Os blogs se tornaram uma ferramenta essencial para os negócios no mundo digital. Saiba como criar uma página de sucesso. 

Um blog de sucesso atrai visitantes que podem se tornar clientes. Quando as pessoas estão envolvidas com o conteúdo, deixando comentários positivos, compartilhando nas redes sociais e participando da comunidade, se tornam parceiras e divulgadores da marca. 

Além de manter as informações sobre o negócio atualizadas, as publicações do blog ainda podem ser compartilhadas nas redes sociais da empresa e gerar ainda mais possibilidades de conversão.

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    Afinal, o que é um blog? 

    Mulher digitando em seu notebook. A imagem compõe o conteúdo sobre como criar um blog.
    O blog é uma página com publicações periódicas de uma ou mais pessoas autoras. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Um blog é um site atualizado regularmente com conteúdo relevante para um determinado público. Os blogs podem abordar uma ampla variedade de tópicos, para nichos específico. 

    De acordo com o estudo State of Marketing Report 2023, o blog está no topo das estratégias de marketing com melhor retorno sobre investimento (ROI). No entanto, isso não quer dizer que esse canal deve ser a única forma de comunicação com os clientes. 

    O negócio deve combinar o blog com um mix de estratégias alinhadas ao objetivo da empresa, como redes sociais, vídeos, e-books, e-mail marketing. Todas essas ações podem e dever estar integradas. 

    O que é preciso para manter um blog? 

    Criar um blog requer planejamento, dedicação e ação consistente. Com esse guia, é possível simplificar o processo para garantir o potencial de público que poderá ser alcançado pelo negócio. Mesmo uma pessoa empreendedora pode ser capaz de criar um blog do zero. 

    Isso pode ser feito com a ajuda de plataformas que poupam trabalho. O WordPress é uma das opções mais populares, pois oferece flexibilidade e um pacote completo de recursos.   

    1. Defina o propósito

    Determine o objetivo do seu blog. Um negócio, certamente, precisa atrair clientes e vender produtos e serviços. Mas a empresa também pode informar, entreter, educar, inspirar, ou uma combinação disso tudo. Com isso, os visitantes podem ser atraídos pelo conteúdo antes de se envolver com a marca. 

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    2. Escolha uma plataforma e domínio

    A imagem mostra a área de login do WordPress, CMS mais utilizado por pessoas empreendedoras para construir blogs.
    Por sua versatilidade, o WordPress é uma plataforma popular entre a comunidade de blogueiros. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    O WordPress é uma opção popular e versátil. Considere também a hospedagem para suas páginas e registre um domínio — para isso, escolha um nome relacionado ao seu nicho e fácil de lembrar. 

    A Locaweb oferece serviços de criação de site com domínio grátis, assim como você pode optar pela hospedagem de suas páginas wordpress já criadas.  

    3. Configure seu blog

    O design da sua página deve ser atraente, responsivo e fácil de navegar, com temas e modelos adequados ao seu nicho. Personalize-o de acordo com a identidade visual de seu negócio. Considere também adicionar plugins como Yoast SEO (para SEO), Akismet (para combater spam) e outros relevantes para as necessidades de sua empresa.   

    4. Crie conteúdo de qualidade

    A qualidade do conteúdo é o fator mais importante para o sucesso do blog. Dessa forma, a empresa deve manter uma voz autêntica com posts informativos, originais e relevantes

    Desenvolva um plano editorial com um calendário de publicação para manter a consistência. Escreva artigos informativos, originais e envolventes que resolvam problemas ou atendam às necessidades do seu público, utilizando palavras-chave relevantes e títulos atraentes, além de otimizar as imagens inseridas nele. 

    5. Use técnicas de SEO

    Para alcançar e envolver esse público, o negócio precisa se colocar em evidência no mundo virtual. O primeiro passo é tornar o blog da empresa recomendada nos primeiros resultados de sites como o Google. Isso pode ser feito a partir de uma estratégia de otimização para mecanismos de busca (SEO). 

    Todo o conteúdo deve ser otimizado para mecanismos de busca, utilizando palavras-chave relevantes e técnicas de SEO. Isso ajudará seu blog a ser encontrado pelos sites de busca e a atrair tráfego orgânico, ou seja, sem necessidade de pagamento de anúncios. 

    6. Promova seu blog

    Aproveite os perfis nas redes sociais de sua marca e compartilhe o conteúdo do blog regularmente. Além disso, envie também newsletters para a sua base divulgando seus conteúdos.  

    7. Monitore e melhore 

    Use ferramentas como o Google Analytics para monitorar o tráfego, as fontes de tráfego e o comportamento dos visitantes. Avalie o que está funcionando e o que não está, e faça ajustes na estratégia com base nos dados. 

    8. Seja persistente 

    Seja consistente e paciente, o sucesso do blog leva tempo, da mesma maneira que uma empresa requer um certo tempo para começar a dar lucro após o investimento inicial. Continue produzindo conteúdo de qualidade e promovendo seu blog mesmo quando os resultados iniciais forem modestos.  

    Quais são os benefícios de ter um blog otimizado e atualizado? 

    Um blog otimizado para mecanismos de busca (SEO) tem maior probabilidade de ser classificado nas primeiras páginas dos resultados de pesquisa. Com isso, o negócio pode atrair tráfego orgânico, ou seja, visitantes que chegam ao seu blog por meio de pesquisas na web, sem a necessidade de publicidade paga. 

    Manter um blog atualizado permite que o negócio mantenha seus clientes informados sobre novos produtos, atualizações ou notícias relevantes da sua empresa. 

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