Quer aumentar a visibilidade da sua empresa na sua região? O SEO local é a chave! Descubra como a geolocalização pode te ajudar a destacar na busca local.

Que tal mostrar ao público que você está mais perto do que ele pode imaginar? 

O SEO local é um recurso indispensável para dar visibilidade ao seu negócio, mostrando como ele pode ser encontrado de maneira mais precisa — tudo isso por meio de uma busca rápida em qualquer navegador da sua preferência.

Utilizar o SEO local é um movimento estratégico para quem deseja aparecer nos resultados do Google de uma maneira mais eficiente, por meio de dados exatos. 

Este guia, preparado pela Locaweb especialmente para sua empresa, vai contar o que é o SEO local, as suas vantagens e os resultados. Tudo para você poder aproveitar o melhor dele. Confira!

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    O que é SEO Local

    A sigla SEO já é velha conhecida do marketing digital, mas como nunca é demais repetir, ela abrevia a expressão Search Engine Optimization, que em português significa Otimização dos Mecanismos de Busca.

    Essa otimização tem o objetivo de tornar os sites mais “visíveis” para os mecanismos de busca, levando a página a aparecer em posições melhores dentro do ranqueamento orgânico.

    Isso significa que mais gente vai ver seu negócio quando buscar a referência do seu nicho e sua empresa não vai precisar investir tanto em links patrocinados para ter visibilidade.

    O mesmo princípio é aplicado para destacar sites de acordo com a localização do usuário. Dessa forma, o SEO Local entrega resultados de busca relevantes para quem, por exemplo, busca um produto ou serviço próximo de onde se encontra.

    Imagine, por exemplo, que você precisa de um cabeleireiro, uma pizzaria ou encontrar quem venda uma torneira nas proximidades de onde você está.

    O SEO Local é a estratégia de otimização que irá destacar seu negócio nas buscas por produtos e serviços “perto de mim”.

    Esse tipo de otimização é focado não apenas no site da empresa, mas também na sua página no Google Meu Negócio e nas informações disponíveis no Google Maps.

    Tudo isso para que seu negócio seja encontrado mais rapidamente por quem está nas imediações ou faz uma busca que depende de uma informação geográfica.

    lustração de um mapa com marcadores, representando a otimização para mecanismos de busca locais e a importância de aparecer nos resultados de pesquisa locais.

    Assim, o SEO Local deve evidenciar para o Google onde o negócio está localizado, que regiões atende, os serviços que presta e os horários de funcionamento, entre outras informações relevantes.

    Um plano de otimização do site que utiliza as técnicas de SEO Local vai, sim, apontar uma série de adequações e mudanças que deverão ser feitas diretamente no seu website, loja virtual ou blog.

    Mas o esforço será recompensado. Toda vez que alguém pesquisar algum assunto relacionado ao seu negócio, ou até mesmo o nome da sua empresa, seu site poderá aparecer logo nas primeiras posições.

    E é certo que isso traz mais gente disposta a comprar no seu ponto comercial.

    Para entrar nas melhores posições de resultados do Google, é preciso prestar atenção e atender a uma série de detalhes. Dessa forma, seu negócio conquistará algo importante: visibilidade na internet. A aplicação do SEO local direciona seu site para essa conquista, o que o torna fundamental.

    Como funciona o SEO Local

    O marketing de geolocalização, também conhecido como geomarketing, é uma estratégia poderosa para empresas direcionarem suas campanhas com base na localização geográfica de potenciais consumidores.

    O SEO local trabalha uma otimização específica, focada em geolocalização. A proposta desse recurso é oferecer o apontamento geográfico exato de onde a sua empresa está. 

    Essa é uma ferramenta importante para quem possui um ponto físico onde recebe os clientes e fornecedores para realizar vendas, ofertar produtos, fazer manutenções, receber mercadorias, realizar reuniões e qualquer outra atividade que envolva a presença de pessoas e o uso de bens materiais.

    Vamos lá. Imagine que o carro onde você está parou repentinamente em um lugar pouco familiar. É urgente encontrar um local para consertar o carro ou um guincho.

    Você pega o seu smartphone e digita “oficina mecânica” no seu buscador online, por exemplo.

