Um site responsivo e amigável é um dos diferenciais para a marca que quer investir em personalização da jornada do cliente.

Para se destacar em um mercado competitivo, é essencial que empreendedores adotem estratégias inovadoras capazes de cativar seu público-alvo e atender às suas necessidades. Nesse contexto, a personalização é uma ferramenta poderosa que pode transformar a maneira como os negócios interagem com seus clientes. 

Personalização consiste em adaptar produtos, serviços e experiências de compra conforme as preferências individuais de cada cliente. Isso vai muito além de simplesmente oferecer produtos customizados, pois envolve criar uma conexão emocional com quem consome. Isso faz com que essa pessoa se sinta única e valorizada pela marca

Abordagem centrada no cliente

Uma das principais vantagens da personalização é a capacidade de estabelecer relacionamentos duradouros com clientes. Ao conhecer suas preferências, necessidades e histórico de compras, quem empreende pode oferecer sugestões personalizadas e relevantes. Isso aumenta a satisfação dos clientes e a fidelidade à marca. 

Além disso, a empatia e a preocupação genuína com as necessidades de quem compra criam um vínculo emocional, o que, por sua vez, resulta em clientes mais leais e dispostos a indicar a empresa para amigos e familiares

a personalização faz clientes criarem uma relação mais duradoura com a marca
Uma experiência positiva faz clientes criarem uma relação mais duradoura com a marca. (Fonte: Getty Images/Reprodução)  

Essa estratégia é um diferencial competitivo para as empresas que desejam se destacar em um mercado cada vez mais exigente.  

Com o apoio de tecnologias adequadas, empresas podem oferecer experiências memoráveis que impulsionam o crescimento do negócio e a construção de uma marca sólida e valorizada em todas as etapas da jornada de clientes. 

E, além dos benefícios diretos para quem consome, a personalização também traz ganhos para os próprios empreendedores.

Por meio de uma experiência personalizada, com uma abordagem centrada no cliente e utilizando a tecnologia de forma ética, é possível construir marcas mais fortes, aumentar a satisfação e garantir uma vantagem competitiva no mercado em constante mudança.

Com a retenção de clientes e a geração de recomendações positivas, empresas podem expandir sua base de consumidores e conquistar novos mercados. 

+ Criador de sites: o que é e principais características

Navegue pelo índice

    Jornada da experiência 

    A relação de clientes com uma marca, porém, não se dá apenas no momento de compra de um produto ou serviço. Ela é construída ao longo do tempo, a partir de todas as interações que quem consome tem com a empresa.  

    Também chamado de jornada do cliente ou jornada de compra, esse processo detalha as etapas percorridas por um potencial consumidor. A jornada começa no momento em que descobre uma necessidade ou problema, passando pelo momento de compra e pelo relacionamento pós-venda. 

    Cada tipo de produto ou serviço tem suas particularidades na jornada de compra, mas, de modo geral, as etapas principais dessa jornada são: 

    Conscientização

    Identifica-se que há uma necessidade ou problema a ser resolvido. Pode tomar conhecimento do produto ou serviço oferecido pela primeira vez por meio de anúncios, conteúdos em redes sociais, recomendações de amigos ou outras fontes de informação. 

    Consideração

    Após reconhecer sua necessidade, começa a buscar informações mais detalhadas sobre possíveis soluções. Então, pesquisa diferentes opções disponíveis no mercado, compara características, preços, benefícios e avalia a reputação das marcas. 

    Decisão

    Toma-se uma decisão de compra. Já avaliou as alternativas e agora precisa escolher a melhor opção. Podem ocorrer conversões em vendas nessa fase, mas ainda há oportunidade de influenciar a escolha final. 

    Compra

    Efetua-se a compra do produto ou serviço escolhido. Isso pode ser feito em uma loja física, por meio de e-commerce ou outros canais de venda. 

    Personalizar a jornada do cliente em uma empresa é um processo que requer esforço e atenção
    A experiência do cliente vai muito além do momento específico da compra de um produto ou serviço. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Pós-compra

    Após a compra, a experiência continua. A fase pós-compra é fundamental para a satisfação e fidelização. Um bom atendimento, suporte e acompanhamento pós-venda são importantes para fortalecer o relacionamento e garantir que a pessoa esteja satisfeita com sua escolha. 

    Fidelização

    Se ficou satisfeito com a experiência, há uma chance maior de que se torne um cliente fiel, realizando compras futuras com a mesma empresa. Além disso, clientes satisfeitos têm maior probabilidade de se tornarem defensores da marca, recomendando-a para amigos e familiares, o que pode gerar novos clientes. 

    Recompra e renovação

    Para empresas que oferecem produtos ou serviços de renovação, como assinaturas ou produtos de consumo regular, a jornada do cliente pode envolver a fase de recompra ou renovação. Nessa etapa, decide-se se deseja continuar comprando ou renovando o serviço. 

    Como oferecer experiência personalizada 

    Personalizar a jornada do cliente em uma empresa é um processo que requer esforço e atenção às necessidades individuais de cada cliente. Para colocar a personalização em prática, é importante que sua empresa dê atenção aos tópicos em seguida.

