Um bom processo de entrada para novos colaboradores é muito importante para fomentar a cultura e valores de um negócio.

No mundo corporativo, começar uma nova etapa da carreira é sempre um processo desafiador. Muitos trabalhadores têm dificuldade na hora de se integrar com relação aos processos, e até mesmo socialmente, em um novo ambiente profissional. 

Por isso, é papel fundamental da empresa tornar essa integração mais fácil e eficiente, em um processo conhecido como onboarding. Neste artigo, vamos explicar tudo sobre isso e indicar boas práticas para aplicar o conceito com sucesso na sua empresa. Vamos lá? 

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    O que é o onboarding? 

    O onboarding pode ser definido como um conjunto de processos que visam integrar um novo colaborador à equipe e fazer que ele se familiarize com a cultura e os procedimentos essenciais da organização.  

    Em outras palavras, o onboarding é praticamente um processo de boas-vindas e adaptação de um colaborador a um novo local de trabalho, com foco na melhora das relações interpessoais e da eficiência da empresa simultaneamente. Ele envolve várias etapas diferentes e dá mais resultados quando é aplicado logo após a contratação do novo colaborador

    Como surgiu o onboarding? 

    Antigamente, as relações de trabalho costumavam ser bastante formais e seguiam uma rotina na qual o funcionário apenas recebia ordens diretas do seu supervisor e as realizava sem questionamentos ou proposições. 

    Apesar de alguns negócios ainda aplicarem esse tipo de cultura, a forma como empresas, clientes e funcionários se relacionam se tornou muito mais complexa. Hoje as organizações precisam ter uma cultura de trabalho bem definida, formas eficientes de se comunicar e maneiras de treinar as equipes e as lideranças

    como surgiu o onboarding
    Relações de trabalho: novos tempos chamam por novas estratégias. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    As mudanças nesse sentido ocorreram de forma lenta e gradual durante os anos, mas alguns marcos foram importantes para acelerar esse processo. Em 1979, os professores John Van Maanen e Edgar H. Schein apresentaram estudos sobre a socialização organizacional e sobre os processos para integrar novos trabalhadores. 

    De acordo com os autores, era importante que o colaborador aprendesse valores, normas e comportamentos exigidos pela organização na qual estava adentrando, seja ela pública, seja privada. Desde então, esse conceito se tornou cada vez mais importante no mundo corporativo. 

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    Qual é a importância de aplicar o onboarding? 

    Inserir novos profissionais na cultura da sua empresa de forma planejada pode gerar muitos benefícios para o seu negócio. Confira os principais a seguir. 

    1. Alinhamento entre os colaboradores 

    Ter profissionais alinhados com os objetivos da empresa aumenta a eficiência e diminui os problemas de comunicação no futuro. Além de tornar a empresa melhor para o mercado, ter um bom alinhamento ajuda a reduzir o número de demissões e conflitos internos.  

    2. Retenção de bons quadros 

    Um dos maiores desafios de qualquer empresa é segurar os melhores talentos dentro de seus quadros profissionais. Uma forma de fazer isso constantemente é inserir esse colaborador dentro da cultura da organização, para que dessa forma ele se sinta parte de todo o processo.   

    3. Facilitar o treinamento de lideranças  

    Captar e treinar boas lideranças é um dos grandes diferenciais das empresas de sucesso.

    Além de reter os melhores quadros para transformá-los em bons líderes no futuro, transmitir os valores e os processos adequados para os colaboradores desde o começo da sua trajetória na empresa torna a escolha e o treinamento de líderes mais simples e eficiente no futuro. 

    Junto de um bom plano de carreira, o onboarding é o processo inicial para apresentar aos colaboradores como eles podem se tornar líderes e quais atitudes serão priorizadas pela organização. 

    4. Melhora no engajamento 

    Manter colaboradores constantemente engajados é um desafio para qualquer empresa, e por isso um onboarding estruturado corretamente pode ajudar nisso. Ao familiarizar novos talentos com a cultura da organização logo após a contratação, as chances de os manter engajados por mais tempo aumentam muito. 

    O engajamento torna o trabalho mais eficiente e melhora o ambiente corporativo e, somado a um bom treinamento de líderes, esse ponto é um dos mais importantes para uma empresa. 

    Boas práticas para um onboarding de sucesso 

    Chegou a hora de colocar todo esse conhecimento em prática! Um bom onboarding aborda diversas fases do processo, como por exemplo a contratação, orientação, supervisão, acompanhamento e treinamento. Cada empresa deve encontrar a melhor forma de organizar e aplicar suas ideias

    Por isso, é importante ficar atento a algumas práticas que podem tornar o seu onboarding mais eficiente. Preste atenção nestes itens: 

    1. Antes do primeiro dia 

    O processo para um bom treinamento começa antes do primeiro dia de trabalho do novo funcionário, pois esse começo envolve muitos papéis e documentos.  

    Facilitar as pendências burocráticas, providenciar e-mail e outras formas de comunicação corporativa e disponibilizar as ferramentas necessárias para o trabalho são algumas das práticas que podem auxiliar a pessoa antes mesmo dela começar a “colocar a mão na massa”. 

    2. Primeiros dias 

    O primeiro dia pode ser bastante desafiador para o novo colaborador, portanto, é interessante que você não meça esforços para fazer que a pessoa se sinta à vontade. Para isso: 

    • Organize uma reunião de boas-vindas
    • Se for na modalidade presencial ou híbrida, faça um tour pela empresa e por locais que o colaborador vai frequentar; 
    • Indique alguém da área de recursos humanos para acompanhar e sanar dúvidas durante os primeiros dias; 
    • Crie uma agenda de treinamentos fundamentais; 
    • Promova interações e fomente o bom convívio entre os colaboradores. 
    Boas práticas para um onboarding de sucesso
    Os primeiros dias em uma nova empresa podem ser bastante assustadores. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    3. Primeiro mês 

    Logo após o período inicial, é importante envolver as lideranças em um processo que auxilie o colaborador a compreender melhor os valores e a cultura da empresa. É importante lembrar de: 

    • Realizar feedbacks constantes
    • Organizar reuniões semanais com líderes para reafirmar valores; 
    • Acompanhar de perto o desempenho
    • Mapear qualidades e defeitos para melhorar o desempenho. 

    4. Próximos meses  

    Com a cultura e os valores já estabelecidos, os meses subsequentes são importantes para aprofundar o colaborador nos processos, hierarquias e planos de carreira. Os procedimentos anteriores não devem ser abandonados, apenas aprofundados.  

    Assim, existem algumas ações que podem ser realizadas são o aprimoramento dos feedbacks e reuniões, a criação de um plano de desenvolvimento para os novos colaboradores, além de uma avaliação da autonomia, criatividade e capacidade de liderar e propor atividades que permitam aos colaboradores tomarem decisões. 

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