Criadas em 2017, as enquetes para Instagram podem impulsionar a interatividade e fornecer insights valiosos para aprimorar as estratégias de marketing

As redes sociais têm um importante papel para a presença digital de um negócio. Uma ferramenta que conquistou destaque nessa jornada é o recurso de enquetes para Instagram, já que é capaz de impulsionar a interatividade e fornecer insights valiosos para o aprimoramento das estratégias de marketing digital

A ferramenta, criada em 2017, passou por diversas mudanças e continua sendo essencial para estimular o público a se relacionar com os negócios. As perguntas, que inicialmente estavam disponíveis no story, também podem ser enviadas por mensagem direta no inbox (DM), aumentando os recursos das enquetes para Instagram

Veja em seguida tudo que você precisa saber sobre essa função para alavancar o engajamento de seu público-alvo! 

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    O que são as enquetes para Instagram? 

    As enquetes para Instagram oferecem vários formatos de pesquisas úteis para o negócio
    As enquetes para Instagram oferecem vários formatos de pesquisas úteis para o negócio. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    As enquetes para Instagram são uma funcionalidade interativa que permite criar perguntas de múltipla escolha para compartilhar com seus seguidores, que podem, então, votar em uma das opções oferecidas. Essas enquetes são exibidas nos stories por um período de 24 horas ou podem ser enviadas em grupos com três ou mais perfis. 

    Ao criar uma enquete, o usuário pode definir a pergunta que deseja fazer e fornecer duas ou mais opções para os seguidores escolherem uma resposta. As opções podem ser personalizadas conforme o contexto da enquete e o objetivo pretendido, além disso, os resultados são apresentados em tempo real para o usuário que a criou. 

    As enquetes podem ser usadas de diversas maneiras, desde coletar opiniões dos seguidores até aumentar o engajamento e a interação com a audiência. Essa ferramenta é muito útil para marcas, empresas e influenciadores que desejam envolver seu público de forma mais direta e obter feedback sobre produtos, serviços, preferências e outras questões relevantes. 

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    Como as enquetes para Instagram podem ajudar os negócios? 

    As enquetes para Instagram podem ser uma ferramenta poderosa para impulsionar o crescimento e a visibilidade do negócio. Ao incorporar o recurso em sua estratégia de marketing, a empresa pode aumentar o engajamento, bem como construir relacionamentos mais fortes com os clientes e tomar decisões baseadas em dados para o crescimento da marca

    Além do aumento da participação de potenciais clientes e da visibilidade da marca, existem outras razões para um negócio utilizar a ferramenta, como por exemplo: 

    • Feedback: a empresa pode fazer perguntas sobre produtos, serviços, preferências do público e opiniões para então moldar suas estratégias e tomar decisões mais informadas. 
       
    • Relacionamento: as enquetes ajudam a construir um relacionamento mais próximo entre sua marca e seu público, gerando confiança e fidelidade, pois os seguidores sentem que sua opinião é valorizada. 
    • Coleta de dados: a ferramenta pode fornecer insights valiosos sobre tendências de mercado, preferências do público e até mesmo identificar lacunas em seu nicho.
       
    • Personalização: ao coletar informações sobre as preferências do público, o negócio pode criar conteúdo mais relevante e direcionado, e assim, aumentar a probabilidade de suas postagens serem apreciadas e compartilhadas
       
    • Teste de conceito: podem ser usadas para testar novas ideias ou estratégias antes de implementá-los totalmente. Dessa forma, a empresa evita investimentos em iniciativas que podem não ressoar com o público. 
       
    • Promoções e lançamentos: podem servir para promover lançamentos de produtos, promoções especiais ou eventos futuros, contribuindo para gerar um sentimento de antecipação.
       
    • Insights sobre concorrentes: a empresa pode fazer perguntas que também revelem a opinião do público sobre a concorrência, para então ajustar sua estratégia de mercado. 
    • Humanização: ao criar enquetes descontraídas e divertidas, o negócio humaniza sua marca, mostrando haver pessoas reais por trás dela e estabelecendo uma conexão emocional com os seguidores. 

    Em quais áreas posso usar enquetes para Instagram? 

