Chamamos de soft skills as habilidades comportamentais de um profissional

Em diversas circunstâncias no ambiente de trabalho, é preciso demonstrar controle das habilidades emocionais ao exercer uma boa comunicação, tendo foco, empatia, senso de liderança e outras aptidões que se enquadram como soft skills

Um estudo do site de recrutamento Career Builder mostrou que mais de 70% das empresas consideram habilidades sociais tão importantes quanto conhecimentos técnicos. Para saber o porquê dessa valorização, é ideal entender melhor o que são as soft skills, como elas são desenvolvidas e qual é o impacto delas nos negócios. Veja mais a seguir.

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    O que são soft skills?

    Soft skills são habilidades comportamentais que, basicamente, referem-se à maneira como um indivíduo interage com outros grupos e como lida com as próprias emoções, especialmente no ambiente de trabalho. Dessa forma, quanto melhor o profissional lida com diferentes circunstâncias psicológicas e ambientais, melhores são as soft skills dele.

    Essas habilidades são difíceis de ser mensuradas e desenvolvidas, uma vez que são competências subjetivas e estão diretamente ligadas à personalidade de cada pessoa. No entanto, vale destacar que são observadas na forma de agir de cada profissional no ambiente corporativo, não importa qual seja a área de atuação ou o cargo.

    Qual é a diferença entre soft skills e hard skills?

    Enquanto as soft skills são habilidades comportamentais, as chamadas hard skills englobam as competências técnicas, como conhecimento em certa operação, nível de proficiência em idiomas ou aptidão específica em determinada área de atuação.

    A principal diferença é que as soft skills não são facilmente mensuráveis, enquanto as hard skills sim. A forma de aprendizado de cada uma também difere, já que as habilidades técnicas podem ser adquiridas em cursos, mas não as questões sociais, pois se fundam a partir de características da personalidade do indivíduo.

    Isso não significa que as soft skills não possam ser aprendidas, treinadas ou desenvolvidas, mas trata-se de um processo muito mais complexo do que os envolvidos nas hard skills.

    Qual é a importância das soft skills?

    Embora muitos ainda acreditem que o sucesso no trabalho está relacionado com os conhecimentos técnicos profissionais, isso não é inteiramente verdade. Atualmente, no mundo dos negócios, fatores como trabalho em equipe, boa liderança e capacidade de resolver conflitos são igualmente fundamentais para atingir bons resultados. Afinal, o ambiente de trabalho é composto de habilidades técnicas, relacionais e emocionais.

    Visão área de um grupo estendendo suas mãos ao centro para demonstrar união em equipe.
    Ser hábil no trabalho em equipe é um exemplo de soft skill. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

    Dessa forma, a importância das soft skills está relacionada com a harmonia que podem gerar no dia a dia dos colaboradores e no clima organizacional em geral. Elas moldam a dinâmica das equipes e inspiram nos funcionários maior senso de motivação e propósito. Isso permite que as soft skills agreguem valor à carreira ao mesmo tempo que ajudam líderes a levar as equipes a um maior nível de desempenho e sucesso.

    4 soft skills importantes para os negócios

    São muitas as habilidades sociais que você pode desenvolver para se sair melhor nos negócios e no ambiente corporativo em geral. Veja quatro essenciais.

    1. Inteligência emocional

    Chamamos de inteligência emocional a capacidade de reconhecer e lidar com as próprias emoções e com as do próximo. Basicamente, envolve identificar as emoções e as compreender, reconhecendo o que está por trás delas e lidando da melhor maneira possível.

    2. Resiliência 

    Uma pessoa demonstra resiliência ao ter uma atitude positiva e a capacidade de se adaptar a situações adversas e problemas gerais ou ter que tomar decisões sob pressão. 

    3. Comunicação assertiva

    A famosa frase “A comunicação é a chave do sucesso” é plenamente verdadeira. Ter uma comunicação clara é fundamental não só para o bom relacionamento do time, mas também para apaziguar conflitos e ter maior assertividade em processos e entregas de trabalho. 

    4. Liderança e proatividade

    Espírito de liderança e proatividade são habilidades que caminham juntas. Ser líder significa agir em parceria com a equipe, tendo boa comunicação, empatia e capacidade de lidar com momentos de crise, buscando o melhor para a empresa e para o time.

    Ao mesmo tempo, é preciso demonstrar atitude e ter proatividade para resolver problemas, criar soluções, buscar oportunidades de mudança e estimular isso nos outros.

    Como e por que desenvolver soft skills?

    Para desenvolver qualquer tipo de habilidade é preciso estudo e treino, então com as soft skills não é diferente. O primeiro passo para melhorar as competências comportamentais é entender a importância delas e saber quais são os próprios pontos fracos e fortes, a fim de aperfeiçoá-los, como o RedBull Wing Finder como uma ferramenta que pode ajudar.

    Não há segredo: você pode assistir a seminários, workshops e aulas relacionadas a essas habilidades, o que vai permitir ver bons exemplos práticos. Além disso, vale investir em livros de desenvolvimento pessoal e até mesmo contratar um especialista no assunto.

    Na imagem, um moça está em um café, lendo um livro e em frente a um notebook.
    Busque conhecimento para melhorar suas soft skills. (Fonte: Getty Images/ Reprodução)

    Outra dica é desenvolver não só a linguagem oral, mas também a corporal, pois os gestos falam muito e podem influenciar a maneira como as pessoas nos percebem. E, é claro, praticar é a melhor maneira de treinar novas habilidades. Por exemplo, você pode buscar oportunidades para liderar projetos ou equipes se quiser ter melhor comunicação. Pode, ainda, observar seus comportamentos e suas emoções na hora de interagir com os colegas, o que ajuda a fortalecer a inteligência emocional.

    Não tenha dúvidas de que essas competências vão tornar você mais valioso para as empresas.

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