    Tecnicamente falando, o Google indicará as oficinas mais próximas do seu ponto de localização com base nos critérios de SEO Local, destacando os dados inseridos no Google Maps e no Google Meu Negócio (localização, mapa, serviços prestados, horários de funcionamento e outras informações relevantes).

    Ou seja, se a oficina atende aos parâmetros do buscador, ela aparecerá nos resultados com o endereço e localização exatos.

    Isso é possível também graças aos recursos nativos de localização presentes em smartphones, tablets ou em computadores comuns.

    O Google faz um match entre a localização do dispositivo e o estabelecimento mais próximo, de acordo com a pesquisa.

    O potencial dessa ferramenta é imenso. Afinal de contas, há um mundo de lugares precisando ser encontrados.

    Entre eles, estão, por exemplo, restaurantes, centros de estética, instituições de ensino, chaveiros ou qualquer negócio que atenda fisicamente.

    Todos eles podem desfrutar das vantagens proporcionadas pela implementação das técnicas de SEO local.

    Benefícios do SEO Local

    A imagem ilustra a metáfora abstrata do SEO local como um alvo, onde a otimização geográfica e a segmentação de mecanismos de busca são as flechas que alcançam um público-alvo.

    Ser encontrado mais facilmente soa como um ótimo benefício por si só. E de fato, é uma enorme vantagem.

    Entretanto, fazendo uma avaliação mais profunda, é possível obter ainda mais benefícios em otimizar a localização do seu negócio por meio do SEO Local.

    A seguir, confira algumas vantagens que justificam essa preocupação com a otimização para resultados!

    Novos clientes todos os dias

    Quando o Google indica o seu negócio, é grande a possibilidade desse usuário aceitar essa sugestão, já que é um direcionamento exato para o que ele precisa.

    Naturalmente, a tendência é que mais pessoas passem a ver sua empresa e venham até o local, aumentando cada vez mais as oportunidades de vendas.

    Visibilidade e presença online

    O SEO local oferece um reforço valioso na sua presença digital. Com as devidas otimizações, sua empresa estará entre os primeiros resultados, com informações de contato e localização precisas.

    Mais presença representa mais visibilidade, agregando também à força da marca e à sua credibilidade.

    Clientes qualificados no seu negócio

    Para um negócio prosperar é necessário ter clientes. Visitantes fazem volume e ajudam a preencher espaço, mas a loja precisa de consumo.

    Faz parte de uma estratégia de SEO Local captar audiência qualificada, ou seja, pessoas que tenham real interesse no seu negócio, o que representa maiores chances de conversão de venda. 

    Quando você posiciona sua empresa na internet e diz exatamente o que vende, como vende e os benefícios de adquirir seus produtos e serviços, as chances de atrair gente com real interesse é grande.

    Aumento da autoridade local

    Com a estratégia de SEO Local certa, sua empresa pode ser lembrada como uma referência diante do comércio local. Quanto maior o número de pessoas que encontrarem seu negócio, melhor será para a sua empresa. Isso é um forte indício de relevância local. 

    Já sua reputação depende da construção de um forte relacionamento com a comunidade, de um atendimento digno de altas avaliações e de constância nesses dois pontos.

    Então, que fique claro que o investimento em um bom SEO Local deve ser acompanhado de um ótimo trabalho no “piso da loja”.

    É imprescindível para qualquer prestador de serviços ou vendedor ser encontrado sem atrito ou dificuldade.

    Precisamos admitir que quem busca uma referência na internet tem uma predisposição maior para comprar – diferentemente de quem está dando “só uma olhadinha” ou visita a loja para passar tempo entre uma atividade e outra.

    Além disso, estar no mapa do buscador torna o negócio digitalmente visível, colocando destaque no negócio diante da sua localidade.

    Quais são os fatores de ranqueamento do SEO Local

    Vamos entrar agora na especificidade do SEO Local: quais pontos exercem influência sobre o algoritmo para trazer sua empresa entre as melhores posições dos resultados?

    Existe uma lógica nisso: não adianta sua loja aparecer para uma pessoa há muitos quilômetros de distância, por exemplo.

    A seguir, vamos explicar como funciona para seu comércio ou empresa ser considerada como relevante o suficiente para ser indicada no SEO Local.