    As enquetes para Instagram podem ser usadas praticamente em negócios de qualquer setor e área, pois a interação e o engajamento oferecidos por esse recurso são versáteis e adaptáveis. O segredo está em adaptar as enquetes às necessidades e aos interesses específicos da sua marca e público-alvo. 

    Confira o exemplo de como alguns setores podem adotar a ferramenta em sua estratégia de marketing digital. 

    Moda e beleza 

    As marcas de moda podem usar enquetes para perguntar aos seguidores sobre suas preferências de estilo, escolher entre opções de cores ou padrões e até mesmo solicitar feedback sobre novas coleções. As empresas de cosméticos podem criar enquetes para descobrir quais produtos clientes desejam ver mais ou quais tendências de maquiagem são mais populares. 

    Alimentação e gastronomia 

    Os restaurantes, cafés e empresas de alimentos podem usar enquetes para descobrir os pratos favoritos dos clientes, solicitar sugestões para o menu ou perguntar sobre dietas e restrições alimentares específicas. 

    Tecnologia e eletrônicos 

    Já no caso das marcas de tecnologia, as enquetes podem ser utilizadas para perguntar aos seguidores sobre suas preferências de produtos, como modelos de smartphones, laptops ou acessórios. Também podem obter feedback sobre recursos desejados em produtos futuros. 

    Viagens e turismo

    As empresas de turismo podem criar enquetes para descobrir os destinos de viagem mais populares entre os seguidores, atividades preferidas durante as viagens e até mesmo solicitar dicas de locais a serem explorados. 

    Fitness 

    Profissionais do nicho podem usar enquetes para perguntar aos seguidores sobre suas preferências de treinamento, horários de aula ideais e tipos de exercícios favoritos. Também podem fornecer dicas e informações relevantes sobre saúde. 

    Educação e aprendizado 

    Instituições de ensino podem usar enquetes para interagir com estudantes em potencial, perguntando sobre seus interesses acadêmicos, eventos desejados e preferências de programas de estudo. 

    Artes e entretenimento 

    Os criadores de conteúdo, artistas e músicos podem usar enquetes para interagir com fãs e seguidores. Dá para perguntar sobre o tipo de conteúdo que os seguidores desejam ver ou até mesmo fazer enquetes sobre novos projetos criativos. 

    Varejo e comércio eletrônico 

    Além dos exemplos anteriores, empresas de varejo podem usar enquetes para avaliar preferências de promoções, métodos de pagamento preferidos e horários de funcionamento ideais. 

    Saúde e bem-estar 

    Os profissionais de saúde podem usar enquetes para interagir com o público-alvo e, ao mesmo tempo, repassar informações importantes de forma descontraída, atraindo mais seguidores e possíveis pacientes. 

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    Como engajar seu público com enquetes para Instagram? 

    As enquetes para Instagram são fáceis de criar e compartilhar
    Realizar testes de conhecimento é uma das estratégias mais eficientes para aumentar o engajamento do público com o perfil da marca. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

    As enquetes para Instagram são fáceis de criar e compartilhar. Basta tocar no botão de criar um novo stories, navegar pelos adesivos até achar a opção “Enquete”, formular a pergunta e as respostas e publicar. No entanto, é preciso uma certa preparação para garantir que as enquetes sejam relevantes, autênticas e alinhadas à identidade da sua marca. 

    Confira os principais passos: 

    1. Defina seus objetivos

    Antes de criar enquetes, determine o que o negócio deseja alcançar. Você quer coletar feedback sobre produtos, gerar engajamento ou aumentar o conhecimento da sua marca? Conhecer os objetivos do negócio é fundamental para criar uma enquete relevante. 

    2. Escolha um tópico relevante 

    Selecione um tema que seja relevante para o seu público e para o seu negócio. Pode ser sobre produtos, tendências, preferências do público ou até mesmo uma curiosidade relacionada à sua área de atuação. 

    3. Crie perguntas atraentes 

    Formule perguntas interessantes e envolventes. Use uma linguagem clara e concisa para que seus seguidores entendam facilmente a pergunta e as opções de resposta. 

