Muitos casais traduzem seu carinho em forma de presentes nessa data. Quem vende pode oferecer um pouco de tudo para atender a diversos tipos de bolsos e gostos. Saiba como vender mais no Dia dos Namorados com essas dicas:

Mais uma comemoração para os casais celebrarem o carinho está chegando: o dia 12 de junho. O Dia dos Namorados também é uma época muito esperada pelo varejo nacional. A data mexe bem com o cenário de vendas: ano passado, o setor movimentou R$ 6,5 bilhões, segundo relatório desenvolvido pela All In e parceiros entre 16 de maio e 12 de junho.

Para quem está no setor de comércio há muitos anos, fica aquela dúvida: como posso ter uma comunicação melhor para as pessoas comprarem meus produtos ou serviços? É uma preocupação legítima, afinal a concorrência é grande e chamar a atenção faz toda a diferença.

Navegue pelo índice

    Como se preparar para vender mais no Dia dos namorados?

    Sendo loja física, virtual ou ambos, quem trabalha no comércio deve planejar bem o Dia dos Namorados para aumentar as chances de vender mais e melhor na temporada 2023. Antes de tudo, analise os dados da última campanha dentro do intervalo de um mês, digamos de 12/5 a 11/6. Com o cenário de vendas do Dia dos Namorados anterior completo, defina a meta de 2023 dentro de um cronograma. Para facilitar esse processo, algumas perguntas básicas devem ser respondidas, levando em consideração o tempo escolhido:

    1) Qual o investimento previsto x realizado da campanha?

    Trabalhar de maneira autônoma não exclui a empresa nessa questão. Se não há um investimento em dinheiro vivo, há horas de trabalho empenhadas na campanha, por exemplo. Elas devem ser levadas em consideração para desenvolver um bom planejamento.

    2) Quais canais foram selecionados para divulgar a campanha e captar vendas?

    Aqui, vale citar todos os lugares onde foram divulgadas as peças do Dia dos Namorados: redes sociais, e-mail, site, e-commerce, materiais físicos e assim por diante. Deve-se colocar quanto foi investido em cada uma delas.

    3) Qual a periodicidade da campanha?

    É muito importante analisar o que houve do início ao fim da campanha para mapear quando aconteceu um aumento mais relevante nas vendas nesse intervalo de datas.

    dicas dia dos namorados

    4) Houve alguma data com sobrecarregamento no site / marketplace / e-commerce?

    Dado primordial para se antecipar ao fato e não passar pelo mesmo perrengue em 2023.

    5) Houve quebra de estoque?

    Aqui, cabe analisar como foi a quebra, de quanto tempo, de quais produtos e se foi solucionado em tempo hábil.

    6) Houve problemas com as entregas? Quais?

    Se o problema foi causado pelo fornecedor, pela alta demanda, se os clientes deixaram para comprar muito em cima da hora e qualquer outro detalhe que comprometeu negativamente sua logística. Cada detalhe precisa ser analisado para evitar novos furos.

    7) Vendas impulsionadas por campanhas x vendas espontâneas

    Este número, isoladamente, pode não trazer tanta informação, mas ganha um significado mais amplo pelas outras respostas.

    8) Qual o lucro?

    Afinal, quer presente mais legal para o Dia dos Namorados?

    Em um mundo ideal, todas essas perguntas já estão respondidas ao final da campanha anterior, mas sempre é tempo de passar por esse processo.

    Veja as melhores ofertas para comprar o domínio próprio do seu site!

    Ideias para vender mais no Dia dos Namorados 2023

    O dia 12 de junho movimenta negócios em muitos níveis, não apenas na troca de presentes. Temos refeições, transportes (de app, taxis, alugado), um look especial para a ocasião, embalagens e um mundo de coisa. Pode ser que seu nicho não tenha relação direta com a data, mas ele pode se valer do que acontece em torno dela para ganhar algum dinheiro.

    Precisa utilizar a criatividade usando os meios que cada um tem em mãos.

