Muitas vezes, entendemos os termos utilizados na internet, mas nem sempre sabemos o significado. Hoje, você vai descobrir.

O setor de tecnologia da informação tem tomado proporções cada vez maiores, demandando cada vez mais mão de obra. Isso porque a transformação digital está presente em todos os setores da sociedade e é impulsionada pela internet.

Para quem quer entrar nessa área, informação não falta, mas na maioria das vezes esse conhecimento está espalhado. Aqui na Locaweb, estamos trabalhando para entregar conteúdo de primeiros passos de maneira consolidada, gratuita e com linguagem acessível – que você pode conferir aqui no nosso blog.

Hoje, reunimos o significado dos termos mais comuns, muitas vezes utilizados intuitivamente da maneira certa – e outras de maneira errada mesmo – para cada um ter certeza do que se trata.

Ainda nessa pegada de facilitar a vida dos iniciantes, adotamos uma linguagem bem objetiva e simples, mas saiba: cada um dos termos daria páginas e páginas de história e exemplos. Então, para quem tiver interesse em esmiuçar mais profundamente, vale pesquisar um a um.

Para facilitar, classificamos os principais termos da internet dentro de grandes áreas:

  • Dados e informações;
  • Dispositivos;
  • Ética digital;
  • Infraestrutura;
  • Linguagem de programação;
  • Protocolos de internet;
  • Provedor;
  • Transações digitais.

Criamos também uma área para os termos mais utilizados pelos profissionais de marketing digital. Confira agora o glossário completo:

Navegue pelo índice

    Dados e informações

    Dados podem ser considerados os elementos essenciais da informação. Quando aparecem de forma isolada, sem contexto e sem análise, podem não significar muita coisa. Agora, quanto tratados e interpretados, tornam-se extremamente úteis para trazer conhecimento, direcionar decisões e levar insights.

    Big Data

    São grandes conjuntos de dados complexos que requerem processamento e análise avançados. Esses dados contêm grande variedade, chegam em volumes crescentes e com mais velocidade, também chamados de “os três V”.

    Cache ou memória cache

    É uma espécie de biblioteca de dados estáticos e temporários com finalidade de diminuir o tempo de carregamento de uma informação – tanto no navegador quanto em outras aplicações.

    Cookies

    São arquivos com fragmentos de dados que ficam armazenados no dispositivo de um usuário (laptop, smartphone, tablet etc) quando se acessa sites ou aplicativos durante a troca de informações com o servidor. O cookie, caso você dê permissão, rastreia seus hábitos de navegação e preferências individuais para melhorar sua experiência online.

    Download

    É a transferência de dados entre um dispositivo remoto para um dispositivo local (laptop, smartphone, tablet etc) por meio da internet. Aqui o usuário recebe dados.

    E-mail

    É um serviço de comunicação digital que permite o envio e recebimento de mensagens eletrônicas pela internet. O e-mail é um dos serviços mais antigos e utilizados na internet, e é uma forma rápida, fácil e barata de enviar mensagens para outras pessoas ou organizações em qualquer lugar do mundo.

    Tenha um e-mail profissional e passe mais credibilidade aos seus contatos

    SAIBA MAIS

    Upload

    É a transferência de dados entre um dispositivo local para um dispositivo remoto (laptop, smartphone, tablet etc) por meio da internet. Aqui o usuário envia dados

    VPN (Virtual Private Network)

    É uma rede privada virtual que cria uma “passagem de acesso à internet,” onde todos os dados são criptografados para garantir a segurança e o anonimato da pessoa.

    Dispositivos

    Dispositivos são produtos tecnológicos formados de componentes informáticos capazes de processar e armazenar dados e informações. O smartphone, o tablet e o laptop são dispositivos, por exemplo.

    Firewall

    Tem como principal função o monitoramento do tráfego de dados na rede, tanto na sua entrada quanto na sua saída. É capaz de identificar ameaças, baseado em regras de segurança estabelecidas, e bloqueá-las para garantir a integridade e segurança das informações.

    Hardware

    São os componentes físicos de um equipamento. No caso de produtos tecnológicos, podemos citar os processadores, HDs, SSDs, placa-mãe e placa de vídeo, entre outros.

    dispositivo internet

    Leia também: 7 formas de garantir a presença digital de sua empresa

    Modem

    Originado pelas palavras modulador-demodulador, esse aparelho é capaz de estabelecer uma comunicação e interpretar os dados, tanto na transmissão quanto na recepção, por meio de cabos ou fibra, na internet. Essa é a definição “for dummies”. Seu funcionamento é bem mais complexo que isso, claro.