    4. Ofereça opções de resposta variadas

    Proporcione opções de resposta que sejam distintas e que reflitam diferentes perspectivas, pois isso estimula a participação e ajuda a coletar informações mais abrangentes sobre seu público. 

    5. Use mídias visualmente atraentes

    Aproveite o poder das imagens e vídeos. Use mídias visualmente atraentes que estejam relacionadas à pergunta da enquete para chamar a atenção dos seguidores. 

    6. Use recursos interativos 

    Experimente diferentes recursos interativos, como emojis deslizantes, perguntas abertas ou enquetes com contagem regressiva, pois esses recursos podem adicionar um toque criativo e exclusivo às suas enquetes. 

    7. Inclua Call-to-action (CTA) 

    Adicione uma chamada para ação incentivando os seguidores a participarem da enquete. Use frases como “Vote agora!”, “Deixe sua opinião” ou algo semelhante. 

    8. Promova a participação

    Além de publicar a enquete em sua história, a empresa pode incentivar a participação por meio de legendas envolventes, posts no feed ou até mesmo por mensagens diretas aos seus seguidores mais engajados. 

    9. Acompanhe os resultados

    Acompanhe as respostas ao vivo enquanto sua enquete está ativa, pois isso permite que você veja as opiniões em tempo real e interaja com os seguidores que participaram. 

    10. Use os insights

    Após o término da enquete, analise os resultados e então use os insights coletados para tomar decisões informadas sobre produtos, estratégias de marketing, conteúdo e melhorias em seu negócio. 

    10 ideias criativas para engajar o público com enquetes para Instagram

    1. Feedbacks: peça opiniões sobre novos produtos, designs ou recursos. Por exemplo:

      Qual cor você prefere para o próximo lançamento de tênis da nossa coleção? Opção A: Azul | Opção B: Rosa.
    1. Decisões empresariais: envolva seus seguidores em decisões importantes para a empresa. Por exemplo:

      Vamos fazer uma novas camisetas com estampas de animais. Qual animal você gostaria de ver? Opção A: Cachorro | Opção B: Gato. 
    1. Dicas e tutoriais: ofereça dicas relacionadas aos seus produtos ou área de atuação, por exemplo:

      Você sabia que nosso óleo de coco pode ser usado para hidratar pele e cabelo? Você já experimentou? 
    1. Bastidores do negócio: mostre os bastidores da sua marca, por exemplo:

      Quer conhecer onde nossos produtos são fabricados? Vamos fazer um tour virtual pelos nossos processos!. 
    1. Teste de conhecimento: faça perguntas relacionadas à sua indústria, por exemplo:

      Você sabia que o chocolate branco não contém cacau? Responda com um emoji de chocolate se você já conhecia essa curiosidade!
    1. Campanhas e lançamentos: crie antecipação para lançamentos futuros, por exemplo:

      Algo incrível está a caminho! Queremos saber: você está ansioso para o nosso novo produto?
    1. Personalização de produtos: deixe seus seguidores escolherem entre diferentes opções de personalização, por exemplo:

      Você quer ser o primeiro a personalizar a sua própria capa de celular? Escolha uma cor: Rosa | Azul
    1. Eventos e promoções: anuncie promoções especiais por meio de enquetes, por exemplo:

      Estamos planejando um evento de lançamento exclusivo para nossos seguidores. Quem gostaria de participar?
    1. Compartilhamento de experiências: incentive seus seguidores a compartilharem suas próprias experiências relacionadas à marca. Exemplo:

      Conte-nos qual foi o momento mais incrível que você viveu usando nossos produtos! Adoraríamos ouvir sua história.
    1. Feedback: peça feedback sobre o conteúdo que você compartilha, por exemplo:

      Gostaríamos de melhorar nossas postagens. Você prefere ver dicas de beleza ou histórias inspiradoras?

    Potencialize sua estratégia direcionando o tráfego para seu site 

    O Instagram é uma rede social que permite a inserção de links apenas nos stories e na bio do perfil. Mesmo assim você pode explorar ambos os recursos a fim de direcionar os usuários para o seu site. aumentar o tráfego e reter ainda mais atenção para o seu conteúdo.  

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