Desenvolver uma boa estratégia de Search Engine Optimization (SEO) e seguir as melhores práticas de organização de conteúdo é essencial. Saiba como criar páginas relevantes em seu site.
Todo mundo sonha em ter sua página nas primeiras posições dos buscadores de resultados. E de forma orgânica, sem precisar investir em publicidade. Quem chega lá nem sempre tem o melhor conteúdo, mas segue as práticas de SEO de maneira muito competente.
SEO é a sigla do termo em inglês Search Engine Optimization ou, em bom português, otimização para mecanismos de busca. A execução das técnicas de SEO faz com que sua página seja lida como relevante pelos robôs de indexação de conteúdo, que a ranqueiam como útil para aqueles termos da busca. É o que chamamos de posicionamento orgânico.
O grande trunfo do bom posicionamento orgânico é que a marca não precisa investir em anúncios para estar entre os primeiros resultados e ganha mais visitantes mesmo assim. O efeito esperado dessa estratégia é reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC) e aumentar o retorno sobre o investimento (ROI).
Vamos conhecer um pouco sobre o que está por trás do ranqueamento das páginas?
Bora avançar algumas posições!
Os buscadores não revelam exatamente quais são as condições levadas em consideração por seus algoritmos de busca, mas podemos considerar, de forma geral, três tipos de fatores: on page, técnico e off page.
SEO On page – na própria página
Aqui são considerados os elementos contidos dentro da sua própria página e como eles estão organizados. Quanto mais requisitos forem cumpridos, mais chances dos algoritmos indexarem sua página de maneira correta e exibi-la para o seu público. Geralmente, o responsável pelo SEO on page é o administrador do site.
Por onde começar?
Nem sempre a pessoa sabe buscar o que precisa. Soa estranho, mas é verdade – e essa é a grande sacada dos motores de busca. Eles fazem uma interpretação da intenção da pessoa por meio dos termos digitados e devolvem páginas que possam corresponder ao que ela realmente deseja.
Esses mecanismos também levam em conta a localização geográfica da pessoa, se a busca está sendo feita por um dispositivo móvel (smartphone ou tablet) ou se está sendo utilizada uma linguagem mais natural ou técnica. Uma série de fatores são combinados nesse momento com o objetivo de trazer os melhores resultados. Quem trabalha estratégias on page deve seguir essa mesma lógica para trabalhar bem com os motores de busca. Mas como fazer isso?
A equipe de marketing de conteúdo geralmente faz um benchmarking por meio de palavras-chaves nos buscadores e analisa os resultados das primeiras páginas. São observados quais os tipos de texto e suas linguagens (mais técnicos, mais didáticos, se são artigos acadêmicos ou textos informais, por exemplo) e se imagens, gráficos ou outros recursos de comunicação se repetem na primeira página de resultados.
Com isso, é possível avaliar a intenção dos usuários por trás dos termos procurados e qual linha pode ser seguida para produzir conteúdo mais relevante. Após essa fase, há outros itens muito importantes a serem considerados no SEO on page:
- Semântica: os conteúdos precisam ser bem pensados em relação ao ritmo. O texto precisa ter ideias bem encadeadas, claras e sem parágrafos muito longos. Além disso, as palavras-chaves devem ser utilizadas não apenas em sua correspondência exata, mas também em ideias que as expressem.
- Tamanho: o conteúdo precisa ser adequado à necessidade do público e ao perfil do seu veículo. Nos blogs é possível desenvolver conteúdos mais densos e completos. Nas redes sociais, conteúdos mais objetivos. Dependendo de para quem se fala, a linguagem pode ser mais coloquial, formal ou técnica.
- Dinamismo e hierarquia: é preciso dividir o conteúdo em blocos de texto com subtítulos, ilustrados com imagens, gráficos e tópicos. Também é necessário incluir hiperlinks e destacar as principais ideias. Sabe aquela coisa da pessoa bater o olho e já ter uma noção do que se trata? Os robôs fazem a mesma coisa com o conteúdo.
- Periodicidade: é preciso mostrar ao algoritmo que suas páginas são atualizadas com frequência, pois isso favorece o ranqueamento. Não há uma regra específica sobre o intervalo entre uma publicação e outra, mas é recomendado que os intervalos sejam previsíveis e divulgados, para que o público fiel visite o site espontaneamente – o que também gera uma leitura positiva pelos robôs.
Práticas essenciais para fazer uma boa otimização SEO On page
- Title tag: é o título da página que aparecerá no mecanismo de busca. Ele deve ser atraente, claro e dar motivos para o usuário pensar que vai encontrar o que precisa nessa página.
- Meta descrição: é uma pequena descrição do conteúdo, que vai aparecer logo abaixo da title tag nos resultados de busca. Ela também influencia o usuário no momento de clicar.
- Rich snippets: são informações adicionais que podem aumentar a taxa de cliques, como comentários de usuários e avaliações da página. Sua leitura pelos mecanismos de busca depende dessas informações serem configuradas com dados estruturados, por meio de plugins ou desenvolvedores web.
- Heading tags: são marcações que aparecem no código html da página (h1, h2, h3…) e identificam títulos e subtítulos dentro do texto.
