Além de um nome exclusivo, aproveite as oportunidades trazidas pelos TLDs e diferencie seu negócio online da concorrência.

Ter um endereço na internet é tão importante para uma empresa quanto uma vitrine é para a loja. E é ainda melhor. Parece óbvio, mas é preciso enfatizar que nunca foi tão importante ter um site para divulgar seus negócios ou vender produtos e serviços.

Um exemplo: nos anos de 2020 e 2021 (marcados por períodos de reclusão, distanciamento social e busca de soluções para driblar a pandemia), os negócios online de pequenas e médias empresas movimentaram R$ 3,6 bilhões somados, segundo relatório anual sobre o e-commerce brasileiro.

É um mundo inteiro de oportunidades e uma concorrência gigante. Sai na frente quem, para começo de conversa, é encontrado mais facilmente. Por isso, o nome do seu site, ou URL, além de ser fácil, precisa ser pensado estrategicamente: o empreendedor pode querer fortalecer a marca colocando o nome dela, ou usando palavras-chave relacionadas ao negócio.

Navegue pelo índice

    Como se compõe uma URL?

    Para ajudar nessa conversa, vamos explicar de maneira bem simplificada como se compõe a URL, utilizando como exemplo o próprio endereço da Locaweb: www.locaweb.com.br

    • www: esse termo diz que o endereço tem alcance mundial “World Wide Web”, ou seja, pode ser acessado em qualquer lugar do planeta. Isso parece elementar, mas pense que inicialmente a internet era uma rede super restrita e o www veio para indicar que seu site poderia ser executado em qualquer lugar do mundo.
    • locaweb (o nome): este é um pedaço de muito valor em termos de negócio, e é chamado de domínio. Geralmente, é onde vai o nome da sua empresa (ou o nome como você deseja ser “encontrado” na internet). Escolha seu domínio com cuidado: evite hifens, underlines, consoantes mudas ou qualquer outro tipo de grafia que dificulte a vida de quem quer encontrar sua empresa. Colocar termos bem relacionados ao seu nicho também ajuda a mostrar sua relevância para os algoritmos.
    • .com.br: essa parte forma o TLD (que vem do termo em inglês Top-Level Domain, ou “domínio de nível superior”) e é de extrema importância para sua URL. Nesse caso, “.com” informa que esse é um site comercial. Simples assim. É uma das extensões mais comuns entre os sites. Já o “.br” é o ccTLD (country code top-level domain), indicativo de qual país é o site. Aqui, ele mostra que a Locaweb faz negócios a partir do Brasil. Cada país tem uma sigla indicando sua geolocalização (.br do Brasil, .uk do Reino Unido, .pt de Portugal e assim vai). Se o seu negócio é nacional, o aconselhável é mostrar isso por meio do ccTLD, já que seu site será exibido prioritariamente no país.

    O que é TLD?

    O TLD ou Top Level Domain é uma extensão do domínio que organiza e qualifica os sites na internet. Enquanto o domínio representa o endereço de sua empresa na internet, o TLD traz as possíveis terminações para o seu site. Atualmente, o TLD mais usado é o tradicional “.com”: segundo a Statista, 53,3% de todos os websites usam essa extensão.

    Tamanho uso do “.com” faz com que seja cada vez mais difícil escolher um nome curto e fácil para novos sites. Por isso, em 2012 a Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) decidiu oferecer mais TLDs em todo o mundo. No Brasil, os novos TLDs chegaram em 2017 e, atualmente, existem mais de 170 mil domínios registrados em novas extensões.

    Além de desenvolver o melhor nome possível para seu site, você pode escolher entre várias opções de TLD. Eles são uma forma de ir além do “com.br”, hoje o formato mais usado no país. E isso pode fazer uma enorme diferença para o sucesso do seu negócio!

    tipos tld

    Tipos de TLD

    Antes de tudo, é preciso entender em qual mercado seu negócio está inserido, para fazer uma escolha assertiva e bem alinhada. Depois, confira se a URL que você deseja está disponível para o registro. Você pode fazer essa consulta clicando aqui, se precisar.

    Um ponto importante: um mesmo domínio pode ser utilizado com TLDs diferentes.

    Quer ver um exemplo? O endereço “seusite.com” utiliza o gTLD “.com”. Mas você pode utilizar esse domínio (“seusite”) com outro TLD, caso esteja disponível. Em julho de 2022, a Locaweb disponibilizou 9 novas extensões no mercado: “.online”, “.site”, “.store”, “.tech”, “.website”, “.space”, “.fun”, “.uno” e “.host”. Qual tem a cara do seu negócio?

    Um ponto importante: em vez de escolher utilizar uma das novas extensões ou uma tradicional, use as mais convencionais e também as mais criativas! Dessa forma, você faz com que seu site seja encontrado mais facilmente.

    Utilizar um domínio personalizado vai fortalecer sua presença digital e terá um impacto positivo nos seus resultados nesse momento de tantas oportunidades de negócios online. Por isso, escolha bem!

    Ter um domínio é o primeiro passo para estar na WEB, escolha agora o seu TLD!

    CLIQUE AQUI
    O autor

    Priscila Polidoro

    Priscila Polidoro é Analista de SEO na Locaweb, com mais de 11 anos de experiência na área Web e mais de 8 anos na área de Comunicação. Formada em Sistemas para Internet pela FMU e em Jornalismo pela UMC, possui expertise em gestão de projetos, estratégias de growth com mindset data-driven, desenvolvimento web, arquitetura da informação, metodologia ágil, marketing digital e comunicação integrada. Adora programas culturais, é gateira e está sempre buscando maneiras de integrar tecnologia e comunicação de forma eficaz.

    Veja outros conteúdos desse autor