A maioria dessas redes também fornece ferramentas de análise de dados, fundamentais para mensurar o que dá ou não certo com o público de cada rede. Por meio dessas métricas e conhecendo um pouco mais sobre a aderência do público de cada negócio a elas, é possível saber onde investir mais esforço dentro de uma estratégia de comunicação.

      Dentro das redes sociais é possível fechar muitos negócios, mas para isso é preciso ter uma gestão eficiente dos contatos, uma vez que muitos clientes utilizam as redes para esclarecer dúvidas de produtos e até reclamar.

      4. E-mail Marketing

      Existem ferramentas essenciais para aumentar o alcance de uma marca ou negócio. Quanto melhor for o posicionamento online, melhor será para a presença digital. Um bom exemplo é o E-mail Marketing.

      Essa é uma das formas mais tradicionais e eficientes de marcar presença digital. Por meio de ferramentas de automação, é possível gerar campanhas inteiras em que uma empresa ou marca fala diretamente com sua audiência. E depois é possível emitir relatórios bem completos. 

      Hoje, é possível segmentar uma campanha de maneira muito profissional, no qual a pessoa separa públicos, envia conteúdos específicos por perfil e coloca a pessoa interessada em uma esteira de conteúdos enviados por e-mail marketing para converter uma venda. Se precisar de uma boa ferramenta de e-mail marketing, conte com a Locaweb.

      5. Tráfego

      O SEO (Search Engine Optimization) é formado por um conjunto de estratégias que tem o objetivo de trazer mais tráfego para o site por meio dos mecanismos de busca. Aqui, o intuito é atrair visitas organicamente. O SEO vai ajudar a posicionar bem o site nos resultados das buscas, mas não sem esforço. 

      A análise de SEO feita pelos mecanismos de busca leva em consideração os algoritmos – que são revistos continuamente pelos buscadores. É um trabalho que exige constante atualização.

      A gestão de tráfego é importante para monitorar tanto os resultados das estratégias de tráfego orgânico quanto o tráfego trazido por ações patrocinadas. Essa gestão vai ajudar a entender o que tem funcionado para melhorar a presença digital e distribuir melhor os investimentos.

      6. Ads

      Essa é uma ferramenta importante de publicidade digital. Ela mostra os anúncios de um patrocinador em forma de links para quem realiza uma busca relacionada àquele negócio.

      Um bom exemplo é o Google Ads, a plataforma de publicidade digital do Google. Aqui, a publicidade pode ser exibida nos resultados de uma busca por determinadas palavras-chave, em espaços reservados em sites, plataformas de vídeos ou dentro de aplicativos. O pagamento varia, porque a cobrança é feita por clique efetuado. 

      Em plataformas de Ads, os anúncios têm valores diferenciados também, pois dependem de fatores como a geolocalização escolhida, segmento de atuação, tipo de palavra-chave e relevância.

      A Meta, dona do Facebook, possui o Meta Ads, plataforma de mídia patrocinada para Instagram e Facebook. É muito eficiente, pois conta com uma segmentação muito bem delimitada: é possível combinar gênero, idade, interesses dos usuários, por exemplo. Isso resulta em uma campanha voltada para o perfil certo de comprador. Outro ponto positivo são as ferramentas de medição da Meta. Elas são bem completas, ajudando a formar a figura do sucesso da campanha.

      7. Google Meu Negócio

      Se define como uma biblioteca de empresas dentro do mecanismo de busca, associada ao Google Maps. Por exemplo, se a gente fizer uma busca por Padarias no bairro X, o Google trará uma série de endereços de padarias nessa região, com suas informações. As empresas podem se cadastrar gratuitamente na ferramenta para somar mais um item à sua presença digital. Nesse caso, ela funciona para estabelecimentos comerciais físicos.

      Benefícios de cultivar uma presença digital

      Ter presença digital realmente exige um esforço focado e trabalho constante, mas são inúmeros os benefícios para o negócio:

      Conquistar mais mercado

      A presença digital aumenta as oportunidades de crescimento dentro do nicho de atuação de um negócio, alcançando mais pessoas ao mesmo tempo em que a autoridade da marca vai se fortalecendo. O consumidor hoje é digital e faz quase tudo pelo smartphone, então é natural que as decisões de compra também sejam influenciadas pela internet.

      Os consumidores comparam preços, buscam descontos e monitoram promoções de seus produtos de desejo. Ter presença digital é importante para ganhar mercado.

      Fortalecer a marca

      A presença digital também é apoiada no que a empresa tem de único, seus propósitos e valores. É preciso ter uma marca ou negócio que saiba comunicar bem seus próprios diferenciais de mercado e fazer uma boa comunicação com as pessoas. Com o tempo e a tomada de ações consistentes, a marca vai se fortalecendo, endossada pela confiança que as pessoas depositam nela.

      Ter mais credibilidade

      Quanto mais uma marca resolve problemas para os clientes, maior será a sua credibilidade no nicho em que atua. A construção da boa reputação melhora o posicionamento e a autoridade do negócio. Isso caminha junto com a presença digital. E como reforçamos ao longo do texto, só acontece por meio de um trabalho constante e boa qualidade de entrega. Tudo isso precisa ser estável e sólido. Isso não se conquista com um post patrocinado a cada semestre.

      Vender mais

      A presença digital será muito importante para incrementar mais vendas de produtos ou serviços, exercendo a função de vendedora e vitrine ao mesmo tempo. A venda é a concretização do trabalho bem feito e melhor ainda quando ela é recorrente, com clientes recomendando seu trabalho.

      Não é pouca coisa, mas vale muito o trabalho. Afinal, estar online é a realidade da maioria das marcas. Por isso, ter uma presença digital relevante é uma questão de tempo e consistência.

