ChatGPT alcançou rapidamente 5 milhões de usuários e recebeu investimento bilionário da Microsoft

O ChatGPT foi lançado em novembro de 2022 e, em 2 meses, alcançou 5 milhões de usuários. A tecnologia desenvolvida pela OpenAI, uma empresa fundada com participação de Elon Musk, recebeu investimento de US$ 10 bilhões da Microsoft e está sendo integrada às ferramentas da companhia. O chatbot, por exemplo, está turbinando as pesquisas realizadas pelo Bing para um grupo seleto de usuários por enquanto.

Apesar da recente onda de interesse, o uso de máquinas para reproduzir a capacidade humana de pensar e agir remonta à década de 1950. De lá pra cá, foram desenvolvidos supercomputadores capazes de vencer um campeão de xadrez, identificar doenças por meio de imagens e até prever a ocorrência de queimadas na Amazônia.

Contudo, o que diferencia o ChatGPT das inteligências artificiais (IA) anteriores é a simplicidade do uso e o fácil acesso. A tecnologia está disponível de forma gratuita para qualquer pessoa com acesso à internet, o que tem proporcionado variedade de utilização, desde a advocacia até a programação e o marketing digital.

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    O que é ChatGPT?

    A imagem mostra exemplos, capacidades e limitações da IA ChatGPT.
    (Fonte: ChatGPT/Reprodução)

    ChatGPT é uma inteligência artificial avançada de processamento de linguagem baseada na tecnologia Generative Pre-trained Transformer, ou transformador generativo pré-treinado. A ferramenta foi projetada para gerar textos naturais com escrita semelhante à humana.

    A tecnologia é treinada com milhões de exemplos de texto, permitindo resposta a perguntas, geração de conteúdo original, tradução, entre outras tarefas relacionadas à linguagem. O ChatGPT é uma aplicação específica desse modelo que permite a interação em tempo real com usuários em uma interface de conversação.

    A ferramenta se diferencia pela capacidade de compreender contextos complexos e gerar textos legíveis e coerentes. A tecnologia é capaz de realizar várias tarefas de processamento de linguagem natural sem treinamento adicional, o que é uma grande vantagem em comparação com modelos mais antigos.

    Como funciona a inteligência artificial?

    O ChatGPT funciona com uma arquitetura de rede neural chamada Transformer, que foi introduzida pela primeira vez em 2017. O modelo foi treinado com amplo conteúdo disponível na internet até 2021, de modo a aprender a gerar respostas a perguntas baseadas no conhecimento adquirido de língua natural.

    A partir de uma pergunta ou um contexto, o modelo utiliza milhões de parâmetros para gerar uma resposta coerente e natural em poucos segundos. A tecnologia consegue prever a palavra seguinte em um texto com base nos termos que a precedem. Assim, ao longo do tempo, a IA aprende a compreender o contexto e a gerar respostas coerentes.

    Quando o modelo é usado em uma aplicação de chat, recebe uma pergunta ou uma frase de entrada e, em seguida, gera uma resposta baseada no conhecimento adquirido durante o treinamento. A ferramenta ajusta a resposta com base no contexto fornecido, de modo a garantir que a resposta seja o mais relevante possível para o usuário.

    Por que o ChatGPT pode revolucionar o marketing digital?

    A IA está se tornando cada vez mais popular no marketing digital e pode ser extremamente benéfica para as empresas. A tecnologia permite que profissionais de marketing automatizem as atividades mais repetitivas para se concentrar no atendimento aos clientes, reforçando o contato humano, que é insubstituível. 

    O ChatGPT requer pouco input humano e produz resultados consistentes. Com isso, ao implementar soluções de IA em estratégias de marketing, os negócios podem operar de maneira mais eficiente ao mesmo tempo que otimizam produtos e serviços para atender às necessidades dos clientes.

    Com a capacidade de gerar respostas humanas e contextuais, a IA pode aumentar a eficiência de respostas a perguntas frequentes. Por ser baseada em aprendizado de máquina, a tecnologia pode evoluir e se adaptar com base nas interações com clientes, o que significa que o marketing personalizado pode ser aprimorado continuamente.

    Como usar o ChatGPT para alavancar um negócio na internet?

    A imagem mostra uma lâmpada no centro e balões de pensamento ao seu redor.
    (Fonte: Pixabay/Pexels/Reprodução)

    Além do atendimento ao cliente por meio de chatbots mais inteligentes e realistas, o ChatGPT pode ser usado no marketing digital para identificar palavras-chave e gerar conteúdos em texto de forma automática, como copywriting, elaboração de descrições de produtos, chamadas para ação (CTA), anúncios e mensagens de e-mail marketing.

    Para que isso aconteça de modo eficiente, é necessário treinar o modelo com exemplos específicos de textos desejados e utilizar as sugestões geradas pelo modelo para aprimorar o conteúdo. Isso ajuda a ferramenta a atualizar as informações e fornecer resultados com construções mais aprofundadas.

    Outra dica importante é ordenar o ChatGPT com precisão. A depender da pergunta ou da demanda elaborada, a inteligência artificial apresenta diferentes resultados. Caso o texto produzido não esteja perfeito, é possível pedir para a tecnologia reescrever o conteúdo quantas vezes for necessário para obter um resultado satisfatório.

    Limitações da tecnologia

    O ChatGPT oferece muitas oportunidades para aprimorar e personalizar a interação com clientes, fornecendo respostas rápidas e precisas a perguntas frequentes. No entanto, é importante considerar os limites e trabalhar para os minimizar ao usar o modelo em aplicações comerciais.

    A tecnologia não tem conhecimento específico de certos assuntos ou situações, por mais detalhadas que as respostas possam parecer. A tecnologia foi treinada com dados da internet, que podem conter informações incorretas, desatualizadas ou com viés, levando a respostas erradas ou pouco confiáveis.

    Muitas vezes, a inteligência artificial pode produzir textos sem sentido, uma vez que a máquina não compreende realmente o que está escrevendo. Dessa forma, o conteúdo gerado pelo ChatGPT precisa ser revisado por profissionais, pois pode conter erros ou não estar alinhado à estratégia de marketing da empresa.

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