A IA pode ajudar a melhorar o SEO e o posicionamento do seu site em mecanismos de pesquisa.

A inteligência artificial (IA) veio pra ficar. Desde a criação do ChatGPT, nunca se falou tanto de como essa tecnologia está mudando a forma de produzir conteúdo para marketing digital. O debate faz sentido, pois a IA tem muitos benefícios e, se for bem utilizada, pode impactar a estratégia de otimização para motores de busca (SEO), posicionando melhor o site e garantindo mais resultados online. E essa não é a única vantagem.  

Acompanhar tecnologias como a IA é importante principalmente porque vivemos em um mundo em constante mudança. Recentemente, o Google fez uma atualização que impactou a produção de conteúdo globalmente, como a chamada Google Spam Update, que exige que profissionais de marketing de conteúdo sejam ágeis, revejam estratégias e façam melhorias em sites para evitar que os conteúdos sejam confundidos com spam.  

Por isso, a tecnologia pode ser um apoio na otimização da criação de textos, entre outras tarefas. Neste texto, vamos explicar tudo que você precisa saber para usar a inteligência artificial para ter melhores resultados online.  

+ Hospedagem WordPress: o que saber antes de contratar

Navegue pelo índice

    O que é inteligência artificial? 

    Inteligência artificial é uma tecnologia que simula a experiência humana. Essa solução é capaz de aprender com os seres humanos e a repetir tarefas com um raciocínio muito próximo do que as pessoas costumam ter. No Brasil, o uso de IA está crescendo. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo SAS, 63% das empresas já usam a tecnologia voltada a dados e analytics, sendo que 41% delas utilizam a inteligência artificial em operações comerciais. 

    Apesar de não ser uma novidade, a IA está causando certo alvoroço desde que o ChatGPT iniciou a operação. O ChatGPT é um chatbot, ou seja, um robô que funciona como um chat com inteligência artificial. O sistema foi criado pela OpenAI, uma instituição sem fins lucrativos, e está em fase de testes. Por enquanto, é gratuito e acessível a qualquer pessoa.  

    Quer saber como utilizar o ChatGPT em sua estratégia de marketing? Preparamos um guia completo sobre o assunto, clique aqui e saiba mais! 

    Assim como os assistentes de voz (Siri, Alexa e Google Assistente), o ChatGPT é programado para dar respostas, porém, é um pouco mais eficiente quando o assunto é produção de conteúdo. O ChatGPT é capaz de criar e escrever textos de qualquer assunto que você escolher, usando palavras-chave e outras técnicas de marketing digital para otimizar o SEO. 

    Na imagem, estão três pessoas conversando e olhando para uma tela de tablet. A foto compõe o conteúdo sobre impactos das IAs nas estratégias de SEO.
    ChatGPT é um bom exemplo de inteligência artificial. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Por que utilizar inteligência artificial para SEO? 

    Usar inteligência artificial em SEO é uma maneira de otimizar o conteúdo. O SEO reúne diferentes técnicas e estratégias que melhoram a visibilidade de um site em mecanismos de busca. Um bom posicionamento significa que o conteúdo será encontrado com maior facilidade.  

    Além de ajudar na busca orgânica, o SEO ajuda a atrair mais leads e, consequentemente, mais vendas. Uma das formas de conseguir resultados é otimizar as palavras-chave, melhorar a qualidade dos conteúdos, organizar a estrutura do site e a usabilidade dele e construir backlinks atrativos.  

    A inteligência artificial é uma aliada ao construir essa estratégia. A tecnologia consegue entender os algoritmos e dar respostas rápidas para serem colocadas em prática. Confira a seguir. 

    Escolha de domínio 

    A escolha de domínio pode ser mais fácil com ajuda da inteligência artificial. Pergunte nomes inéditos ao ChatGPT para receber algumas sugestões, por exemplo.  

    Sugestões de palavras-chave 

    O uso de palavras-chave é essencial para um bom SEO. Uma ferramenta de inteligência artificial, como o ChatGPT, pode dicas de palavras-chave relevantes, tornando a seleção de termos mais fácil e eficiente. 

    Desenvolvimento de briefings 

    A inteligência artificial pode ser usada na construção de briefings mais assertivos para a equipe criativa. Assim como criar a grade de conteúdo, estruturar uma orientação leva tempo. Você pode usar o ChatGPT para ajudar nesse processo: peça para a IA construir briefings usando a palavra-chave e com orientações para aplicar otimizações de SEO

    Criação de conteúdo

    O ChatGPT consegue criar conteúdos completos e otimizados para SEO. É possível construir um post para blog usando a ferramenta com apenas algumas orientações, porém, essa não é a maneira mais inteligente de usar o chatbot. O melhor é usá-lo como apoio na estratégia.  

    Você pode solicitar uma lista de temas que podem gerar posts com uma palavra-chave. Isso ajuda na construção de uma grade de conteúdo que pode auxiliar a atrair o público-alvo. Também é possível criar títulos otimizados e escrever metadescrições com o tamanho necessário.  

    A IA auxilia, ainda, em outras tarefas mais simples, como criar chamadas para as redes sociais ou resumir um texto, além de auxiliar na elaboração de um copy utilizado para convencer usuários a realizar uma ação. 

    É importante lembrar que o ChatGPT ainda está em construção, e a elaboração de um texto de qualidade depende do conhecimento humano. Portanto, não é recomendado produzir posts completos com a inteligência artificial, pois esse conteúdo pode ficar superficial e repetitivo.  