    Distância

    Comentamos antes que o buscador consegue dar um match entre a localização presente do dispositivo móvel e os lugares em um raio de distância aproximada dele. Esse é um ponto importante: cliente e negócio estarem na mesma região.

    Outro ponto para a indicação se refere ao período de atendimento – e aqui estamos falando em dias da semana e horários do dia. Nesse caso, essas informações são disponibilizadas manualmente, não tem jeito. 

    Dentro da página do Google Meu Negócio há uma série de campos que devem ser preenchidos e ajudam muito na localização e ranqueamento.

    Mais adiante neste artigo, vamos falar de modo mais detalhado sobre esse importante recurso disponibilizado pelo Google para as empresas.

    Destaque

    Para estar nas posições de destaque dos buscadores algumas coisas precisam andar juntas. Por exemplo, o conteúdo do site do seu negócio precisa ser coerente com o seu produto ou serviço, levando em consideração, também, o SEO.

    Se as pessoas deixam comentários sobre seu negócio, elas devem ser respondidas. Além disso, você sabia que dá para incluir fotos da empresa no Google Meu Negócio? Isso também é muito positivo para entrar nos destaques.

    Mas escolha imagens de boa qualidade, sem serem muito pesadas. Os formatos de imagem do tipo .png, .svg ou .webP são muito adequadas, porque costumam carregar rápido – e velocidade de carregamento também é um ponto essencial para o algoritmo.

    Relevância

    Quanto melhor for a qualidade da informação dada para quem busca um negócio, melhor. Vamos listar alguns itens importantes:

    • Capriche na descrição do produto ou serviço, utilizando uma linguagem acessível e bem escrita. 
    • Escolha a categoria mais adequada entre as opções oferecidas no cadastro, de preferência mais específica o possível.
    • Lembre-se de alterar o cadastro em caso de mudanças no horário de atendimento ou endereço, além de complementar com novas fotos sempre que houver alguma reforma significativa.

    Fatores de ranqueamento dos links orgânicos locais

    Ter um site que atenda às exigências do algoritmo de busca e com estratégias de SEO bem implementadas ajudam muito no ranqueamento orgânico.

    Cuide para que o site da empresa atenda aos seguintes pontos:

    • Segurança do site: cuide para que o site tenha os certificados e protocolos de segurança atualizados. A segurança digital deve ser prioridade para quem tem tráfego de informações sensíveis. Isso é indispensável para a segurança digital do seu site.
    • Conteúdo coerente: a relevância do conteúdo está intimamente ligada à capacidade de produzir um material de qualidade e coerente com seu negócio. Se desviar muito o assunto ou se os motores de busca não enxergarem as palavras-chave do seu negócio no site, entre outros pontos, seu site será desconsiderado nos resultados.
    • Responsividade: seu site deve ter um template capaz de se adequar aos diversos tamanhos de tela dos dispositivos, sem quebras ou deformações. Caso a experiência seja prejudicada pelo layout, as pessoas vão abandonar seu site e a relevância orgânica irá embora junto.
    • Carregamento: quanto menor for o tempo de carregamento do site, mais positivamente ele será considerado como um resultado de busca. Cuide para que as imagens, textos, elementos dinâmicos, formulários e outros itens do portal estejam otimizados para um ótimo carregamento.
    • SEO on-page: O SEO on-page diz respeito a todas as medidas que podem ser tomadas diretamente dentro do site para melhorar a sua posição nos rankings dos mecanismos de buscas. Isso inclui otimizar o conteúdo e o código-fonte da página.

    Corrija possíveis problemas técnicos do seu site, pois eles afetam negativamente o desempenho das páginas e, consequentemente, isso impacta no ranqueamento orgânico. Se a experiência de uso estiver prejudicada, seu posicionamento também está.

    Como fazer SEO Local

    Antes de qualquer coisa, a construção de um bom SEO Local depende de tempo e consistência. Seria ilusório afirmar que essa importante estratégia traz resultados em curtíssimo prazo.

    Outra mentira é que os pontos podem ser resolvidos de uma única vez e o assunto pode ser esquecido.

    Constantemente, os mecanismos de busca aperfeiçoam o algoritmo com vistas a privilegiar o ranqueamento de sites seguros, responsivos, com informação de qualidade, relevantes e outros pontos que se mostram fundamentais com os avanços tecnológicos e comportamentais dos usuários.

