Compreender as diferenças entre as técnicas de newsletter e e-mail marketing contribui para a adoção de uma estratégia mais eficaz

É comum associar newsletter e e-mail marketing, uma vez que as duas ferramentas de comunicação podem parecer semelhantes. No entanto, cada uma tem sua definição e objetivos próprios. Compreender e integrar corretamente suas diferenças é importante para usar os recursos de forma otimizada. 

Conheça as diferenças entre as duas estratégias e veja como utilizar as técnicas para melhorar os resultados de seu negócio.

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    O que é uma newsletter?

    a imagem mostra uma mulher trabalhando em frente a um notebook e ao fundo está uma cozinha. Ela está olhando um smartphone.
    (Fonte: Matilda Wormwood/Pexels/Reprodução)

    A newsletter é um boletim informativo enviado por e-mail, de forma regular, para uma lista de pessoas. Algumas empresas enviam newsletters semanalmente, enquanto outras o fazem a cada duas semanas ou mesmo todos os meses. O conteúdo pode conter anúncios, mas geralmente são notícias e outras informações nas quais o destinatário encontrará valor.

    As newsletters precisam ser consistentes e criar vínculos com sua lista de e-mail. Ela pode conter recapitulações do conteúdo enviado, como postagens de blog ou vídeos. A ferramenta também deve ser direcionada a um público específico e manter um contato com potenciais clientes para gerar tráfego para o site e redes sociais do negócio.

    O boletim informativo é uma ótima ferramenta para apresentar a empresa para consumidores em potencial. Para tanto, podem incluir:

    • Uma mensagem da direção da empresa;
    • Atualizações sobre o negócio;
    • Depoimentos de clientes;
    • Links para conteúdo útil no site ou redes sociais;
    • Lançamentos de novos produtos;
    • Links para estudos, blogs, vídeos e artigos interessantes para o público;
    • Bastidores das operações da empresa.

    O que é um e-mail marketing?

    As mensagens de e-mail marketing funcionam como uma mala direta eletrônica e, geralmente, não seguem um cronograma definido. O recurso é menos formal e apresenta uma chamada à ação (CTA – Call to Action) ou um senso de urgência no final.

    Quando os leitores do e-mail marketing optam por participar da sua lista (nada de buscar por listas prontas, ok?), é aconselhável utilizar um questionário de triagem sobre as preferências e dados demográficos dos destinatários. A estratégia de marketing por e-mail deve enviar a mensagem apenas para as pessoas que tenham interesse no conteúdo.

    Um e-mail marketing bem-sucedido deve ter apenas um objetivo e se concentrar em uma ação de cada vez. Nada que possa prejudicar a capacidade do leitor de realizar a ação pretendida deve ser incluído no e-mail. Inserir muitas CTAs, por exemplo, é um erro comum cometido por muitos profissionais de marketing. Não se esqueça também de sinalizar sobre a frequência dos e-mails, para que os usuários saibam exatamente em quais dias eles chegarão.

    Diferenças entre newsletter e e-mail marketing

    A função principal da newsletter é informativa, enquanto a do e-mail marketing é comercial. As duas técnicas apresentam diferenças significativas, principalmente em termos de alvos e frequência de envio. Portanto, é essencial adaptar o conteúdo de cada uma dessas ferramentas para que sejam eficazes.

    A Newsletter informará o leitor periodicamente para reter e melhorar a imagem da empresa ou organização. Ela é voltada para uma lista de assinantes, portanto, as pessoas que concordaram em receber o conteúdo (geralmente contatos estabelecidos, bem como clientes interessados na empresa).

    Já o e-mail marketing tem como principal objetivo convencer os clientes, para incentivar a venda imediata ou futura, promovendo um produto ou serviço. O conteúdo deve ser enviado de forma maciça, em momentos pontuais estratégicos, para uma lista prospectada com base no perfil do negócio. Quando o cliente tem uma relação comercial ativa com seu negócio, por exemplo, abre-se espaço para o envio de e-mails.

    Newsletter ou e-mail marketing: qual escolher?

    (Fonte: Maxim Ilyasov/Pixels/Reprodução)

    O equilíbrio perfeito entre diferentes tipos de conteúdo e promoções enviados aos clientes é necessário para uma comunicação eficaz por e-mail. Ao gerar interesse em produtos ou serviços específicos, seu boletim informativo pode direcionar tráfego para seus esforços de e-mail marketing e vice-versa.

    A newsletter contribui para a manutenção do relacionamento com antigos e futuros clientes, e pode ser usado como ferramenta de pós-venda para fidelizar o consumidor. Com o e-mail marketing, é possível disparar campanhas específicas com novidades ou promoções, além de oferecer ao leitor informações valiosas sobre um produto ou serviço específico.

    O boletim informativo deve ser usado sempre que a empresa deseja fortalecer a marca, oferecer conteúdo relevante ou enviar mensagens periódicas aos consumidores, enquanto o e-mail marketing é útil para apresentar e divulgar um produto ou serviço, captar e converter novos clientes e alavancar rapidamente as vendas.

    Como usar o e-mail com eficiência?

    Embora o contato de e-mail muito frequente possa ser irritante para quem recebe, quanto menos recorrente uma mensagem for enviada, mais facilmente os assinantes podem esquecer que se inscreveram e optarem por cancelar a inscrição. Por isso, é importante calibrar a periodicidade do envio das mensagens, criando assim um calendário de e-mails para gerir.

    O monitoramento de aberturas, cliques e cancelamentos de assinatura pode ajudar a fornecer informações sobre as alterações que podem precisar ser feitas na frequência de envio de e-mails para qualquer tipo de mensagem. Um software de marketing por e-mail oferece mais controle sobre como os clientes são alcançados.

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