    Ah! Detalhe importante: procure ter uma comunicação inclusiva e diversa. Na dúvida, utilize imagens ligadas às circunstâncias do Dia dos Namorados, como um par de taças, um bilhete de amor entre as coisas da pessoa ou algo nesse sentido. Na mensagem escrita, utilize o texto ligado ao sentimento ou ao casal. Tudo isso tornará sua linguagem acolhedora, como o amor deve ser.

    Dito isto, veja duas dicas essenciais para vender mais no Dia dos Namorados pela internet:

    E-mail marketing

    faça testes A/B, ou seja, dois e-mails marketing com conteúdo diferente – e analise o resultado. Vá afinando a comunicação para chegar ao formato ideal. A ferramenta de e-mail marketing da Locaweb permite o envio de múltiplas campanhas e segmentação de contatos. Se a marca oferecer algo como embalagem gratuita, frete grátis para compras com determinado valor ou algum brinde, comunique com ênfase na peça.

    Leia também: 7 formas de garantir a presença digital de sua empresa

    Redes sociais

    É um dos meios mais poderosos para impulsionar as vendas, caso haja atenção aos detalhes e engajamento. É preciso ter agilidade para responder aos comentários e mensagens e aproveitar o momento em que o cliente quer comprar. O melhor é centralizar as redes sociais em uma única ferramenta para facilitar a comunicação. A Locaweb oferece uma ferramenta capaz de gerenciar um grande número de redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter e outras plataformas, ao mesmo tempo. Os conteúdos podem ser trabalhados em:

    • Vídeo: Seja Live ou gravado, o conteúdo deve conter dicas, mostrar a utilização dos seus produtos e parcerias para as vendas. Faça um bom planejamento dos conteúdos, organize vendas ao vivo e traga gente interessante para conversar nas lives sobre temas relacionados ao Dia dos Namorados (relacionamento, DR, como conciliar os gostos do casal e por aí afora).
    • Imagens: aproveite para fazer uma sequência de dicas, informações, mensagens inspiradoras, e na legenda complemente a reflexão com uma pergunta. Esse é um bom gancho para puxar papo e aumentar o engajamento.
    • Contratação de geradores de conteúdo: profissionais de influência (com uma comunidade a partir de 10 mil seguidores em seu perfil) podem trazer bons clientes para a marca. É preciso buscar quais são esses perfis dentro do seu nicho, verificar as condições comerciais, discutir as inserções das publis para surtir bons resultados na campanha de Dia dos Namorados. O Brasil conta com cerca de 500 mil profissionais de influência, então trace o perfil desejado antes de iniciar sua busca.

    Atenção aos detalhes estruturais

    O resultado de uma boa campanha é ter mais clientes engajados. Para ser um sucesso de verdade, a estrutura precisa ser boa: e-commerce sem engasgos, site no ar, estoque sem ruptura e entrega em dia. Veja algumas dicas para ter uma boa estrutura e vender mais no Dia dos Namorados:

    Hospedagem

    É preciso ter certeza de que o seu e-commerce aguenta o tranco em datas comemorativas, como Dia dos Namorados. Converse com o seu fornecedor de hospedagem e analise se precisará contratar mais espaço para garantir uma navegação mais tranquila a quem compra. Aqui na Locaweb, temos diversos tipos de planos de hospedagem, inclusive com migração de dados ilimitada, além de um suporte impecável ao cliente.

    Marketplace

    Se ainda não conseguiu recursos suficientes para ter um site próprio e um e-commerce, opte por marketplaces, mas antes analise as condições e taxas. De qualquer forma, cogite fazer um site com loja virtual. Aqui na Locaweb temos uma solução completa por um preço muito competitivo.

    Logística e Estoque

    Ser pontual no Dia dos Namorados (e em outras datas) é o mínimo esperado pelo cliente. Sabemos que a logística é um gargalo a ser muito bem pensado em um país de dimensões continentais. É preciso oferecer opções seguras e ter transparência sobre os prazos. Caso você tenha loja física, ofereça a opção de retirada.

    São muitas as possibilidades para garantir boas vendas no Dia dos Namorados. O importante é começar logo para ter a melhor campanha possível.

    Garanta o sucesso da sua campanha de Dia dos Namorados com o E-mail Marketing Locaweb!

    CONHEÇA