    A nossa principal orientação é: revise o SEO Local e o SEO do site frequentemente.

    Por mais que os pontos pareçam triviais com o tempo, volte e dê uma boa revisada em todos os itens que vamos apontar adiante neste artigo.

    Como aplicar o SEO Local e obter bons resultados

    O processo de otimização faz toda a diferença na hora de colher resultados eficientes utilizando o SEO Local. Para conseguir isso, é importante usar as ferramentas adequadas, seguindo a estratégia fielmente.

    A seguir, entenda o que é necessário para colocar o SEO Local em prática, obtendo uma boa visibilidade nos resultados do Google.

    Cuide de suas redes sociais

    Se sua empresa tem perfis nas redes sociais (seja no Instagram, Facebook, Tik Tok ou qualquer outra), eles precisam ser muito bem administrados.

    Produza boas fotos, publique vídeos e interaja com quem segue sua marca. Essa interação pode acontecer por meio da resposta aos comentários públicos, comentários privados, respostas às caixinhas de perguntas e outros pontos de contato.

    Cultive em seus clientes a vontade de compartilhar publicações do seu estabelecimento e marcar o perfil nesses posts. Isso também contribui para a relevância de sua marca diante do público da localidade e atrai novos clientes.

    Este vídeo da Locaweb apresenta um guia completo para empreendedores sobre como otimizar a presença online do seu negócio através das redes sociais.

    Destaque os pontos de contato

    Capriche na descrição do perfil, tanto quanto seja possível. Inclua seus pontos de contato em uma árvore de links (linktree) para otimizar a comunicação e esteja presente diante de seus seguidores. Fazer o gerenciamento das redes sociais também influencia na autoridade do negócio.

    Para ganhar eficiência, uma alternativa é programar e gerenciar as redes sociais simultaneamente por meio de uma ferramenta de gerenciamento completo de redes sociais. A Locaweb sugere o Etus.

    Com o Etus, empresas e pessoas físicas se beneficiam da praticidade de gerenciar todas as atividades de várias redes sociais em uma única plataforma.

    Do agendamento e impulsionamento de posts à geração de relatórios ilimitados, ela ajuda a dar conta de tudo.

    Informações de NET local

    Nome, Endereço e Telefone são dados fundamentais e que representam a sigla NET. Essas informações precisam estar em absolutamente todas as páginas do seu website, já que só assim elas serão disponibilizadas quando houver uma pesquisa relacionada ao seu negócio no Google.

    Oferecendo esses dados, as chances de um cliente visitar seu estabelecimento são maiores, então a otimização é imprescindível.

    Forneça essa informação sempre de maneira fixa no rodapé da sua página, como a maioria dos sites institucionais faz.

    Você sabia que pode adicionar sua empresa ao app Waze? Com um passo-a-passo simples, é possível incluir qualquer empresa.

    Mas, saiba que essa solicitação passa pela análise dos editores voluntários da ferramenta. Quando estiver aprovado, seu estabelecimento é adicionado ao mapa e aparece para os motoristas que estiverem passando perto do local.

    Avaliações sobre sua empresa

    As avaliações são fundamentais para quem busca uma empresa na internet, já que funcionam como uma referência sobre o seu serviço.

    Disponibilizar essa opção em todos os pontos de contato online da sua empresa, além do Google, permite que os clientes expressem a opinião deles sobre o seu negócio.

    Você pode incentivar os clientes a publicar avaliações sobre seu negócio, principalmente ao final de um bom atendimento.

    Facilite a vida dos clientes oferecendo a imagem de um QR Code com o link para avaliar, um dispositivo móvel com as telas de preenchimento ou peça o e-mail ou WhatsApp para enviar um e-mail marketing com a avaliação.

    No caso do e-mail marketing e WhatsApp, além de ajudar na formação de um mailing qualificado (contanto que a LGPD seja respeitada), você mantém a lembrança do estabelecimento ainda viva por meio de comunicados periódicos.

    Prepare a mensagem de agradecimento, inclua o link da avaliação e torça para que a pessoa realmente preencha.

    Feedback contínuo

    Organize-se dando feedback a todas as avaliações, com respostas personalizadas e que mostrem as possíveis melhorias diante das críticas que fizerem sentido. Isso também chama atenção de quem busca um local e pode ser visto como um fator muito positivo.