      4 ferramentas para garantir sua presença digital

      Ferramentas para presença digital

      Se você está em busca de garantir a presença digital de sua empresa ou negócio, vale conferir estas 4 ferramentas que contribuem para que empreendedores e empresas tenham sucesso na era digital:

      1) Registro de Domínio Web

      O Registro de Domínio Web é o processo de escolha e registro do endereço do site na internet. É importante escolher um domínio que seja fácil de lembrar, que esteja relacionado ao nome da empresa e que tenha uma extensão adequada (.com, .com.br, etc.). O Registro de Domínio da Locaweb oferece diversas extensões para que o usuário escolha o que mais se encaixa com seu negócio, suporte técnico especializado, garantia de propriedade do domínio e facilidade para renovação.

      Ter o seu próprio Domínio Web é um processo simples e muito importante para seu sucesso no mundo digital. Confira os principais pontos de atenção na hora de escolher o seu Domínio Web e garantir uma boa representação da sua marca ou empresa na internet.

      + Registro de Domínio Web: tudo o que você precisa saber

      2) Criador de Sites

      O Criador de Sites Locaweb é uma ferramenta que permite a criação de um site de forma fácil e intuitiva, mesmo que o usuário não possua conhecimentos técnicos em programação. Com o Criador de Sites, é possível personalizar o layout, inserir conteúdo e criar formulários de contato, além de ter acesso a recursos como integração com redes sociais.

      Com uma ferramenta de criação de sites, as empresas podem ter, rapidamente, um site profissional e eficiente para se comunicar com seu público. Com o Criador de Sites, é possível montar uma página do zero, em poucas horas. Conheça mais detalhes desta ferramenta.

      +O que é TLD? Veja quais são os tipos e escolha a melhor para o seu site

      3) Hospedagem de sites

      A Hospedagem de Sites Locaweb é a solução usada para hospedar seu site na internet e permitir que ele possa ser acessado pelos usuários. A Locaweb é o melhor provedor de hospedagem de sites, oferecendo recursos como espaço em disco, tráfego ilimitado, contas de e-mail, banco de dados e suporte técnico especializado.

      Existem diversos tipos de hospedagem de sites: compartilhada, dedicada e WordPress. A escolha do tipo de hospedagem dependerá das necessidades do site, orçamento e nível de controle. É importante conhecer as diferenças entre essas modalidades de hospedagem para tomar a melhor decisão, de acordo com as características do seu site e do seu negócio:

      Hospedagem compartilhada

      Esse é um tipo popular e acessível de hospedagem de sites. Nessa opção, vários sites compartilham o mesmo servidor físico e recursos de processamento, armazenamento e memória. Por isso, essa é a solução ideal para sites com baixo volume de acessos simultâneos.

      Entre as principais características da hospedagem compartilhada estão o baixo custo, a facilidade de configuração, suporte técnico especializado e uso compartilhado dos recursos do servidor. Ao contratar a hospedagem compartilhada com a Locaweb, o usuário tem acesso ao Criador de Sites de forma gratuita, o que é uma grande vantagem na hora de desenvolver sua página web.

      Hospedagem dedicada

      Trata-se de uma opção mais sofisticada que a hospedagem compartilhada, voltada para empresas que já têm um volume de tráfego maior e precisam de mais recursos. Na hospedagem dedicada, o servidor é dividido entre várias máquinas virtuais, cada uma com seu próprio conjunto de recursos (processamento, armazenamento e memória).

      Nesse modelo de hospedagem, o usuário tem mais flexibilidade e controle. A hospedagem dedicada tem características como serviços backup e restore inclusos, certificado de segurança SSL Wildcard, suporte técnico especializado e preços acessíveis. Ao contratar a hospedagem dedicada com a Locaweb, o usuário também tem acesso ao Criador de Sites de forma gratuita.

      Hospedagem WordPress

      A Hospedagem WordPress foi desenvolvida especificamente para hospedar sites construídos com o sistema de gerenciamento de conteúdo WordPress. Por isso, conta com recursos para garantir melhor compatibilidade e desempenho para usuários WordPress.

      Entre as características desse modelo de hospedagem estão alta velocidade de processamento, atualizações automáticas da plataforma, grande variedade de plugins pré-instalados, backup e restore inclusos em alguns planos e armazenamento SSD.

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      4) Ferramentas de segurança

      Garantir a segurança do seu site é fundamental. Ter um site seguro traz mais credibilidade junto aos clientes e melhora o ranqueamento orgânico nas plataformas de busca. Por isso, é uma ferramenta essencial para qualquer site.

      O SSL Locaweb (Secure Sockets Layer) é amplamente utilizado em sites que lidam com informações confidenciais, como sites bancários, lojas online e sites de comércio eletrônico, para garantir que as transações online sejam seguras e protegidas contra fraudes e ataques cibernéticos. O SSL Locaweb está incluso nos planos de Hospedagem e Criador de Sites, ajudando você a ter um site mais completo e protegido contra a ação de criminosos digitais. Além disso, se você possui um site sem SSL, pode contratar esse recurso de segurança com a gente.

      É um protocolo de segurança usado para criptografar as comunicações entre um servidor e um cliente, geralmente um navegador da web. O SSL foi desenvolvido para garantir a privacidade, integridade e autenticidade dos dados que são trocados entre um servidor e um cliente pela internet. Neste artigo, contamos em detalhes qual é a importância do certificado SSL para os negócios. Confira!


      Com uma base extensa de clientes em todo o Brasil, a Locaweb é líder em hospedagem e serviços no País, com 25 anos de experiência no mercado e produtos que atendem muito bem clientes que querem ter (ou ampliar) sua presença digital.

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