    Análise de dados

    O avanço da inteligência artificial e da análise de dados permite que as empresas tenham acesso a cada vez mais informações. Com coleta e análise desses dados, sempre de forma ética e alinhada à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as marcas podem melhorar a experiência do cliente, antecipar suas demandas e oferecer soluções sob medida. 

    No entanto, é fundamental lembrar que a personalização deve ser utilizada com responsabilidade: o respeito à privacidade e a transparência no uso dos dados são elementos-chave para o sucesso dessa estratégia, visto que o tratamento inadequado dos dados sensíveis de consumidores pode gerar desconfiança e afastar clientes. 

    Marketing Digital

    A comunicação com clientes desempenha um papel crucial na personalização da jornada, com o marketing digital e a presença virtual da marca, com seu site e redes sociais, por exemplo.

    Em um cenário em que consumidores são constantemente bombardeados com diversos anúncios e conteúdos, empresas que buscam fornecer material personalizado, relevante e segmentado têm maior chance de se destacar e de atrair a atenção do público. 

    a personalização de e-mail marketing, anúncios e outros touchpoints ajudam a fortalecer a comunicação entre marca e consumidor
    E-mail marketing, anúncios personalizados e outros touchpoints ajudam a fortalecer a comunicação entre marca e consumidor. (Fonte: Getty Images/ Reprodução)  

    Por isso, é importante utilizar canais de comunicação adequados e enviar mensagens relevantes e personalizadas em cada etapa da jornada do cliente. Isso pode incluir e-mails personalizados, mensagens de texto, notificações push e até mesmo atendimento ao cliente individualizado. 

    Automações

    Por fim, investir em tecnologia e automação pode tornar a personalização mais eficiente e escalável. O uso de inteligência artificial (IA), por exemplo, pode ajudar a identificar padrões de comportamento de clientes e sugerir produtos ou conteúdos relevantes de forma automatizada.  

    Além disso, sistemas de Customer Relationship Management (CRM) podem auxiliar na organização e gestão de dados. Isso facilita o atendimento personalizado e o acompanhamento de cada interação. 

    User Experience (UX) 

    Um dos pontos centrais para a personalização é o site da sua empresa. Por meio do investimento em User Experience (UX), ou experiência do usuário, é possível impactar positivamente a percepção da marca, a satisfação de clientes e, consequentemente, o desempenho do negócio. 

    Quando a navegação é intuitiva e fluida, visitantes do site têm mais facilidade para encontrar o que procuram, o que resulta em uma experiência de uso mais agradável que, por consequência, melhora a percepção de quem consome em relação à marca e aumenta a probabilidade de retorno. Confira em seguida outras vantagens de uma experiência do usuário otimizada

    Vantagens da experiência do usuário otimizada

    Uma UX amigável contribui para que clientes passem mais tempo no site, explorando suas páginas e menus. Isso faz que ocorra a retenção de visitantes, reduzindo a taxa de rejeição e aumentando o engajamento.

    Outra vantagem é o aumento nas conversões, ou seja, nas vendas, inscrições em newsletters, preenchimento de formulários ou solicitações de contato. Afinal, um site que facilita o processo de conversão e torna a jornada do cliente mais suave tende a alcançar melhores resultados comerciais. 

    Outro ponto positivo é o reforço da imagem da marca. Com uma boa UX, um site seguro, profissional e confiável, a empresa transmite uma imagem de mais credibilidade, o que ajuda a estabelecer a relação de confiança entre marca e usuários online.  

    Um dos pontos centrais para a personalização é o site da sua empresa, que deve oferecer uma boa experiência ao usuário
    O site da empresa deve ser pensado para ser utilizado em diferentes dispositivos de forma responsiva e amigável. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    A otimização para diferentes dispositivos, como notebooks, tablets e aparelhos móveis, também é relevante quando se fala de UX. Oferecer uma experiência amigável e responsiva para quem acessa o site da marca via smartphone é essencial para alcançar um público mais amplo e garantir que clientes possam acessar o site em qualquer lugar. Em um mercado competitivo, uma UX diferenciada pode ser o fator que faz que a marca se destaque dos concorrentes. 

    Por fim, vale destacar que um site com UX intuitiva e bem estruturada pode reduzir a necessidade de suporte e atendimento ao cliente, pois visitantes conseguem encontrar informações e soluções facilmente por conta própria. 

    Como criar um site otimizado?

    Já deu para ver que investir em uma boa UX em sites de empresas e marcas é uma estratégia inteligente e necessária para conquistar e fidelizar clientes. Um site otimizado também melhora a reputação da marca e impulsiona o sucesso do negócio no mundo digital cada vez mais exigente. 

    Com o criador de sites da Locaweb, você pode criar um site profissional e com domínio próprio em poucos cliques. São diferentes planos que se adequam às necessidades do seu projeto, a partir de R$ 6,90 por mês

    O criador de sites oferece modelos prontos, criados por designers, e a possibilidade de incluir conteúdos personalizados, como imagens, vídeos, vitrine de produtos e informações comerciais — e o site fica hospedado no servidor da Locaweb. 

    Que tal experimentar os 15 dias grátis e começar a personalizar a jornada dos seus clientes agora mesmo?

    Saiba mais