    Análise de conteúdo 

    A análise do conteúdo é uma das etapas mais importantes do processo. A inteligência artificial consegue analisar o texto e identificar possíveis melhorias em termos de SEO, como a inclusão de palavras-chave relevantes, backlinks, tags de título e metadescrições. 

    Mulher e homem olhando para a tela de um tablet. A imagem é do artigo sobre SEO e inteligência artificial.
    A inteligência artificial ajuda a otimizar conteúdos de SEO. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Como a inteligência artificial é usada no marketing digital? 

    O marketing digital já conta com técnicas e automações que usam inteligência artificial muito antes de o ChatGPT ser realidade. Quando falamos de algoritmos e mecanismos de busca usados pelo Google, estamos falando de IA.  

    A automação também é uma forma de ganhar tempo. A IA pode ajudar a automatizar tarefas repetitivas, como pesquisa de palavras-chave, análise de concorrência e otimização de conteúdo. Isso permite que profissionais de SEO se concentrem em tarefas mais complexas, como a criação de conteúdo de qualidade e a otimização para as tendências atuais. 

    Por isso, a inteligência artificial é uma aliada importante não só para melhorar o SEO, mas também para impulsionar resultados a longo prazo. Alguns exemplos de como a IA pode ajudar na estratégia de marketing digital são: 

    • Análise de dados — o acompanhamento dos dados com o uso de ferramentas digitais é uma forma de estruturar a estratégia. A IA é capaz de interpretar as informações, reconhecer padrões e oferecer insights. Pelo acompanhamento dos dados do site e das redes sociais, é possível entender o comportamento do público-alvo e otimizar campanhas; 
    • Algoritmos de busca todos os sites de busca utilizam algoritmos que mapeiam palavras-chave para oferecer os melhores resultados. A IA ajuda na seleção dos melhores termos e faz a análise do texto para identificar melhorias e adaptações;  
    • Personalização de conteúdo a IA também fornece dados do interesse do público-alvo e termos mais buscados. Dessa forma, você pode criar um planejamento de conteúdos que respondam diretamente às necessidades de quem você quer atingir; 
    • Benchmarking de concorrentes — existem ferramentas que analisam o desempenho de sites de concorrentes com IA. Acompanhar a concorrência é uma forma de identificar oportunidades e ajustar estratégias; 
    • Análise de backlinks a IA ajuda a definir quais são os melhores links e onde os colocar no texto para atrair a atenção de leitores e posicionar seu conteúdo nos mecanismos de busca;  
    • Chatbots os robôs podem responder a clientes, melhorando a experiência do usuário. A inteligência artificial é programada para entender perguntas e dar soluções, otimizando o atendimento.   

    Em resumo, a IA pode ajudar a melhorar a estratégia de SEO, especialmente na criação de conteúdo de qualidade, seleção de palavras-chave, análise de conteúdo e atendimento a clientes. 

    A estratégia SEO dita o posicionamento de seus conteúdos nos sites de busca. Acesse a matéria e saiba as melhores práticas para aplicar em seu site!   

    O que mais a inteligência artificial pode fazer? 

    Falamos da construção de texto pensando em uma estratégia para blogs e sites, porém você pode ir além com a ajuda da inteligência artificial. O ChatGPT ganhou espaço no meio dessa discussão, mas não substitui outras ferramentas que são muito importantes para a estratégia. Hoje há diferentes soluções disponíveis no mercado que podem ajudar a impulsionar seu marketing digital. 

    • Google Analytics: uma das principais ferramentas de análise de dados disponíveis na web, que oferece recursos para monitorar o tráfego do site, analisar o comportamento do usuário, etc. 
    • Google Trends: permite monitorar as tendências de pesquisa ao longo do tempo, ajudando a identificar oportunidades de conteúdo e palavras-chave. 
    • Google Keyword Planner: outra solução gratuita do Google que você pode utilizar para pesquisar palavras-chave relevantes e obter insights sobre o desempenho delas. 
    • Canva: plataforma gratuita de design gráfico que utiliza IA para ajudar a criar designs atraentes e profissionais. 
    • Grammarly: solução gratuita que utiliza IA para analisar um texto e sugerir correções.
    • Lumen5: utiliza IA para criar vídeos automaticamente a partir de um texto. 
    • Descript: transcreve áudios e vídeos com IA para que você edite o conteúdo como se fosse um texto. 
    • Adobe Audition: ajuda a eliminar ruídos de áudios. A IA identifica barulhos que podem desagradar ouvintes de podcasts, por exemplo.  
    • Etus: nesta plataforma é possível criar textos para blogs, newsletters, sites e redes sociais de uma forma simples e rápida com IA.  

    Viu só como existem muitas formas de usar a inteligência artificial a seu favor? A tecnologia está cada vez mais acessível, mas é importante ter consciência de como usá-la de forma estratégica. Por isso, é essencial que você conheça e teste essas soluções antes de utilizá-las. 

    A evolução da Inteligência Artificial é tamanha que até mesmo a hospedagem do site pode ser otimizada com a ajuda da tecnologia. Um exemplo é o serviço de Hospedagem WordPress da Locaweb. A plataforma usa IA para oferecer recursos como monitoramento de segurança em tempo real e otimização de velocidade de página.  

    Descubra agora como a inteligência artificial pode transformar a sua presença online.

    Saiba mais