    As pessoas costumam confiar mais quando veem um mix de avaliações. Se são somente positivas, causa desconfiança, mas ao contrário, se veem apenas avaliações negativas, elas não se arriscam.

    Vale prestar atenção à linguagem usada. As respostas precisam utilizar um tom cordial e profissional. Se alguma avaliação despertar sentimentos fortes, espere antes de colocar a mão no teclado.

    É preciso tempo para absorver a informação e focar apenas na essência da mensagem, concentrando-se em responder objetivamente ao fato.

    Gerencie sua empresa no Google Meu Negócio

    A nova funcionalidade do Google Meu Negócio que integra postagens de redes sociais como Instagram e TikTok diretamente nos perfis das empresas.

    O Google Meu Negócio é a melhor plataforma para fazer o cadastro de empresas, permitindo a integração com uma série de aplicativos, como o Waze e redes sociais, além de reunir outras informações fundamentais.

    Para estar bem ranqueado nos resultados do Google, ter uma conta no Meu Negócio é muito importante, já que os algoritmos utilizam o banco de dados dessa plataforma.

    Assim, sua empresa terá mais relevância para o Google, aparecendo mais facilmente aos usuários.

    Gerenciar as informações de sua empresa por meio do Google Meu Negócio é a porta de entrada para receber clientes mais qualificados e em maior quantidade.

    Destaque sua empresa na ferramenta

    Para destacar sua empresa utilizando essa ferramenta é necessário ter uma conta no Google, mas você não é obrigado a divulgar o e-mail gratuito no perfil criado.

    Pelo contrário: utilize o e-mail profissional de sua empresa para gerar ainda mais confiança na sua audiência.

    Para garantir a legitimidade do cadastro, o Google verifica a propriedade da empresa por meio de algumas confirmações. Isso é fundamental para garantir a segurança de todos – inclusive do próprio Google. 

    No Google Meu Negócio você pode adicionar fotos, logotipo da empresa, incluir atributos (ser uma empresa que aceita a visita de pets, por exemplo), informar ofertas, fazer postagens, além de administrar informações essenciais como endereço, horário de atendimento, telefone e site.

    É possível, também, responder as avaliações e dúvidas da audiência, construir uma pequena FAQ e muito mais. Além disso, sua empresa terá acesso a uma área de métricas exclusiva para seu negócio. Tudo isso gratuitamente.

    No decorrer do artigo, voltaremos a falar desse assunto, incluindo mais detalhes.

    Tenha um site responsivo

    Muitas buscas acontecem na rua, quando o usuário quer achar um negócio perto da região onde ele está. Sendo assim, são enormes as chances dessa busca ser feita por mobile, como smartphones e tablets, o que demanda uma experiência adequada para esses aparelhos.

    Um site responsivo é fundamental, podendo ser acessado em mobile sem problemas. Isso permite que os usuários tenham uma experiência fácil e adequada, sem nenhuma questão de adequação das páginas.

    O SEO local é indispensável para quem tem negócios locais! Assim, é possível atrair clientes interessados, aumentar vendas e ter uma presença de destaque na web, aumentando a credibilidade da sua empresa.

    Produza conteúdo direcionado

    A partir de palavras-chave que mostrem o que que poderia ter um desempenho interessante nas buscas locais (falaremos sobre isso daqui a pouco), é possível criar uma estratégia de marketing de conteúdo para direcionar a produção de conteúdo com vista ao SEO Local.

    Nesse caso, o ideal é desenvolver um blog para a empresa com os assuntos relacionados ao negócio. Saiba que essa produção no blog é diferencial para firmar sua marca como especialista no assunto. 

    Lembra que falamos sobre participar de fóruns da comunidade? Divulgar os links do seu conteúdo nessas conversas também ajuda a trazer mais público para o site e abre a chance para tornar-se um backlink em outras interações.

    A construção de um conteúdo mais aprofundado na sua área de atuação, unindo com informações da localidade, é fundamental para uma boa estratégia de SEO Local.

    Perguntas Frequentes ou FAQ

    Outra maneira de ajudar seu público com informações de qualidade é construindo uma página de Perguntas Frequentes ou FAQ (sigla que abrevia Frequently Asked Questions).

