O sistema PDV pode oferecer insights valiosos sobre padrão de vendas, gerenciamento de estoque e comportamento de clientes

O sistema de ponto de venda (PDV) fornece insights valiosos sobre padrões de vendas, gerenciamento de estoque e comportamento de clientes, o que pode ajudar empreendedores a tomar decisões e impulsionar o crescimento do negócio. Por isso, a ferramenta é essencial em qualquer empreendimento, especialmente no setor de varejo.

Entre as vantagens estão oferecer melhor coleta e gerenciamento de dados relativos aos negócios e facilidade em transações comerciais. Ao agilizar o processo de check-out, por exemplo, as empresas podem aumentar a satisfação de clientes, reduzir tempos de espera e minimizar erros. O recurso pode, ainda, oferecer promoções e descontos em tempo real.

Com integração aos sistemas da empresa, como estoques e pagamentos, adotar um PDV robusto e fácil de usar é uma decisão sensata para empreendedores que buscam tornar eficientes as operações e se manter à frente da concorrência. Conheça mais dessa ferramenta.

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    O que é um sistema PDV?

    mulher entregando uma compra ao cliente em um caixa
    (Fonte: iMin Technology/Pexels/Reprodução)

    O ponto de venda é um local físico ou virtual usado para processar transações de clientes de varejo. Já o sistema PDV é um instrumento para gerenciar todo esse processo. A antiga caixa registradora é exemplo de sistema PDV, contudo a tecnologia evoluiu para terminais eletrônicos que aceitam também cartões de crédito e débito.

    Os sistemas PDV estão cada vez mais interativos e permitem que clientes façam pedidos e reservas e paguem contas, sendo o processo todo eletrônico. Além de aumentar a conveniência, isso contribui para maior fidelidade de consumidores e para que os pagamentos sejam integrados em uma única experiência centrada na clientela.

    A ferramenta simplifica as operações de varejo automatizando a transação e rastreando dados importantes de vendas. Varejistas podem aumentar a funcionalidade do sistema PDV instalando uma rede de dispositivos de captura de dados, incluindo leitores de cartão e scanners de código de barras.

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    Como funciona o sistema PDV?

    Um sistema PDV funciona permitindo que as empresas processem transações de vendas com o uso de hardware e software. O sistema geralmente inclui um dispositivo, como tablet ou celular, um leitor de código de barras, um leitor de cartão de crédito, uma gaveta de dinheiro e uma impressora de recibos.

    O software se integra a esses dispositivos para calcular o preço de uma transação, atualizar o estoque, processar pagamentos e gerar notas fiscais de forma automatizada. O sistema também pode incluir recursos como relatórios de vendas, engajamento de clientes, gerenciamento de estoque e roteamento de fundos para conta bancária.

    A ferramenta deve garantir a segurança dos dados armazenados, incluindo informações financeiras e pessoais. Além disso, precisa ser fácil de usar tanto por vendedores quanto por gerentes, com interface intuitiva e simples de navegar, bem como contar com um suporte técnico eficiente e rápido para a resolução de possíveis problemas.

    Quais são os tipos de sistema PDV?

    a imagem mostra uma mulher selecionando opções para comprar em um tablet no ponto de venda.
    (Fonte: iMin Technology/Pexels/Reprodução)

    Quando se fala em ponto de venda, vem logo a imagem de uma loja física, shoppings centers e supermercados, mas, com a expansão do comércio eletrônico, o PDV online, a exemplo de lojas virtuais, marketplaces, aplicativos e redes sociais, também se tornou comum para efetuar vendas.

    A loja pode ser um espaço próprio da empresa, físico ou virtual, pertencer a terceiros ou ser um projeto colaborativo. O PDV pode vender exclusivamente uma marca ou oferecer a clientes produtos de diversos fabricantes e fornecedores. Com isso, os tipos de sistema PDV também se ampliam.

    • PDV on-premise: precisa ser usado localmente e tem como exemplo mais comum as caixas registradoras eletrônicas, contudo não é integrado à internet e, por isso, é mais limitado quanto à usabilidade.
    • PDV baseado em nuvem: oferece mais flexibilidade, pois permite gerenciar o negócio a partir de um dispositivo móvel com conexão à internet. Geralmente é menos caro e mais conveniente, sendo uma opção para negócios que têm lojas físicas e virtuais.
    • PDV de varejo: tem recursos personalizados para ajudar comerciantes com lojas físicas a gerenciar estoque e pedidos, vender produtos, processar pagamentos e organizar relacionamentos com clientes e funcionários.
    • PDV móvel: geralmente baseado na nuvem, pode ser usado em qualquer lugar. Proprietários de lojas podem fazer transações em um ponto central de compra, como uma tradicional caixa registradora, um balcão de pagamento ou onde precisarem.
    • PDV multicanal: integra vários canais de comércio, como site próprio, lojas virtuais de terceiros, lojas pop-up, vendas de eventos, atacado e mídia social. Essa integração é cada vez mais essencial em um mercado competitivo.
    • PDV para tablets: executado em tablets, atua como o principal PDV ou complementando a estação central.
    • PDV desktop: geralmente é uma solução local acoplada a uma estação de pagamento. Pode ser volumoso, mas geralmente é mais poderoso e confiável, dependendo do hardware escolhido.
    • Aplicativos PDV: funcionam com hardware e outros dispositivos compatíveis para permitir o acesso a dados e gerenciar as operações comerciais.
    • PDV de código aberto: permite que as empresas usem o código-fonte para criar soluções personalizadas na plataforma, internamente ou com colaboradores externos.

    Como usar o sistema PDV para alavancar o negócio?

    O sistema PDV é um ponto de partida para impulsionar as vendas, contudo não faz o trabalho sozinho. Para aproveitar todo o potencial do recurso e ter uma visão completa do negócio, é importante integrá-lo com outras soluções, como gestão de relacionamento com o cliente (CRM), sistemas de estoque e gestão financeira.

    A partir da análise de tendências de vendas, é possível oferecer produtos e serviços relevantes. Isso pode se tornar um subsídio para decisões sobre estoques e preços para oferecer promoções e descontos personalizados. Dessa forma, as informações coletadas pelo sistema podem ajudar o empreendedor a fidelizar os clientes.

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