    Ética digital

    A definição geral de ética diz a respeito dos princípios estabelecidos para guiar as pessoas e a sociedade de maneira justa, digna e segura. No mundo digital não deve ser diferente. É preciso zelar pelo cumprimento dos códigos sociais e das legislações feitas para a proteção material e imaterial de cada pessoa, preservando todos os seus direitos. Se presenciar qualquer ato na internet que esteja ferindo a ética digital, denuncie.

    Cyberbullying

    Uso dos meios tecnológicos de comunicação para assediar, intimidar ou difamar alguém online.

    LGPD

    A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) tem como objetivo proteger as pessoas contra a violação de seus direitos fundamentais – como a liberdade, a privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.

    Spam

    É o envio de mensagens eletrônicas (por e-mail, SMS ou outros meios de comunicação) não autorizadas pela pessoa. O tipo mais comum de spam é em campanhas publicitárias.

    Infraestrutura de tecnologia

    Infraestrutura de TI é o conjunto de sistemas, softwares e equipamentos tecnológicos responsáveis por garantir o funcionamento de atividades informáticas corporativas, acadêmicas e comerciais, entre outras. Os componentes que formam a infraestrutura de TI proporcionam a interação dos usuários com os sistemas de informação e a interação entre os próprios sistemas.

    Cloud computing

    Resumidamente, a computação em nuvem permite o armazenamento de arquivos, processamento de softwares e dados em um servidor remoto que a pessoa pode acessar de qualquer lugar e máquina com acesso à internet.

    Domínio

    O domínio é o endereço digital do site na internet. Ele pode ser escrito como o número de IP do servidor onde estão armazenados os dados da empresa ou como um nome comercial, com uma extensão que identifica o tipo de atividade que ele representa.

    Ter um domínio é o primeiro passo para ter o seu negócio na internet

    GARANTA O SEU!

    Hospedagem de sites

    A hospedagem de sites é um serviço que permite a publicação de um site ou aplicação web na internet. Basicamente, trata-se do aluguel de um espaço em um servidor físico ou virtual, no qual é possível armazenar os arquivos e dados necessários para que o site funcione corretamente.

    +Como saber qual é a melhor hospedagem de sites para você?

    Internet das Coisas (IoT)

    É uma rede de objetos (ou coisas) conectados por meio de sensores, softwares e aplicativos dentro da internet. A internet permite a comunicação entre as pessoas e seus objetos conectados. Para isso, é necessário utilizar o smartphone, tablets ou assistentes virtuais para enviar os comandos e fazer esses dispositivos funcionarem – que podem ser a fechadura da casa, o aspirador-robô, a lâmpada, o ar condicionado, o comando de abrir e fechar cortinas, entre outras.

    Provedores de internet

    Remontando o termo lá na época da internet discada, o ISP (Internet Service Provider) ou provedor de serviço de internet, é uma empresa intermediadora entre o modem do usuário e a web.

    SaaS (Software as a Service)

    É um modelo de distribuição de software em que os usuários acessam os sistemas pela internet, em vez de instalá-los em seus próprios computadores.

    VPS (Virtual Private Server)

    Um Servidor Privado Virtual (ou VPS, na sigla em inglês) reserva um espaço exclusivo e privado para a empresa, compartimentado em um servidor físico com recursos computacionais em nuvem. Em um VPS, o uso de memória, capacidade de processamento e espaço em disco acontece de acordo com a necessidade de quem contrata o serviço.

    o que é vps

    Wi-Fi

    É uma tecnologia de rede onde os dispositivos podem se conectar à internet sem a necessidade de cabos (wireless). Para isso ela utiliza ondas de rádio.

    Linguagem de Programação

    A linguagem de programação é o conjunto de vocábulos e regras utilizadas para escrever o código dos programas. Esses códigos têm linhas de comandos para o computador realizar tarefas. A linguagem e o código caminham juntas.

    CSS (Cascading Style Sheets)

    É uma linguagem usada para definir a aparência e o layout de páginas da web.

