O plano de metas serve para definir as medidas necessárias para alcançar objetivos de médio e longo prazo, bem como revisar o que não vale a pena ser repetido. 

Para um negócio dar certo, é preciso definir algumas medidas antes de colocar em prática as ações para seu sucesso, independentemente de seu ramo de atuação ou porte. E um meio de se obter isso é criando um plano de metas

Por isso, continue neste artigo para conferir:  

  • O que é e para que serve um plano de metas.  
  • Por que é importante mapear as metas anuais? 
  • Como devo montar um plano de metas para minha empresa. 
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    O que é e para que serve um plano de metas? 

    Um plano de metas, como o próprio termo sugere, é aquele em que são mapeadas todas as ações para alcançar os objetivos em curto, médio e longo prazo do negócio.  

    Por exemplo, caso você queira que sua empresa dobre o faturamento atingido no ano anterior, é necessário voltar o olhar ao passado e rever o que fez com que você e seu time alcançassem tal objetivo. 

    E é aqui que entra a utilidade do plano: quando ele não existe, fica mais complexo entender como foi a jornada e o que foi feito para conseguir obter o resultado X ou Y. Além de ficar sem entender quais medidas foram realizadas ou não, e como impactaram na conquista do que se esperava, seja do negócio, seja de toda a cadeia em que ele participa. 

    Ou seja, um plano de metas serve tanto como um norte para guiar os passos ao longo do ano, como um ponto de partida para revisar aquilo que foi feito e, se for o caso, repetir a dose ou evitar algo que tenha dado errado. 

    Diferenciando metas de objetivos 

    Aqui pode surgir a seguinte questão: metas e objetivos não são o mesmo? Embora possa parecer redundante, são conceitos que apresentam diferenças, apesar de, juntos, serem complementares ao processo de gestão

    O objetivo é algo mais abrangente. Dobrar o faturamento do ano corrente em relação ao anterior é um bom exemplo, já a meta será o conjunto de ações a serem realizadas para concretizar o objetivo.  

    Tomando o mesmo exemplo fictício: para dobrar o faturamento, será necessário reduzir o tempo ocioso no período, ampliando as ações a serem feitas e, quem sabe, aumentando os recursos humanos e de produção. 

    Mas, claro, somente é possível entender as metas para atingir determinados objetivos quando existe um plano traçado. 

    Por que é importante mapear as metas anuais? 

    Como dito anteriormente, ao mapear tanto as metas quanto as ações pelas quais se executará e será conduzida a gestão do plano, fica mais fácil entender onde se deseja chegar e de que forma isso será possível. 

    O plano de metas permite tornar o processo tangível e mais claro, contudo, não significa que seja algo irreversível, já que pode ser ajustado ao longo do caminho. Ele serve como um guia para orientar e fazer com que todos os membros de um time estejam na “mesma página”. 

    Dessa forma, ao fazer o seu próprio plano de metas, é possível obter os seguintes benefícios

    • Maior clareza em relação aos passos necessários para alcançar os objetivos. 
    • Facilidade na gestão da liderança a respeito dos passos tomados. 
    • Maior conhecimento do time sobre as atividades do negócio. 
    • Delimitação de metas realistas e passíveis de conclusão. 
    • Economia de tempo e de recursos. 

    Outros pontos positivos também podem surgir no contexto. Agora, confira como montar o seu plano de metas. 

    Moça setando um metas em post-its.  
    O plano de metas é um documento útil para que todas as pessoas de uma organização estejam na “mesma página” sobre o que deve ser feito. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Use o método SMART para definir suas metas e objetivos 

    O austríaco Peter Drucker, considerado um dos principais mentores sobre administração moderna, atuou dando consultorias para empresas, além de ter ensinado sobre o que aprendeu ao longo dos anos. Ele foi o criador do método SMART, bastante útil para traçar metas. 

    Cada uma das letras que compõem a sigla corresponde à: 

    • Specific — Específico. 
    • Measurable — Mensurável. 
    • Achievable — Alcançável. 
    • Realistic — Realista. 
    • Time-based — Baseado no tempo. 

    Assim sendo, ao pautar suas metas e objetivos a partir desses cinco fatores, o seu planejamento estratégico tende a ter mais chances de atingir bons resultados. 

    Como devo montar um plano de metas para minha empresa em 3 passos? 

    Sucintamente, um plano de metas estratégico pode ser desenvolvido a partir dos seguintes passos:  

    Delimite os objetivos

    Pensar onde se deseja chegar é um bom ponto de partida para elaborar o seu plano de metas. É possívelimaginar um objetivo macro e, a partir dele, definir os objetivos micros, bem como as metas cruciais para alcançar o todo e, inclusive, os possíveis resultados. 

    Geralmente, os planos tendem a ser de médio e longo prazos, mas os subobjetivos traçados podem e devem ser revisados no decorrer de um ano. 

    Assim, ao avaliar em que patamar se encontra o negócio atualmente e o que será preciso para que ele atinja o objetivo final, algumas ideias surgem e devem ser anotadas. Posteriormente, é recomendado revisar o levantamento antes de apresentar aos demais membros do grupo. 

    Os objetivos podem ser táticos, estratégicos, operacionais e incluir, também, indicadores de desempenhoque sirvam como pistas para chegar lá. 

    Estipule o orçamento e o operacional

    Para que cada objetivo e suas respectivas metas sejam concretizadas, serão necessários recursos humanose, sobretudo, de investimento. Dessa forma, o plano de metas deve contemplar estimativasem relação a cada um desses pontos. 

    Avalie os resultados e ajuste a rota

    Como o plano deve incluir os resultados que se espera alcançar, eles precisam ser observados ao longo do tempo. Assim, ficará mais fácil corrigir a rota, caso algo não esteja funcionando na prática. 

    Esses resultados podem ser avaliados mensalmente ou considerando outro intervalo de tempo que faça sentido para o bom andamento do negócio. Vale diminuir o tempo de análise em contextos de crise econômica ou política. 

    Logo, além de manter todos orientados em busca dos mesmos objetivos, um plano de metas também integra o time. E outra ferramenta — aliás, um conjunto delas! — que tem função semelhante é o Google Workspace. Saiba mais a seguir. 

    Google Workspace: integre e facilite o trabalho do seu time 

    O Google Workspace é um conjunto de ferramentas que torna a atuação das equipes mais integrada. Assim, a comunicação fica mais facilitada, bem como o trabalho se torna mais produtivo. 

    Por ele, é possível ter acesso a aplicativos corporativos como Gmail, Google Documentos, Agenda, Google Meet e muito mais.  

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