O remarketing aumenta as conversões ao entregar anúncios relevantes para um público já engajado. 

O remarketing é uma estratégia poderosa para aumentar as conversões e melhorar o retorno sobre investimento (ROI) em marketing digital. Ao entender o que é remarketing, seus benefícios e como implementá-lo de maneira eficaz, empreendedores podem aproveitar ao máximo essa técnica para alcançar o sucesso de suas estratégias digitais. 

Conheça a seguir um passo a passo para colocar em prática essa estratégia de marketing digital em sua empresa! 

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    O que é remarketing?

    Imagem mostra várias targets para flechas em preto, mas um está em amarelo e é onde está a flecha. Fazendo a alusão com a estratégia de remarketing.  
    O remarketing é usado para converter clientes que por algum motivo abandonaram a jornada de compra. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    O remarketing é uma estratégia de marketing digital que envolve o direcionamento de anúncios específicos para pessoas que já tiveram algum tipo de interação com um site, aplicativo ou outros ativos online de uma empresa. 

    Essa interação pode incluir visitas ao site, visualizações de produtos, adição de itens ao carrinho de compras, preenchimento de formulários ou qualquer outra ação que indique interesse ou engajamento com a marca. 

    A principal ideia por trás do remarketing é voltar a se comunicar com visitantes anteriores, mantendo a marca ou produto em sua mente e incentivando-os a realizar as ações desejadas pela marca. Essa segunda visita pode ser crucial, uma vez que, segundo levantamento feito pelo Google Ads, 97% dos visitantes de um e-commerce não realizam compras na primeira visita. 

    O remarketing é frequentemente utilizado em plataformas de publicidade online, como o Google Ads e o Facebook Ads, que permitem criar anúncios direcionados. Dessa forma, aumentam as chances de conversão, pois se concentra em um público que já está familiarizado com a marca, o que o torna mais propenso a agir de acordo com os objetivos do anunciante, podendo resultar em um ROI mais alto

    Para que serve o remarketing?

    Além do aumento das conversões, o remarketing reforça o reconhecimento e a lembrança da marca. Ao mantê-la presente para os visitantes anteriores, você ajuda a construir confiança e aumenta as chances de que eles escolham seu produto ou serviço quando estiverem prontos para tomar uma decisão de compra. 

    Essa técnica permite uma segmentação mais precisa do público. Você pode criar listas de remarketing com base no comportamento do usuário, como páginas visitadas, tempo gasto no site e ações realizadas, permitindo direcionar anúncios personalizados para grupos específicos de visitantes. 

    Um dado interessante diz respeito a taxa média de abandono de carrinho em compras online, segundo uma pesquisa 69,82% dos usuários acabam deixando de comprar um produto online por conta de taxas extras, data de entrega ou ainda requisição de criação de conta. Esse dado fica ainda mais alarmante quando comparado com usuários de dispositivo móvel, em que 85,65% optam por não dar continuidade a compra. 

    Pensando nisso, o remarketing é uma excelente alternativa para propor novas soluções de contato com o cliente, seja por meio de anúncios online ou ainda pela inclusão de sugestões de produtos já visitados pelo usuário no carrinho atual dele, entre outras ações dentro da estratégia. 

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    Quando implementar o remarketing?

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    A realização de promoções com ofertas de desconto é uma tática que pode ser usada pelo remarketing. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    O momento ideal para implementar o remarketing depende dos seus objetivos de negócios e da jornada do cliente. A estratégia é versátil e pode ser aplicada em várias fases do processo de marketing para maximizar o engajamento e as conversões. Confira: 

    1. Após visitas ao site

    Uma das primeiras implementações de remarketing pode ser direcionada a pessoas que visitaram o seu site. Se o seu site tiver uma quantidade significativa de tráfego, mas uma taxa de conversão relativamente baixa, você pode direcionar anúncios para lembrar os visitantes sobre sua marca e produtos, incentivando-os a retornar e converter. 

    2. Recuperação de carrinhos abandonados 

    Se a sua loja online sofre com o abandono de carrinhos de compras, citado aqui anteriormente, o remarketing é eficaz para recuperar essas vendas perdidas. Implemente a estratégia para exibir anúncios direcionados a pessoas que deixaram itens no carrinho, oferecendo incentivos como descontos ou frete grátis. 

    3. Após inscrições ou downloads

    Se você tem um formulário de inscrição em sua página, como uma newsletter, ou oferece downloads de recursos, como e-books ou white papers, o remarketing pode ser usado para nutrir esses leads. Você pode direcionar anúncios para pessoas que já realizaram essas ações, de forma que elas avancem no funil de vendas. 

    4. Pós-compra

    O remarketing também pode ser implementado após a conclusão de uma compra. É possível direcionar anúncios para clientes existentes, promovendo produtos complementares, atualizações ou incentivando compras repetidas. Certifique-se de que os anúncios sejam consistentes com as mensagens personalizadas. 

    5. Eventos especiais ou promoções  

    Durante eventos sazonais, feriados ou promoções especiais, como Black Friday, o remarketing pode ser uma maneira eficaz de atrair antigos clientes e incentivá-los a fazer compras. Crie campanhas de remarketing específicas para esses momentos, desenvolva anúncios visualmente atraentes com mensagens claras e chamadas para ação convincentes. 

    6. Reengajamento de clientes inativos  

    Se você tem uma base de clientes inativos, o remarketing pode ser usado para reativá-los. Mostre anúncios que destaquem novos produtos e recursos para reconquistar esses clientes, além de apostar em ofertas especiais, descontos ou incentivos para encorajar os visitantes a retornarem e converterem. 

    7. Segmentação por interesse  

    Você pode implementar o remarketing com base em interesses específicos dos visitantes do seu site. Por exemplo, se alguém navegou por uma categoria de produtos específica, você pode direcionar anúncios relacionados a essa categoria. Quanto mais específica for a segmentação, mais relevantes serão os anúncios para cada grupo de visitantes. 

    8. Campanhas de branding

    O remarketing não se limita apenas a conversões diretas. Ele também pode ser usado para campanhas de branding, mantendo a sua marca visível para o público e reforçando o reconhecimento da marca

    Transforme visitantes em contato

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