- URLs: para serem bem ranqueadas, as URLs não podem ser muito extensas, devem estar alinhadas às palavras-chaves, não devem conter números e nem serem ininteligíveis ao usuário. Lembre-se de linkar páginas do próprio domínio (links internos), pois essa é uma prática essencial para os mecanismos de busca compreenderem a hierarquia entre as páginas.
- Imagens: o recomendável é sempre legendar as imagens e preencher outras informações sobre seu contexto nos campos disponíveis no gerenciador de conteúdo. Além disso, verifique qual o tamanho recomendado do arquivo no gerenciador. Tudo isso é muito importante para a indexação da imagem.
- EAT – Expertise, Authoritativeness e Trustworthiness: Conteúdo e autor vão ser avaliados por sua especialidade, autoridade e confiabilidade no assunto. Essa análise é feita manualmente e tem como objetivo atestar a relevância dos resultados entregues pelo buscador.
SEO off page – fora da página
Esse tipo de SEO busca mostrar a autoridade da página para usuários por meio de estratégias de Link Building. Uma das estratégias mais importantes é o uso de backlinks. Sabe quando o texto cita um estudo e o link para ele? Isso é um backlink. Os buscadores entendem que essa referência indica a qualidade daquela página, já que é lida como uma recomendação vinda de outro site.
Os backlinks dependem de alguns fatores para serem legitimados: contexto, citação da marca, quantidade e diversificação dos backlinks. Quanto mais requisitos forem preenchidos, mais bem avaliada é a a autoridade da página pelos buscadores.
Eles também ganham mais relevância diante dos buscadores se o site de origem é confiável, se a autoridade do site no assunto é reconhecida, se esses backlinks foram incluídos manualmente no texto e se forem adicionados logo no início do texto, entre outros fatores.
Os backlinks têm mais chances de acontecer espontaneamente utilizando a estratégia de link bait. No caso, é necessário criar conteúdo aprofundado, que possa chamar a atenção de outros produtores, uma vez que tem poder de ilustrar e endossar ideias. Podemos citar três tipos aqui:
- Desenvolvimento de Estudos e Pesquisas;
- Construção de Infográficos;
- Boas análises mercadológicas.
Outra estratégia é realizar parceria com outros sites e produzir conteúdo para eles, aproveitando para colocar seus backlinks. Essa estratégia recebe o nome de guest posts. Mas é importante analisar bem a sinergia dos conteúdos e se o parceiro é reconhecido como autoridade em seu assunto.
Os backlinks são caracterizados por links do tipo follow (siga o link) e nofollow (não siga o link). Por definição, todos os links deveriam ser lidos como follow, mas é possível, por meio da programação, dizer para o robô não seguir o link relacionado ao texto. Isso transmite a mensagem que o link nofollow não tem um conteúdo de autoridade.
Essa técnica é muito empregada nos formulários de comentários do blog ou das redes sociais, onde acontece muito spam com link. Isso evita que sua página seja associada a conteúdos problemáticos.
Para ter sucesso com SEO, você precisa contar com a melhor hospedagem para o seu site!
SAIBA COMOSEO Técnico
O SEO Técnico é um dos itens essenciais do SEO on page, uma vez que características técnicas são trabalhadas por meio da programação para tornar a página mais indexável e rastreável. Vamos conhecer algumas das estruturas internas da página que podem receber otimizações:
- Sitemap: é um documento que contém a lista das páginas do site, suas descrições, a data da última alteração e a periodicidade de atualizações. Ajuda o buscador a indexar essas URLs mais facilmente.
- Robots.txt: é um documento que traz informações capazes de serem lidas pelo buscador e descreve quais paginas do site não devem ser rastreadas, como os arquivos de script, estilos e formulários de login.
- Experiência do Usuário (UX): de extrema importância, uma vez que os buscadores priorizam sites que oferecem a melhor experiência de navegação para o usuário que deseja encontrar o que está buscando.
- Velocidade: embora não seja um critério definitivo para ganhar posições no ranqueamento, sem uma velocidade adequada o site pode perder relevância. O buscador considera a velocidade de carregamento como diferencial para o usuário, entrando no quesito de experiência da navegação.
- Responsividade e Experiência Mobile: os buscadores estão priorizando sites com bons projetos responsivos e que adotaram o mobile first em sua programação. Quanto mais opções de usabilidade e carregamento das páginas em dispositivos móveis, melhor para sua relevância.
- Monitoramento do site: é preciso fazer testes e acompanhar as páginas para detectar problemas de usabilidade, carregamento, links quebrados, conteúdos duplicados, problemas de velocidade e tudo o que possa prejudicar o ranqueamento da página. Esse monitoramento é essencial dentro das estratégias de SEO técnico para que a equipe se antecipe aos problemas.
- Página sempre no ar: é essencial hospedar a página em um servidor capaz de garantir que a página esteja sempre no ar e carregue as informações com rapidez e agilidade. A Locaweb oferece o serviço de hospedagem há mais de 20 anos e garante um alto nível de serviço. Saiba mais sobre como funciona o serviço de hospedagem de sites.
Ter um site bem estruturado é essencial para que suas páginas estejam bem posicionadas nos mecanismos de busca. Por isso, trabalhe bem seu SEO para aumentar seu alcance orgânico e ser visto por toda a internet como uma referência em seu segmento de atuação.