    HTML (Hypertext Markup Language)

    É a linguagem de marcação usada para criar páginas da web.

    JavaScript

    É uma linguagem de programação usada para criar interatividade em páginas da web.

    Marketing Digital

    A internet permitiu a inclusão de vários tipos de negócios online e a explosão do e-commerce e dos marketplaces. Isso fez com que se criasse uma modalidade dentro do marketing: o marketing digital. Com isso, uma série de estratégias e soluções foram criadas para viabilizar a divulgação do negócio, aumentar sua visibilidade e relevância, além de captar clientes. Vamos ver o significado dos termos mais usuais:

    Affiliate marketing

    É uma estratégia em que a empresa divulgadora paga comissões para afiliados promovem os produtos ou serviços dela em seus próprios sites ou redes sociais.

    Blog

    É uma página que apresenta conteúdo escrito sobre assuntos diversificados que podem ser tanto para pessoas que buscam informações básicas de um assunto quanto as que buscam informações aprofundadas. Em marketing digital, o blog costuma ser utilizado dentro do funil de vendas para conduzir o lead até o fechamento do negócio.

    Crowdsourcing

    É a prática de recrutar informações, ideias ou recursos de muitas pessoas, geralmente por meio da internet, para desenvolver novas tecnologias, para solucionar problemas, criar conteúdos etc. Um exemplo bem sucedido de crowdsourcing é a Wikipedia.

    Call-to-Action (CTA)

    É um elemento de comunicação que incentiva a pessoa a realizar uma ação específica, como preencher um formulário ou comprar um produto. Na web, podemos encontrar CTA em e-mail marketing, sites ou blogs. Sabe o botão ou link “clique aqui”? É um dos tipos de CTA.

    Influencer

    São pessoas com grande poder de alcance dentro de um nicho e público específico. Elas têm uma quantidade expressiva de seguidores em seus perfis nas redes sociais, que gostam do seu conteúdo e confiam em suas indicações. Influencers utilizam suas redes profissionalmente para divulgar produtos e serviços de seus patrocinadores, influenciado as opiniões e decisões de compra dentro da sua comunidade.

    E-mail marketing

    As mensagens de e-mail marketing funcionam como uma mala direta eletrônica, que não segue um cronograma definido e apresenta uma chamada à ação (CTA – Call to Action) no final. E-mail marketings bem-sucedidos têm apenas um objetivo e se concentram em uma ação por vez.

    Com uma ferramenta de E-mail Marketing você divulga o seu negócio e se aproxima dos clientes

    SAIBA MAIS

    Meme

    Recurso imagético ou textual capaz de transmitir uma boa ideia, crítica, indireta, humor irreverente ou qualquer outra mensagem capaz de agradar gregos e troianos, e que é compartilhada de modo rápido e massivo. Um dos exemplos mais conhecidos é a “Nazaré confusa”. Esse meme já rodou o mundo – é do Brasil-sil-sil!

    Podcast

    Conteúdo em áudio disponibilizado por meio de plataformas de streaming. É possível encontrar gravações de entrevistas, narrações, aulas e bate papo. Algumas marcas e produtores de conteúdo fazem séries sobre determinados assuntos que vão adicionando mais informações a cada episódio. Um exemplo é o podcast narrativo “A Mulher da Casa Abandonada”, conduzido pelo jornalista, sociólogo, escritor e roteirista brasileiro Chico Felitti.

    ROI (Return on Investment ou retorno sobre o investimento)

    É uma medida financeira utilizada para calcular o desempenho de uma campanha de marketing. Geralmente é feita uma relação entre quanto foi investido na campanha, o retorno esperado e o retorno obtido.

    SEM (Search Engine Marketing ou marketing para mecanismos de busca)

    Reúne estratégias de utilizadas aumentarem o alcance e relevância das páginas de um site diante dos mecanismos de busca, como o Google ou Bing.

    SEO (Search Engine Optimization)

    Uma das abordagens dentro do SEM, o SEO busca melhorar o desempenho do site nos mecanismos de busca por meio de algumas ações estratégicas, como a inclusão de palavras chaves, produção de conteúdo original e frequente, e trabalho com imagens. Os detalhes do SEO precisam ser atualizados com frequência, pois os mecanismos de busca estão sempre aperfeiçoando seus processos e, com isso, mudando as regras.