    Ela costuma ser uma seção bastante visitada em um site, ajudando a criar relevância para a marca.

    Para contribuir com a região, utilize um espaço em seu blog para divulgar notícias e eventos locais. O algoritmo vai ver que seu site tem muitas referências da sua região, sendo esse um ponto positivo no ranqueamento orgânico local.

    Ganhe links e citações de marcas locais

    Você já ouviu falar em backlinks? Parafraseando o nosso próprio conteúdo, backlinks, também conhecidos como links de entrada ou links externos, são links que indicam um site dentro do conteúdo de um outro site

    Funciona assim: quando o site A faz um conteúdo com um link que direciona o clique para o site B, o algoritmo interpreta isso como uma recomendação. É como se o site A estivesse recomendando diretamente o site B. 

    Essa é uma estratégia bastante difundida para um site obter relevância e desempenha um papel fundamental na otimização de mecanismos de busca (SEO) e na determinação da autoridade e relevância de um site, influenciando a sua posição nos resultados de pesquisa e o fluxo de tráfego.

    Então, se o seu negócio recebe citações e é linkado em conteúdos das marcas da proximidade, isso é extremamente positivo. Por isso, procure estreitar laços com os negócios locais. Busque e ofereça apoio com empresas sinérgicas e parceiras.

    Alguns exemplos são fornecedores, distribuidores, associações, escolas, empresas de vizinhança e jornais de localidade.

    Muitas vezes sua empresa pode estar sendo citada em outros sites e você nem sabe. Por si só, isso já é bom. Mas descobrir essas empresas pode abrir portas para parcerias.

    Ao mesmo tempo, é possível esclarecer mal-entendidos ou mesmo corrigir alguma informação de contato que possa estar errada.

    Utilize o Google Alertas

    Encontrar citações e links para sua empresa não é complicado. Você pode utilizar o Google Alertas, uma ferramenta disponibilizada pelo Google gratuitamente. Basta configurar e receber os alertas em seu próprio e-mail.

    Quando estiver nas redes sociais logado com a sua marca, responda dúvidas nos comentários pertinentes ao assunto do seu negócio, além de participar de fóruns, blogs e comunidades do seu nicho.

    Isso vai ajudar a criar relevância e autoridade em torno da sua empresa. E boas respostas geram citações do seu perfil.

    Caso receba algum convite para participar de programas em streaming de áudio ou vídeo – claro, de boa reputação – mesmo sendo de pequenos e médios comunicadores, participe.

    Tudo isso contribui para fortalecer o SEO Local e tornar sua empresa cada vez mais visível nas buscas.

    Como fazer uma busca de palavras-chave para SEO Local?

    Confira neste vídeo da Locaweb como fazer uma pesquisa de palavras-chave estratégica para otimizar seu site para os mecanismos de busca.

    Identificar as palavras-chave do seu negócio fará muita diferença no SEO Local e no posicionamento da empresa nos resultados de busca. Mantê-las presentes em seu conteúdo ajuda a mostrar a relevância do seu negócio. Portanto, esse é um ponto que deve ser levado a sério.

    Ao criar uma lista com as palavras-chave do seu negócio, cuide para direcionar a produção de conteúdo voltada para elas. E isso não é complicado, uma vez que as palavras-chave já estarão em seu contexto de atuação.

    Para realizar uma busca de palavras-chave efetiva é necessário realizar alguns passos básicos. Isso vai assegurar que você encontrará as palavras e que os termos mais adequados sejam utilizados, ou seja, os que mais têm maior incidência nas buscas feitas pelos consumidores.

    Ferramentas para pesquisa de palavras-chave

    A pesquisa de palavras-chave pode ser feita com o auxílio de ferramentas tecnológicas – o que melhora o resultado e poupa um belo tempo.

    Elas apontarão os termos mais buscados, com a indicação do volume, da densidade e da recorrência, só para citar os fatores mais importantes.

    Entre as principais ferramentas, vale conhecer e se aprofundar no Keyword planner do Google, na Keyword tool, na Keyword Revealer e na SEMrush, para começar.

    Para o SEO Local, considere as palavras-chave não apenas no seu nicho, mas relacionadas à localidade – por exemplo, oficina mecânica em Jundiaí.

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