Em outubro de 2022 ocorreu Google Spam Update, atualização que afetou sites que não estavam em conformidade com as políticas do buscador

O Google está realizando constantemente otimizações em seu buscador como forma de melhorar a experiência do usuário. Em 21 de outubro de 2022, houve o lançamento de mais uma atualização, a nível global, a fim de reduzir spam.

Ainda que os sistemas do Google sejam automatizados para detectar e eliminar o spam de pesquisa, de 2021 até o momento, a empresa lançou 5 atualizações para que o problema não impacte nos resultados de pesquisa. É a chamada Google Spam Update.

Quando isso acontece, alguns sites podem ser afetados. Caso mudanças sejam observadas, o Google recomenda que o portador do domínio leia as políticas de spam para entender se o seu site está em conformidade com as diretrizes estabelecidas. 

Também é preciso destacar que, caso seja violada alguma política, a classificação do site pode sofrer uma baixa e ele pode deixar de aparecer nos resultados de busca. Nesses casos, algumas mudanças podem ser necessárias para recolocar o domínio dentro das normas.

Pensando que há certa complexidade envolvida para entender as mudanças do Google Spam Update, separamos informações sobre o que essa última atualização afeta (conforme o que foi observado até o momento) e como contornar os seus impactos. 

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    Qual o objetivo do Google Spam Update e o que ele afeta?

    Conforme o nome sugere, o objetivo do Google Spam Update é reduzir o spam na pesquisa e proteger os usuários de links maliciosos nos resultados das páginas web, imagens, vídeos, conteúdos de notícias e outros. 

    Segundo relatório apresentado pelo site Neil Patel, que rastreou mais de 900 milhões de domínios a fim de entender os impactos da atualização, algumas categorias de sites foram especialmente afetas de forma negativa a nível global. São elas: notícias, esportes, arte, entretenimento, tecnologia e sites de conteúdo colaborativo.

    a imagem mostra teclas botões de um teclado de computador. Um deles tem a palavra SPAM.
    Certas categorias foram mais afetadas na atualização de spam do Google. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

    A análise mostra que a maior parte desses sites não orienta o usuário ao consumo de produtos, mas sim são especialistas em conteúdo. O que pode indicar que o Google Spam Update talvez não seja focado no spam de links, mas sim no conteúdo de spam.

    Outros dados relevantes levantados pelo blog mostram que muitos desses sites não apresentavam um bom conteúdo de valor, em termos de SEO apresentavam mau uso de metatags e não preenchiam adequadamente as respostas para palavras-chave mais buscadas.

    Isso leva a crer que, no geral, a atualização pode afetar sites sem conteúdo útil ao usuário.

    O que fazer após o Google Spam Update?

    Uma vez que a atualização do Google parece ter sido focada em conteúdo e boas práticas básicas de SEO (como o uso de metatags e abrangência de palavras-chave), uma maneira de melhorar seu site e se enquadrar nas mudanças é focar no conteúdo útil e de valor.

    Na imagem há um notebook e mãos digitando no teclado.
    Transformar a experiência do usuário com conteúdo de valor é uma das formas de driblar os impactos do Google Spam Update. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

    Essas práticas podem não apresentar tanto sentido a curto prazo, mas a longo prazo podem ajudar o seu domínio. O que favorece você e beneficia a experiência dos usuários.

    Vale reforçar que, embora o Google Spam Update pareça se concentrar nesses pontos e, até mesmo, em conteúdos gerados por IA (Inteligência Artificial), isso não significa que a atualização também não considerou outros fatores de spam (como links duplicados ou matérias repetidas). Por isso, vale também priorizar essas otimizações em seu domínio.

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