    +SEO On page, Off page e técnico: saiba as diferenças de cada um

    Social media ou Mídias Sociais

    São os aplicativos sociais, como Facebook, Instagram e Tik Tok. Permitem a publicação de conteúdo audiovisual, incentivam a interatividade entre as pessoas e permitem a venda de produtos ou serviços.

    Streaming

    É a plataforma de áudio ou audiovisual que possibilita o acesso a conteúdos como podcasts, filmes, séries, documentários e livros, utilizando um dispositivo com conexão à internet (pode ser um laptop, smartphone ou smartTV, por exemplo).

    Viral

    Utilizado para definir um conteúdo de alcance massivo e acelerado pela internet. Ele chega a muitas pessoas por meio de compartilhamentos em diversificados meios de comunicação.

    o que é viral

    Protocolos de internet

    Também chamados de Protocolos de Rede, são as regras criadas para possibilitar a comunicação entre os dispositivos conectados à internet.

    TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol)

    Juntos, formam um conjunto de protocolos que permitem a transferência de dados e a comunicação entre dois dispositivos conectados à internet.

    DNS (Domain Name System)

    Interpreta as palavras do domínio de um site para endereços únicos de IP.

    SSL (Secure Sockets Layer)

    Esse protocolo garante uma transferência de dados entre a pessoa e um servidor de forma segura, criptografada e anônima e permite que se autentique a identidade do servidor.

    URL (Uniform Resource Locator)

    Tem como função conectar os servidores aos navegadores web.

    VoIP (Voice over Internet Protocol)

    Por meio do VoIP, é possível fazer uma ligação de voz por meio de um computador ou outro dispositivo conectado à internet.

    HTTPS – Hypertext Transfer Protocol Secure

    É um protocolo de comunicação seguro usado para transferir dados entre o navegador do usuário e o servidor de um site.

    protocolos de internet

    Softwares

    O software é o programa instalado no dispositivo ou acessado remotamente pela nuvem, permitindo a realização de tarefas nos mais variados dispositivos (computadores, smartphones, smartTV etc). Em bom português: software é aquilo que a gente xinga e hardware é aquilo em que a gente bate!

    API (Application Programming Interface)

    Interface capaz de estabelecer a comunicação entre dois softwares diferentes utilizando uma série de protocolos e padrões de programação.

    Chatbot

    Software baseado em inteligência artificial projetado para imitar a conversa humana em chats ou aplicativos de mensagens.

    CMS (Content Management System)

    Software que facilita a criação, edição e gerenciamento do conteúdo de um site para pessoas sem conhecimento em linguagem de programação.

    +Como usar o WordPress para alavancar seu negócio?

    Download manager

    Software feito para gerenciar downloads, sendo possível pausar e retomar o processo de onde parou.

    Navegador

    Utilizado para acessar a internet e visualizar conteúdo na web.

    Search engine

    É o sistema ou mecanismo de busca. Composto por algoritmos capazes de indexar, rastrear e ranquear páginas web, ele exibe os resultados da pesquisa feita pelo usuário de modo ordenado, segundo os critérios da sua programação.

    Transações financeiras digitais

    São operações financeiras que dependem de plataformas online, recursos de segurança, aplicativos, entre outras ferramentas.

    Blockchain

    Tecnologia capaz de agrupar um conjunto de informações por meio de criptografia. As transações online de ativos tangíveis e intangíveis podem ser realizadas com segurança por meio dele.

    Cartão de crédito virtual

    Forma de pagamento criada pelas operadoras financeiras ou bancos para facilitar transações online, atribuindo mais praticidade e segurança para os clientes.

    como comprar online

    Crowdfunding

    Grosso modo, é uma vaquinha virtual. Esse método de captação de recursos utiliza uma plataforma virtual na qual o organizador explica o objetivo do projeto, informa o valor total a ser alcançado e oferece a contrapartida para quem investir, geralmente atrelado ao volume da sua colaboração.

    Cryptocurrency

    Moeda digital que utiliza criptografia para garantir transações seguras e autenticar a criação de novas unidades.

    E-commerce

    Modalidade de comércio em que a operação de compra e venda é feita integralmente por meio da internet.

    Esses são os principais termos utilizados na internet, existem muitos outros e você pode encontrá-los com maior profundidade navegando no nosso blog. Fique de olho!